segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A SUBJETIVIDADE DE UM MÉTODO MUI OBJETIVO

Há quem use um cálculo ligeiramente mais objetivo que o olhômetro pra decidir quem está magro, “normal”, ou gordo. É o Índice de Massa Corpórea (IMC). Chega-se a esse cálculo dividindo o peso pela altura ao quadrado (calcule aqui). Segundo esse índice que existe há cem anos e é aceito pela Organização Mundial de Saúde, as pessoas com IMC menor que 18,5 (ou seja, todas as top models) estão abaixo do peso considerado normal. Entre 18,5 e 24,9, a pessoa está no peso normal. Entre 25 e 29,9, a pessoa está acima do peso. Entre 30 e 39,9, a pessoa está obesa. E, acima de 40, obesa mórbida (um termo que alguns médicos mais humanitários estão tentando banir, por causa do caráter freak show da palavra). Claro que nenhum método dito objetivo consegue deixar de ser subjetivo, e que dividir as pessoas em categorias não funciona direito. O IMC considera grávidas e boa parte dos atletas todos obesos, por exemplo. Vários astros (homens) de Hollywood, como o Brad Pitt, pelo IMC estão com sobrepeso. E não sei se sou só eu, mas quando olho pro Brad não consigo ver nada de errado...

As pessoas que acham que “só é gordo quem quer”, que é só fechar a boca e mexer o esqueleto pra emagrecer, e que os gordos têm um pé na cova (magros não morrem), quando pensam em uma obesa, pensam logo na mulher gorda do circo. A maior distinção que conseguem fazer é entre gordas e gordinhas. Mas não é bem assim. Kate Harding tem o site mais popular de Fat Acceptance (Aceitação dos Gordos) dos EUA. Às vezes eu discordo do radicalismo das moças (são três que fazem o site), e não gosto de como elas censuram os comentários. Porém, elas fizeram algo muito válido: coletaram fotos de pessoas (a maior parte mulheres) e as classificaram de acordo com o IMC (nos EUA, Body Mass Index, ou BMI, em inglês). Dê uma olhada nas fotos e repare na sua reação. Talvez você diga: “Puxa, essa moça nem é gorda! Como que o IMC dela a qualifica como obesa?”. Ou: “O quê? Essa mulher é obesa mórbida?! Pra mim ela é só gordinha!”. Ou talvez você seja do time de quem acha a Mulher Melancia obesa mórbida, e considere que todas as moças nesse BMI Project são gordas e precisam emagrecer, inclusive você mesma(o). Mas não dá pra negar que fotos assim nos fazem pensar. (Pra quem não fala inglês direito, cada pound é mais ou menos meio quilo. E quando elas dizem “fulana is 6 pounds shy of obese”, querem dizer “fulana está a 3 quilos de ser obesa”).

A última vez que eu, pessoalmente, me pesei para saber onde eu me enquadrava, meu IMC deu 33 (obesa). Eu adoraria fazer um slide show assim com mulheres (e homens) brasileiras. Vocês topariam?

Então vamulá, como algumas pessoas gostaram da idéia: mande a foto pra mim que eu faço um slideshow (se alguma alma caridosa, claro, me explicar como diabo se faz isso). Meu email é lola@lost.art.br Junto com a foto, mande também seu peso, altura, o IMC já calculado (calcule no link acima - ih, agora que eu vi que só tá aceitando via Explorer), e a classificação (abaixo do peso, normal, sobrepeso, obesa, obesa mórbida). Hum, o que mais? Mande apenas o primeiro nome. A foto pode ser sem o rosto, se você ficar com vergonha e quiser permanecer anônima. Mas nada de fotos deprês, como aquelas dos "Antes" das dietas. Sabe quais, né? Mande uma foto com atitude de "Depois": feliz, orgulhosa. Não mande foto nua porque não tenho muita vontade de ver você pelada. Não insista (homens, podemos conversar). Aliás, espero poder contar com a participação masculina aqui. Vou até tirar uma foto do maridão. Ele tá velhinho (faz 51 amanhã), mas eu não o trocaria pelo Brad Pitt. O Brad, o George Clooney e o Tom juntos - aí tem jogo.

31 comentários:

Nita disse...

Que apareçam mais homens com sobrepeso, se o Brad Pitt é considerado um. Eu estava vendo as fotos e Meu Deus, se aquelas mulheres são obesas ou tem sobrepeso, eu sou praticamente uma anoréxica à beira da morte. xD

Anônimo disse...

Lola, esse fim de semana eu estava procurando algo sobre fat pride, fat acceptance ou algo assim. Agora vou ler com mais calma o blog. E olha, se aquelas mulheres são obesas e tal eu já estou mais que mórbida então...Triste, e é o problema de arrumar números para encaixar os seres humanos. Aliás toda mulher não está sempre a cinco quilos da felicidade, não é isso que se diz por ai? Beijos

Paola disse...

Topo!
Como vamos fazer?
Cada um manda sua foto com peso e altura?
Tô tão cheia dessa ditadura da magraza!

:-P disse...

Tamos aí.
Eu visto 42 normal - eu uso a Levis como parâmetro, é umas das únicas ABNT no Brasil - quando peso 72 quilos. Agora tou no 46, pq peso 85.

Detalhe: eu meço 1m60...:-)

lola aronovich disse...

Pois é, Nita, é que quando a gente pesa em "obesas", a gente já pensa na Dona Redonda de Saramandaia! Opa, não é da sua época. Mas, sei lá, a gente pesa em alguém muito, muito grande. E, bom, eu sou obesa com 85 quilos, e passo normalmente numa catraca de ônibus e tal. Então as concepções que as pessoas fazem de pessoas gordas não batem com a realidade. Quer dizer, tem dois tipos de pessoas: as que acham que qualquer mulher que não seja como a Angelina Jolie é gorda, e as que acham que todas as gordas são obesas mórbidas. Só que existe uma infinidade de tipos no meio...

Nalu, o blog da Kate é ótimo pra Fat Acceptance. Acho que desafiar esses números e termos é também desafiar a ditadura da beleza, que nos separa em "aceitável" (ou "fazíveis"?) e "inaceitável". Eu estou querendo escrever um post sobre isso: dá pra gente se aceitar como é e ao mesmo tempo fazer tudo pra emagrecer? Talvez vc pudesse refletir sobre isso escrevendo um post no seu blog...

lola aronovich disse...

Ah, legal, Paola e Malena! Já já eu faço um adendo no meu post, explicando como fazer.
Acho que vc, Malena, tem o mesmo peso e altura que eu. Quer dizer, eu que acho que meço 1,60, mas depende. Já me disseram que é 1,59 e até 1,58. Mas o interessante é que, mesmo tendo um IMC parecido, os tipos físicos variam. Eu devo ter não sei quantas toneladas nos meus peitos, por exemplo. Outras mulheres têm o bumbum maior. Outras, os braços. Outras, a barriga. E por aí vai. Ninguém é igual.

Giovanni Gouveia disse...

Engraçado, nesses padrões aí eu sou obeso mórbido (índice de 48 vírgula alguma coisa), que me vê não diz que eu estou além de um sobrepeso...

Anônimo disse...

Essa conta é bem furada.Não leva em conta a massa magra, que são os músculos, e a gordura propriamente dita.
Por isso é que meu namorado, Brad Pitt (ei, Lola, não conta pra Angelina), aparece como sobrepeso, sendo que ele é pesado só de músculos.
Uma vez eu estava vendo as medidas da Sheila Carvalho, ela tem mais ou menos a minha altura e peso.
E não temos nada de parecido, para minha infelicidade, ahaha. Deduzo que a maior parte do peso dela tbém seja de músculos.
De qualquer modo, essa contas são péssimas porque fazem as pessoas se sentirem etiquetadas.
Quando a gente faz avaliação física, o médico usa um aparelho, que parece uma garrinha,ou garfinho, pra medir a gordura e a partir daí vê se está dentro dos padrões ou não.
Mas eu acho que mesmo essa análise individualizada é furada. Porque, como vc já disse muitas vezes aqui, tem gordo que tem a saúde ótima, então, se emagrecer for questão de saúde, não precisa emagrecer. Mas não é questão de sáude, é questão de preconceito.

Por esse cálculo, aí, meu imc ficou em 23, 5, que é considerado normal.Mas, se eu atingir os objetivos que me propus, que é ganhar musculos, vai continuar esse mesmo índice, ou talvez até aumentar.
Meu professor quer que eu aumente os músculos, ou seja, eu ficarei com sobrepeso, mas meu corpo vai ficar muito melhor, dentro do que eu gosto e acho bonito.

Eu tbém posso te mandar fotos.

beijos

Liris Tribuzzi disse...

Que considera só isso não sabe que existe músculo, ossos com densidades diferentes, biotipo... Pra mim só serve pra eu ter uma 'base' bem superficial.

Anônimo disse...

Nossa Lola, dá vontade de fazer meme de todos os seus posts. Tá surgindo outro cálculo "científico": medir a circunferência da cintura p/ fazer o cálculo da gordura corporal, eu pergunto: se a pessoa diminuir a barriga com lipo ou plástica, ela passa a ser saudável?

Anônimo disse...

Lola, eu detesto estes rótulos.

Acho tão 'so so'...

Ah, sim, se alguém quiser se livrar do Brad Pitt e seu sobrepeso Pode mandar pra cá, no problema!!!

Beijos,
Chris

Kaká disse...

Eu tô sempre no overweight, IMC 26. Se não é pela gordurinha é pelos músculos. Já fui mais gordinha, já fui mais magra com músculos, e hoje sou um pouco dos dois.
Toda vez que eu participo de uma corrida de rua (e já corri 3 meia-maratonas)sempre tem um que grita "vai gordinha!" ou "vai coxuda!" hahahaha! Eu me divirto.

Eu mando uma foto para o seu slideshow. :)

lu disse...

ia ser muito legal fazer um slide assim com brasileiras!
juro, lola, história verídica: tenho uma amiga que é muito, muito, muito, MUITO magra. tipo de dar dó, mesmo. ela é linda, mas parece que vai desmontar, é um esqueletinho. E eu me considero magra, mas não sou muito magra, tenho as pernas grossas, enfim. Pois essa amiga minha, que é MAIS BAIXA do que eu, PESA MAIS! juro. a gente não entendeu nada. tem uma diferença porque músculo pesa mais que gordura e tal, mas ela é tão magra que não dá pra dizer que é musculosa, e eu, assim como ela, também corro e faço academia.... ou seja, essas coisas não são exatas mesmo. eu devo ter os "ossos leves" e ela "ossos pesados"!

Anônimo disse...

Realmente é coisa de maluco,é por essas e outras que eu prefiro não saber nem meu peso nem minha altura,pra evitar cair nessas neuroses.E o pior de tudo é que esse critério é usado pra definir se as pessoas estão saudáveis ou não...
A pessoa pode comer frutas,legumes etc,mas se ele tem o imc maior que 30 tá obesa e vai morrer ¬¬
Obs:ahh agora eu lembrei:a cada dia aparecem novas formas de taxar a pessoa de gorda,a última que me lembro era medir a cincunferência do pescoço,se desse acima de um tal número era obesa,e o final você já sabe...

Anônimo disse...

Sempre tive sobrepeso, agora emagreci e estou usando manequim 42, mas mesmo assim ainda é um saco ir em loja comprar roupa, pq hoje dia se vc usa tamanho M ou 42, já pode ser considerada gordinha, da última vez que fui comprar calça jeans, o vendedor me disse: “tem certeza que é 42?” Para a indústria da moda,se você não veste 38, já está acima do peso.

lola aronovich disse...

Então, Gio, se atreve a mandar uma foto? Seria um bom exemplo de que esses métodos são furados...


Pois é, Cris, eu não canso de me admirar com a diversidade dos tipos físicos. É incrível mesmo como a gente pode ter o mesmo peso e altura, ser saudável, e ainda assim ter um corpo totalmente diferente. Eu também não me incomodaria de ter o corpo da Sheila. E ai, ser medida com garrinha nos faz parecer tão gado, não?

lola aronovich disse...

Concordo, Li. Deveria ser apenas uma base, mas não é. O IMC é considerado indicativo de quem tá saudável ou quem tá com um pé na cova!


Muito boa pergunta, Lila. Imagino que a pessoa não vai ser saudável por fazer uma lipo, mas talvez o pessoal pare de dizer que ela tem mais 10 minutos de vida por ter uns pneuzinhos...

lola aronovich disse...

Chris, o Brad já tem dona! E não tô falando da Angelina.


Kaká, como vc é super viajada, vai me dizer que já correu a São Silvestre ou a maratona de NY... Eu só tô esperando pra surtar.


Lu, incrível isso que vc contou, de uma pessoa super magra ser mais pesada que vc (que, olhando pra sua foto, parece ter peso totalmente normal, e um corpo muito bonito, diga-se de passagem). Mas acho que deve ter diferença de peso de ossos, não acha? Falando sério!

lola aronovich disse...

Exatamente, Raiza, nada a ver... Não dá pra ver o peso de uma pessoa e só com isso determinar como ela vive, o que ela come, quanto tempo vai viver (aliás, dá pra fazer isso com alguém? Só sendo vidente!). Circunferência do pescoço?! Essa é nova pra mim!


Lila, acredita que eu nem sei o tamanho da minha roupa? É que faz muitos anos que uso calça com elástico. Cansei do jeans, ele machucava (inclusive quando eu era magra), e roupa pra mim tem que ser confortável, por isso não uso salto. Sei que meu sutiã é 50! Minha calça é G. A camisa depende do modelo. Às vezes é L, às vezes LG. Eu geralmente só tenho problema pra comprar maiô. Aí sim é um sofrimento. Mas como só faço isso de cinco em cinco anos, não sofro muito.

Kaká disse...

hahahaha! Lola, uma maratona é demais para eu correr, meia já basta. :) Eu só corri duas meias aqui em Fortaleza(caloooor!) e uma meia no Rio (uma das corridas mais bonitas que já fiz). Hoje em dia eu estou destreinada e corro no máximo 10km. A São Silvestre está nos meus planos (são 15km), mas o problema é passar o ano novo em SP, ou conseguir voltar para o Rio no mesmo dia.
Ano passado eu estava na chegada da maratona de Londres vendo os corredores.

Masegui disse...

Lola,

Eu ia dizer que tenho 1,73 de altura e peso 75 quilos e como que nem frieira, só pra causar inveja em você, mas não vou dizer.
Depois que você chamou o companheiro maridão de "velhinho" porque VAI fazer 51, e quem JÁ FEZ, o que é?
Adeus, ingrata! never more! vou procurar o blog do chileno...

Giovanni Gouveia disse...

A foto tá aí (uns dois meses ago):

http://i34.tinypic.com/fu6xaa.jpg

Mas eu errei na conta (vexame), fiz direto peso / altura, esqueci que era altura ao quadrado... o índice "exato" é 28.876133786848072562358276643991, portanto aproximadamente 1,13 abaixo do que seria obesidade...

Andréia disse...

Hahaha, esse post tá o máximo. Adorei tudo, tudo Lola.
Bj

lu disse...

é... mas aí eu fico pensando se eu não teria osteoporose ou algo assim - e não tenho, meus ossos são bem fortes, ainda bem. Precisaria perguntar pra um médico - mas um que fosse esperto, pq médicos nessas horas ficam tão preconceituosos!
meu IMC lá no link q vc deu deu que eu estou abaixo do peso, mas bem pertinho da linha do peso "normal". (eu é que não quero engordar, claro. aliás, pergunta pra qualquer mulher que esteja abaixo do peso segundo aquele índice pra ver se elas querem engordar, duvido que alguma queira... rs)
beijo!

Samara L. disse...

Oi, Lola!

Calculei. Meu IMC é 31,3, obesidade de grau 1.
Tenho 96kg e 1,75. Boa postura, mas gordura localizada no abdome.A maioria das pessoas costuma não acreditar no meu peso, mas não sei se é gentileza.
Foto vou mandar não, que tenho preguiça.
Beijo.

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=cNATWsVVwgo

lola aronovich disse...

Pô, Kaká, correr dez quilômetros é coisa que não acaba mais! Parabéns pela resistência. Eu sofro quando ANDO 10 km. Correr nem pensar. Nunca gostei de correr, nem quando estava magra. Eu adorava jogar futebol mas odiava correr. Ah, vc é tão viajada, Kaká! Que legal!


Mario Sergio, quem já fez 51 é velhão, ué! Ah, agora entendi por que vc me chamou de ingrata num outro post... Não fica chateado, qualquer adjetivo que eu acrescento “inho” é um elogio! E quem é o chileno? O troll? Há, ele é brasileiro, que eu saiba. Só deu a sorte de ter um nome bonito!

lola aronovich disse...

Gio, a foto taí quer dizer que eu posso usá-la? Vc errou na conta?! VIXE! Logo vi que 48 era muito pra quem não se dizia nem gordinho...


Andréia, que bom que vc gostou!


Lu, eu conheço algumas mulheres muito magras que querem engordar. É raro, mas existem. Elas sofrem da mesma pressão que as gordas sofrem pra emagrecer. O pessoal fica perguntando se são anoréxicas, se têm problema de saúde... É aquele negócio de mulher ser propriedade pública pra todo mundo opinar. Um saco. E claro que elas conseguem engordar tanto como quem é gorda consegue emagrecer... Quase nada!

lola aronovich disse...

Pô, Samara, vc é bem alta! Ah, eu queria ter uns 7 cm a mais... Só tenho 1,60, 1,58 dependendo de quem tá medindo. Se vencer a preguiça manda uma foto, tá?


Anônimo, obrigada pelo link. Não sei o que vc quer dizer exatamente. Não tem nada a ver com o meu post, ué.

Anônimo disse...

Oi Lola,

Mesmo seu post sendo antigo eu vou comentar, porque hoje vim do médico e ele disse que eu estou a um passo de me tornar obesa mórbida. Eu tomei um susto horroroso, pois me acho gordinha, "cheinha", mas obesidade morbida assusta.

Eu acho isso um exagero, até porque tenho uma saúde de ferro, não tomo nem aspirina, e ao ver meus índices, pressão, etc, o próprio médico disse que quem dera todos os pacientes dele serem como eu.

E aí eles me vêm com essa...

Sei lá, se até o Brad Pitt tá com sobrepeso... rssss!

Eu não me preocupo muito porque sou fã das formas arredondadas e tô bem de saúde.

Beijos.

Abraham disse...

Legal, meu imc é 15,23, meço 1,60 e tenho 39. :3 Ainda dá para enviar as fotos?