segunda-feira, 8 de setembro de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: PIOR ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIA DO STEPHEN KING


O cachorro é o apanhador de sonhos na bomba homônima?

De vez em quando acontece: eu estava enganada. Pensei que seria mais difícil escolher a pior do que a melhor adaptação pro cinema feita de uma história do Stephen King, mas a pior foi moleza. Apanhador de Sonhos ganhou fácil, com 56%, ou 37 do total de 65 votos. De fato é um filme tenebroso, que passa do terror escatológico a uma invasão de alienígenas num piscar de olhos (pelo que me lembro; nossa mente conta com um mecanismo de defesa que tenta bloquear passagens traumáticas). Em segundo lugar, um resultado até injusto: 1408, com 10%. Tá, esse terror do ano passado é bem fraquinho, principalmente sua meia dúzia de finais, um pior que o outro, mas empalidece quando colocado lado a lado com Apanhador. Em terceiro, com 9%, “Outro”, que ninguém especificou qual é, e provavelmente era algum filmeco feito pra TV, tipo It. Em quarto, outro que teria o meu voto: Comboio do Terror, com 7%. Provavelmente vocês não tiveram a chance de ver essa gosma de 1986 com o Emilio Estevez. É sobre o que aconteceria com o mundo se máquinas, eletrodomésticos e caminhões adquirissem vida própria e decidissem que odeiam a humanidade. Eu só vi uma vez, e foi suficiente, mas se não me engano uma máquina de refrigerante tenta matar o Emilio disparando uma lata em sua direção. Esse terror é marcante porque o King vivia dizendo como suas histórias não rendiam bons filmes, que O Iluminado tinha sido feito por alguém que não entende do gênero, e por isso não metia medo algum, e agora sim ele ia mostrar a nós o que é um filmaço de verdade. Aí ele entregou Comboio. Até hoje não li um mea culpa dele. Não sei se ele tenta defender o troço, dizendo que foi mal-interpretado. Mas, depois dessa, se fosse comigo, eu enterrava minha cabeça na areia e só saía meia década depois, no lançamento de Louca Obsessão. Desconheço se ele aprendeu a lição. Comboio foi o único filme que ele dirigiu, se não contarmos a medonha minissérie pra TV que ele produziu e co-dirigiu em 97, O Iluminado (que ainda por cima, pra enterrar a reputação de vez, ele chamou de O Iluminado de Stephen King. Pena que Kubrick provavelmente estava ocupado demais com De Olhos Bem Fechados pra reparar). Esses deslizes só provam que, como diretor e juiz de sua própria obra no cinema, King é um ótimo ator.

Voltando à enquete, em quinto lugar ficou Sonâmbulos, com 6%, que o Mau-mau do Antigravidade me disse que não deveria estar na enquete, já que trata-se de um roteiro original do King pro cinema, e não uma adaptação. Eu não vi essa coisa, embora não tenha certeza. Em sexto, outro resultado um pouco duvidoso: Passageiro do Futuro, com 4%, que o King processou pra que seu nome fosse tirado dos créditos (afinal, ele tem uma reputação a zelar).

Esses filmes conseguiram um votinho cada: O Aprendiz (não é um lixo total, tem o Ian McKellen), Chamas da Vingança (sempre há o bônus de vermos a Drew Barrymore criança fazendo uma variação de Carrie), e Colheita Maldita (esse eu não defendo). Ninguém achou uma abominação Creepshow (mas a sequência das baratas é de dar pesadelos), A Hora do Lobisomem, Janela Secreta, A Metade Negra, Trocas Macabras, O Sobrevivente ou Olhos de Gato. Sobre esses dois últimos, eu lembro do Schwarzza correndo de collant pra salvar sua vida. Era menos traumático que a lata de refri pra cima do Emilio Estevez. Olhos também tinha a Drew, e o James Woods como um fumante inveterado que contrata uma firma pra fazê-lo parar. O filme não é ruim, mas deixa um gosto amargo na boca porque os métodos anti-tabagistas incluem cortar o dedo mindinho da mulher do James se ele for pego fumando, e eletrocutar um gato. Eletrocuta o King, pô! O que os pobres gatinhos têm a ver com os vícios humanos?- 2o lugar? Eu? Como que eu fico com 10% numa enquete que conta com Apanhador e Comboio?

14 comentários:

Raquel disse...

Oi Lola!
Na semana passada eu postei um comentário sobre o filme "o nevoeiro", mas ficou perdido lá no mês de agosto, então acho que você não leu.
Mas o comentário foi mais pra dizer que gosto muito do que você escreve sobre os mais variados temas. Há dois anos eu comecei a ler suas críticas de cinema no Lost Art, e desde então acompanho as suas histórias sobre filmes, esquilinhos, maridão, direitos dos consumidores, política, beleza etc.
Você acabou virando o meu "filmômetro", e sempre que quero ver algum filme, passo aqui pra ver se você elogia ou massacra o dito cujo.
Adoro quando você fala sobre gatos (a propósito, tenho uma gata de 4 anos chamada Lola), e acho que li alguma vez que você gosta de Beatles. Seria legal ler um post sobre Lola e Beatles. Ou quem sabe uma enquete "qual a melhor música dos Beatles?".
Um abraço! (Raquel - uma gaúcha fazendo pós-graduação em Campinas)

lola aronovich disse...

Raquel, obrigada! Eu realmente não tinha lido o seu comentário no outro post. Agradeço muito o carinho. É legal ser o "filmômetro" de alguém, embora seja também muita responsabilidade!
Gatos são lindos e fofos, e imagino que uma gata chamada Lola deve ser algo de mais espetacular ainda!
É, adoro os Beatles, apesar de não escrever muito sobre eles. Na verdade, tô devendo muitos posts sobre eles. É, uma enquete da melhor música pode ser uma boa idéia... Difícil, mas possível.
Abração, e apareça sempre.

Antigravidade disse...

Ganhou quem merecia. O "Apanhador de Sonhos" tem um final ridículo, tirado do nada e que não apenas não tem nada a ver com o livro, como ofenderia a inteligência até da Sarah Palin.

O problema dessas adaptações do King são que, muitas vezes, não têm muito parecido com as histórias originais além da premissa básica. O King não é um gênio, mas tem coisas muito boas.

Mas o pior filme MESMO que veio mais ou menos do King (tirando os 82 Colheitas Malditas, que são hours concours) é o Cemitério Maldito 2. Quando você acha que não pode piorar, eles colocam um clipe nos créditos finais com close-ups de todos os personagens que morreram na história... e o último é o close de um cachorro, dando um olhar seríssimo pra câmera.

Fujam!

Anônimo disse...

Arghrrr..esse "apanhador de sonhos"..achei ruim de doer justiça foi feita!Não sou muito fã de filme de terror.Mas gostei de "carrie a estranha" despertou meu lado negro,aquele bando de colegiais idiotas atormentando a coitada da guria.(Tá ninguém merece morrer por destratar os outros ,mas que dá vontade de dar o troco ah dá!)

lola aronovich disse...

É, Mau-mau, dessa vez eu tb achei merecido. Se bem que o segundo lugar devia ser de Comboio do Terror. Concordo que o King tem coisas muito boas. Mas acho tb que as boas adaptações sempre melhoram o que ele escreveu. Ele tem uma veia meio sentimentalóide... Ah, não vi Cemitério Maldito 2. Gosto do primeiro inclusive porque o gato que eles têm é parecidíssimo com o Fru que eu tinha (só que o Fru era do bem).


Lucia, realmente, não é todo mundo que gosta de filme de terror. Tem muitos fãs, mas acho que no fundo é que nem musical – quem gosta, ama; quem desgosta, odeia. A vingança de Carrie é bem-feita! Mas a pior inimiga dela é a mãe, não os bullies da escola...

Mica disse...

De Cemitério Maldito a cena que eu tenho mais marcada na minha memória é do bebê colocando a mãozinha no pescoço depois de ter sido espetado pelo pai (acho que era o pai) e dizendo 'isso não é justo'. Não sei qual dos dois cemitérios foi, mas a cena ficou marcada para mim.

Juliana disse...

Eu também bloqueei O Apanhador de Sonhos, mas foi um desses que eu disse que não gostei (lembra que eu gosto de qualquer porcaria? haha).

Giovanni Gouveia disse...

"Eesh gay" é hilário urinante, pra que espera um filme de suspense/terror é decepção na certa...
Conheço gente que adora esse filme por causa de Donnie Wahlberg, detalhe, fã do new kids...

Gisela Lacerda disse...

Assisti ao Nevoeiro anteontem. Sei lá por qual razão "o bonequinho" estava aplaudindo. Vai ver os críticos sentiram-se na obrigação de elogiar só porque é adaptação do King. Meu namorado quis me estrangular. Achamos ruim, bem ruim. Pior das piores adaptações de Stephen King. E olha que ainda tentei "salvar a relação" e a outra relação: ingresso, custo benefício! ;-)))

lola aronovich disse...

Ai que horror, Mica! Dessa cena eu não lembro não, ainda bem!


Ju B, finalmente um filme que vc não gostou. Mas convenhamos, se vc tivesse gostado ATÉ de Apanhador, seria um caso pra internação mesmo.

lola aronovich disse...

Gio, eu mal e mal sei quem é Donnie Wahlberg. É irmão do Mark?


Gi, eu amei O Nevoeiro! A crítica em geral ficou mais dividida. Pra mim, e pra muitos leitores, tá entre as melhores adaptações do King. Mas cada um com o seu gosto...

Gisela Lacerda disse...

Mas me diga porque você achou bom?! Eu tentei ver algumas coisas boas, mas o desfecho fez cair por terra as minhas análises anteriores. Exemplo:

- aquela mulher religiosa ou fanática ou bipolar, ou sei lá o quê seria a metáfora de alguma coisa que não notei?

- a que ponto o ser humano chega quando está sob muita pressão - eu que o diga atualmente. Estou a ponto de sair trucidando alguém por aí! Quando deveria trucidar uma pessoa.. enfim.. esquecemos as agrurar pessoais.

- uma vez um ex-namorado-'problemis" meu disse uma coisa certa sobre os EUA: esses filmes são na verdade como eles se vêem; eles os invasores de todos. Ou de repente seria: o milico que abre a porta, vem o et e come todo mundo. Ou os milicos que chegam depois.

- que atitude besta a do assassinato do fim. Não entendo até agora.Aquilo pra mim não foi um "suicídio em massa"; aquilo foi uma atitude totalmente sem pé nem cabeça.

- a esposa que é morta logo de início. Uma mulher que cuida do filhinho do outro, q estava superapavorado. Apí fiquei pensando na sociedade americana e o "valor da família". Aí tudo estraga por causa do fim. Achei que ele fosse é transar com aquela mulher naquele carro e rolaria uma suruba com os velhinhos. Mas tudo bem.. não seria Stephen King.

A únicas coisas que gostei do filme foi o seguinte: todo mundo preso no supermercado, a doida falante catquizadora, e a garotinha que não deu pro milico foi logo mordida pelo mosquitão. E o milico também foi entregue aos bichos. Ele e seu sangue exposto. Diferente dos filmes de terror habituais onde o casal que "faz amor" é logo destroçado e esquartejado por uma serra elétrica.

;-)

Gisela Lacerda disse...

A propósito: o filme é meio mal dirigido e o protagonista é ruim pacas.Canastrão total. Cinema geralmente é a arte da direção mas nesse caso os atores e atrizes seguraram quase tudo (menos o chatonildo). E os monstrengos e tentáculos também. E claro.. o nome King por trás.

lola aronovich disse...

Gi, não concordo com suas opiniões, mas cada um com o seu gosto. Sobre o final de O Nevoeiro, a gasolina acaba, eles não têm pra onde ir, tá cheio de monstros enormes e nenhum sinal de resistência... O protagonista não quer que eles morram sofrendo. Achei um final coerente. Mas não quero falar muito pra não estragar a surpresa de quem vê o filme.
Ah, e no livro, o herói transa com a mulher, sim! Acredita?! Não no carro, mas no supermercado. Achei que não tinha nada a ver com a história. Maior apocalipse, o filhinho quase morrendo, e o cara vai transar com uma desconhecida? Bom, talvez. Eu achei fora de lugar no conto. E foi bom que o Darabont tirou. Acho que existe uma certa tensão sexual entre o casal, mas fica só nisso, na tensão.
Não acho o protagonista (Thomas Jane) o melhor ator do mundo, lógico. Ele tem seus momentos canastrões sim, mas não compromete. Acho bom que não tenha um super astro no papel.
Muita gente, como eu, adorou o filme APESAR do Stephen King, não por causa dele...