terça-feira, 1 de setembro de 2009

PASSAR NO CONCURSO FOI BICO: BUROCRACIA, A MISSÃO

Esta é a lista básica dos exames que preciso providenciar antes de poder ser empossada como professora da UFC. Ainda não sei onde farei essa bateria de exames que eles chamam de perícia médica. Espero que possa fazê-los na UFSC. E também não sei exatamente pra quê tudo isso. Tipo, se eu estiver muito doente, eles não me contratam? E se eu estivesse com Aids? Não seria discriminação eles negarem a contratação? E agora, após o grande suspense do “Será que vou passar no concurso?”, vem a questão do “Será que vou passar no exame psiquiátrico?”. Minha vida é um eterno roer de unhas. Ainda bem que não tenho esse hábito de roer unhas.

Relação dos documentos exigidos pela divisão médica e odontológica para comprovação de sanidade física e mental dos candidatos a ingresso nos cargos públicos da UFC:
1. Ofício de Apresentação
2. Atestado Dermatológico
3. Atestado Neurológico
4. Atestado Odontológico
5. Atestado Oftalmológico
6. Atestado Psiquiátrico
7. Creatinina (algo a ver com função renal ou estou enganada?)
8. Eletrocardiograma com identificação e laudo
9. F.T.A. - BS (eu googlei e vi que tem algo a ver com... sífilis!)
10. Glicemia
11. Hemograma
12. Reação Machado Guerreiro (algo a ver com a Doença de Chagas)
13. RX de Torax em PA com identificação e laudo
14. Sumário de urina

Além de tudo isso acima (alguém já fez? Dói? Demora?), tem que entregar mais essas cópias autenticadas em cartório:
Comprovante do grau de escolaridade requerido no Edital, através do respectivo diploma; cédula de identidade civil (note que não é uma simples carteira de identidade, é uma cédula - eu não sei a diferença, mas a secretária jurou que a carteira não serve); CPF; título de eleitor, com o comprovante de votação no último pleito; declaração de bens (imposto de renda); carteira de trabalho até a página 15. Além de certidão dizendo que não faço parte do governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. É, acho que por ora é só. Glupt.

29 comentários:

Masegui disse...

Facim, facim... tá chorando de barriga cheia! Em 6 ou 8 meses você providencia tudo, na moleza!

Anônimo disse...

dizem que esses exames são para comprovar que vc não tem as doenças, mas se desenvolver durante a temporada de professora por lá terá mais créditos em caso de processo contra a instituição.

Maikon K
www.vivonacidade.blogspot.com

Bárbara Reis disse...

Deus me livre!

huahuhuhuahua...

Acho que eu seria reprovada por preguiça de fazer exames e entregar documentação! hahaha...

Eu tenho bolsa Prouni - 100% na faculdade. A documentação foi um parto pra tirar tudo... gastei 60 reais só de autenticação. Foi uma correria só. T_T

Minhas guias de exames estão todas vencidas, porque eu vou no médico, pego a guia, e não vou fazer o exame... hahahaha...

Boa sorte, Lola! :]

Carla Regina disse...

É exatamente o que o Maikon falou. Isso serve para os casos de processo por doença decorrente do trabalho. Se você, no futuro, alegar que está com a função renal alterada por causa do trabalho na universidade (não é o caso, mas vamos supor que você trabalhasse com produtos tóxicos), o exame do começo do trabalho ia definir para que lado você iria.

Quanto a não te contratarem, para as situações em que essa possibilidade existe, o exame médico é parte do concurso, uma espécie de "última fase". É assim lá?

E fica tranquila, os exames de sangue são feitos numa tacada só. Eles tiram uns dois litros (calma, bem menos que isso) e testam tudo. E os outros, se você tiver sorte, faz em uma semana.

Boa sorte aí!

Christina Frenzel disse...

Meu Deus.... depois da lista que meu irmão teve que fazer para Brasília, nada me espanta.
Mas pelo o que lí, alguns muitos frasquinhos de sangue resolvem seu problema.. rsss

Beijocas e boa sorte!

Anônimo disse...

Lola, sou professora na Unicamp e aqui todos os exames são feitos no próprio hospital universitário, até porque o que acontece caso a pessoa não tenha dinheiro pra pagar todos os exames particulares? Não será o caso na UFC também?

Não se preocupe, pra ficar reprovada num exame psiquiátrico destes vc tem que se esforçar rsrsrs

Um abraço,
Aline

Andrea disse...

Boa sorte Lolinha! Eu também detesto burocracias. Principalmente quando envolvem esperar em filas e ser picada por agulhas. Ui!

Kaká disse...

O que é uma cédula de indentidade civil?? É quase um gincana essa burocracia.

boa sorte! :)

Aline disse...

Oi, Lola!
Olha, fiquei encucada com isso e procurando na internet vi que cédula de identidade civil é o nome correto para a carteira de identidade mesmo. Acho que essa atendente/secretária viajou na maionese...
Na dúvida é só procurar um cartório. O máximo que pode acontecer é eles rirem da sua cara. :/

Menina Eva disse...

Lola,

quando eu passei no concurso do lugar onde eu trabalho (qualquer dia você descobre :D), eu não tinha plano de saúde, fiz tudo pelo SUS. O Machado Guerreiro, ao menos aqui em Manaus, demora 45 dias pra ficar pronto - por um triz não perdi a vaga!

Sabe qual foi a solução? Eu doei sangue, e pronto. Em uma semana, eu tinha metade dos exames prontos, de graça! Se você puder doar sangue, eu recomendo. Já vai metade dos exames todosde uma vez.

Os outros, você pode fazer pelo SUS. TODOS. Direito seu. Tem LACEN aí? (LACEN = Laboratório Central)

Menina Eva disse...

E esse secretária fumou alface; cédula de identidade civil é o RG, caramba!

S. disse...

Fiquei cansada so' de olhar o tamanho da lista... Mas pelo menos e' tudo por uma causa feliz (emprego novo), entao nao e' tao mau assim! Parabens pela aprovacao no concurso!

(nunca mais vou reclamar dos exames pro visto no Canada', nao e' nem um terco dessa lista)

Pedro disse...

Lolinha tente ficar calada no exame psiquiatrico... ;)

E parabéns e boa sorte, tem previsão da mudança ?

Abraço do melhor fã.

Ale Picoli disse...

Não é tão complicado quanto parece. A maioria dos exames vc faz em um dia só, em um único lugar. E os papéis tb não são complicados, se vc manteve um pouco de organização nos documentos ao longo do tempo, vai ser simples. Meu marido fez esses todos rapidamente quando passou em um concurso, só se enrolou na hora de achar uma certidão de reservista.

=draupadi= disse...

"Reação Machado Guerreiro"
HUHAHAHHAHAAH tipo vão te dar uma machadada [que não é de assis] e vão analisar como vc reage? =P
.
bom, parece q nao tem nenhum exame sexista, pelo menos \o/
.

Alba Almeida disse...

Minha pessoa querida,
esqueceram de algo extremamente importante( tam, tam tam!!!),...tirar um empréstimo pra pagar as autênticações e transportes( para providenciar essas coisinha). O mais difícil de tudo... o sumário de urina.
Enfim,... boa maratona!!!!!!!!!!!!
UFA!!!!
Beijos.

Sheryda Lopes disse...

Lolinha, boa sorte com a documentação! E não desiste não, mulher, é p tu vir p cá!!

Ei, como vc faz para agendar as postagens? Já tentei de todo o jeito e não consegui...

Giovanni Gouveia disse...

Se não quizer passar no exame psiquiátrico diga a(o) "exminador(a)" quando el@ lhe perguntar algo:

"NÃÃÃÃÃÃÃÃO, AS VOZES DE NOVO NÃÃÃÃÃÃÃÃO"... :)))


Mas é tranqüilo, Lola, com a vantagem de você não ter que apresentar a reservista;) (quando eu entrei pro serviço público tive que ir buscar minha segunda via, quase que não conseguia)

Giovanni Gouveia disse...

digo quiser

Ana E. disse...

haahaha que sincronia... estava lendo seu blog quando vi seu comentário no meu :p

essa coisa de documentação é realmente a pior parte. mas o negócio é pensar que o pior já passou.

beijos!

Má disse...

Oi Lolaa.
Meu namorado uma vez precisou de exame ortopédico. O médico só olhou ele, tipo "fica em pé" p ver se ele conseguia ficar retinho, pediu p movimentar os braços, olhou de longe e disse "ok". Não durou nem 5 min e vai lá 80 reais.
Agora por outro lado sei q vc não pode estar doente.Pois se não vc pode entrar e logo se aposentar por invalidez.
até entendo a lógica, mas como fica esse critério? Tipo não há uma suposta não discriminação em concurso público?

Sei lá, tenho minhas dúvidas sobre esses exames...

De qualquer maneira desejo toda a sorte p vc!
deve ser chato, mas sem ansiedade como antes de passar ..
Bjo

Drixz disse...

Ah, parabéns, Lola! Eu ando um pouco afastada dos computadores... E quanto aos exames eu tbm não entendo. Síflis não tem tratamento? Eles não vão te dar plano de saúde mesmo, pq a preocupação deles, né? A célula de identidade deve ser uma célula. Dá um fio de cabelo ou uma unha, tem várias células suas lá. hehehe

Marília disse...

pois bem vinda a fortaleza! :)

você vai dar aula no departamento de letras? por favor, diga que sim! hehehe...

beijo de quem você não conhece (ainda). ;)

lola aronovich disse...

Gente, muito obrigada por me tranquilizarem, explicarem o porquê desses exames todos, e jurarem que não vai ser tão difícil! Só respondendo rapidinho a quem me fez perguntas diretas:

Shery, pra agendar posts é simples, pelo menos no blogspot. Vc está com seu post aberto, no editar post, criar post ou coisa assim. Se vc clicar no “publicar post”, ele vai publicá-lo na hora, certo? Então vc não faz isso. Vá no “post options”, bem no finzinho daquela página, e clique lá. Aí aparece a data e a hora, que vc pode mudar pra quando quiser. Depois de mudá-la, aí sim clique em “publicar post”. Ele só aparecerá publicado, automaticamente, na data que vc agendou. E se precisar pode mudar de novo, quantas vezes quiser. É assim que publico meus posts enquanto estou viajando e não tenho tempo de escrevê-los.

Marília, vou dar aula no depto de Letras da UFC. Mas Letras-Inglês! E também, espero que eu só dê aulas de Literatura (em Língua Inglesa) no depto. de Letras (não aulas de Linguística). Mas ainda não sei que aulas darei, horário, nada. Só que provavelmente começo no ano que vem.

Anônimo disse...

Lola, você vai conseguir fazer bem todos os exames, não se preocupe! E parabéns mais uma vez pela aprovação!

Bárbara (desculpe, Lola, não consigo deixar passar), estou estupefata com sua declaração. Nós (pagadores de impostos) pagamos a sua faculdade e você diz que suas guias venceram por pura preguiça!!!! E depois querem privilégios!!!! Se você tivesse que pagar por sua faculdade, certamente teria mais esforço! Que lástima! Que vergonha!

Giovanni, parabéns por sua correção!

Márcia

Anônimo disse...

BICO NAUM FOI NE ?
LEMBRANDO QUE VC FALOU QUE ESTAVA SE MATANDO DE ESTUDAR.
os exames medicos só são caros mas para eles sempre cabem rercursos e muito dificil naum passar.
BOA SORTE NESSE NOVO PROJETO...

lola aronovich disse...

Anônimo, eu estava sendo irônica. Não foi bico MESMO passar no concurso. Eu estudei muito, reclamei um monte (tenho um post atrasado que não coloquei mas vou colocar, pra vcs verem como estava meu estado de nervos), como todo mundo que acompanha este bloguinho tá cansado de saber. E foi tb ironia eu dizer que acho que não vou passar no exame psiquiátrico. Acho que vou passar nos exames médicos, sim! Mas pô, 14?!

cris disse...

nos concursos federais é assim mesmo. tive que fazer 12 exames pra ser substituta numa federal aqui no rio e 14 pra ser admitida como efetiva num colégio federal, também no rio. achei que não fosse dar conta, mas em um mês estava tudo reslvido. a pior parte já passou pra você, acredite. boa sorte.

Anônimo disse...

I can always count on you to make me feel better. And never fear sweetheart, this blog will always be about fun, passion and lust, like Viagra Online I don't do serious all that well and there are far better writers than I that are already doing that stuff, God knows we don't require another!