sexta-feira, 18 de abril de 2008

FIM DE SEMANA COM MAIS ESTRÉIAS NO BRASIL QUE NOS EUA

Do Al Pacino pro capanga canastrão: O que eu tô fazendo nessa bomba que todo mundo já viu, meu Deus?

Vou começar pelas estréias nos EUA: Reino Proibido (Forbidden Kingdom), uma aventura juvenil sobre um rapaz vidrado em kung-fu que vai parar na China (isso, vai ver se eu tô na China). Forgetting Sarah Marshall, mais um produto com o selo de qualidade Judd Apatow, que podia representar alguma coisa ano passado, quando ele lançou Superbad e Ligeiramente Grávidos, mas depois de Walk Hard e principalmente Drillbit Taylor, e com outras inúmeras comédias ralinhas saindo da esteira na linha de produção, hoje tá sem credibilidade. Gente, ficar bilionário é importante, eu sei, mas lembrem-se do que a superexposição fez com a carreira da Helen Hunt. Parece que Forgetting chegará ao Brasil em setembro, com o título Ressaca de Amor (horrível, mas eu também não gosto do título original. Quando o ouvi pela primeira vez, pensei que tinha a ver com Exterminador do Futuro. Errei de Sarah! Nunca aconteceu com você?).

Outra: 88 Minutos. É impressionante que esse policial seja a maior estréia da semana nos EUA. Por que impressionante, você pode perguntar? Não é com um astro como o Al Pacino, dirigido pelo Jon Avnet (Tomates Verdes Fritos)? É. Acontece que é também um filme feito há três anos, que foi lançado em DVD (de verdade)em Israel em 2006, e acho que antes disso já circulava piratamente em todo o mundo. Pra você ter uma idéia, até eu já vi o troço uns dois anos atrás! Mas a lógica do estúdio pra lançar nos cinemas dos EUA um filme que todo mundo já viu foi pensar num nicho de mercado – no caso, pessoas mais velhas, que vão ver tudo do Al Pacino, e que não baixam filmes no computador. Agora, se o Al tivesse amor pela sua carreira, evitaria que esse desastre alcançasse as salas americanas. É uma bomba. Inclusive deve ser a pior atuação que eu me lembre dele. Não diga que eu não avisei.

No Brasil há várias estréias. A mais promissora, mas que seguramente deve ser a mais limitada em número de salas, é Apenas uma Vez (Once), um belo musical. Nem sei se dá pra chamar de musical. É uma história de amor que tá estritamente ligada à música. Aliás, nem sei se dá pra chamar de história de amor. É tudo diferente e original. Em uma só palavra, singelo. Já Os Reis da Rua não fiquei com nenhuma vontade de ver. Já fiz muito em criticar o trailer. Mas pros homens que gostam de Rambo deve ser um prato cheio. Com sorte pode atrair quem apreciou Tropa de Elite também, porque lida com violência policial. Mas pra mim parece o tipo de coisa lotada de testosterona que pra uma mulher ver só sendo arrastada pelo namorado ou sentindo uma atração irresistível pelo Keanu Reeves. Imagino que as espectadoras prefiram Quebrando a Banca. Não tenho muita certeza. Tem Uma Chamada Perdida, mais um remake de terror asiático (soninho). E Superherói: o Filme, mais uma paródia adolescente. Vi uns cinco minutos de Super. Entrei numa sala em que ele tava passando, enquanto o meu filme não começava. Cinco minutos foram mais que suficientes pra condenar a comédia. Ninguém na platéia riu de nenhuma das 300 tentativas frustradas de piadas feitas naquele curto período. Foi tão constangedor que quase fiquei com pena do filme. Quase. Os americanos tem um termo pra isso: “close, but no banana”, que minha imaginação infértil só consegue traduzir literalmente pra “perto, mas nada de banana”.

13 comentários:

Luciano disse...

Geralmente nessas paródias, eles colocam as "melhores piadas" no trailer. Pois é, o trailer do filme é MUITO SEM GRAÇA. Imagine o resto dele. Eu até que gosto de uma paródia bem feita e inteligente, sou realmente fã de alguns (ALGUNS) Todo Mundo em Pânico!

Masegui disse...

Lola, estou justificando meu voto em "outro", isto é, não tem filme ruim com Al Pacino, não tem jeito! Só a presença dele vale o ingresso. Ele, Robert de Niro, Gene Hackman, Jack Nickolson, etc... esses caras valem um filme (não sei se escrevi o nome deles corretamente, fica valendo a intenção).

lola aronovich disse...

Lu, realmente, se até o trailer é péssimo... Mas Hollywood já fez paródias bem melhores, como Apertem os Cintos...O Piloto Sumiu, e Corra que a Polícia vem aí.
Mario, é uma boa opção. Pensei em colocar essa alternativa também. Mas convenhamos, todo ator que se preze tem um listinha considerável de filmes ruins pra gente escolher.

Julio Cesar disse...

Agora caiu a ficha! 88 Minutos é o mesmo que passou no Telecine há uns dias.

lola aronovich disse...

Tá brincando que já passou até na TV!...

lola aronovich disse...

Ah, o Metacritic tá dando média 17 pro filme! 17 em 100...

Unknown disse...

De 88 e Superhero nao chego nem perto. Adivinha o que estrou aqui em casa? The Mist, assiste hoje e adorei o filme e o que é aquele final? É de arrepiar...

Julio Cesar disse...

O RottenTomatoes costuma ser mais extremista. 88 está com 5% de aprovação. Hihihi
E adorei este comentário: "The film had no opening credits, except for the title 88 Minutes. Maybe that's because no one wanted to take credit for this mess."

lola aronovich disse...

Clau, Julio, se vcs souberem quando The Mist vai estrear no Brasil (será no dia 22/5 mesmo?), e também o À Prova de Morte do Taranta, me avisem. Quero escrever sobre eles.
E sobre 88... Duvido que algum outro filme com o Al Pacino tenha recebido nota 17 do Metacritic e 5 do Rotten Tomatoes... Mas o filme merece.

Anônimo disse...

Não me perguntou, então nem me darei o trabalho de pesquisar haha.
:/

lola aronovich disse...

Puxa, Pedrinho, pra vc eu nem preciso perguntar! Pensei que todas as minhas dúvidas já estivessem numa agendinha particular sua antecipadamente!

Unknown disse...

Pesquisei em alguns sites e apenas um mostrava a data de estreia no Brasil do À Prova de Morte que está marcado para o dia 09/05. The Mist foi mais complicado tive que procurar no Google!E o site informava que ele vai chegar dia 22/05. Duvido que os dois filmes cheguem ao cinema depois de serem tantas vezes adiados. Eu até entenderia se fossem filmes classe B, mas nao, um é do Tarantino e o outro é um ótimo terror baseado no Stephen King motivos que deveriam garantir a chegada desses filmes nas salas de cinema do Brasil.

lola aronovich disse...

Bom, tomara que estréiem. Ainda que atrasados, é melhor do que não chegar ao Brasil... Vou me agendar pra escrever as críticas sobre esses dois filmes mais ou menos nessas datas. Obrigada, Clau!