domingo, 10 de fevereiro de 2008

SE GATOS ESCREVESSEM POEMAS

Minha gata Blanche, feliz em Joinville. Saudades!


Eu amo este livro chamado Poetry for Cats: The Definitive Anthology of Distinguished Feline Verse, de um tal de Henry Beard. É de um cara que entende muito de poesia e do comportamento felino. Ele parodia poemas de grandes autores como se tivessem sido escritos pelos gatos dos poetas. Assim, “O Corvo”, do Edgar Allan Poe, vira “O Fim do Corvo”, do gato do Edgar, e mostra um gatinho salvando seu dono bêbado de passar a noite conversando com um pássaro. É o máximo. Ainda esta semana postarei um poema em homenagem aos veterinários (espero que não me linchem). Por enquanto, só pra alegrar o domingo, fique com este poeminha do gato do Robert Louis Stevenson.


The Rain


The rain is raining all around,

It rains on me and you;

I hope the neighbor’s dog has drowned,

Or caught a fatal flu.


Ah, não sei traduzir direito, mas o inglês é fácil de entender. Pra quem não fala patavinas, lá vai (se bem que perde toda a graça traduzido): “A Chuva / A chuva está chovendo em todo o canto, / Chove em mim e em você / Espero que o cachorro do vizinho tenha se afogado, / Ou pegado uma gripe fatal”.

Um adendo: eu adoro cães tanto quanto adoro gatos. Não tenho preferência. Não acho que gostar de um exclua o outro. Ontem mesmo, falando com um diretor de teatro, disse pra ele: “Sou mais de cinema que de teatro!”. E ele, muito esperto, sem piscar: “You can love both” (“você pode gostar dos dois”). É a pura verdade. Por que escolher?

8 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim seria mais fácil escolher entre pessoa/gato ou pessoa/cachorro doque gato/cachorro. Eu fico com os animais que andam sobre 4 pernas, obrigado, rs.
Ei Lola, sou eu mesmo, Alex, um dos seus primeiros fãs (sério mesmo?). Tô morando em Curitiba a 6 meses já, é incrível como aqui a gente pode assistir TODOS os filmes que entram em cartaz no país. Em Joinville agora deve estar passando "Eu Sou a Lenda" "O Gângster" e "A Lenda do Ator Perdido", como que alguém que gosta de cinema sobrevivia naquela cidade!?
Ah, sobre cachorros e gatos, onde está o Hamlet? Quem está com ele? Você ainda faz músicas pra cachorrinho? Eu não esqueço de "é super, é super, é super fofinho, tem sempre um cachorro no meu caminho"....rs.
Um abraçãooooo!

lola aronovich disse...

Oi, Alex! Que bom que vc está adorando Curitiba! Não pense que eu não me preocupe MUITO com o que farei ao voltar pra Joinville... Cinematograficamente aquela cidade tá se tornando a PIOR de SC! Então "No Country" tá passando em Curitiba?
O Hamlet morreu em dezembro, chuif. Ele tava muito velhinho, quase 16 anos. Teve uma vida boa, comigo cantando "É super, é super, é super fofinho... Tem sempre um cachorrinho aqui no meu caminho!".
Meus dois gatos estão bem. Minha mãe mora nos fundos da nossa casa em Joinville e tá cuidando bem deles. Apareça!

Unknown disse...

Pronto, Lola, agora sou sua fã de vez. Gosto muito de animais em geral, e gosto muitíssimo de cachorros, mas tenho ainda mais afinidade com os gatos.
Só uma curiosidade: fui atacada por um cachorro, na rua, em Joinville. Isso nunca tinha me acontecido antes. E sabe quem me salvou? Não, não foi um gato. Foi um cachorro maior ainda, que eu também não conhecia. Parece até que foi para garantir que eu não ficaria com medo de cachorros.
P.S. Fui devidamente vacinada, e ainda tive de ouvir um cara, de um posto que fica no centro da cidade, me dizer na frente de todo o mundo: "Você não pode ir embora sem o veterinário te ver antes".

ANGinUSA disse...

Oi Lola...
Pois eh, vim parar no Colorado depois de morar em Miami (eca!), por conta do meu marido transferido do Brasil, e depois pra ca. To amando o Colorado, eh um estado de belezas naturais de babar.
E amo escrever. Claro que nao sou profissional nem nada, mas dar pitaco em assunto eh o que posso fazer de casa, com minha filha de 2 anos e meu filhote (eh menino), que nasce em maio.
Escuta... qual sua explicacao pra "Fool's Gold" estar em 1o lugar das bilheterias americanas??? Como eh que pode???
Bjs
Adri

lola aronovich disse...

Helen, vc foi atacada por um cachorro em Joinville? Que azar! Mas conheço bastante gente que já foi mordida e tem trauma de cao. Em compensacao, conheço muito mais gente que odeia gato - apesar de nunca ter sido atacada por um!

lola aronovich disse...

Blogiana, já ouvi falar das belezas do Colorado. Inclusive tenho uma amiga que mora aí. Mas e o frio?! Vc nao gostou de Miami? Faz muito tempo que estive lá, 20 anos. Gostei do clima, da praia, das palmeiras. Nao gostei dos velhinhos ricos e dos anti-castristas fanáticos.
Sobre "Fool's Gold", não tenho explicacao. Quero dizer, nao ta passando nada que preste, tirando os filmes que concorrem ao Oscar. E o americano médio prefere ver o do Tesouro ao No Country!

Daniel Miyagi disse...

Primeiro queria te dar os parabéns, porque eu escrevo uma vez por semana no meu blog danielmiyagi.blogspot.com (as vezes tenho que fazer pesquisas , entrevistar, etc) e vc consegue postar todos os dias, as vezes mais de um assunto, e melhor ainda.... todos com qualidade. Parabéns.
Quanto a escolher, sim todos temos as nossas preferências, eu , particularmente, prefiro deixar no meu canto do que TER que escolher ou torná-la pública, porque assim, as vezes, isso implica em magoar alguém próximo que a gente gosta, hehehe, por outro lado, faz parte não é? rs.
O melhor, é a frase do seu amigo:¨Por que não gostar dos dois?¨

lola aronovich disse...

Obrigada pelos elogios, Dan! Na realidade nao sei por quanto tempo vou conseguir postar todo santo dia. Tem uma tese gritando pra chamar minha atencao...