quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OS PRÓ-VIDA QUEREM QUE OS PRÓ-ESCOLHA MORRAM

Nem todos são tão cheios de compaixão como este pró-vida

Ontem foi o Dia Latinoamericano pela Legalização do Aborto na América Latina e Caribe. Como eu estava viajando, só lembrei (ou lembraram pra mim) da data na hora. E como quarta é um dos meus dias mais frenéticos na universidade, passei poucas horas no Twitter (mais no horário do almoço e após às 19 horas). Mas foi o suficiente pra me posicionar a favor da legalização do aborto... e receber uns setenta tweets muito, muito revoltados.Tá feia a coisa, viu? Acho que o segundo turno das eleições presidenciais do ano passado fez com que a luta pela legalização regredisse uns dez anos. O nível obscurantista da discussão, bem caça às bruxas, bem Idade Média mesmo, contagiou várias pessoas. Os argumentos dessa gente são abaixo da cintura. Simplesmente não há argumentos. Decidi compilar e comentar, bem sucintamente, alguns dos tweets que me foram enviados. Aviso um: estou sem tempo, então só falo dos que chegaram a mim. Acredito piamente que outras feministas que se manifestaram pela legalização tenham recebido insultos piores. E não tive coragem de clicar nos TTs, que ficaram com a hashtag #legalizaroaborto lá em cima durante horas. Aviso dois: sei o que alguns podem pensar -- que estou sendo desleal e selecionando apenas as mensagens mais escabrosas. Infelizmente, todas que recebi foram neste nível. Eles não têm um só argumento consistente. É estarrecedor. E é um choque de realidade também, porque no meu mundo as pessoas 1) são mais inteligentes; e 2) sabem debater com um pouquinho mais de finesse.Este foi um dos campeões de audiência. Há muitas variações sobre o mesmo tema, mas o tweet acima foi o mais resumido. E o que dá pra dizer contra uma contestação tão rasinha? Sim, de fato, meu jovem, é mais fácil falar depois que se nasce. Antes, quando somos um amontoado de células, falar é bem mais difícil. Dizem que nem os mais precoces conseguem.Se minha mãe tivesse escolhido a morte pra mim, você não teria o que ver. Nem eu. Nem minha mãe. Eu nem existiria. Ah bom, se deus não gosta, quem sou eu pra ser contra, né?Sabe outra coisa que não faria falta? Pontos de interrogação e exclamação em excesso.Pena que o pró-vida não disse logo o que eu mereço por apoiar a legalização do aborto -- a pena de morte, perhaps?Este me lembrou da música do Casseta: "Mãe é mãe / Paca é paca / Mulher é tudo vaca!". Hmm... Devo fazer plástica ou me matar? São tantas opções! Mas juro que não entendo direito essa equação de "quem é a favor da legalização do aborto é feia (e chata e boba)". Tipo assim, essa gente realmente acha que mulher bonita não aborta?
Teve uma hora em que, cansada de ler os obscurantistas se referirem ao embrião como criança, escrevi um tweet dizendo: "Pros anti-aborto: embrião é tão criança qto ovo é galinha, semente é árvore, tijolo é casa...". Descobri que essas pessoas têm uma ligeira dificuldade em interpretação de textos.Por que fico fazendo essas comparações sem anexo, né?A moça continua tratando embrião como criança, e eu continuo, ahn, matando casas. Já foram cinco hoje!Eu sei que escrevi o tweet no horário do almoço, mas esse pessoal bem que podia esquecer o estômago roncando de vez em quando! Tipo, quem falou em comida?
É, ontem quiseram que eu me matasse (43 membros), que eu fosse assassinada, surrada com urtiga, e frita em óleo quente. Se tem uma coisa que não pode ser dita sobre os pró-vida é que eles não têm muito amor no coração! O amor deles é transbordante... ao menos pelos que ainda não nasceram. Claro que, depois de fora do ventre da mãe, é cada um por si. Fim da comiseração. Nasceu? Ótimo! Agora morra!Mas nem tudo esteve perdido. Um senhor religioso me enviou um tweet agressivo, no melhor estilo "sua mãe devia ter te abortado, sua baranga", ou algo assim. E a descrição dele dizia que ele era um homem que prega a paz e o respeito. Eu mandei o seguinte tweet pra ele:Em questão de segundos, ele respondeu:
Espero que todos os pró-vida possam refletir também. Porque, sinceramente, se dependesse do seu nível de argumentação pra ganhar uma discussão, o aborto já estaria legalizado no Brasil faz tempo.

319 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 319 de 319
JuDolores disse...

Não quero me alongar aqui, mas... Acredito que em sã consciência ninguém é a favor do aborto no sentido de ser um entusiasta, nada do tipo:
"Aborto é uma coisa fantástica, vamos fazer mais"

Entendo que Educação Sexual é um tema tão escasso nesse país, como a Educação em geral, infelizmente.

O ideal seria que não fossem necessários abortos, uma vez que as gestações fossem planejadas e tal...

Vou ter que citar Caetano:

..."E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educação que pareça fácil
Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização
Do ensino do primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto
E nenhum no marginal"...

Esse galera não reflete! Já pensou nas campanhas " Sim ao Aborto!!! Quantos você já fez esse ano? Ainda dá tempo"

Me chamem de má, mas é melhor fazer um aborto agora do que ver as crianças penduradas nas janelas dos ônibus, cheirando cola ... sem nenhum tipo de ajuda, apoio, afeto...

E eu que não ia me alongar tenho que dizer que também já respondi a um cara que me disse:

E se sua mãe tivesse pensado isso?

eu:

- Bem, não estaríamos tendo essa conversa.

Unknown disse...

Capitã Amélica, viu só? Também fiquei chocada. Pra mim esse pensamento é um retrocesso.

Flávio Brito™ disse...

Existem pontos interessantes nos textos feministas que defendem a legalização do aborto.

1 – Se a mulher decidir abortar: O corpo é meu e eu decido!
Se a mulher decidir não abortar: Eu não fiz sozinha!

2 – A afirmação que a decisão cabe somente a mulher!
(Nada mais justo como nós sabemos, homens não tem nada a ver com gravidez)

3 – Dizem que não existe ninguém a favor do aborto.
(Será mesmo? Aposto como clinicas de aborto ao redor do mundo que lucram com o procedimento são a favor. Sejam elas legais ou não.) Imagina o gerente da clinica planejando bater a meta no ano anterior. Com certeza eles são contra o aborto, ta bom...

4 – Afirmam que se for legalizado não haverá mais abortos ilegais. (Claro, pelo mesmo motivo que não há DVD’s, cigarros... ilegais no país) uma vez que os mesmo são legalizados.

5 – Afirmam que haverá tratamento digno nos hospitais. (Como nós sabemos todo cidadão que procura o SUS é tratado com dignidade né?)

6 – afirmam que o processo biológico de fusão dos gametas é fundamentalismo religioso.

7 – Sempre que um católico/evangélico/umbandista/Espírita/Seguidores do pônei mágico cor de rosa, tenta participar da discussão elas encerram o tiram debate dizendo que o estado é laico.

8 – Dizem que a se a legalização for aprovada não permitirá o aborto fora do prazo, mais se uma mulher fizer o aborto fora do prazo não haverá punição nenhuma prevista em lei visto que o aborto será descriminalizado.

9 - Dentre outras perolas.

Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caradepau disse...

Aoi Ito,até goste de algumas coisas que escreveu,falei em inveja de pênis como provocação,não imaginei que teria tanto efeito uuhauhahu.mas é sempre o mesmo mimimi,eu que fico gorda,eu que fico feia,.. parece que não aceita o que é,a natureza fez a mulher assim,não vejo alguma se orgulhar de poder gerar uma vida,vejo fazendo campanha para abortar? me assusta isso.a proposito,dentro da gravidez indesejada,quantas são por falha de anticoncepcional? perdi a conta de quantas vezes fiz esta pergunta.

Flávio Brito™ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lua Samsara disse...

Nem tenho o que comentar, estou passada com a ignorãncia e estupidez desse povo!

Aoi Ito disse...

comixzone, "eu que fico gorda/eu que fico feia"? Favor melhorar o nível do argumento e da humanidade, senão serei obrigada a parar a discussão porque o nível do seu lado, depois dessa frase, ficou muito "moleque do ensino fundamental que ri quando se fala 'pênis' ou 'vagina'." Não vou te chamar de troll, de qualquer jeito, sendo você ou não.

Ué, a natureza fez assim, é verdade. E já desenvolvemos meios de parar isso, como desenvolvemos meios de parar doenças, humanos que somos. Isso não muda o fato de que a mulher (fêmea adulta da espécie homo sapiens) engravida. Seu papel no jogo reprodutor (Gerar um novo indivíduo para a espécie) é engravidar. Então, quando ela fica grávida, ela fica grávida e o macho da espécie pode sair andando e nunca mais ver ela que ela ainda vai ter um filho.

Got it? :)

Quanto à gravidez por falha de anticoncepcionais, eu não sei. Mas leia o que eu escrevi antes.

"Por isso eu, além de ser pró-descriminalização, sou a favor de pró-enfiar-na-cabeça-desses-adolescentes-e-pessoas-em-geral-que-bebê-se-faz-quando-se-junta-óvulo-e-espermatozóide-e-se-você-não-quiser-um-faça-o-possível-para-não-o-ter-para-evitar-maiores-dramas."

Como sabemos, nenhum anticoncepcional é 100%, mas 99% já é melhor que 0. Por isso, temos que fazer alguma coisa. Transar sem camisinha, sabendo que camisinha/pílula existe, e abortar depois, pra mim, é como andar de carro sem cinto, sabendo que cinto é importante, sofrer um acidente e depois querer que o Estado ajude ou algo assim. O que importa é, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para evitar algo indesejado. É sempre assim. É outro fato da vida. Se não conseguimos, pêsames, vamos tentar dar um jeito de mudar isso de novo.

Educação sexual já. :)

Quem? disse...

Eu pessoalmente não sou a favor do aborto. Não faria por mim, mesmo , mas acho que cada um faz aquilo que achar melhor da sua vida.

Não faço, mas não impeço ninguém que o faça

Particularmente também acho este assunto datado e que nunca avança em nada sem falar nos argumentos que ambos os lados questionáveis. porque embrião, não é ser humano formado, mas de todo modo é vida. E do outro lado achando que o argumento de " liberdade de escolha" é muito pobre apelou para recortes de estudos sociais, aliás alarmantes .Porque este parte da população que aborta e vai ao hopistal e morre geralmente é aquela que opta pelo mais perigoso metodo. Tem metodos que sequer vc sente dor e são os mais usado.. tipo usar remedios abortivos.

Acho que este debate não avança e não avança não porque existem argumentos religiosos. Não avança porque quem se elege para ajudar nisso prefere ficar bem na fita ou ainda se comrpometer com sua paroquia eleitoral.

A Itália é um pais catolico roxo o Estado não é tão laico ( permite simbolos religios em instituições públicas) e é lagalizado há mais de 30 anos. Os EUA que a Lola não cansa de dizer que é reacionário e conservador é uma sociedade religosa e também é liberado.

Acho que isso ainda é bastante imaturo em relação a determinadas questões de cárater político, boltadas para o aprfundamento das liberdades individuais. coisa esta bem pós-moderna


Lola, Deus é omisso? Me desculpe mas omisso eu acho os representantes que vc elegeu no Congresso, pois nunca teve culhões para levar adiante esta discussão, especialmente a sua presidenta. ( que eu também elegi)

Thaís disse...

É má-fé demais falar que pagar pensão alimentícia chega perto do que é ser mãe hoje.

Homens não engravidam, não amamentam. E em geral, não acordam a noite pra alimentar a criança, não passam a noite acordado cuidado da criança com febre, não trocam fralda, não dão banho e por aí vai...

Escolher ser mãe não é só escolher passar pela gravidez e pelo parto, é mudar toda sua vida em função do bebê. Abandonar sonhos, ser julgada por ser mãe solteira, por exemplo. Ser julgada por ter mais um filho...

Muitos pais ajudam na criação dos filhos, MAS É APENAS UMA AJUDA. E quando eu falo ajuda nem conto com a pensão alimentícia e visitas, conto é com apoio, respeito, ensinar dever de casa, trocar fralda e etc. Ser pai é muito mais que pagar uma pensão, passear com a criança no final-de-semana.

E sobre o aborto, sou completamente a favor da descriminalização. E não sei dizer se eu faria ou não, na atual situação diria que não faria, mas eu não estou grávida. Se eu tivesse, eu provavelmente cogitaria a idéia.
Como eu falei, ser mãe é muito mais do que simplesmente colocar um filho no mundo e não sei se estaria preparada pra isso, até porque nunca sonhei em ter filhos. Mas essa questão é muito subjetiva, depende da época, das minhas vivências, do que eu sentir ao descobrir e etc. Ou seja, depende da minha escolha.

Um filho indesejado destrói duas vidas ou até mais, a vida da criança. (Afinal, será uma criança rejeitada, a da mãe que verá aquela criança como uma obrigação dela, até mesmo um obstáculo).

(Se as mulheres não estão mais tão interessadas em se resumirem na maternidade e querem escolher serem mães ou não, as pessoas tentam enfiar a maternidade guela a baixo.)

Niemi Hyyrynen disse...

Comixzone

Muito comodo vc dizer "parece que não aceita o que é,a natureza fez a mulher assim" sendo que vc seja homem né? Afinal não é da sua natureza que vc está falando.

"não vejo alguma se orgulhar de poder gerar uma vida"

Releia os comentários acima uma colega aqui já postou exatamente essa questão, muitas mulheres querem ser mães e tem orgulho disso, mas parece que vc's homens tem inveja de não poderem engravidar. (mas não vamos ficar nessa de quem tem inveja de quem tá? se ficar nisso vai parecer discussão de criança).

"a proposito,dentro da gravidez indesejada,quantas são por falha de anticoncepcional?"

Ai ai...releia, releia, rs nenhum método anti concepcional é 100% eficaz aliás nem não transar é 100% à prova de bebês né? G-zus está ai para provar...

Niemi Hyyrynen disse...

Aoi Ito

Vc ta vacilando hein? Nesses seus ultimos comentários vc caiu na consideração do Serge e do Comixzone...

Seja uma feminista mais cheirosinha hein! Se não vai ficar de castigo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Estou passada com a estupidez e ignorância dos comentários no Twitter. Sou a favor do aborto, mas mesmo que não fosse ainda assim gostaria que fosse legalizado pelo simples direito (constitucional)que todo cidadão tem à assistência. Proibir não resolve o problema. Se as mulheres não podem fazer no hospital vão fazer em clínicas clandestinas ou de fundo de quintal. E acho que já que vão fazer (pelo motivo que for, sendo certo ou não de acordo com a consciência de cada um) que seja com segurança e dignidade.
Ah, quer saber, nem vou desenvolver porque dá desgosto de argumentar com gente assim. A ignorância não tem limite.

Marussia de Andrade Guedes disse...

E Jesus é suicida também. Afinal ele não quis morrer pra salvar a humanidade? Mas só Jesus pode ser suicida. Um pobre mortal querer se suicidar é pecado. Uma pessoa deve vegetar num leito de hospital até quando deus quiser. Oh coisinha chata é religião.

Bruna disse...

Já falei das questões práticas q deveriam ser discutidas qdo o debate avançar, mas vou colocar uma opinião: se o aborto for legalizado hj e existir toda uma estrutura para q ele seja legalizado, daqui há 10, 50 ou 100 anos o problema da maioria das crianças abandonadas, sem acesso a nada, etc, vai continuar o mesmo. E se mudar não vai ser a mágica da legalização do aborto. Sou a favor do direito de decidir pq a realização em massa de abortos ilegais é um problema de saúde pública q afeta a vida e a sáude das mulheres, a maioria de baixa renda. A legalização é um direito da mulher, mas tenho certeza q isto não vai simplesmente alterar a nossa IMENSA desigualdade social. Mais um pouco e vamos descambar pra limpeza étnica (me perdoem se eu estiver exagerando, mas sei lá tenho medo qdo leio coisas sobre o "futuro" das ciranças pobres). A argumentação baseada no direito da mulher, nas questões de saúde pública, etc, já são suficientes pra validar as opiniões a favor do direito de decidir. Do direito da mulher decidir, que fique claro.

Mah disse...

Quero parabeniza-la pelo texto e pelos argumentos. Também gostaria de dizer que fazia tempo que não ria tanto lendo algo. Realmente, faltam argumentos de VERDADE, falta cultura, educação, falta tanta coisa... Se existissem argumentos de fato, acredito que eles iriam fortalecer muito mais uma discussão sobre. Enriquecer e, por que não, até causar dúvidas... Agora o que mais percebi é que as pessoas que comentaram essas coisas pra você em sua maior parte são hipócritas e fúteis: que acham que beleza ta no externo e não sabem nem discutir, porque só sai xingo, o que me deixa triste porque mostra que para a maior parte da população brasileira ainda falta cultura.... A sociedade poderia ser 90% contra o aborto e poderia se respeitar se existissem argumentos, mas não, é tudo gerado por essa ignorância que parece nunca ter fim... =/

lola aronovich disse...

Que bom ver a Niemi e a Aoi Ito tão amiguinhas! Agora gostaria que Serge, Mr. Din Din, Flavio ex-mouse, Comixzone, e ntsopadeletrinhas dessem as mãos e saíssem andando por aí, cantando “ciranda cirandinha vamos todos cirandar”. É bonito ver novas amizades surgindo nesta caixa de comentários.


Gostaria muito de responder um por um, mas é impossível. Preciso trabalhar!

Elisa Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serge Renine disse...

Aronovich:

Em meus comentários eu não me dirigi a você pois, apesar não concordar com você, acho que você tem o direito de pensar como quiser ,mesmo estando errada, portanto sua resposta a mim só mostra uma incapacidade impar para ao debate.

Eu sou arrogante porque sei do que estou falando, empiricamente, não imaginativamente como você.

Eu disse como devem ser as coisas, porque sou homem, mas homem de verdade não destes tipos que você parece se relacionar. Eu não estou contra as mulheres, mas sim acho que em caos de gravidez os envolvidos devem se responsabilzer pelo ocorrido, não matar o feto e ficar na boa. Eu, também, estou contra os estúpidos, que pregam sem conhecer.

Eu nunca estarei do mesmo lado que pessoas que aprovam assassinatos covardes para preservar seus duvidosos direitos, ou bem estar.

Viva primeiro as experiências para poder defender certas coisas.

Aborto não tem anda a ver com feminismo, religião, nem com o fato de ser legal ou não. Aborto é assassinato.

Ex. Se por quaisquer motivos destes da vida, sua mãe a tivesse abortado? Não teríamos seu maravilhoso blog para ler todos os dias e seus alunos da Universidade do Ceará perderiam a chance de ter uma professora tão bem preparada e tão articulada. Pense bem!

Relicário disse...

Elisa, com certeza deve ser umprojeto de algum "Bolsonaro" ou pastor evangélico.

Elisa Maia disse...

Postando de novo pra acrescentar informação:

Gente, estou chocadíssima!!!! Olhem isso:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-de-lei-cria-bolsa-estupro-para-evitar-que-mulheres-abortem,95241,0.htm

Claro, porque tudo de que uma mulher precisa pra poder criar o filho de seu estuprador é um salário mínimo! Vontade, capacidade emocional, amor? Que filho precisa disso?[/sarcasmo]

E antes que digam que é notícia velha, o projeto ainda está de pé no Congresso!

Cristofaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Sou a favor da legalização do aborto e quando perguntei ao meu marido sua opinião, ele disse: sou à favor da legalização, mas sou contra FAZERMOS. Eu disse, peraí! Como assim? Vc é mulher? Ele disse: "Se acontecesse uma gravidez hoje e minha opinião fosse levada em consideração, eu escolheria não". Eu disse:bom, SE a sua opinião for levada em consideração, mas o corpo é meu.

Bom, e agora? Fiquei na dúvida.

Será que ele deveria ter direito à opinar?

Será que o fato se refere só mesmo a mim?

Esse "embrião" tbem não é 1/2 dele?

Fiquei pensando.....
que que vcs acham?

Capitã Amélica disse...

Cristofaro,

entendo perfeitamente teu questionamento, já me perguntei a mesma coisa... (e ainda não a respondi definitivamente:)

Mas o problema é que na prática fica dentro apenas de nós, eles não dividem a gestação pela metade...

Capitã Amélica disse...

ou "Fernanda"... rs... mudou o nome!! :)

Serge Renine disse...

Em tempo:

Aronovich, não me entenda mal: eu não sou contra a legalização do aborto.

EU SOU CONTRA O ABORTO MESMO!

aiaiai disse...

elisa, o projeto do imbecil ainda pode estar rolando mas ele foi expulso do PT por ser contra a legalização do aborto...daí entrou no pv...está eleito mas nem sei em q partido está, já que a marina, amiguinha dele, também contra a legalização do aborto, deixou o pv...acho q ele deve ter saído tb. Esse projeto ñ tem a menor chance de passar. É uma afronta à mulher, ao sofrimento da vítima, uma coisa cruel q só um cristão fundamentalista poderia propor.

Sarah de Souza disse...

Uma sociedade que não tolera o aborto e aonde a adoção é mal vista acaba por incentivar a mortalidade materna, a mortalidade infantil e até a minha, pois juro que penso em suicídio quando leio esses tweets.
Respeitem a VIDA! Legalizem o aborto!

Elaine Cris disse...

Eu nem me espanto. Os argumentos desse pessoal geralmente são rasos ou ofensivos nessa linha mesmo. Pra ver como geralmente é uma opinião de quem nunca nem parou pra pensar no assunto, não tem argumento, só repete como papagaio algum xingamento, algum castigo divino ou coisa do tipo.

Elaine Cris disse...

Acabei de dar uma checada no twitter na tag #legalizaroaborto.
Comparar o nível das frases de quem é a favor com quem é contra chega a ser covardia. E a maioria a ser contra parecem ser homens... Muito fácil opinar em uma situação em que não existe chance de ocorrer com você.
Sinal que essa discussão precisa avançar e muito.

Ághata disse...

Fernanda, você pode até considerar a opinião do seu marido, mas, sinceramente...? No corpo de Quem que vai ocorrer a gestação? Quem deve decidir é só você!

Milla Gebara disse...

Nunca me esquecerei de uma chefe que tive que era do Pró-Vida. A moça ficou grávida e lá pela metade da gravidez descobriu-se que o bebê tinha um defeito genético (não tinha as principais veias, algo do tipo) e estava morto. A indicação médica era a curetagem/aborto mas ela se recusou. Foi até o máximo até o próprio feto sair, contra a indicação dos médicos, levando a situação como se fosse uma gravidez normal, sendo que tinha algo morto dentro de si, poderia ter tido septicemia. O principal argumento (?) era : se alguém tiver grávida e quiser fazer um aborto, dê o filho para mim (parece que esse é um dos argumentos (?) de integrantes do Pró-Vida). Quem em sã consciência iria preferir entregar uma criança para uma criatura desvairada dessas?. No fim, só faltava a mamãe querer ficar de licença maternidade por ter expelido o feto já morto há tempos de seu ventre. Só posso dizer uma coisa: o fantasma sabe para quem aparece.

Serge Renine disse...

Aiaiai:

Como é que é? O sujeito foi expulso do PT por ser contra! a legalização do aborto? Não basta José Dirceu, grana na cueca, Palocci, apoio a presidente do Irã, Fidel matando prisioneiros, candidatura do Netinho , perder Heloisa Helena e Marina Silva, etc. agora isso?

Agora eu sei o que é chegar ao fundo do poço e continuar furando.

Elaine Cris disse...

Pra mim essa questão é toda uma grande hipocrisia.
Hoje em dia não consideram que o fim da vida se dá com o fim da atividade cerebral?
Então deveriam considerar oficialmente o início da vida com o início da atividade cerebral. Ponto. E duvido que quem é contra a descriminalização seja contra transplantes de órgãos, por exemplo, muitas vezes feitos com órgãos de pessoas consideradas mortas porque não tem mais atividade cerebral, tal e qual um feto não tem.
Mas hipocrisia e machismo é foda e como o próprio Drauzio Varella afirmou, se homem engravidasse, aborto já seria legalizado desde sempre.

Elisa Maia disse...

Aiaiai, dia desses mesmo teve aqui em Brasília a Marcha pela Vida ou coisa que o valha, e eles gritaram horrores pelo Estatuto do Nascituro, coisa que faz parte desse projeto de lei da bolsa-estupro. Claro que espero que uma coisa dessas nunca saia do papel, mas dó o fato de alguém ter posto essas sandices no papel já me choca o suficiente! :O

Elisa Maia disse...

Se homem engravidasse, aborto não seria apenas legal. Seria um sacramento.

Sara disse...

Com toda a certeza seria Elisa Maria, mas como é no corpo da mulher é uma decisão de dominio público.

Elaine Cris disse...

Lola, comecei a pensar em algo mais radical.
Que tal uma hashtag no twitter do tipo: Vc é a favor que órgãos de pessoas com morte cerebral seja usado em transplante mas é contra a legalização do aborto?
Então ou você é hipócrita ou nem tem idéia do que está discutindo.
Mas sei lá, tenho a impressão que a maioria dos que são contra nem iam entender a questão, por motivos óbvios.

Jéssica disse...

[off]
Gostaria de compartilhar essa campanha maravilhosa:
http://www.allout.org/pt/maespelaigualdade

André disse...

Fernanda,
A palavra final pode ser sua, mas ele tem direito de opinar. Imagino que se fosse o contrário e ele não ajudasse com as despesas, não ajudasse a trocar as fraldas, não acordasse de noite, etc. ele seria considerado um canalha.

André disse...

Elisa Maia,
Não tenho certeza disso. Doenças terminais atingem igualmente homens e mulheres, mas a eutanásia continua proibida para os homens.

Anônimo disse...

Como não quero falar o que não devo, segue em anexo a minha opinião.
Só pra não dizerem que fico fazendo comentários sem anexo
HAHAHAHA FAZ-ME RIR, RELES MORTAL! FAZ-ME RIR!

Anônimo disse...

Como não quero falar o que não devo, segue em anexo a minha opinião.
Só pra não dizerem que fico fazendo comentários sem anexo
HAHAHAHA FAZ-ME RIR, RELES MORTAL! FAZ-ME RIR!

bike disse...

Que se danem os fetos ! Em primeiro lugar o prazer da mulher , a escolha é dela , ela é que sabe se deve ou não deixar um amontoadozinho de células ir adiante ... e viva a matança !!!!

Leo disse...

Admiro sua perseverança em promover essa discussão...
Não tenho essa força de vontade! Pra mim não tem muito como dialogar com essa galera.

Eu culpo as religiões! Querendo ou não, são nos Estados em que elas são mais fortes que temos esse tipo de mentalidade ultra-conservadora.
O Brasil pode ser laico, mas a Igreja tá totalmente impregnada no nosso modo de ver o mundo...

bike disse...

Assacinato e feminismo se combinam ?
Responda Lola , por favor .

lorena.marangoni disse...

Realmente, os argumentos dos pro-vida sao muito fracos. Na verdade, as pessoas deveriam ler e se informar mais sobre o assunto antes de sair falando/escrevendo qualquer bobagem por aih. Nao sou a favor do aborto, pois acredito que as pessoas devem ter responsabildade sobre seus atos. Hoje em dia ha muita informacao sobre como se precaver de uma gravidez indesejada. Acredito que antes de legalizarmos o aborto devessemos exigir de nossos governantes mais EDUCACAO (nao somente educacao sexual) para a populacao. Claro que em casos extremos, como aborto ou situacoes em que comprovadamente sabe-se que o feto nao ira sobreviver sao, sim, - na minha opiniao - casos de aborto e, portanto, devem ser legalizadas.
Acredito que eh muito mais facil, rapido e economico para o governo legalizar o aborto do que investir em educacao - ateh mesmo porque pessoas mais informadas, conscientes e cultas sao mais, digamos, "perigosas" - pois o conhecimento nos liberta. DEPOIS que o povo tiver um nivel melhor de escolaridade aih que ha de se falar em legalizacao do aborto. Nao quero dizer que este assunto deva ser banido de nossa sociedade, eh claro que devemos discuti-lo - e MUITO. Mas simplesmente jogar esta ESCOLHA ( que envolve muitos traumas e questionamentos) nas maos da populacao (em especial as mulheres), sabendo que esta - de uma maneira geral - nao esta apta para faze-la, nao eh JUSTO. Se hoje em dia jah temos problemas com CRIANCAS - meninas de 11 - 12 anos - gravidas, imagine se legalizarmos o aborto! Creio que antes de chegarmos a este patamar de liberdade individual temos que passar por outras etapas na nossa sociedade. Recentemente ouvi falar sobre uma iniciativa, que ja existe ha algum tempo nos EUA, que pode vir a ser uma saida para que nao legalizemos o aborto (neste momento). Meninas ou mulheres que nao quiserem ou nao puderem criar seus filhos podem optar pelo caminho da doacao. Elas tem todo um auxilio pre natal e um preparo psicologico para que tenham certeza da decisao que irao tomar. Durante a gravidez uma familia que queira adotar bebes eh selecionada. No dia do nascimento o bebe eh entregue aos pais adotivos - e o processo de adocao eh muito mais rapido, pois ha o consentimento da mae biologica. Quem sabe, esta seja uma OPCAO a se pensar e se propagar mais ANTES de legalizarmos o aborto numa sociedade que nem BONS argumentos tem para debate-lo!

lorena.marangoni disse...

no comentario acima ao inves de "aborto" leia-se "estupro".

Ou seja,
"Claro que em casos extremos, como ESTUPRO ou situacoes em que comprovadamente sabe-se que o feto nao ira sobreviver sao, sim, - na minha opiniao - casos de aborto e, portanto, devem ser legalizadas."

Nao queremos repetir situacoes tristes como mostra o video http://video.google.com/videoplay?docid=-5477027628085705086

Anônimo disse...

Acabaram de "assacinar" a lingua portuguesa...

Andréa disse...

Sou contra o aborto, mas a favor da descriminalização.

Um dia conversei com um médico de um hospital que recebe gestante de alto risco e mulheres que passaram por abortos e ele, rindo, disse que quando viam que o aborto era intencional deixavam ela lá esperando...

Eu perguntei se já existia pena de morte pra aborto e ele surtou. Disse que era bom que ela sofresse pra aprender.

Ou seja, a realidade é essa: Mulher que faz aborto não chega nem a ser julgada. É condenada por quem deveria salvar sua vida e tem a pena imposta ali mesmo. Em muitos casos, a morte.

As pessoas viram juiz, juri e carrasco da mulher.

Descriminalizar não é questão de ser a favor do aborto, é ser a favor de uma política de saúde pública eficiente.

Quem quer abortar, não deixa de fazer pq tem medo de ser presa! Isso é a última coisa que uma mulher pensa! É até mais fácil que ela deixe de fazer pela religião do que pela lei!

Uma mulher que decide abortar, independente dos seus motivos, vai abortar de qualquer maneira. Numa clínica, num açougue ou em casa. A diferença é que numa clínica ela vai sair viva.

Pra quem acha que não devemos nos preocupar com a saúde de uma mulher que aborta, defenda de uma vez a pena de morte para elas e pare de hipocrisia.

fabi disse...

Entrevista da Elis Em POA1981

http://www.youtube.com/watch?v=uko5LKYeh1U&feature=youtu.be

:)

Anônimo disse...

Bom...pensando melhor, pelo menos a língua portuguesa não foi abortada.

Kezia SRSC disse...

Olha. Ainda não decidi a respeito do que sou a favor. Mas, não é agredindo moralmente que se resolve nada. Os que são chamados "Pró-Vida" agem igual aos ateus, quando discutem. que coisa, são semelhantes. Na realidade, isso tudo só me faz chegar a uma conclusão, as pessoas tem medo do que desconhecem e para não passarem por ignorantes, elas opinam e chamam pra briga, afim de resolver com força bruta, o que não são capazes de resolver discutindo racionalmente.

Estou mais para contra o aborto, que a favor, mesmo não sabem se eu encararia uma terceira gestação. Será que abortaria? Não sei.

Bj. Kézia.

Anika disse...

Lola, parabéns pelo blog. Conheci há poucos dias, mas fico muito feliz de saber de sua existência. Não é fácil fazer trabalho de formiguinha. Tem e-mail para contato? Gostaria de trocar algumas ideias.

Um grande abraço,
Ana

Alex disse...

@Fernanda

Não veja nada de errado em considerar a opinião de alguém que vc confia que vai fazer sua parte como pai e que terá participação na criação do seu filh@.

No final, decidir se vai escutar ou não a opinião dele não é parte do pacote "a decisão é da mulher"?

ana gabardo disse...

Lola, um post tão bacana sobre aborto e me deparo no twitter com um link desses http://portaldoclubedomacho.blogspot.com/2011/02/o-que-e-machismo.html É pra rir ou pra chorar?

Aquele Cara disse...

Todos os pró-vida querendo decidr quem tem mais direito de discutir o aborto me dão nojo. Serge, meu velho, você não teve um filho não, vc só estava próximo na gestação. E se vc é tão autoritário como já demonstrou ser na sua casa, imagino que não tenha sofrido porra nenhuma, nem psicologicamente, na gestação com relação a sua mulher, só com relação ao fato do seu filho ser menina, e não uma machinho, como vc esperava.

Enfim, trolagem a parte, quanto a várias merdas arrogantes que vc flou, Serge, eu sou filho de uma pessoa que considerou seriamente o aborto antes do meu nascimento. Só não fui abortado porque os pais do meu pai obrigaram ele a casar com a minha mãe (pois do contrário a idéia dele era fugir, e no máximo mandar dinheiro), e porque a família da minha mãe era religiosa e tradicional demais pra apoiar ela num aborto.

A minha vida não é uma merda, acabou saindo tudo bem pra mim e sou bastante feliz hoje em dia, mas tenho plena consciência de que a vida de meus pais foi seriamente alterada, talvez para pior, visto que isso tirou várias de suas opções, e lhes roubou anos de vida.

Também vejo como tudo acabou saindo bem pra mim, mas poderia ter sido muito pior, como está aliás sendo para um amigo meu que também teve um filho indesejado e tem apenas 19 anos, e a ainda vive com os pais, desempregados, que nem permitiram que ele e a sua namorada, que aliás foi expulsa de casa, pensassem em aborto, visto que são evangélicos.

Agora ambos, meu amigo e sua namorada, tem que trablhar todo dia, o dia todo, pra sustentar a família e a criança

Então Serge, acho que definitivamente tenho muito mais direito a falar sobre aborto do que vc, e qualquer mulher, que é a única que vai passar pela experiência de uma gravidez indesejada e pela reação horrível da sociedade, além de ter toda a sua vida alterada e suas opções ceceadas por ter que cuidar de uma criança para a qual não estão preparadas, tem muito mais direito de falar sobre aborto do que qualquer um de nós dois. Sou a favor do aborto sim, e teria sido a favor do aborto se minha mãe desejasse ter feito no meu caso sim, totalmente!

Enfim, Lola, só queria dizer que gosto muito do seu blog, e fico realmente grato por você ter aberto meus olhos pra questões que nunca tinha sequer me colocado. Acho que em grande parte por causa do blog hoje em dia me considero, se não feminista, pois acharia um pouco hipócrita me considerar assim, uma vez que sou homem e não tenho plena noção de vários dos problemas que as mulheres passam, mas ao menos um grande simpatizante da causa.

Desculpe se meu relato foi meio desconexo ou mal colocado, mas a arrogância desse carinha petulane me enervou.

Anônimo disse...

Para Aquele Cara:

Desconexo? Mal colocado? Foi um belo depoimento, isso sim. Adorei de verdade e sei q irei ficar refletindo sobre o q vc escreveu por um bom tempo...Muito obrigada por compartilhar!

Leandro Correia disse...

Engraçado mesmo essa "coincidência" de a maioria dos comentários ridículos, são feitos por "avatares" de adolescentes que provavelmente nunca fizeram sexo ainda. HEHEHE

yulia disse...

os pró vida querem que a gente morra...
hummmm

yulia disse...

se homem engravidasse, aborto seria um direito

Elisa Maia disse...

André, mas a prática da eutanásia tem muitas diferenças em relação ao aborto. Primeiro que na eutanásia, o paciente está vivo, né? Tá lá, na sua frente, um ser humano formado. O embrião não. É embrião, não é humano. E acho que seria considerado assim, se os homens ficassem grávidos. Além disso, a gravidez implica uma série de dificuldades e desconfortos que atingem diretamente o corpo e a vida da pessoa, por 9 meses. A eutanásia não é um evento tão íntimo, digamos assim. Nem é um processo, é um episódio.
Posso estar falando muita besteira (não seria a primeira nem a segunda vez), mas acho que, pelo fato de a vida social do homem ser mais valorizada que a da mulher, se os homens ficassem grávidos, embrião não seria criança e o aborto seria legal. Não só isso, como seria respeitado como escolha pessoal e questão de conveniência.
Na sociedade machista, mulher tem papel doméstico. Serve, prioritariamente, pra ter filho mesmo. E ai daquela que assumir que faz sexo por puro prazer, ai daquela que não quiser casar e ser mãe. Homem? Tem papel social, tem que trabalhar, ganhar dinheiro, ser independente, ser prático. Se não quiser filho, não precisa ter. Então, sim, eu acho que, se homem ficasse grávido, aborto não seria tabu, da mesma forma que camisinha não é (pras pessoas sensatas, claro).

Serge Renine disse...

Angelica:

Parabéns!

Aquele cara:

O seus pain fizeram tudo certo. Eles não tem culpa que você é um fraco. Se vira rapaz!

Alex Castro disse...

Opa. Me citaram aqui, então deixa eu corrigir. Eu APÓIO o direito ao aborto sim. :) Abraços, Alex

Daniela Rodrigues disse...

Serge Renine,

Apesar de não concordar com você (embora você tenha dito que não é contra a descriminalização do aborto não deixa de adotar uma postura intolerante e autoritária em relação ao tema), eu entendo quando você fala em assumir responsabilidades. Também fico revoltada com algumas pessoas que jogam com a vida dos outros, que não se importam com as consequências dos seus atos.

Porém, isso fica no âmbito pessoal. Quando falamos em aborto estamos falando de política de saúde pública. Temos que contar que toda sociedade possui um determinado grau de desajustamento - o caos vive dentro da ordem, e vice-versa, mesmo nos países ricos. Por isso, não podemos a cada caso dizer: você fez, assuma. O Estado não pode assumir essa postura, pois cabe à ele oferecer assistência a todas as pessoas, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. É preciso ter políticas públicas que ajam no âmbito da prevenção, da assistência e da repressão.

Por isso, ao pensarmos em descriminalização do aborto no Brasil não podemos deixar de lado a melhoria do sistema educacional, a redução das desigualdades sociais, a educação sexual e o planejamento familiar. Não acredito que as pessoas favoráveis à descriminalização defendam que o aborto venha a se tornar prática generalizada, que sirva para eximir as pessoas de responsabilidade, e sim o contrário. Mesmo porque um aborto é sempre uma experiência traumática para uma mulher, por mais que ela esteja decidida a fazê-lo. Não é nada agradável, pode ter certeza (não, nunca fiz e não faria, mas não preciso abortar pra saber disso), e a idéia é justamente conscientizar e reduzir os danos.

Tenho uma irmã de 34 anos que teve 4 filhos. Nenhum está com ela. Foram retirados pelo Conselho Tutelar da minha cidade porque ela não cuidava bem deles, chegou a passar uma noite toda numa festa de peão em outra cidade e deixar as crianças - um casal de gêmeos de 1 ano e meio, um menino de 3 e uma menina de 5 - sozinhas em casa com outra garotinha de 9 anos. Foi o maior drama para a nossa família, todos fizemos tudo o que pudemos para evitar esse desfecho, mas como não tínhamos a guarda legal das crianças não podíamos fazer mais do que orientar e ajudar.

E a minha irmã continua a mesma até hoje. Não cresceu, se acha ainda uma adolescente e vive com meus pais. Gasta o salário com lingeries caras e botas para frequentar as tais festas de peão e há 4 meses não paga a pensão alimentícia dos filhos, que foram entregues aos pais - pessoas também não tão equilibradas assim. Meus sobrinhos viram e ouviram coisas inimagináveis para uma criança, vão mal na escola, têm problemas de crescimento e desenvolvimento da fala. E minha mãe chora todos os dias porque as crianças estão longe da gente.

Tudo isso aconteceu nima família muito normal. Minha outra irmã e eu sempre fomos responsáveis, bem estruturadas emocionalmente, mas essa outra vai ser sempre assim. Ela nunca quis ser mãe, nunca teve o perfil de alguém que poderia cuidar de outro ser humano - ao contrário, sempre mobilizou toda a família em torno dela, para corrigir suas besteiras, uma eterna adolescente. E quando perguntei a ela porque teve 4 filhos ela disse: "achei que era uma coisa normal pra toda mulher. Fiz 24 anos e ví que todas as minhas amigas já eram mães, menos eu". Quando os bebês eram recém-nascidos ela voltou a trabalhar, mesmo contra a vontade dos meus pais, que queriam bancar a ela a as 4 crianças em casa para que superassem os traumas que tinham vivido. Ela respondeu, na época: "prefiro trabalhar o dia inteiro numa fábrica de sapatos, passando cola e costurando, que aguentar esses meninos me enchendo o saco o tempo todo".

Então, é preciso colocar a discussão em pauta. Até quando vamos jogar pra debaixo do tapete? Quantas mulheres como a minha irmã você conhece?

Daniela Rodrigues disse...

É preciso que a sociedade passe a discutir de maneira aberta não apenas a questão do aborto, mas a maternidade enquanto fatalidade na vida da mulher (e estamos falando de todas as mulheres, não apenas aquelas com acesso à boa educação e moradora de grandes centros urbanos). Quando é que vamos encarar de frente a questão do instinto maternal, da função reprodutiva da mulher? São coisas muito complexas e não podemos simplesmente dizer: fez, agora aguenta.

Hoje, apesar de tudo, não conseguimos imaginar a vida, o mundo, sem aquelas quatro carinhas lindas que, apesar de tudo, enchem os nossos corações de alegria, que nos derretem com aqueles sorrizinhos meigos, que durante tanto tempo uniram a nossa família na tentativa de evitar o pior - e eu tenho certeza de que a mesma coisa vai se passar com o seu netinho, que tudo vai valer a pena quando vocês olharem para a carinha dele. Mas, quantas crianças sem a mesma estrutura familiar que a sua ainda terão que sofrer, quantas mulheres terão que silenciar a depressão pós-maternidade pelo medo e pela vergonha que temos de questionar o tal instinto maternal-natural-inerente-a-todas-as-fêmeas? Quantas vidas ainda serão controladas pela hipocrisia desta sociedade?

Leonísia disse...

Após ler seu post, acho que a discussão que devemos fazer é que raio que as crianças estão fazendo nas escolas, né? Nunca vi tantos erros de Português juntos numa mesma sentença.

Anônimo disse...

No mundo IDEAL, onde pílulas não falhassem e camisinhas não furassem; onde TODOS e TODAS tivessem acesso a informação de qualidade desde muito cedo, aulas de educação sexual; num mundo onde o machismo não tivesse espaço e meninas pudessem expressar sua sexualidade do mesmo modo que seus irmãos podem... num mundo onde todos vivessem com dignidade financeira, não sendo todos ricos, mas todos com condições de viver uma vida digna.. num mundo onde todos tivessem acesso a planejamento familiar; onde não tivesse estupro... onde pais assumissem seus filhos e apoiassem a mãe..

Nesse mundo, eu seria contra o aborto. Não haveria motivo plausível para legalizar o aborto.


Mas não vivemos nesse mundo. No nosso mundo real, crianças de 13 e 14 anos já fazem sexo entre si por que todo mundo faz. Transam sem preservativo, sem pílula. Não tem aulas de educação sexual e meninas são incentivadas a se manter 'puras'. No nosso mundo real, a maioria não sabe como funciona o ciclo menstrual da mulher. No nosso mundo tem estupro. No nosso mundo, camisinhas furam. Pais fogem. Pílulas falham. No nosso mundo, planejamento familiar é pecado. No nosso mundo, criar um filho com dignidade é exceção. No nosso mundo, fazer sexo é feio, promiscuo.

Nesse mundo, que é o nosso, eu tenho que ser a favor da legalização do aborto. Um filho é fardo grande demais pra carregar por uma garota de 14 anos, sozinha, que apanha do pai bêbado se souber que ela não mais virgem.

O aborto é uma realidade. Ele acontece, mesmo sendo proibido. Ele é feito por gente sem qualificação, colocando a vida da mãe em risco. Isso já deve ter sido falado aqui.

O fato de eu ser a favor do aborto, não significa que eu abortaria. Eu sei que de hoje em diante, a não ser que eu sofra um estupro, eu não abortaria.

E caso a legalização fosse autorizada, PENSO que só seria possível interrpomper a gestação até no máximo o 3 mês (o critério é a constatação de existencia de atividade cerebral. quando ela começa eu não sei, isso é com cientista. uso tal critério porque é o critério usado para dizer se morremos).

André disse...

Elisa Maia,
A eutanásia tem algumas diferenças em relação ao aborto, claro, mas a essência é a mesma. Envolve a interrupção da vida (o embrião está vivo, embora não consciente), envolve qualidade de vida, envolve questões religiosas, preconceitos, etc. Doenças terminais também implicam uma série de dificuldades e desconfortos que atingem diretamente o corpo e a vida da pessoa, normalmente em escala crescente e por tempo indeterminado. Não vejo como possa haver um evento mais íntimo que a eutanásia. O aborto assim como a eutanásia é um episódio (ou processo curto), o não-abortamento e a não-eutanásia são processos igualmente longos e complicados.
É muito difícil colocar algum grau de certeza em cima de uma hipótese como o aborto no caso da gravidez masculina. Mas penso que um fato concreto como "vida social do homem ser mais valorizada que a da mulher" é um indício mais fraco que "a proibição da eutanásia para homens".

Gabriela Galvão disse...

Há um postulado belíssimo da biologia:

"A vida ñ se inicia, ela é transmitida." qe pra mim esclarece muita coisa e meio qe encerra a qestão.

Lola, vc viu a escabrosidade do PL 478/07?

Estou chocada. Ñ bastasse ele, ainda há proposta de proibição da distribuição gratuita de camisinha e outras presepadas.

Linqe: http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/noticias/2000-em-sp-mulheres-se-manifestam-no-dia-pela-legalizacao-do-aborto

Fico encantada com a sua paciência, serenidade e persistência.

Mil beijos.

Anônimo disse...

Eu fico chocada com esse povo pró-vida. É gente que é contra aborto, mas é a favor da pena de morte, do linchamento, do estupro, do crime racista, e bla bla bla. É o povo da marcha da família que não aceita filho gay, filha emancipada, que doa roupa velha no fim do ano e acha que tá ajudando o próximo.

Eu confesso que durante muito tempo não soube me posicionar em relação ao aborto. Mas aí um dia eu pensei: gente, eu não concordo com aborto. Mas aborto é uma questão de saúde pública. Então tem que ser legalizado pra que mulheres parem de morrer por conta de procedimentos mal feitos ou que não lotem os hospitais com casos graves de infecção. Até porque se legalizar, haverá mais debate e as pessoas pensarão mais antes de fazer um aborto com a aquela vizinha que tem uma varinha de bambu (gente, isso acontece mesmo, porque conheci uma mulher que abortou nessas condições).

Abortar ou não é uma escolha pessoal, que claro, tem suas consequências. Mas o estado tem o dever de legalizar e oferecer respaldo à mulher. Quer abortar? Então vai num hospital, conversa com com um psicólogo (que nem se faz no exame de HIV, pelo menos em teoria) e chegue à sua conclusão. Pronto. Olha, sem risco de vida, sem fazer coisa escondido, sem tomar remédios contrabandeados.

Ao contrário do que os "pró-vida" pensam, a legalização do aborto não vai fazer com que mulheres abortem mais, pelo contrário. Quanto mais conscientização, mais controlado a coisa fica.

E outra. Mulher rica e bonita faz aborto. Até mulher super mega religiosa faz aborto. Aborto é um troço que não tem como fazer estatística, justamente porque é escondido, vira tabu entre as mulheres. Eu conheço uma senhora de 60 anos que fez quando era jovem, conheço uma menina de 13 e uma mulher de 35. Ah, e todas são da igreja. Hipocrisia é uma coisa...

Mariposa de Guadalupe disse...

Hahahahhahaha ri alto com a mina que falou do "anexo"

Serge Renine disse...

Daniela Rodrigues:

Eu reconheço que fico meio facista neste assunto de aborto.

O caso da sua irmã é sintomático. Eu imagino que não deva ser fácil ver seus sobrinhos sofrendo, mas eu te pergunto: isso quer dizer que sua irmã deveria ter abortado? Me desculpe, mas acho que a culpa não é das crianças e sim da falta de juizo da sua irmã, então não poderíamoos punir as vítimas abortando-as, deveríamos sim punir mãe irresponsável. Eu sei que coisa de familia não é fácil e falar de fora não é correto. Espero que tudo corra melhor para vocês.

De qualquer forma você tem toda a razão sobre minha atiutde radical neste assunto.

Vinícius Alonso disse...

É como eu disse, não se trata de religião. Vc fala sobre casos de mulheres religiosas e diz que elas clamam por Jesus. Vc acompanhou algum desses casos de perto, viu o estupro, ouviu as palavras que saíram da boca delas? Se sim, por favor me conte todos os detalhes e podemos analisar, se não, pense sobre isso: Enquanto Jesus morria na cruz, os apóstolos fugiam, e olhavam de LONGE com tristeza, contrariados se perguntando como podia o filho de Deus morrer tão covardemente. Porém o próprio soldado que participou da crucificação, olhava de PERTO, viu tudo o que realmente aconteceu, sentiu a terra tremer, o céu escurecer, e o véu do templo se rasgar, ele olhou de perto e disse "Verdadeiramente esse é o filho de Deus". Por que os apóstolos que ficaram 3 anos com Jesus estavam tristes, e o soldado que ajudou a matá-lo se maravilhou? Por que devemos analisar cada caso de perto para entender, se não, não temos como saber exatamente o que se passa.

Sobre os abortos espontâneos? Eu creio que essas crianças estão no paraíso para viver eternamente em paz com Deus. SIM, creio piamente, e se uma mãe tbm crê, vai sonhar com o dia em que encontrará seu filho na glória, e ficará feliz por ele não ter precisado viver esta vida dura.

Sobre o estado ser laico, ok, porém não discuto aqui uma decisão judicial, e sim princípios e opiniões humanas. Fabíola, achou lindo? É lindo sim, e é para quem quiser, e É REAL. Não é argumento pro governo? Ok, e para você? A questão é se vc abortaria, ou se a lola abortaria, não se o estado permite ou não.

Kron: "E tem mais: se fosse pra seguir o que está na bíblia a escravidão seria permitida, quem trabalha aos sábados seria apedrejado, a mulher estuprada seria obrigada a casar-se com o estuprador, etc."

A questão da escravidão é explicada por Jesus em Efésios 6:5-9 "Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas."

Seria apedrejado sim, porém em João 8:3-11 diz: "E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."

De forma alguma seria obrigada a casar-se com o estrupador. Segundo a bíblia, eles se tornam uma só carne, porém não quer dizer que foi um casamento, onde Deus foi testemunha, onde ambos consentiam. Abraão recebeu a promessa de ter um filho mesmo depois de velho, e por engano de sua mulher, foi fazer o filho com a serva Hagar. Deus o matou, o condenou? Não, Deus sabe que erramos, e mesmo assim, manteve a promessa e 14 anos depois a sua esposa deu o filho prometido, e até o fim da bíblia Abraão é chamado como o pai da promessa.

Vinícius Alonso disse...

Lola, não é questão de aceitar ou não que permitam o aborto, nem impedir quem quer fazer, até por que novamente na bíblia diz que "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém", logo, quem sou eu pra te dizer o que se pode fazer ou não? Meu esforço aqui não é pra impedir a lei, ou alguém de abortar, mas sim mostrar um outro ponto de vista, de reflexão a quem é a favor do aborto.

Você diz que não clama a Deus, ok, mas eu creio que Ele nunca falha, ainda que vc tente me explicar que ele falha. Respeito sua posição, mas sei também que se você estiver em perigo, ou em alguma situação apertada, não sei, e clamar a Jesus, você será socorrida sim. Como um conselho, ou dica, não sei, lembre-se dEle nesse dia. Não espero que vc corra perigo algum dia, mas te digo que Jesus sempre está pronto a ajudar a quem o busca. Sim, amo muito a Deus, mas meu amor não se restringe somente a Deus, amo a sua vida lola, pois creio que é minha irmã em Cristo, assim como todos aqui, sinceramente, tão pouco acho que vi seu artigo por coincidência. Ainda que não goste ou não concorde, peço que guarde com carinho minhas palavras em seu coração, lembre-se delas. Sei que Deus tem coisas maravilhosas pra você guardadas.

Voltando a questão da lei, cada um faz o que a sua consciência mandar, sem dúvida. Mas, fora do mérito do certo e errado sobre abortar ou não, qual a sua opinião sobre as mães irresponsáveis que como alguns te falaram pelo twitter, que na hora de fazer estava td muito bom, mas na hora de assumir a responsabilidade querem fugir? Não acha que elas serão autorizadas a abortar a própria irresponsabilidade?

Novamente, não quero discutir nada, bater boca, falo pra que você pense: Uma menina que conheci, namorava um amigo meu de escola, e eles viviam "brincando" sem camisinha, e pílula do dia seguinte virou festa, virou tic tac. Ela engravidou tomando esse remedio, e não sei o que aconteceu com a criança, sei que nasceu, não sei se com sequelas. Você não acha que liberar o aborto podia virar festa, tipo "ah se eu engravidar eu aborto, pega nada" ?

Lola, você é uma pessoa muito inteligente, dá pra notar facilmente. É bom poder conversar e debater com pessoas assim! Me alegro muito de ter essa oportunidade de conversar sobre esse assunto com você.

Deixo aqui meu pedido a Jesus sobre todos envolvidos e citados neste blog. Que o Senhor abençoe e guarde a todos, que supra a todos em suas necessidades, desejos e sonhos, que o Senhor Jesus afaste de todos aqui todo o mal e desaventurança, e que todos possam achar graça diante de Deus, que não sejamos soberbos por conta de riquezas, títulos ou posição social, mas que sejamos sempre humildes e bons de coração amando o próximo incondicionalmente como ensinou o Senhor Jesus. Sei que não é fácil viver o dia-a-dia, principalmente pra quem procura o caminho do bem, mas creio que depois da batalha vem a bonança para os que crêem. Declaro vitória e a glória de Deus manifestada através destas vidas, e clamo que a misericórdia do Senhor seja sobre todos, em nome de Jesus.

Amo a todos, mesmo sem conhecer. Quem vir bondade e sinceridade nestas palavras, diga em voz alta "amém", ou pode ser em sussurro, garanto que não fará mal a ninguém.

Abraços a todos!

Kron disse...

@Vinícius Alonso Você ainda não acordou? Estamos numa discussão que diz respeito ao ESTADO. Estamos discutindo a legalização do aborto, não o ato em si. Sua pregação só tem efeito em quem é religioso bitolado mente-fechada como você, a bíblia é apenas mais um livro, cheio de tortura, assassinato, aborto, estupro, entre outras atrocidades. Tem coisas boas? Tem! Assim como qualquer outro livro de ficção, mas ninguém vai vir aqui usar frases do Harry Potter para defender sua posição.

Vinícius Alonso disse...

Kron você me chama de mente-fechada, bitolado, mas olha como você me ataca e me critica. Em que momento eu critiquei você como pessoa? Eu expus minha visão, ou a visão da bíblia quanto aos seus argumentos e ponto.
A bíblia tem atrocidades semeadas pelo homem, e colhidas por ele mesmo. Vocês estão numa discussão sobre o estado, eu vim aqui pra deixar uma mensagem pra lola.

Kron disse...

@Vinícius Alonso Tenho certeza que você é uma pessoa decente. Quando falo em mente-fechada e bitolado me refiro a este assunto especificamente, de forma alguma estou tentanto definí-lo como pessoa em sua totalidade, apenas expondo minha visão (e de muitos) sobre a bíblia para que você entenda por que seus argumentos não têm peso.

Passar bem

Vinícius Alonso disse...

Amém meu querido. :)

Elisa Maia disse...

André,
Você acha que tanto o aborto quanto a eutanásia envolvem a interrupção da vida. Eu não. Aborto é justamente um procedimento que evita a geração de uma vida. Na eutanásia sim, você interrompe uma vida humana independente.
Concordo com você que é difícil ter certeza sobre o que aconteceria se homens ficassem grávidos. Só acontecendo pra saber. Mas eu consigo imaginar claramente um jovem empresário abortando pra não ter sua carreira comprometida, e ninguém falando nada. Já a mulher, como vemos hoje, é mal vista até se quiser abortar o filho do estuprador.

Elisa Maia disse...

E lá vai uma tirinha interessante de Jesus & Mo:

http://www.jesusandmo.net/2011/09/07/women2/

Tradução:

Mo (Maomé): Não entendo a posição cristã "Pró-Vida". Êxodo 21:22 diz claramente que, se um homem causar um aborto numa mulher, ele deve ser multado -- e não executado, que é a pena para assassinato.

Jesus: É, mas ele ainda está tirando uma vida.

Mo: Não se você considerar a definição bíblica de vida, que é a respiração. Deus deu o "sopro da vida" a Adão em Gênesis 2:7. Embriões não respiram. Então, a vida deve começar no nascimento. Afinal, os cristão são "renascidos", e não "reconcebidos".

Jesus: Tá, eu admito, essa coisa anti-aborto não tem nada a ver com a Bíblia. É tudo uma questão de manter as mulheres sob controle.

Mo: Já isso eu posso entender.

Elisangela Moura disse...

Eita Lola vc realmente tem mta paciência, eu naum consigo mais dialogar com esse tipo de gente, sei que estou errada, mas me sinto cada vez mais desestimulada com a forma de pensar e agir da maioria, acho que acabei deixando de mão.

Admiro vc muitíssimo por ainda tentar e acreditar...

Hamanndah disse...

Na boa, Lola, ABORTO é CRIME, SIM.

O Pior é que as mulheres que são a favro do ABORTO estão prestando um favor aos MACULINISTAS NOJENTOS que chamam, a todas nós, de ABORTISTAS, o que não é verdade, pois sou FEMINISTA, não FEMINAZISTA e sou CONTRA O ABORTO.

Tambem sou contra o ABORTO qundo um dos MASCULINISTAS, que dizem sempre o contrário do que fazem, obrigam a namorada a fazer, ou ainda, espancam a namorada para que ela aborte.

Contra o ABORTO sempre, não só quando se é conveniente, entenderam, rapazes?

Francisca disse...

Na boa, Lola. O aborto é o pior método contraceptivo para a saúde da mulher. Porque ele se tornou nossa principal bandeira? Porque estamos lutando mais pelo aborto do que para informar sobre os métodos contraceptivos e torná-los mais acessíveis?

Todo esse debate é cheio de questões não respondidas. Porque há tantas mulheres recorrendo ao aborto para não ter filhos? Falta informação ou será que os métodos contraceptivos são extremamente falhos? Estamos erroneamente divulgando que as mulheres são livres para viver a própria sexualidade sem risco de engravidar e ter que fazer um aborto?

Nesse caso, deveríamos estar lutando para que isso fosse amplamente divulgado. Lembro até que já ouvi um famoso pastor evangélico defendendo isso. Deveríamos fazer como ele e dizer a elas: "cuidado, menina, eles dizem que você está segura e pode sair por aí transando com qualquer um, mas há grandes chances de um dia você ser pega. E aí vai ter que fazer um aborto ou criar o filho sozinha." Porque, se esses métodos não são eficazes, todas as mulheres precisam saber que foram enganadas . Acho que muitas vão rever a própria vida se souberem que a cada transa estão correndo tanto risco de ter que fazer um aborto para não criar um rebento.

Mademoiselle Migraine disse...

O que acho mais interessante dessa discussão sem fim é que a criança tem que nascer... Mas alguém sabe como manter essa criança? Tipo, não pode abortar, mas pode deixar morrer de fome, largar numa caçamba de lixo, deixar na beira da rodovia...

Francisca disse...

O.o,

A questão não é que a criança tem que nascer. Nenhuma mulher aborta por prazer. Até porque esse não é um processo "delicado" para a saúde dela.

A questão é porque essas mulheres não estão conseguindo evitar a gravidez e precisam recorrer ao aborto como método contraceptivo. Falta de informação? Falha dos métodos contraceptivos?

Porque quaisquer que sejam as causas, nós precisamos fazer alguma coisa a respeito. Queremos que seja cada vez menor o número de mulheres que precisa escolher o aborto.

Anônimo disse...

A Lola ganha pouco, mas se diverte. Gostei mais da "surra de urtiga", do "matar uma casa" e do "direito do ovo".

Liana hc disse...

Essa coisa de dizer que quem é contra o aborto deve então adotar as crianças rejeitadas faz tanto sentido quanto dizer que se alguém é contra a escravidão então que dê trabalho para todos quando libertos ou que se você é contra sacrificar cachorros de rua você deve colocar todos dentro da sua casa, e por aí vai. Argumentações ruins tem de ambos os lados.

Francisca disse...

Liana,

aplausos para você.

Gabriela Galvão disse...

Eu ñ tinha lido os seus comentários. É, ainda tem essa: diz qe milagre mesmo é qe o mundo esteja tão populoso, porqe o contingnete de eventos qe demandam para qe a vida aconteça é imenso e ao mesmo tempo, o número de eventos qe a impedem são no mínimo igualmente enormes.

E esses números (30-40%) são só das qe perceberam estiveram grávidas. Há qem engravide e aborte espontaneamente sem nem se dar conta!

"Perdoe, Senhor..."

Outro beijo.

Aoi Ito disse...

Francisca, muito interessante seu comentário. Eu concordo com você, agora que parei e pensei. A questão do aborto é vista como uma das maiores bandeiras porque é o "direito reprodutivo" da mulher, quando, supostamente, anticoncepcionais deveriam dar um jeito nisso. O que eu penso, eu já disse, mas sempre vale a pena falar de novo para organizar o pensamento.

1- Sexo não precisa ser só vaginal. Longe de querer tirar a liberdade das mulheres de fazerem sexo vaginal, ele é o que é "feito" pra engravidar. Então, acho que, se uma mulher não quer engravidar, além dos anticoncepcionais, deve-se haver um esforço em evitar o motivo da concepção.

2- Anticoncepcional ainda é caro. Camisinha, dizem que dão em posto de saúde, mas nunca peguei lá, só comprei por um preço exorbitante as melhores camisinhas para mim e pro meu namorado. Pílula também é cara, além de ser hormônio. Eu me preocupo MUITO com essa questão, porque se eu não me engano há causos e causos dessa onda de hormônios constantes no corpo da mulher levando a câncer, além das usuais modificações. Eu comecei a ter alterações de humor terríveis, além dos seios inchados. Pensei mil vezes em parar, mas eu fico mais preocupada com uma possível gravidez que com alteração de humor ou seio inchado.

3- Educação sexual falta. Como eu disse, tem aquelas idéias que na primeira vez não engravida, que é só tirar pra não engravidar (Funciona, mas tem um macete para não deixar nenhum espermatozóide malandro passar. Sim, eu pesquisei. Não me julguem). Que, se não deixar o cara fazer sem camisinha, a mulher não o ama de verdade. Que isso, que aquilo. Isso falta para mulheres tanto de classe pobre quanto classe média que são criadas em ambientes religiosos.

4- Para as mulheres que, mesmo assim, sabendo do que pode acontecer, vão e não tomam nenhuma medida para evitar, paciência. Temos que entender o porque.

5- Uma radfem muito legal uma vez disse que uma mulher é fértil de sua adolescência até mais ou menos 50 anos, uma vez por mês. Um homem é fértil a vida toda. Então vale muito mais a pena criar anticoncepcionais masculinos! Nem que faça-os tirarem amostra de esperma para guardar para o futuro e distribuir vasectomias. :D OK, talvez isso seja demais, mas por que não fazem anticoncepcionais para homens, que atrapalhe ou mate os espermatozóides?

"Estamos erroneamente divulgando que as mulheres são livres para viver a própria sexualidade sem risco de engravidar e ter que fazer um aborto?"

Muito interessante essa parte. Alimento para o pensamento, com certeza.

"Acho que muitas vão rever a própria vida se souberem que a cada transa estão correndo tanto risco de ter que fazer um aborto para não criar um rebento."

Bem, nada é impossível. A cada transa há uma chance de um espermatozóide malandro se juntar com o óvulo. Nem que seja 0,0001%, há uma chance. Nem que, de acordo com alguns anticoncepcionais, "A cada 100 mulheres que usam, 1 ficou grávida", essa uma pode ser VOCÊ. Li aqui em algum post sobre uma moça que ficou super paranóica e até começou a usar pílula E camisinha... O que eu faço tão constantemente. A idéia não seria que, quanto mais prevenção, melhor?

Hmhmhm... :)

Anônimo disse...

LOLA,
Vc conhece o signficado da expressão ' formação reativa?'
( é muito usada em psicologia).
Essa expressão explica o que essa cambada de hipócritas ' bons de coração' fez quando te escreveu essas mensagens grosseiras.Se vc já conhece o significado disso, pode pular essa parte, caso não conheça, leia sobre o assunto( formação reativa)
Nada + a declarar. bjs.

Francisca disse...

Aoi I to,

Comecei a pensar a questão sobre um novo ângulo depois de ler sobre a quantidade de abortos no Brasil. Acho que, de certa forma, em meio a esse debate sobre a legalização, nós perdemos o foco de que o aborto em si é um problema. Um problema como método. O aborto é o método mais agressivo de contraceptivo do ponto de vista da saúde da mulher. Deveria ser uma opção drástica a que uma mulher precisaria recorrer muito raramente. Mas os números transparecem que para muitas ele já se tornou um método corriqueiro.

O Brasil tem aproximadamente 60 milhões de mulheres em idade fértil, segundo dados oficiais. Vamos supor que todas essas mulheres são sexualmente ativas e se relacionam com homens.

Médicos e laboratórios afirmam categoricamente que o risco de engravidar fazendo um uso correto do método contraceptivo é menor que 1%. Mas segundo estimativas do Ministério da Saúde ocorrem 1,4 milhões de abortos por ano no país. Embora o próprio ministério advirta que os números podem ser maiores.

Assim, nós temos dois cenários possíveis.

1 Os laboratórios e os médicos estão certos. Mas todos os anos, quase 3% das mulheres férteis engravidam sem querer e recorrem a um aborto. Podemos supor então que muitas dessas mulheres não estão fazendo um uso correto desses métodos ou não os usam. Por desinformação, falta de dinheiro ou qualquer outro motivo.
2 A probabilidade de engravidar usando contraceptivos é bem maior do que eles divulgam. Nesse caso, médicos e laboratórios precisam reavaliar a questão e avisar a milhões de mulheres que elas estão correndo um risco maior de engravidar.

É claro que a porcentagem de mulheres que engravidam sem querer é muito maior do que o número de abortos, porque muitas mulheres em idade fértil não estão fazendo sexo e muitas outras não transam com homens. Então, se fizéssemos uma pesquisa nacional relacionando o número de mulheres férteis que estão transando com homens com o número das que engravidam sem querer, a probabilidade de engravidar usando anticoncepcionais seria bem, bem maior que o anunciado. Isso é claro, supondo uma realidade em que todas essas mulheres realmente estavam usando algum método e o faziam corretamente.

Pessoalmente, não acredito que os métodos anticoncepcionais sejam mais falhos do que se divulga. Não imagino que eles falhem para os quase 3% de mulheres em idade fértil que fazem aborto por ano no país. Mantendo-se esses números, em 10 anos, quase 30% das brasileiras férteis terão feito um aborto ou algumas terão feito mais de um. Não entendo porque não estamos amplamente discutindo que motivos o tornam a escolha de tantas mulheres.

Infelizmente, a legalização não vai diminuir o número de abortos e ninguém nunca defendeu que fosse. Como sempre, vamos nos convencer que o único problema é que eles sejam feitos de um modo inseguro.

Ligia Moreiras Sena disse...

Lola,
O povo fala que é uma beleza.
O difícil é manter o nível do debate, né não?
Vai aí uma charge do Frank Maia, teu colega do A Notícia, e meu marido, pra ilustrar!

Abraço e seguimos!

http://www.xarjincasa.com.br/2010/10/debate-de-nivel.html

Ligia
www.cientistaqueviroumae.com.br

Unknown disse...

eles devem morrer de medo de serem obrigados a ter filhos e dar de mamar em casa
>>só mulher para achar isso mesmo, um papel dado pela natureza e com a rara cooperação do macho ou vc vê outros machos provedores no reino animal?

O que vai interferir na minha vida, se outras mulheres optarem pelo aborto?
>>É dá poder de mais a mulher decidir sobre um ser que é dos dois, mas as mulheres querem que seja dos dois só na hora de dividir responsas...Já não é legalizado em caso de estupro e risco de vida da mãe? Pra que mais? se com estas brechas, muitas já abortam por futilidades imagine legalizado
E vcs são a favor da discriminação das drogas tbm? E vcs acham que legalizando o aborto a coisa para por aí? Vão querer legalizar as drogas, o estupro a pedofilia... vai vendo

E as pessoas comparando ovo com feto é dose hein? Ovo é um ovulo a maioria dos que comemos não são se quer inseminados então nada a ver comparar aborto com omelete

Leila
As pessoas esquecem que quem quer fazer faz. Sendo ou não legalizado. Ser a favor da legalização, como eu sou, não quer dizer ser a favor do aborto. É muito difícil entender isso?
>>As drogas e o crime não é a mesma coisa? e por isso vale discriminar? Esse parece ser o argumento mais comum dos pro aborto"abortos são feitos a toda hora por uma diversidade enorme de mulheres, inclusive aquelas que normalmente não imaginamos capazes disse, que publicamente se colocam contra.
O aborto é uma realidade praticada por muitas pessoas, então, por questão de saúde pública o governo deveria legalizar e regulamentar a prática, e só dessa forma muitas vidas realmente seriam salvas."Drogas e crimes dos mais variados tbm e aí? vamos discriminar pq o povo já faz mesmo sendo proibido?¬¬

Tem muitas meninas inocentes que engravidam sem saber o que estavam fazendo, e aí, como ser contra?
>>Tem a vida para ensinar vai ser a favor para que? para uma vida pagar pelo "erro" de outra?
E por favor gente que porra é isso de próprio corpo? O feto não é parte do corpo da mulher ele apenas está lá

Cris
HOmens, se vocês engravidassem, há alguma dúvida de que o aborto seria legalizado?
É claro que seria!
>>Que pressuposição barata hein? como a Deusa aí pode prever isso?


Somnia
Não, não é pq não pensa igual a eles, eles apenas querem devolver o feitiço, isso seria ruim? gostar quando o feitiço se volta contra o feiticeiro é ruim?

duda sousa disse...

Olá Lola, não tenho bons argumentos, só venho aqui mostrar meu ponto de vista. Eu acredito que embriões não sejam crianças ainda, lógico, seria burrice dizer que não deve haver aborto porque já são crianças. Mas para mim, embriões já são sim uma vida. Uma vida que está no íniciozinho dela, ali, sem ter tido culpa de ter sido fecundada.
Os fetos tem varias sensações dentro do útero, e isso já foi provado. Até mesmo sonham! Vejo isso de uma forma meio romântica até, mas é impressionante a natureza, algo tão frágil e delicado, que da fecundação se transforma em mihares de células, um emaranhado de ligações, sensações e que, no futuro, vai se tornar um ser verdadeiramente pensante. Mas ele não ser realmente inteligente como feto não lhe tira o principal: que é uma vida.
Eu nunca engravidei, mas se o fizer foi ou porque quis ou por descaso, e nas das duas formas a escolha foi minha - a de ter um filho ou a de não me precaver.

Gabriela disse...

Lola,
eu gosto de vc, de suas opiniões e sou feminista, mas sou completamente contra o aborto desde célula-ovo e isso não me torna uma pessoa burra ou machista. Se vc é a favor tem seus motivos, mas eu tb tenho contra que são válidos.
A partir do momento do encontro do espermatozóide com o óvulo já existe uma nova vida, não tem discussão científica quanto a isso. E exterminar essa nova vida na minha opinião é uma covardia, porque ela não tem direito a defesa.
Vejo muitas mulheres dizerem que tem que ter direito sobre o corpo dela. Ok, tem sim, mas essa nova vida formada não faz parte do corpo dela! Ela só vai guardar e alimentar em seu corpo, mas não é parte do corpo dela, é outro corpo, que não tem direito de escolher e não pediu pra nascer.
Como bióloga e professora eu fico meio revoltada com a educação que esses meus colegas tem passado, porque como pode as pessoas considerarem que um amontoado de células não é vida? e nós somos o que? nós viemos do que? é a mesma questão que tenho com vegetarianos que acham que porque a planta não tem sistema nervoso, não tem vida... Não é porque ela não sente dor que não houve morte.
Uma bactéria é uma única célula, que deu origem a toda a diversidade da vida.
Exterminar essa nova vida é, na minha opinião, assassinato.

Gabriela disse...

Ah, esqueci de dizer que acho que a mulher que não quer a criança deve dar para adoção. Legalizar pra mim seria o mesmo banalizar o assassinato em série.

E pra quem não quer ficar grávida pelas mudanças do corpo tem sérios problemas de auto-estima ligada a outras comorbidades mentais.

Maysa Leão disse...

Lola, vc já viu o posicionamento do Edir Macedo em relação ao aborto?

Subiu no meu conceito :P
hioahoaihoiah...

http://www.youtube.com/watch?v=RZMKBtnPUuA&feature=related

Maysa Leão disse...

Poxa, Gabriela, como ninguém pensou numa coisa tão genial como essa antes?

Claro, porque o que não faltam são lares maravilhosos e bem estruturados que o governo mantém para acolher essas crianças!
E o futuro que lhes aguarda sem pais, sem um lar com pessoas que lhe amem ao redor já posso até imaginar como será!

Alguém deve avisar isso a essas mães que estão morrendo ao fazer abortos clandestinos por aí, assim elas só precisam enfrentar uma série de desconfortos e dores durante o período da gestação, o preconceito dos que a cercam e estarão olhando quando ela voltar de uma maternidade sem o bebê, porque aí sim, já será uma criança.

Quantos anos vc tem, 12? Aquela história bonitinha de crianças felizes em orfanatos era só chiquititas, minha cara.

Kron disse...

@Maysa Leão Concordo com você. A moral da história é a seguinte: melhor abortar enquanto o feto não desenvolveu as estruturas biológicas que o fazem sentir, do que tê-lo para viver uma vida de sofrimento. Antes do final do primeiro trimestre o feto não tem condições de sofrer, não tem desejos. O que é melhor? Acabar logo antes que chegue no ponto irreversível ou deixá-lo nascer para viver uma vida de rejeição e sofrimento? Eu fico com a primeira opção.

André disse...

Kron,
Discordo dessa visão de que o aborto é a melhor opção para a futura criança. Na minha opinião o aborto teria que ser permitido (com limites) para conveniência dos pais, seja por problemas de saúde, financeiros ou até estéticos.

Docinho disse...

Nossa, cada coisa BRILHANTE que mandaram pra você... Dei muita risada aqui, obrigada por nos fazer rir - porque só rindo mesmo, viu? ¬¬'

Liana hc disse...

O aborto só faz algum sentido se para o exclusivo conforto e conveniência da mãe e/ou do pai. Apesar de que ainda assim, eu discordo. Dizer que uma criança deve ser abortada para poupá-la de uma vida de sofrimento, então seria válido também abortar negros para poupá-los de serem alvo do racismo, quem sabe homossexuais não deveriam adotar porque essas crianças podem passar por constrangimentos, também abortar qualquer criança com problemas medianos ou graves de saúde, ou meninas já que vivemos num país machista, mulheres muito pobre também não deveria se reproduzir porque, né, como ousa colocar uma criança no mundo sabendo o que ela vai passar.. e por aí vai.

Se bem que faz tanto sentido quanto uma mãe e um pai na China que aborta uma menina porque a mulher não é a responsável por passar as tradições familiares a diante e ainda dá prejuízo. Isso vai lhes causar intenso sofrimento moral e vergonha, seja para a família, seja para a própria mulher.

Unknown disse...

Capitã Amelica
Aquele feto que ninguém tem certeza de nada sobre ele merece muito mais respeito que eu, que sou uma vadia, uma assassina, uma escrota que quer ter controle sobre a única coisa que me pertence (ou deveria! meu corpitcho!).
>>Vem cá vc discorda que pessoas ruim não valem o que come? Um Hitler é mais valioso que os que ele matou? E direito ao corpo coisa nenhuma vcs tão comparando feto com sangue menstrual é como se "sim, as mulheres fazem os filhos sozinhas" ¬¬

glauciaam
Pena para os homens pq? Foi mulher que o escolheu e se muitas vezes nem com o bebe nascido se sabe quem é o pai como vai se saber de um abortado?

"é contra o aborto, não aborte. É contra o casamento gay, não case com um gay" é contra o estupro, não estupre. É contra matar, não mate; mas deixe quem é a favor disso fazer em paz¬¬


Idéia pq não fazemos assim Não quer ter filhos vamos ser pró esterilização

Anônimo disse...

No aguardo de pretensos pró-vidas argumentarem contra a legalização do aborto de forma coerente que não envolva aproveitar o tema pra criticar a livre determinação do corpo da mulher.

Pq caso os pró-vidinhas preocupadíssimos não saibam/lembrem, aborto não é punido em casos de estupro e risco de vida à mãe e em casos de FIV.
E o aborto EM MASSA de vários embriões em clínicas de fertilidade ocorre, bem debaixo de vossos narizes.
Mas como aí é o desejo de ser mãe e não o desejo sexual, aí matar embrião é sagrado, né?

Hipocrisia pouca é bobagem...

Narayan disse...

Eu fico muito contente que seu blog tenha chegado a tantas pessoas e espero que isso aumente. Embora toda a agressão que você receba de pessoas presas em seus mundinhos mesquinhos e irreflexivos (infelizmente, mtas mulheres no meio), saiba que eu, como muitas outras pessoas, te apoio, te respeito pelo bom uso de sua inteligência, e como mulher, que é corpo, única e simplesmente igual ao seu próprio, que é voz ativa que, mesmo que triste, por vezes, não se cala, que é força, que é conhecimento, que é o potencial humano como qualquer ser humano pode e deveria ter.

Saudações feminstas!

Thata disse...

Lola, obrigada pelo humor de alta qualidade nesta noite (muitas noites e dias...).

Leio, rio, releio, rio, rio... Seus comentários são ótimos kkkkkkkkkkkkkk

Fico feliz ao ler os comentários de tantas pessoas esclarecidas, não vou citar nomes, pois são muitos. Querid@s!


Perceberam que interessante (?):
o ntwsopadeletrinhastroll conversa com Kron de um modo diferente, com um pouco menos de desinteligência, pressupondo que é homem, falando em tom de acusação sobre "elas"; com as mulheres ele se comunica demonstrando ódio generalizado. Esse tem/teve problema com a mãe, (ou é demais ou é de menos).
Além disso, ele não consegue contra-argumentar, em nenhum momento, as respostas da Lola . Alguém avise ao perdido que agressão não é argumento.

Eneida disse...

Gente, eu gostava de ver os textos de Lola, até ver comentários do tipo: Ironia é pra gente inteligente, ou comece a discutir quando for instruído...
Instrução num pais como o nosso é oportunidade, e porque é que ninguém briga por oportunidade de instrução para todos? Só brigam pra matar os fetos?
Não estou dizendo com isso que sou contra o aborto não; tampouco sou a favor. Mas pensem comigo: Se o nivel de instrução, requisitado pelos inteligentes aí, fosse equânime por toda a população, muito provavelmente aconteceria no Brasil o que já acontece na Alemanha, e não seria necessário abortar ninguém, tendo sistema nervoso ou não...

Thata disse...

@Serge Renine
"Fraco" é você, que não suporta encarar a complexidade da vida, precisa se agarrar a maniqueísmos para conseguir viver. O pior é esforçar-se para impor sua visão aos outros. Não, você não será consultado, você não decidirá pelos outros, nem mulheres, nem homens.

@Aquele Cara
Esse sim é forte pra caramba, sabe assumir sua própria vida e ao mesmo tempo compreender os seus pais.

Thata disse...

@Gabriela
"não tem discussão científica quanto a isso"
??????????????????

A natureza da ciência é discutir, pesquisar, construir argumentos, desconstruir argumentos, erigir teorias, testar hipóteses etc.

O que não tem discussão é a religião, se é questão de fé não tem o que discutir.

Você simplesmente reafirmou o discurso dos pró-embrião civilizados, desconsiderou todos os argumentos utilizados nesta longa discussão, particularmente quanto à relação entre início da vida HUMANA e funcionamento cerebral.

Eu, como professora de Sociologia, fico estarrecida com sua posição enquanto professora de Biologia.

Felipe disse...

Lola, eu sou contra o aborto, contudo, a favor do direito da mulher escolher, exceto se o filho for meu. Pareço contraditório? Saiba o que penso primeiro:
- A proibição do aborto apenas determina que as ricas vivam e as pobres morram.
- Submeter a mulher a um psicólogo pró-vida é quase que certeza de que ela desistirá. Você já fez um aborto? Conheço mulheres (2) que já, e as conhecia antes de fazê-los. O olhar muda para um entristecimento estarrecedor. É um ato que marca a mulher, dentro da cabeça dela, para sempre.
- Como eu jamais faria sexo com uma mulher pró-direito, nenhum filho meu jamais seria morto no ventre da mãe, os outros pais que protejam seus filhos.
- Sim, acredito que é uma escolha leviana matar uma criança no ventre, por simples conveniência.
- Sou masculinista, e acho sim, atitude de uma mulher desonrada matar o próprio filho (salvo os casos previstos na lei brasileira, com esses eu concordo, concordo também se o bebê nascerá sem vida, nesse caso, porque prolongar o sofrimento da pobre mulher?).
- Como masculinista, lamento profundamente que a maioria das mulheres modernas se nivele pelos piores de nós homens.

ABAIXO O ÓDIO.

G. Fernanda disse...

Sei que to atrasada mas queria dizer!!! Sou contra o aborto e contra a legalização no Brasil por um motivo, nós -no geral cidadão brasileiro- não recebe uma educação sexual boa o suficiente para que o aborto seja legalizado. Se isso acontecer vai virar método contraceptivo, se hoje os jovens se preocupam muito mais com uma gravidez que com doenças, não acho que vão pensar nos riscos e malefícios de se fazer um aborto...

Assim sendo sou contra, só por isso...

Lorena Americano disse...

Nossa, você falou de nível de argumentação? Engraçado... Pois a mesma que pessoa que criticou o nível de argumentação dos que são contra o aborto, não soube argumentar contra meus comentários, fazendo uma crítica ortográfica, sem nem se debruçar sobre o contexto... É, a gente vê de tudo mesmo, uns tentam ganhar a discussão chamando a pessoa de feia, outra pegando uma parte isolada do texto, que não compromete o entendimento, para tentar ganhar a discussão. É... chamar de feio, insinuar que é burro são ótimos subterfúgios para não aprofundar discussões e refletir sobre as ideias dos outros. Isso não é jogo, não é disputa, mas sim o espaço para troca de ideias... É impressionante a bitolação das pessoas, que para não largar suas ideias (não atribuo aí nenhum juízo de valor as ideias) se recusam a enxergar os outros argumentos, nem os discute, preferindo focar-se em elementos descontextualizados para não abrir nem espaço para a reflexão... E o mais engraçado é que eu mandei uma série de twitts com uma sequencia lógica e argumentos consistentes e você pegou um fragmento descontextualizado para evitar o debate... Olha, não adianta dizer que sei que nexo se escreve assim, e que são erros comuns numa digitação rápida e sem revisão... Não, não quero justificar o erro, porque acredito que o importante é se fazer entender... Se fazer compreender... Mas parece que nessas discussões o bom senso passa longe e cada um se agarra às suas convicções, sem nem querer saber o que o outro pensa. Mandei twitts apenas com argumentos, sem diminuir ninguém e recebo essa resposta. Aí eu digo, que alto nível tem a sua argumentação, hein? Como já disse, conheço a palavra até porque você pode perceber pelos outros twitts que eu tenho noções do português, mas se não tivesse poderia culpar o próprio ensino da língua portuguesa, no exercício do qual muitos professores acabam procedendo como você, fixando-se em exemplos isolados, em fragmentos de textos, sem se aprofundar, sem se debruçar sobre o mesmo, o que compromete o ensino do português.. e nisso perde o texto e o leitor, o texto que diante dessa análise superficial perde os mútiplos significados que podem ser concebidos a partir de uma boa leitura, e o leitor, que não perpassa a casca do texto.. É, Lola, você eu não poderia chamar nem de leitora, mas de simples ledora(se é que me entende). Ah, mais uma coisa: não busquei respaldo na religião e acredito que um país laico não deve estar atrelado a religião para tomadas de decisões. Me baseei na ciência para contestar a questão do aborto e contestei os seus argumentos. O grande problema dessa discussão, não é ser a favor ou contra o aborto... Mas a forma com que cada um se coloca, o que deixa de ser de uma discussão racional, crítica, perspicaz sobre os direitos de cada indivíduo, sobre responsabilidade social, e limita-se a um joguinho de vaidades em que o mais importante deixa de ser a reflexão, e sim ganhar a discussão. São por essas e outras que certas letras nunca deixam de ser atuais "lá vai o Brasil, descendo a ladeira". Às vezes certas pessoas até possuem ideais relevantes, mas por não saberem usar as ferramentas do diálogo, coitadas, engessam esses ideais... Entrando em discussões do tipo vc é feio, vc é burro, vc é chato... E a questão que iria ser discutida... Ah, dessa ninguém mais se lembra... Até porque, acho que isso não importa tanto, né Lola? Começo a achar que você é do tipo que gosta mesmo é de fazer barulho.. Ahh... Os moinhos de vento...

daise disse...

Te felicito por sua coragem! Após a primeira visita já me tornei fã, mas eu bloquearia os comentários, há pessoas que simplesmente não precisam ter "voz"
Abraços

Barbara Santiago disse...

Oi Lola,

Eu adoraria poder dizer que não deviam legalizar o abordo de jeito nenhum. Que todo embrião devia virar criança, nascer, crescer e virar gente... (ou não).
Mas isso só seria possível se meu mundo imaginário cor de rosa fosse de verdade. Se as mulheres só ficassem grávidas quando estão programando uma gravidez. Se não tivéssemos uma fila gigante de adolescentes irresponsáveis e/ou ignorantes que transam de qualquer jeito porque hoje em dia é bonito dar e feio ser virgem.
Se as políticas de saúde pública fossem efetivas, se todo mundo tivesse dinheiro/oportunidade/condições emocionais de criar uma criança com todos os direitos que ela deveria ter.
Porque num mundo onde muitas dessas crianças que continuarão a nascer vão parar na rua pela falta de condições dos pais serem pais, bem... legalizar o aborto é uma realidade aceitável. Triste, mas aceitável
Afinal, quem condena o aborto pura e simplesmente porque é pró-vida embrionária, esquece que a vida pós-embrionária de muitos dos por nascer será uma desgraça.

Lilization disse...

Lola e seus argumentos sem anexo, apêndice ou nota de rodapé. Me acabei de rir agora (pra não chorar)!

Joane Farias Nogueira disse...

Vivian Morgato, o Alex Castro não é aborto. Esse argumento do "fácil falar quando já nasceu" é a coisa mais boba do mundo.
Ou tipo, "vc deveria ser abortada". É, porque seria mais fácil para vc não ser contrariado.

"Já reparou que quem é contra aborto,já nasceu?"
Porra, para eu ser contra ou a favor de algo, eu tenho que ter algo que um feto não tem : um cérebro e consciência da realidade.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 319 de 319   Recentes› Mais recentes»