terça-feira, 3 de abril de 2012

MANIFESTO DA LIBERTAÇÃO DAS GORDAS

Outro dia me deparei com este manifesto escrito em 1973. Nem sabia que naquela época já existiam movimentos de Fat Acceptance (aceitação da gordura; prefiro usar um termo mais abrangente: aceitação do corpo). Pensei que fosse um fenômeno muito mais recente. O interessante de pesquisar este tema é que a gente começa a ver não apenas inúmeras conexões entre o feminismo e o movimento de aceitação do corpo, como também entre fat e queer (que significa homossexual, no caso, lésbica, já que a cobrança pelo corpo perfeito é muito mais frequente para mulheres que homens; portanto, há bem mais mulheres entre ativistas de movimentos de aceitação do corpo do que homens. Mas queer não se resume apenas à homossexualidade. Inclui também ser diferente). Tanto gord@s quanto gente queer são pessoas à margem, o que torna ainda mais errado que tantos gays sejam gordofóbicos. Bom, o manifesto não fala nisso. Tomei a liberdade de traduzi-lo. Escandalizem-se:

1. Acreditamos que as pessoas gordas têm todo o direito ao respeito e ao reconhecimento humanos.
2. Estamos zangadas com o mau tratamento devido a interesses comerciais e sexistas. Esses têm explorado nossos corpos como objetos do ridículo, criando assim um mercado imensamente lucrativo que vive de vender a falsa promessa que esse ridículo pode ser evitado ou aliviado.
3. Vemos nossa luta como aliada de outros grupos oprimidos contra classismo, racismo, sexismo, preconceito etário (ageism), exploração financeira, imperialismo, e outros.
4. Exigimos direitos iguais para pessoas gordas em todos os aspectos da vida, conforme prometido pela Constituição dos EUA. Exigimos igual acesso a bens e serviços na esfera pública, e um fim à discriminação contra nós nas áreas de emprego, educação, instalações públicas, e serviços de saúde.
5. Destacamos como nosso principal inimigo a assim chamada indústria de “redução”. Esta inclui clubes de dieta, spas, médicos de dieta, livros de dieta, comida de dieta, suplementos de comida, procedimentos cirúrgicos, inibidores de apetite, drogas e equipamentos de redução. Exigimos que essa indústria se responsabilize pelas suas promessas falsas, reconheça que seus produtos são perigosos à saúde pública, e publique estudos de longo prazo provando qualquer eficácia estatística dos seus produtos. Fazemos essa exigência sabendo que mais de 99% de todos os programas de perda de peso, quando avaliados num período superior a cinco anos, fracassam totalmente, e também sabendo dos perigos extremos e comprovados de mudanças frequentes no peso [o efeito sanfona].
6. Nós repudiamos a “ciência” mistificada que falsamente afirma que não somos saudáveis. Isso tem criado e mantido discriminação contra nós, em conluio com os interesses financeiros das empresas de seguro, da indústria da moda, das indústrias de redução, das indústrias de comida e medicamentos, e das instituições médicas e psiquiátricas.
7. Recusamos ser subjugadas aos interesses de nossos inimigos. Queremos retomar o poder sobre nossos corpos e nossas vidas. Estamos comprometidas a buscar esses objetivos juntas. Pessoas gordas do mundo, uni-vos! Não temos nada a perder.

314 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 314 de 314
Anônimo disse...

1- eu estou usando minha experiência e observação dos fatos, da mesma forma que você. mas eu citei alguns casos de discriminação, indiquei links, não estou te obrigando a confiar na minha palavra. vc diz q seus amigos e familiares nao foram xingados, eu digo que eu fui, que minha mae foi, que meus parentes foram, que meus amigos foram, que comentaristas deste e de outros blogs ja disseram q foram. nao é muito dificil achar gente que corrobore a minha versao.
ademais, quando eu cito filmes e piadas é apenas para confirmar que este fato tão comum na sociedade, é tão aceito, que se torna um assunto divertido para muitas pessoas. muitas mesmo, do contrario filmes e piadas sobre gordos nao fariam tanto sucesso. nao é o filme em si que concretiza esse pensamento, ele apenas dá uma amostra.

2- se só uma parcela dos gordos fica doente, não é justo tratar todos os gordos como se doentes fossem. concordo com você: nada justifica um tratamento desrespeitoso no médico.

3- Claro que você ignorou "Na maioria dos casos", afinal, se tivesse levado em consideração sua argumentação seria apenas a repetição de algo que já foi considerado.

não ignorei, cometi um erro. esqueci de colar o item "2" da minha resposta, q foi incompleta. vou corrigir:

voce disse: "Você comparar algo que a pessoa tem de nascência com algo que é (na maioria dos casos) uma escolha pessoal é ilógico"

eu respondi: "1) a minha predisposição a ser obesa é de nascença, sim. eu fui um bebê gordinho, uma criança gorda que nem essa menina do fantástico e continuei sendo uma adulta gorda, até na minha fase mais "magra" (85kg). isso não significa que eu vá me tornar uma obesa mórbida, mas que eu serei gorda para o resto da minha vida."

e agora acrescento: 2) mesmo que seja uma escolha pessoal, mesmo que a pessoa se empenhe em engordar e se manter gorda, ou apenas nao se importe com isso: nada justifica agressoes e discriminaçoes. ela nao precisa ser moldada pelo gosto dos outros. ela só deve respeitar os proprios sentimentos em relaçao ao corpo dela.

Anônimo disse...

4- o metabolismo é uma das pre-disposiçoes a ser gordo, nao ha como negar isso. filhos de pais obesos tem predisposiçao a serem obesos. claro que isso nao INVIABILIZA o emagrecimento, mas torna mais dificil. se a pessoa nao esta disposta a fazer um sobre-esforço para atingir uma meta ideal, é uma escolha legítima.

5- "E daê que existem magros que só comem bobagens?"
E daê que existem gordos que só comem bobagens? e se eles querem ter os mesmos hábitos que magros, e daê?

"você mesmo disse, comer tem que ser algo medido, controlado. Logo é plausível a inferência de que alguém que é gordo tem pouco controle."
para muitas pessoas comer é um ato mais livre. para quem tem tendencia a engordar e deseja emagrecer, tem que ser medido e controlado.
não é plausível admitir que todo gordo tem compulsão. mas concordo que é compulsão alimentar deve ser mais frequente entre gordos.

6- eu não fiz de propósito. realmente li "deve" no sentido de dever, já que a frase seguinte era sobre a necessidade de se julgar as pessoas gordas por suas escolhas. mas agora eu entendi o sentido da sua frase.

7- "Alguém que não controla seus hábitos não é imoral?"
bem, eu tenho o hábito de escovar os dentes. não me julgo imoral por isso, não. que tipo de hábitos vc julga imoral? pelas leis e costumes da sociedade, ser gordo não é imoral.

"Se eu pago impostos por um sistema de saúde, pessoas que não se cuidam estão me prejudicando (e nisso inlcuo fumantes, drogados, alcóolatras, etc...)"
grávidas, doentes mentais, atropelados, baleados... todos eles estão me prejudicando. são todos imorais? acho q nao. e nem preciso repetir que nem todo gordo é doente e nem q todo gordo q fica doente vai dar gastos para o sus.

Anônimo disse...

8- "Quer dizer que a falta de atração sexual por gordos, ou negros, está atrelada a preconceito?? Uau, é por isso que na natureza apenas os animais mais gordos conseguem sobreviver e acasalar!
entendo ironia sim, vc julga q animais magros sao sempre os preferidos, que preferir gente magra é "natural". não sei de qual natureza vc está falando e não sou bióloga, mas tenho quase certeza q algumas espécies consideram animais mais gordos são mais fortes ou fertéis.
mas voltando aqui ao assunto: na natureza humana, não somos movidos apenas por instintos. não escolhemos a fêmea q parece ser mais fértil, mas a q se enquadra mais num determinado padrão de beleza. a nossa sociedade modificou demais a própria natureza para dizermos q ela tem uma influencia tao grande nos nossos habitos. nao tem. a moça linda, magra e peituda, pode ser esteril. pode nao querer ter filhos. pode ser ruim de cama. o preconceito esta em categorizar toda uma classe de pessoas como "nao atraentes" sem motivo algum. e generalizar e especular sobre a saude/higiene/carater dessas pessoas, baseados apenas na aparencia.
eu citei os negros pq eles tradicionalmente tb estao incluidos deste padrao. criou-se ate um sub-padrao, de "mulatas do carnaval" e tal, mas nem de longe se compara com a influencia q o padrao branca-magra-jovem causa. isso vem mudando, amem. e agora estamos tentando mudar isso em relaçao aos gordos tambem.

9- "todo tipo de opiniao e critica" é diferente de discurso de odio e preconceito. liberdade de expressao tem q respeitar certos limites (do contrario, injuria, calunia e difamaçao nao seriam crimes, racismo nao seria crime inafiançavel, homofobia nao estaria num projeto de lei pra virar crime)

Anônimo disse...

10- basta reler, eu citei as gravidas desde o primeiro comentario. agora, convenhamos: vc diz q eu n me esforço em te entender, mas vc se apega a miudezas (como se eu estivesse discriminando gravidas, quando na verdade eu acho q o sus tem obrigaçao de dar amparo a elas, da mesma forma q tem q dar amparo a quem dele precisar, seja por quais motivos forem).

"elas estão dando continuidade a espécie, caso isso não ocorresse não teria nem sentido haver uma sociedade"
desculpaê, mas to nem aí pra continuidade da espécie. nao temos nenhuma obrigaçao de dar continuidade à espécie. é uma escolha pessoal. a sociedade tem sentido em si mesma, nao é preciso futuras geraçoes pra dar sentido a ela.

"E caso você não saiba bebidas em moderação podem ser benéficas a saúde, diferentemente do cigarro. e comida em moderação é essencial à saúde, diferentemente das bebidas e cigarros. what's the point here? dizer que beber não causa gastos pro sus? nao é oq as suas amadas estatisticas mostram: o alcool é uma das maiores causas de mortes no mundo. mata mais q aids e tuberculose. a maioria dos crimes ocorre sob a influencia do alcool (bem mais do que de outras drogas). pessoas q bebem e dirigem (e sao muitas) matam muita gente, ou seja, acabam com a vida de OUTRAS pessoas. ser gordo nao mata ninguem, nao adoece ninguem, nao machuca ninguem. ser gordo pode, no maximo, fazer mal ao proprio gordo.

Anônimo disse...

11- vc diz q empregadores tem q ter a liberdade de nao contratar gordos (q nao terao como se sustentar e irao para rua pedir esmolas, se todos pensarem como vc) mas concorda que discriminar soropositivos é desumano. te pergunto: como se pega aids? basicamente de duas formas (as mais comuns): usando drogas e fazendo sexo sem proteçao. como se fica gordo? comendo mal desde a mais tenra idade. embora eu ache cruel, vc gosta de lidar com a ideia de "culpa", entao deve perceber q pegar aids é uma escolha muito mais ativa do que ser gordo. o soropositivo tem muito mais "culpa" de ser como é do q o gordo. e q o soropositivo de fato está doente (oq nao significa morte, ja q ha tratamento) mas o gordo nem sequer ficou doente ainda e ja é penalizado por esta condiçao.

vc diz q os seguros ficam mais caros pq ha empregados obesos, e eu rebato: os seguros nao ficam mais caros por causa de empregados q bebem? q fumam? q se drogam? q fazem sexo irresponsavel? que dirigem perigosamente? q gostam de esportes radicais? vc ta fazendo a afirmaçao, entao é VC q tem q provar isso. pq pra mim nao faz sentido q determinadas condiçoes nao sejam "penalizadas" com um seguro mais alto, enquanto a gordura é, só pelo simples fato de ser visivel a olho nu.
vc fala em "remedios". gordo nao usa remedio. q remedios sao esses q encarecem o seguro?

Camila Fernandes disse...

Vocês viram O Clube dos Cinco, não é? Eu sempre penso na frase que o Andrew (é ele mesmo?) diz: "todos nós somos muito bizarros, alguns apenas são melhores em esconder isso".

Não que eu considere ser gordinho ou magro demais algo bizarro. O sentido da frase é que todos nós temos características "não-aceitáveis", só que nem todo mundo "aparenta". Isso parece muito certo para mim. Não acho que exista alguém que se encaixe 100% nos padrões ditados pela sociedade. Imagino que qualquer pessoa entraria em colapso antes de chegar a esse ponto. De qualquer forma, ser tão "perfeito" também não pode ser lá muito saudável...

Sei que estou fugindo bastante da discussão, mas eu acho esse pensamento tão válido. E, partindo dele, não entendo como a gente ainda se dispõe a ser tão crítico com os outros. Digo a gente porque tenho consciência de que eu mesma corro o risco de estar incluída nesse grupo.

Anônimo disse...

12- e magros que nao fazem esportes, nao fazem pelos mesmos motivos. pq alguem gordo tem q ser "julgado" por essa escolha e o magro nao. e vc prefere ignorar q deboches e exclusao social afastam o gordo das atividades fisicas. ha um conceito tao arraigado q academia é lugar de gente bonita e sarada q pessoas inadequadas evitam estar la. a aula de educaçao fisica é um martirio pro gordo pq ele sabe q vai ouvir piadas, q as pessoas vao julga-lo pelo corpo inadequado dele. eu gosto muito de esportes, mas me afastei por isso. a ultima vez q eu fui caminhar no calçadao da praia, adivinha oq aconteceu? um babaca passou e gritou "sai daqui gorda". isso nao é raro. eu nao sou exceção. eu nao sou a unica. eu posso te indicar varios blogs (o google faz isso melhor q eu) de pessoas gordas q sofrem por isso. se alguem negro diz q se sente discriminado qd entra numa loja, q os seguranças seguem ele, ele nao esta INVENTANDO, ele esta narrando uma coisa q acontece. e nós acreditamos, pq hoje em dia temos consciencia de como o racismo esta impregnado na nossa sociedade. ele nao conta isso pra q sintam pena dele, ele n conta isso pra justificar pq ele n vai mais a loja "y". ele conta isso pra alertar ao mundo: nao façam mais isso, é preconceituoso, machuca.

13- e n estou me eximindo da responsabilidade pessoal, estou dizendo q ela nao é o unico fator como vc sugere (vc diz q a maioria esmagadora dos gordos só é gordo pq quer. eu estou ponderando, dizendo q nao é bem assim. q este "querer" nao é absoluto, q ha outros motivos q influenciam). eu n estou tentando me justificar, só estou tentando explicar a minha situaçao. eu n preciso me justificar pq eu nao julgo q meu corpo é errado, nao me julgo imoral, incompetente e descontrolada, como vc sugere.

Anônimo disse...

15- pessoas gordas podem ser consideradas bonitas. nao somos programados de fabrica pra acharmos gordos feios. somos ensinados a fazer isso. somos ensinados q a coisa mais linda do mundo é ser magro. nos queremos ser magros e exigimos q nosso parceiro seja magro, pra q possamos considera-lo atraente. felizmente, nem todos somos assim. eu consigo achar alguns gordos bonitos. da mesma forma q acho alguns magros bonitos. eu nao quero obrigar ninguem a me achar bonita, mas acho valido questionar pq elas julgam todos os gordos como se fossem feios e oq elas ganham propagando essas ideias. eu nao tenho expectativa romantica com gente q me acha feia.

16- mas não é mais facil que as pessoas parem de excluir os gordos do q eles tenham q mudar oq eles sao? é tão simples nao ser preconceituoso, é tão facil. é até um alivio nao julgar os outros. nao pense q eu estou falando do alto de um pedestal, pq eu fui criada da mesma forma q todos vcs. eu cresci julgando q o gordo é feio (sim, eu me odiei por muitos anos), q bonito é só o branco, magro e jovem. e eu vi o quao babaca eu era por pensar assim, o quao aquilo me fazia mal. e mesmo q ser preconceituosa n me prejudicasse individualmente, é imoral, é absurdo, injusto, prejudica outros seres humanos q sao "iguais" (em direitos) a mim.

"ciclo vicioso "eu sou gordo pq me alimento de forma errada. Fico triste pq me "discriminam" por ser gordo. Como só besteira pq estou triste. As pessoas tem que me aceitar como sou e foda-se, e vou continuar sem ter hábitos mais saudáveis."

entao vc concorda q a compulsao alimentar nao é só um descontrole pessoal e isolado, q comer só besteira é um prazer causado nao apenas pelo habito de comer aquilo desde sempre, mas tb pela tristeza e falta de perspectivas no campo emocional.
eu n sei se sou compulsiva, me alimento mal mas nao como muito. hoje eu comi uma refeiçao (arroz, feijao e bife) e brigadeiro. OMG, comeu brigadeiro? por isso vc é gorda. pois é. eu como bobagens e nao estou disposta a mudar. e se isso vai fazer com q eu seja gorda eternamente, i'm just fine. nao me incomoda meu corpo gordo (ja incomodou muito, ja me odiei muito), mas me incomoda ir caminhar na praia e ser agredida verbalmente. atitudes discriminatorias afetam o meu bem estar emocional. e pra mim é bem razoavel q alguem q nao gosta do meu corpo simplesmente nao teça comentarios a respeito dele quando eu passar, me deixe ser feliz em paz. faz muito mais sentido q as pessoas me tratem como um ser humano normal, do que eu tenha q fazer uma dieta restritiva até conseguir emagrecer (oq demora meses e até anos, como vc mesmo admitiu: longo prazo) e q até lá eu possa ser desrespeitada à vontade, pq mereço ser punida por nao me esforçar para ser magra.

Anônimo disse...

17- olha, eu fui influenciada entao por minhas amigas magras. eu cresci com amigas magras q comiam sonho, churros, joelho, hamburguer, pizza, e toda sorte de bobagens. quase nenhuma comia adequadamente pq, sim, nossa sociedade se alimenta muito mal. principalmente crianças e adolescentes.
eu nao estou me eximindo, eu ESCOLHI comer bobagens, só estou ponderando pra dizer q essa escolha teve outras influencias. eu aprendi a gostar de tudo isso desde que parei de ser amamentada. posso culpar minha mae? posso. ela me deu batata frita, chocolate, como tantas outras maes fazem. acho otimo quem tem consciencia sobre alimentaçao e cuida dos filhos desde sempre, mas alguem q foi criado com pessimos habitos e nao foi educado a respeito muito provavelmente vai alimentar mal os filhos. eu fui criança de creche desde os 3 meses de idade, pq minha mae trabalhava fora. e na creche me davam besteiras. nao foi só minha mae. entende a influencia da sociedade? meu paladar foi moldado pra gostar de biscoito e macarrao desde muito cedo. se eu escolho continuar comendo isso hj pq acho uma delicia, é culpa minha, mas nao apenas minha. o fato de fast food ser muito mais pratica e barata tb influencia pra q pessoas escolham comer bobagens em vez de uma refeiçao adequada. e eu acho valido q se critique padroes alimentares, mas nao pq isso nos deixa gordos. é valido pq isso pode fazer mal a nossa saude, DE TODOS NÓS. só q o magro q come bobagem nao sente a pressao das pessoas. ele nao é julgado pela alimentaçao dele, pq ele nao aparenta comer errado. ja o gordo, mesmo q se alimente bem, é criticado por isso. como se a existencia de mcdonalds fossem culpa dele, nao o contrario. vc mesmo citou um exemplo estapafurdio (eu nunca conheci ninguem, nem magro nem gordo q comesse 4 bigmacs) pra tentar ilustrar os habitos alimentares dos gordos. e nao combina com o meu (q é errado, mas nem tanto), muito menos com o da minha mae, q gosta de verduras, frutas e legumes. sabe qual foi a alimentaçao dela hoje? arroz, feijao, bife, salada. de sobremesa ela preferiu ameixas (enquanto eu ataquei os brigadeiros). e ela é mais gorda q eu, ja q está idosa e n faz nenhum atividade fisica. e mesmo q a gente comesse 4 bigmacs, repito: no q isso afeta a vida dos outros? pq deveriamos nos sentir culpadas pelos nossos corpos? nao estamos fazendo mal a ninguem mais. nao é pedir muito q as pessoas nos respeitem como seres humanos, nao é mesmo.

Anônimo disse...

1- oq vc considera dar um piu? julgar? criticar? fazer piadas? se vc acha q seu filho nao pode ser gordo, vc tem direito de orienta-lo, com tato, com educaçao. mas todas as outras pessoas do mundo nao estao sob sua responsabilidade, logo vc n tem legitimidade para dar "pius" sobre os corpos delas.

2- oq vc considera estado natural? comer oq todos comem, fazer as atividas q todos fazem? se eu nascesse numa tribo e me alimentasse de larvas e morasse em cima de uma arvore, de fato o meu natural n seria ser gorda. mas na nossa tribo, oq eu faço é perfeitamente "natural". eu como nos lugares q todos comem, passo a maior parte do meu dia sentada, como a maioria das pessoas q trabalha em escritorios passa. pra vc uma condiçao q nao é natural tem q ser penalizada? entao quando eu escolho estudar, oq é totalmente antinatural, eu devo ser penalizada? ser culto tb nao é natural e gente culta nao é julgada por isso. ser gordo ou ser magro é tão natural quanto ser bronzeado ou pálido. nao há um melhor ou pior. algumas pessoas tem mais aptidao pra ficarem bronzeadas, enquanto outras descascam, ardem. algumas pessoas nao se incomodam de ficarem palidas, acha bonito e evitam o sol. sem julgamentos.

3- cara, pra mim hipocrisia é vc pregar alguma coisa e agir de forma contraria. uma pessoa q escolhe comer 4bigmacs e beber coca light está apenas dizendo: se é pra engordar, q seja com bigmacs. vou deixar de engordar com a coca, pra comer mais um bigmac. é uma escolha pessoal q n atrapalha a vida de ninguem. vc pode até criticar, mas é gratuito, desnecessário, inutil. a pessoa vai te olhar e dizer "só lamento" e continuar tomando a coca light. vc n vai convence-la a parar de tomar light, nem a comer menos bigmacs. ela só vai fazer isso se ela quiser. mas ok, critique. pelo menos é um fato real e concreto, nao baseado em preconceitos. é uma critica valida.

4- ser gordo quase nunca vai influenciar no desempenho de atividades administrativas. ficar sentado na frente do computador escrevendo nao exige nada do corpo. me indica (to falando serio, to aberta ao dialogo tb) uma situaçao em q gordura prejudica o desempenho, senao quando a profissao em questao envolve exercicios fisicos (e aí eu ja disse q cabe exames fisicos, como nos casos dos garis, policiais, bombeiros, atletas...)

5- eu n como escondida, tudo oq eu como é na frente das pessoas. mas entendo quem mente sobre a propria alimentaçao, pq a pessoa tentando (inutilmente) evitar ser julgada. para as pessoas n interessa oq ela come, interessa q ela é gorda. oq incomoda n é oq ela come, mas o fato de ser gorda. se ela é gorda e diz q n come bobagem, vao dizer q ela é mentirosa (e talvez seja). mas a questao toda é q se ela fosse magra, ninguem fiscalizaria oq ela come ou deixa de comer.

Anônimo disse...

lisana, bacana seu depoimento.

eu até entendo essa preocupação em saber se os vizinhos tem o mesmo nível economico, pq a gente sabe q pessoas com mais dinheiro tem tendencia a ter um estilo de vida parecido. ou seja, pressupoe-se que pessoas com mais dinheiro botarao seus filhos na mesma escola q os nossos, q frequentarao os mesmos ambientes, q havera menos choque cultural.

nao acho certo vc discriminar pobres, mas a verdade é q o proprio mercado imobiliario ajuda a promover essa segregaçao: um pobre, em regra, nao tera condiçao de se mudar pra determinado bairro/predio/etc

mas porem contudo todavia entretanto: dinheiro nao é sinonimo de cultura. entao vc ve o jogador de futebol milionario tendo um puta choque cultural com os vizinhos, pq ele quer trazer os amigos da infancia pobre pra dentro do predio chique.

fora que nao da pra julgar o livro pela capa. no meu predio eu sou uma das mais pobres, mas sou tb (modestia para as cucuias) uma das mais cultas. nao q isso queira dizer muito, mas a maioria das pessoas é muito ignorante, muito senso comum. nao gostam de ler, nao gostam de aprender, nao gostam de dialogar. podem ter dinheiro, podem ser engenheiros e advogados, mas sao uns boçais, sem o menor conhecimento sobre politica ou sobre a sociedade, coisas q eu valorizo muito e sinto necessidade em adquirir. pra eles, talvez, eu seja ralé pq meu celular é de 6 anos atrás. pq eu nao valorizo isso at all e acho um absurdo pagar 200 reais por algo q se faz de graça no orelhao.

agora qd se fala em escolher os vizinhos por outras motivaçoes (se é negro, gordo, etc) eu acho muuuuito preocupante. pq nao significa nada no que diz respeito à vida em comunidade. um vizinho religioso talvez seja um mala, mas nao da pra evitar totalmente isso. um vizinho milionario, culto, lindo e cheiroso, talvez goste de tocar bateria 2 horas da manha. de q adianta? o cara n aprendeu o mais basico q é o respeito ao espaço do outro.

e na favela pode ter muita gente q é um otimo vizinho, mesmo nao tendo a menor base em outras tantas coisas. simplesmente pq sabe q incomodar o vizinho é tao ruim quanto ser incomodado (acho q todos nos aprendemos muito novos a n fazer ao proximo oq n gostariamos q fizessem com a gente, mas muita gente parece q n absorve a mensagem)

Anônimo disse...

Epicuro, bom dia!
Sou a anônima (Bárbara, eu assinei no fim, confira lá!) das 17hs30
Só prá esclarecer:
Eu NÂO ACHO que TEM QUE ter cinturinha, peitão, bunda dura! Eu estava ME QUEIXANDO de que é isso o que a mídia empurra goela abaixo. Dê uma relida em TODO o comentário que fiz e vc vai perceber isso ;) Quando eu disse, no finalzinho: "Ô mundinho podre", também não estava sendo irônica, é que eu acho isso podre MESMO.
Por que se importar com os padrões impostos pela sociedade, e principalmente pela mídia (especificamente)? Ora, crianças, com suas personalidades em formação, são expostas a isso em tempo integral, lembrando que na internet rola muito essa pressão, o blog da Lola, infelizmente, é uma honrosa exceção!
Espero, de coração, que tenha sido esclarecido o mau entendido e que, principalemente você leia ESTE meu comentário!
Abraço fraterno da Bárbara que:
NÃO é peituda
NÃO tem a bunda estufada/dura
NEM SEQUER cinturinha de formiga.
Abraço sincero, mais uma vez
(Paz, gente, Paaaaaz! rsrsrs)

Anônimo disse...

Eu de novo, rsrs
Prá não ter mais mal entendido prá cinma de mim:
O blog da Lola, INFELIZMENTE é uma honrosa exceção, "infelizmente" porque deveria ser a regra blogs assim, ou, no mínimo, deveriam existir blogs como o dela em maior quantidade!
Existem uma infinidade de blogs de beleza que incitam mulheres a consumir desenfreadamente produtos de beleza, é só conferir que vai achar. Fica um discurso sub entendido, e, na maioria das vezes nem tão sutil assim, de que vc só vai ser amada/aceita/feliz se consumir os produtos Lancome/Vichy, whatever.
Espero não ter causado nenhum mal entendido, de novo!
Beijo!
Bárbara

sex pistol disse...

Lisana,
eu conheço e me amarro na banda.Mas mesmo assim valeu.Gosto muito é desse atrevimento, de falar o que pensa sem medo e dane-se quem não gosta, dessa atitude toda da banda.Falta muito isso hoje em dia, as pessoas estão muito em cima do muro,copiam comportamento dos outros,adestradas, são poucas as pessoas realmente autênticas.
Você também é uma pessoa muito legal e, também, muito autêntica.Grande Abraço
i'll listening those overwhelming songs, and have some kicks.

Carol disse...

Aquela duas crianças do fantástico estavam com sobrepeso por serem sedentárias, vocês não viram a matéria direito? O garoto mais magro se movimenta muito mais, mas comia porcaria que era uma beleza e é óbvio que isso aumentou o nível de colesterol isso com certeza deve ter influência na genética dos pais.

Anônimo disse...

Gente, me perdi nos comentário, mas em algum lugar alguém preguntou como era essa questao em outros países.
Pois bem. Eu vivo na Alemanha há quase 4 anos e percebi que aqui eles nao ligam muito para o peso. Para os "padroes estéticos brasileiros" aqui aquase todo mundo é obeso mórbido.
Aqui as pessoas comem MUITO, e comida calórica - muita carne (a Alemanha é campea de consumo de carne/pessoa na Europa), muita batata, muito chocolate, bebem muita cerveja e fumam bastante. Também se pratica muito esporte e durante os meses menos frios as pessoas saem ao ar livre para caminhar/correr/pedalar. A expectativa de vida de um alemao é em torno dos 80 anos.
Nas lojas de roupas você encontra roupas do pp até ggg - ou seja - a roupa se encaixa no cliente e nao o contrário.
Uma coisa é verdade o que se diz sobre eles - sao bastantes reservados e sao pouco calorosos.
Mas uma coisa eu admiro neles - eles convivem perfeitamente com o "nao padrao". Nao vejo as mulheres se matando pra perder peso e elas comem/bebem o que e o tanto que tem vontade. Elas vestem e calcam o que as fazem se sentir confortáveis.
Raramente você vai ver um alemao apontando para outro e debochando do corpo/roupa/cabelo. Raramente um alemao vai te dar "dicas" de dieta ou qualquer outra coisas se nao foi perguntado. Assim como eles nao tem o hábito de "meter o bedelho" a vida de ninguém.
Penso que é uma pena que no Brasil, o "país da diversidade", se trate tao mal os que sao "diversos".

Ana

lola disse...

sera que a pessoa que vem com esse papinho de que "esta preocupado com a saude do gordo" nao entende que saude, de uma maneira geral, inclui tambem o bem estar emocional do gordo?

porque toda vez que meu pai ou minha irma me chamavam de gorda daquele jeito bem afetuoso, tudo o que eu queria era morrer, mas felizmente so ia pra cozinha e comia uma lata de leite condensado.

ou seja, nao tao preocupados com saude porra nenhuma. enchem o saco porque acham gordura feia, porque nao conseguem pensar fora da caixinha.

em tempo: sou uma gorda covarde, que nao aguentou a pressao e fez bariatrica. nao sei se teria feito hoje, quando o discurso de aceitacao parece mais estabelecido.

Anônimo disse...

o que eu acho que acontece atualmente é que muita gente usa informações corretas pra justificar atitudes erradas. ser gordo é saudável? não. nem me venham com essa de "existe gordo saudável". os efeitos no pâncreas e nas articulações (e os hormonais, os que podem criar um belo câncer)são cumulativos. nunca vi um gordo de 100 anos. morre antes. mas isso é motivo pra preconceito? criou-se uma coisa, um nojo contra gordos.

só que tem um detalhe nisso tudo. o que é ser gordo? imc não mede o que é ser gordo - todo mundo que frequenta academia pra hipertrofia seria considerado gordo pelo imc. pra mim, só o percentual de gordura mede. tá, dito isso, uma mulher que veste 44 é gorda? depende. mas, normalmente, não.

fico horrorizada sempre que procuro na internet alguma coisa sobre exercícios, sobre academia e me vêm aquelas imagens de mulheres super magrelas. quem treina sério sabe que isso não é ok pra saúde. mas é um ideal de beleza que tá vindo dos eua pra gente.

a obesidade vai, sim, sobrecarregar o sistema público de saúde e é um dos pontos principais de o governo americano já ter começado a investir em educação pra alimentação saudável. acontece que alimentação saudável é diferente de dieta pra emagrecimento!

uma mulher com sobrepeso tem, sim, mais chances de desenvolver câncer de mama. pessoas obesas têm, sim, mais chances de pedras na vesícula, câncer de intestino e outros que andam se mostrando diretamente ligado à produção da insulina em altas quantidades e à resistência a insulina. insulina é hormônio que faz células desembestarem a crescer.

não sou a favor de magreza do mesmo jeito que não sou a favor de obesidade. sou a favor de pessoas saudáveis, ativas e que não se matem aos poucos. é direito da pessoa? questão complicada, já que todo mundo paga hospital público e, qnto eu me cuido e nunca usei, vai ter gente que não vai se cuidar e vai precisar mais.

Anônimo disse...

engraçado, ana. morei na alemanha e reparei que, quanto mais a leste se ia, menos gordos se viam. ainda acho que a obesidade chega antes no lugar mais americanizado. na ex-alemanha oriental, vi muitos velhinhos andando de bicicleta, caminhando, nadando no inverno ao ar livre. e, nos supermercados, via menos produtos light e diet. já na parte mais ocidental, a coisa era mais parecida com a realidade de qualquer país "rico", com mais gente gorda pela rua. isso já tá mudando muito, mas nada me tira que tudo isso é mais cultural (com entrada de comidas mais vazias e engordativas)do que realmente nutricional.

Carol M disse...

O único ódio que eu vi foi aquele contra quem está acima do peso (de q peso? oq é peso ideal?).

O único gordo aceito é aquele que se odeia e se considera inferior e indigno de aproveitar a vida até q esteja magro, isso seria um gordo "no seu lugar".

E isso é uma grande cretinice. Não existe o direito de se criticar o físico do outro, especialmente associando físico a caráter.

Acho inclusive que os gordos estão muito melhor longe do tipinho que faz esse julgamento, mas cabe sim dizer que fazer esse tipo de julgamento é errado, é preconceito e é atestado de boçalidade.

A anonima que vem debatendo, qual seu nome? Quero dizer q te adoro de forma digna xD

Daniel disse...

Até que enfim soltando o verbo:

1-Uma pessoa acima do peso geralmente é sim salvo algumas exceções resultado de uma dieta desbalanceada.

2-Uma dieta desbalanceada pode ser causa de vários problemas de saúde.

Mas não se esqueçam do metabolismo lento e acelerado.

1- Uma dieta padrão no brasil (ou pelo menos muito comum) é uma dieta não balanceada, rica em carboidratos. Arroz, feijão, macarrão, batata, um bife e um tomatinho pra enfeitar. Vamos chamar essa dieta de dieta X.

Agora testando ela com dois exemplos:

-João tem uma vida sedentária e ainda consome a dieta X, mas tem o metabolismo muito acelerado. João está bem abaixo do peso.

-Maria tem uma vida sedentária e ainda consome a dieta X, mas tem o metabolismo muito lento. Maria está bem acima do peso.

Agora vem a injustiça.

Sabe o que Maria tem que fazer pra ser magra? Mudar toda a alimentação, excluindo o que gosta, vai ter que reconfigurar o seu paladar, comer de três em três horas e ainda ter uma atividade física regular.

E o João? Não é pressionado a mudar nada, por ser magro a alimentação dele é considerada comum. Mas provavelmente ambos tanto João quanto Maria podem estar com problemas de saúde.

Conclusão: A pessoa estar acima do peso é diretamente relacionado com a alimentação, obvio, salvo exceções, (quem tem problemas de tireóide por exemplo) mas a pessoa ser magra não está ligada diretamente a alimentação, (o metabolismo da pessoa ajuda) salvo exceções (quem tem uma alimentação adequada, o que não é a maioria, convenhamos).

Pressionar somente quem está acima do peso a fazer exercícios, e mudar a alimentação enquanto a maioria das pessoas não faz isso é injusto. Neste caso a motivação é principalmente estética e não de saúde.

Escrevi algo errado?

:)

Anônimo disse...

@daniel

exemplos concretos: eu tenho hipotireoidismo diagnosticado há mais de 10 anos. meu metabolismo não é dos melhores (até pq a dose do hormônio reposto é linear e o corpo não funciona linearmente. acabo sendo ainda um pouquinho de nada hipo). nunca fui obesa. meu peso aumentou na época que descobri a doença e aí baixou com a reposição e o que fiz depois. e o que fiz depois? muito exercício. hoje o exercício serve pra melhorar minha depressão, fortalecer minhas coxas por conta dos joelhos soltos e pra evitar o câncer que matou minha mãe, já que há estudos que mostram muita ligação entre câncer de intestino e sedentarismo, além de alimentação ruim.

minha mãe era magrela. chegou a fazer tratamento pra engordar. nunca engordou. nunca teve uma gota de celulite na perna. fumava. comia mal. um ano antes de morrer, foi confundida como sendo mãe do meu pai e minha avó numa loja do shopping. sendo que ele é 5 anos mais velho do que ela. cigarro e sedentarismo são ok, a pessoa passa muito tempo sem sentir nada. mas, olha, qdo sente, é devastador.

conclusão: eu e meu pai temos o metabolismo mais lento e minha mãe tinha metabolismo super acelerado. morreu relativamente cedo e por um câncer super ligado a estilo de vida. o que faltou pra ela? exercícios, boa alimentação e exames regulares.

sério mesmo. se alguém algum dia tiver um parente com câncer de intestino sob o mesmo teto, nunca mais vai largar um estilo de vida mais saudável. é horrível. aliás, multiplica horrível por infinito.

mas exercícios garantem que eu não vou morrer atropelada ou msmo de câncer qualquer hora dessas? não. mas ajudam na parte que a pessoa pode controlar.

ser magro só pela magreza não quer dizer saúde. aliás, já publicaram por aí que pessoas levemente acima do peso costumam ser mais saudáveis do que muito magras exatamente por fazerem mais exames e se informarem sobre como comer, sobre exercícios e vida saudável.

nessas imagens do post, não vi exatamente ninguém gordo. só vi gordura abdominal, que é um sintoma de resistência a insulina. e que, aliás, se a pessoa emagrecer, melhora demais. exercícios melhoram a sensibilidade a insulina e o corpo não precisa secretar mais tanta, o que pode desencadear diabetes.

Anônimo disse...

hoje eu comi uma refeiçao (arroz, feijao e bife) e brigadeiro. OMG, comeu brigadeiro? por isso vc é gorda. pois é. eu como bobagens e nao estou disposta a mudar. e se isso vai fazer com q eu seja gorda eternamente, i'm just fine.


========

tem como comer o brigadeiro sem engordar. não é porque alguem é magro de ruindade que não engorda comendo as porcarias. é porque ele sabe comer, instintivamente ou conscientemente.

Anônimo disse...

anon 12:16... aí que tá. arroz branco? com óleo? bife frito? feito no óleo? nada disso significa que seria "comida de verdade" até pq arroz branco é praticamente caloria vazia. perde fibras, vitaminas e tem índice glicêmico mais alto que o arroz integral. o brigadeiro aí não é o grande vilão. ele só ajuda no processo todo.

Anônimo disse...

mas a questao toda é q se ela fosse magra, ninguem fiscalizaria oq ela come ou deixa de comer.

Ei, da mesma forma que um sóbrio não é fiscalizado pelo que bebeu, ou um limpo pelo quanto drogou né?

muita conversa pra boi dormir

Anônimo disse...

o problema é que esse pessoal não entende que:
1. como falaram, existe uma grande variação de formas e pesos entre anorexia e obesidade
2. a definição de "gordo" é relativa, sim.
tem uma galera que pensa em gordo como obeso.
o problema é que no Brasil há uma pressão muito maior p vc ser pequena. Vc realmente tem que ser gordo gordo p ser considerado gordo em certos lugares do mundo. Tem lugares em que vc pode ser tamanho L sem ser considerado gordo. Eu tenho problemas com isso sim, aceitar que a idade não me permite ser do mesmo tamanho que eu era quando tinha 14 anos, e fico puta comigo mesma por ter permitido essa cultura imbecil do meu país ter se infiltrado na forma como me percebo, apesar de conscientemente saber que não tem nada de errado comigo em ser grande (não obesa, não magrela) pelo simples fato de não ter tempo de sair malhando feito uma condenada e precisar de neurônios funcionais, o que me impede de passar os dias na base de alface.

Anônimo disse...

anon 12:39 vc não precisa malhar "feito uma condenada" pra se exercitar. nunca deixei de trabalhar e nem estudar pra isso. isso tbem é um preconceito. já teve época, qdo eu tava no mestrado, que eu tinha dois empregos, mestrado e nunca parei com a academia. academia foi minha opção (dada pelo médico por conta do problema de joelho - ou era fisioterapia ou era academia. pra fisioterapia eu teria que arrumar tempo pra evitar uma operação. por que eu não posso achar tempo pra academia?). e dieta correta não significa dieta de emagrecimento e, muito menos, viver de alface. viver de alface é o primeiro passo pra depois engordar horrores.

mas uma coisa é verdade. no brasil, visto G. na alemanha, visto M. isso pode significar muita coisa. aqui eu morro de dificuldade de achar jeans que chegem até meus pés e cubram minhas canelas totalmente.

Anônimo disse...

sobre fiscalizar o que os outros comem: bem antes de minha mãe ter tido o câncer diagnosticado, eu dizia pra ela comer coisas mais saudáveis. enchia mesmo o saco pra ela parar de comer uma montanha de arroz branco. mas era minha mãe, eu me sentia no direito de querer cuidar. parecia que eu tava adivinhando o que eu estava prestes a sofrer.

mas eu não abro a boca pra dizer pra uma pessoa que não seja minha mãe o que fazer. uma grande amiga minha engordou 20 kg, tá tomando metformina pra resistência a insulina e os médicos são unânimes no pedido pra ela emagrecer. e eu NUNCA falei nada pq eu sei que os médicos já falaram muito. acho uma pena, mas não me sinto no direito de fiscalizar.

Bulinada pela Drica disse...

Acho muito legal essas gordas que vem falar aqui de "magras crueis" e depois se sentem ofendidas quando recebem a reciproca!

Não que eu goste de insultos, mas se a pessoa fala o que quer pq é "autentica" e "sincera" *

*muitas aspas nesse caso.


Ela tem que ouvir umas verdades tb, de que são mal educadas e infantis.(pra dizer o minimo)

Eu não vejo de boa forma uma mulher acusando a outra de ser qualquer coisa, magra isso ou gorda aquilo mas as que fazem tem mais que se abraçar mesmo.

Ambas estão contribuindo para nossa segregação.

Anônimo disse...

anon 12:16... aí que tá. arroz branco? com óleo? bife frito? feito no óleo? nada disso significa que seria "comida de verdade" até pq arroz branco é praticamente caloria vazia. perde fibras, vitaminas e tem índice glicêmico mais alto que o arroz integral. o brigadeiro aí não é o grande vilão. ele só ajuda no processo todo.

==========

acertou na mosca. faltou apenas lembrar que o feijão é um misto de proteína e bastante carboidrato. Ficando no arroz com bife e muita salada, um brigadeiro não detona a dieta. mas a anonima não disse quantos brigadeiros, hehe quando a gente quer comer muito brigadeiro tem que almoçar só salada de legumes e se entupir de brigadeiro, nem que dê aquela dor de barriga e tome birra dele por uns tempos.

Anônimo disse...

anon 13:17: feijão tem ferro! ;-) eu trocaria por menos arroz e integral, um pouco de feijão, muita salada e verduras e o brigadeiro moderadamente como sobremesa, já que ele cairia em cima de um monte de fibra e proteína do almoço, sendo absorvido mais lentamente e botando açúcar mais devagar no sangue, não dando aquela explosão de insulina. ;-)

Anônimo disse...

e dieta correta não significa dieta de emagrecimento e, muito menos, viver de alface. viver de alface é o primeiro passo pra depois engordar horrores.

===========

A ignorância da população no que tange a boa alimentação é tão extraordinariamente grande que me dá náusea. As pessoas simplesmente não sabem o que comer se tirarem a batata frita, a pizza e o leite condensado.

Anônimo disse...

non 13:17: feijão tem ferro! ;-) eu trocaria por menos arroz e integral, um pouco de feijão, muita salada e verduras e o brigadeiro moderadamente como sobremesa, já que ele cairia em cima de um monte de fibra e proteína do almoço, sendo absorvido mais lentamente e botando açúcar mais devagar no sangue, não dando aquela explosão de insulina. ;-)

4 de abril de 2012 13:21

======

O bife também tem ferro. Feijão com carnes (feijoada) puro não é ruim não. Proteína excedente é mais útil que carboidrato excedente, né? se conseguir ficar em um brigadeiro, maravilha. PS.: Não pode encher a salada de azeite senão adeus, kkkkk

Anônimo disse...

azeite é gordura do bem, tbem diminui o índice glicêmico da comida! podemos então afirmar que tudo sem exageros tá ok? um pouco de cada coisa com um pouco de azeite? hahahaah. e menos sal! problema de feijoada em excesso é o sódio e o tanto de gordura "do mal" nela... bife tem ferro e b12, mas o feijão tem as fibras, tão importantes. bota um tiquinho de feijão e usa arroz integral.

Anônimo disse...

as fibras a gente tira da salada de legumes e verduras, fofa.

hehe, vamos chegar a um acordo. Feijão com carnes não precisa ter linguiça e altas gorduras. feijão puro com bife e muita salada ou arroz integral sem óleo com bife e muita salada tá de boa.
ps.: um grama de azeite na salada tudo bem. :)

Anônimo disse...

=)

Anônimo disse...

Pessoal, um assunto que não foi comentado, nem no blog nem nos comments... Pessoas obesas devem pagar mais caro por passagem em avião?

Anônimo disse...

Pessoal, um assunto que não foi comentado: vocês são a favor de passagens de avião mais cara para obesos? Marcos

Anônimo disse...

não sei o que pensar disso, marcos. do mesmo jeito que entendo que a pessoa tem seus direitos, eu tenho o meu de pagar por uma cadeira e usar uma cadeira só, sem dividi-la com um obeso. já viajei com uma pessoa cujo conjunto ombro/braço/cintura invadia minha cadeira e eu não paguei menos pelo meu lugar. ele tava visivelmente sem graça, mas eu tava tbem visivelmente desconfortável. complicado. ainda mais se o voo passa de duas horas.

Anônimo disse...

Pois é, eu acho que se a pessoa é obesa, deve pagar por uma poltrona maior, até porque uma pessoa obesa pode sim afetar o peso-e-balanceamento de um avião, e um voo lotado com muitos obesos pode até não sair do chão, pois pode exceder o takeoff weight.
Marcos

Anônimo disse...

verdade, marcos, até pq o avião tem sua capacidade em peso. só queria saber o que os obesos pensam disso. mas tbem será que todo mundo não fica enfiado em aviões feito lata de sardinha pra caber o máximo possível? talvez o mais certo seria botar cadeiras com mais espaço pra todo mundo. mas aí, sobre isso de peso, como ficaria uma grávida de quadrigêmeos? sério, ela tbem teria que pagar mais.

pq o obeso pode até não querer me incomodar, mas qual seria a alternativa pra ele, já que só existem cadeiras de um mesmo tamanho no avião? tipo... a culpa, no caso, não seria dele.

Anônimo disse...

'Nós repudiamos a “ciência” mistificada que falsamente afirma que não somos saudáveis. Isso tem criado e mantido discriminação contra nós, em conluio com os interesses blablablabla'

É MENTIRA TETA????

Anônimo disse...

Já existem nos EUA algumas fileiras de poltronas onde há dois lugares, ao invés de três, e ali os obesos são acomodados, obviamente pagando a mais por isso.
O transporte aéreo é sardinha mesmo, porque qualquer aumento de espaço se torna caro. Abs
Marcos

Anônimo disse...

o engraçado é que apareceram nutri-freaks querendo que eu coma arroz integral, bife grelhado (pq a gota de oleo q vai na frigideira é realmente letal, omg) e ainda nao se decidiram se eu corto ou nao o feijao.

véi, essa é a alimentaçao da maioria das pessoas do país. se elas são magras, não precisam aturar essa cretinice. eu vou continuar comendo isso e sendo gorda, e tenho certeza q viverei bem vários anos. a unica coisa q eu peço é pra viver em paz, pra q me deixem ser feliz sem esses julgamentos inuteis.

"ser gordo é saudável? não. nem me venham com essa de 'existe gordo saudável'."

"nunca vi um gordo de 100 anos. morre antes."


então fica aí com suas convicções e toma conta da tua vida. vai ser fiscal da saude da tua familia, nao dos outros. quem te disse que alguem tem como meta viver 100 anos? eu espero morrer bem antes, nao quero ser uma velha solitaria e dependente de estranhos.

"sou a favor de pessoas saudáveis, ativas e que não se matem aos poucos. é direito da pessoa? questão complicada, já que todo mundo paga hospital público e, qnto eu me cuido e nunca usei"

sim, é direito das pessoas se matarem lentamente. inclusive de magros sedentarios que se alimentam mal. se isso sobrecarrega o sus, gravidas tb o fazem. mortes causadas pelo alcool tb o fazem. etc etc etc

outra coisa: partirem do pressuposto q eu sou sedentaria. ja disse aí num dos varios comentarios q eu faço academia. nao sou sedentaria. vao querer medir o quanto de exercicios eu faço tb? provavelmente pouco, mas mais do que muita gente magra (atualmente nenhuma das minhas amigas magras está na academia, for instance). eu estou bem com meu modo de vida, nao vou aceitar ingerencias de estranhos pq meu corpo é considerado inadequados por eles.

Anônimo disse...

btw, tb nunca usei hospital publico. e se um dia a gorda aqui vier a precisar de hospital, eu tenho plano de saude.

Stefanie disse...

É complicado.
Qualquer pessoa que está acima do peso de um anoréxico sofre uma pressão estúpida da sociedade.
Gordos ainda mais. Há um tratamento sub-humano, como se fossem feios, e isso fosse, de alguma forma, culpa deles.
Revistas e programas sem qualquer embasamento científico deveriam ser proibidos porque são um desserviço para a saúde pública. Ponto.
Ônibus, escritórios e aviões são projetados com base em uma média
populacional inexistente. Os baixos e altos também sofrem, e essas políticas precisam ser repensadas.
Mas tem uma diferença.
Gordo não é obeso.
E eu sei do que estou falando.
Meu pai sempre foi grande.
Com 1,85, na faculdade era forward do time de Rugby, e, mesmo depois de ter saído, comia e bebia bem - Cocólatra. Era capaz de matar 2L de Coca-Cola sozinho, de uma vez.
Aí ele foi fazer outra faculdade: Educação Física. Treinou bastante musculação e emagreceu para o teste de aptidão física. Continuou grande.120kg.
Durante o curso foi cobaia das disciplinas de nutrição, fez reeducação alimentar, só andava de bicicleta por São Paulo (anos 90)... Continuou gordo.110kg.
Desempregoemissão, morte e briga na família, diversos fatores
contribuiram para ele entrar em depressão - que até hoje não reconhece... - e ele ficou prostrado.
Continuou comendo, continuou bebendo Coca-Cola, deixou de socializar - gordo bonachão também é uma defesa, gente. - e passava cada vez mais horas em frente a TV. Chegou a 230kg.
Quando um tio se ofereceu para pagar a cirurgia de estômago pensamos que fosse a salvação.
Ele fez exames de sangue e tudo estava normal. Mas pensando em longo prazo tomou remédios de redução de apetite, teve orientação nutricional e precisou perder peso para a operação.
Emagreceu, voltou a andar de bicicleta - voltou a andar!, porque antes tudo doía - e comia bem pouco.95kg
10 anos depois ele está imenso de novo e, aos 58, com pressão alta e
erisipela.
A cabeça nunca se "curou".
Sou contra essa espécie de criminalização de pessoas que têm maus hábitos. Mas não consigo achar a coisa mais linda do mundo ver alguém se destruindo e não poder fazer nada a respeito.
Ninguém gosta de ouvir que está botando a própria vida em risco. Ainda mais quando ouve isso de si mesmo todo o tempo.
Mas, pra mim, é questão de saúde, sim.
Obesidede é sim um problema.
Tabagismo é sim um problema.
Nesses casos a pessoa não estraga só a sua vida, acaba arrastando todos que o/a amam e estão ao redor.

Anônimo disse...

quem ta enchendo o saco é tu, "mano". eu estava discutindo com o carlo e vc veio se meter, citando coisas que eu disse. o queijo eu dispenso, thx :)

"pisa nas calças"? rysos!

Anônimo disse...

se teu pai de 230kg estragou tua vida, sinto muito, mas fale por você pq não dá pra generalizar assim.

Anônimo disse...

não dá pra generalizar o que? que obesidade é um problema? bem, concordo que cada obeso tem tipos de problemas diferentes mas ninguém escapa. talequal o tabagismo. não pega cancer de pulmão mas pega de bexiga, não pega cancer de esôfago mas pega enfisema.

Anônimo disse...

Sou gorda, quer dizer, fiquei sabendo disso faz pouco tempo, quando procurava uma calça 46 (meio justinha pra mim, porque eu tenho 1.82) e a moça da loja falou que eu precisava procurar empresas especializadas em plus size........... mereço isso.

Mas a minha irmã é gorda mesmo, de verdade, e o que ela sofre não é brincadeira.

Diz ela: nada fica bem em mim. Lógico que não fica! As lojas de marcas comuns fazem roupas não para mulheres magras, mas magérrimas. Em São Paulo existe uma tal de "medida coreana", que na prática significa que se você usa 38, tem que comprar pelo menos um 42, porque a modelagem deles é sempre menor - e é pra economizar pano mesmo, não é figura de linguagem.

Já rodei muita loja plus size com ela e o que vejo é de chorar... aquelas roupas que parecem um saco de batata, de uma malha nojenta que enche de bolinhas antes mesmo de lavar. E sapatos??? Quem tem o pé gordinho não pode usar qualquer coisa. Mas pra calçar bem em seus pés, minha irmã é obrigada a usar sapato de velha. E roupa de velha também. A tal da "moda senhora"... horrivel, ainda mais pra uma moça de 23 anos de idade.

Agora ela tá na fila pra operar o estômago. Eu sou contra, acho uma falta tremenda de amor a si mesmo se render dessa forma a um padrão estético, porque saúde ela tem de sobra, muito melhor que a minha diga-se de passagem. Mas entendo, e não condeno, porque a pressão é gigantesca. Eu acho ela linda, tem um bundão e uns peitões maravilhosos, rostinho de princesa, cabelãããããão liso tipo japa, mas se ela quer entrar na faca, tudo bem, vou estar lá segurando sua mão até a hora da cirurgia.

Anônimo disse...

mas se ela quer entrar na faca, tudo bem, vou estar lá segurando sua mão até a hora da cirurgia.

============

e se vocês duas fizerem uma dietinha básica tirando apenas o 'plus', hein? tudo ótimo, pois não?

Anônimo disse...

também não como toucinho, não, "véi"

Anônimo disse...

"ninguém escapa. talequal o tabagismo. não pega cancer de pulmão mas pega de bexiga, não pega cancer de esôfago mas pega enfisema."

vishhh, deixa eu ir ali cuidar do meu câncer invisível então. adoro câncer :)

Anônimo disse...

anônima, conversa direitinho com sua irmã. essa cirurgia tem 2% de risco de vida. fora as complicações. se ela não tiver 300kg que nem o pai da colega ali, não vale a pena. você mesma disse que ela é saudável, oq ela precisa é melhorar a autoestima

Anônimo disse...

"
então fica aí com suas convicções e toma conta da tua vida. vai ser fiscal da saude da tua familia, nao dos outros. quem te disse que alguem tem como meta viver 100 anos? eu espero morrer bem antes, nao quero ser uma velha solitaria e dependente de estranhos."

come tanto doce pq é amarga, pelo jeito. vc é anônima, nem daria pra cuidar da sua vida se eu quisesse. vc não é o centro do universo, atente pra isso. se um comentário de um anônimo geral num blog te atinge desse jeito, creio que o prolema não é só obesidade. vai comer e pronto. não tenho poder nenhum sobre sua vida. se vc veio aqui e falou das suas experiências, fiz o mesmo. eu tava trocando ideias com outro anônimo que, pelo jeito, sabe comer. se não serve pra vc, ignore. é tão difícil? respeite a opinião dos outros. respeito sua decisão de morrer mal (pq não é só pluft, morreu), mas continuo pensando sobre o que chamam de epidemia de obesidade e, se isso não fosse nem um pouco sério, os governos não estariam se voltando pra isso. e querer comparar grávidas com obesos? tenha dó. uma grávida saudável leva alta rapidinho. pode ocupar mais espaço num avião e é o que eu falei: se alguém disser que obeso tem que pagar mais, a grávida de quadrigêmeos tbem teria. pura e simplesmente pelo peso e pelo tamanho. vc não vê mil ações contra acidentes de carro? por que será? pq o governo é bonzinho e não quer ver ninguém sofrer pela perda de um ente querido? creio que não. deixe de tacar mil pedras em quem não é obeso. e curta sua vida curta.

Anônimo disse...

vishhh, deixa eu ir ali cuidar do meu câncer invisível então. adoro câncer :)

cuida da tuberculose também, que você pode ser uma das 40 milhões de pessoas que serão agraciadas com a doença até 2050.

Eu já conheço dois fumantes, um jovem (não soro positivos) e um quinquagenário premiados.

Anônimo disse...

Anom 20:08: a melhora da auto-estima vai acontecer quando a irmã encontrar roupa da idade dela pra comprar entre outras coisas. Porém, uma psicoterapia seria um bom começo na tentativa de reverter a situação, concorda?

Anônimo disse...

"vc é anônima, nem daria pra cuidar da sua vida se eu quisesse. vc não é o centro do universo, atente pra isso. se um comentário de um anônimo geral num blog te atinge desse jeito"

opa, a carapuça serviu direitinho aí? o comentário de uma anônima não só virou o assunto do seu comentário inicial como vc sentiu necessidade de vir aqui responder :)

"se vc veio aqui e falou das suas experiências, fiz o mesmo."

não. a diferença é que minhas experiências se relacionam com o assunto do post. as suas opiniões sobre a minha alimentação (releia, ESSE foi o assunto do seu comentário. não foi uma experiência sua) não. quer "trocar ideias" sobre nutrição? faça isso num forum sobre dietas. vir num post sobre aceitação do corpo falar sobre isso é descabido.

"uma grávida saudável leva alta rapidinho"

você sabe quanto custa um parto? é caríssimo. tem anestesista, enfermeiros, e toda uma sorte de aparatos. grávidas são um custo absurdo para o sus. se o seu único argumento é mimimi custos pro sus, vc tem que começar a combater as gravidinhas.
e que tal gente que bota silicone pelo sus? que faz plastica de nariz pelo sus? ou será q vc é tão ignorante que não sabe que cirurgia estética é custeada pelo sus?
gordos se, e somente se, ficarem doentes podem ou não vir a dar gastos para o sus. não é uma certeza.

"deixe de tacar mil pedras em quem não é obeso. e curta sua vida curta."

e vc para de perseguir obesos. e curta sua vida com menos rancor.

Anônimo disse...

"cuida da tuberculose também, que você pode ser uma das 40 milhões de pessoas que serão agraciadas com a doença até 2050. "

obesidade causa tuberculose? essa é novidade pra mim. mas pode deixar que das minhas eventuais doenças eu cuido com carinho, sem medo.

Anônimo disse...

"a melhora da auto-estima vai acontecer quando a irmã encontrar roupa da idade dela pra comprar entre outras coisas. Porém, uma psicoterapia seria um bom começo na tentativa de reverter a situação, concorda?"

ah, cara é dificil. tem que ler muito sobre aceitação, tentar se sentir bonita. não é uma roupa que faz isso. e embora seja difícil achar roupas bonitas, não é impossível (e ela sempre pode contratar uma costureira, se ela tiver grana). acho q o melhor é desassociar a sua felicidade da sua imagem. ser bonita é legal, mas não é tudo na vida. eu sou muito feliz com outras coisas, que me dão muita realização...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"ninguém escapa. talequal o tabagismo. não pega cancer de pulmão mas pega de bexiga, não pega cancer de esôfago mas pega enfisema."

vishhh, deixa eu ir ali cuidar do meu câncer invisível então. adoro câncer :)

4 DE ABRIL DE 2012 20:06

=======

Foi ao tabagismo que eu me referi depois do seu comentário acima.
a obesidade favorece outras patologias, inclusive câncer de mama. cuide bem dele, tá?

Anônimo disse...

ah, cara é dificil. tem que ler muito sobre aceitação, tentar se sentir bonita. não é uma roupa que faz isso. e embora seja difícil achar roupas bonitas, não é impossível (e ela sempre pode contratar uma costureira, se ela tiver grana). acho q o melhor é desassociar a sua felicidade da sua imagem. ser bonita é legal, mas não é tudo na vida. eu sou muito feliz com outras coisas, que me dão muita realização...


Certo, não é difícil entender que a insatisfação vai além de não encontrar roupa pra justificar uma bariátrica. Não que seja fútil. Eu acho que ficar bem numa roupa pode significar muito sim. Não precisa ficar estonteante. Cá pra nós, todos temos uma imagem, uma identidade corporal. Vivemos por meio dela, quer gostemos ou não, aceitemos ou não, e não andamos pelados. Pra tudo dá-se um jeito. Ficar somente na aceitação eu não concordo p/mim, portanto não quero pros outros. Sinceramente ñ entendo a relutância em tomar atitudes que vão trazer satisfação e realização pessoal quanto ao corpo desde uma simples dieta. Se isso for efeito da pregação feminista, com os diabos.
Continuo achando que uma boa psicoterapia pode ajudar um obeso a decidir emagrecer.
ps. não falei que é culpa das feministas mas do efeito da pregação feminista, antes que a metralhadora comece a girar. kkkkkk

Anônimo disse...

"Ficar somente na aceitação eu não concordo p/mim, portanto não quero pros outros."

aí é que está o problema. julgar o que é melhor para os outros pelos seus parâmetros. se você só consegue ser feliz sendo magro, beleza, problema seu, seja magro.
mas querer que todo mundo seja magro por acreditar que só assim essas pessoas podem ser felizes, aí é presunção demais.
a irmã da menina ali tem que descobrir oq é melhor para ela: se sujeitar a uma cirurgia? ou fazer dietas restritivas? ou se aceitar? ela vai achar o caminho mais confortável para ela.

"Sinceramente ñ entendo a relutância em tomar atitudes que vão trazer satisfação e realização pessoal quanto ao corpo desde uma simples dieta."

só posso falar por mim: pq é mais vantajoso se sentir bonita com o corpo que se tem do que passar a vida inteira tentando modifica-lo. dá uma sensação de liberdade incrível, a qual eu não estou disposta a abrir mão.


"Se isso for efeito da pregação feminista"

não é efeito de pregação, pelo contrário. foi justamente por já pensar assim que eu encontrei o feminismo. foi um dos pontos de identificação e até hoje é a minha maior 'causa' feminista. para algumas é o aborto, a liberdade sexual, a violência doméstica... salários iguais, não-objetificação dos nossos corpos e campanhas anti violência sexual são extremamente importantes, para todas as mulheres, acho eu. mas aceitação do corpo, autoestima, mito da beleza, tudo isso é interessante para mim, em especial, pq me afeta diretamente.

Anônimo disse...

qdo o post é sobre obesidade ou tipo de cabelo a polêmica é como católicos e protestantes se desentendendo sobre a suposta virgindade e maternidade de Maria...

Anônimo disse...

a lola postou um link super legal sobre aceitação do corpo: thenuproject.com

especificamente para gordas, no tumblr tem vários bloguinhos sobre fat acceptance: big fat feminist, riots not diets, hey fat chick, love the chub, adipositivity, fat and naked, etc.

Carol M disse...

Os blogs e tumblrs de fat acepptance não são só pra gord@s, mas pra qq um que queira ver que é possível ser gord@ e feliz, sem se odiar.


Cara, as pessoas curtem ser cegas ou oq? Nós vivemos numa sociedade que prega o self-hate de aparência. O tempo todos nos convencem que não somos bons o bastante e temos q muar isso e aquilo, e essa neurose alimenta a industria da estética.

Não precisa nem ser gord@. Clinicas de botox e coisa e tal estao cheias de magr@s querendo se enquadrar no conceito do que é bonito.

Como cada um age com seus entes queridos é uma questao pessoal. Acho q se o gordo nao gosta da mae, pai, irmao, whatever, dizendo pra ele emagrecer tem todo direito de mandar pro inferno.

Mas falta ensinar pras pessoas que existem diversos formatos de corpo e biotipos e que todos eles podem ser bonitos, que deve existir roupas para todos os tamanhos, q assentos de bus e avião nao devem ser feitos só pros magros. Isso td é uma coisa básica, é respeito.

Os "nutricionistas" de internet podem trocar ideias, mas não num espaço sobre aceitação, da mesma forma q vc nao discute supremacia branca num fórum sobre direitos dos negros.

Falta uma reflexão maior sobre o tratamento q se tem com outros, pq não, ng tem o direito de discriminar alguém seja pelo motivo que for. Se o motivo for aparência então, tem menos direito ainda.

Anônimo disse...

Ah gente, alto lá! Quem diz que é gordo e é saudável, e se sente bem assim... tudo bem, MAS se continuar assim, chega certa idade e os problemas de saúde vão aparecer!
Minha mãe sempre foi gorda, sempre se aceitou e sempre teve muita saúde. Foi chegar aos 45 e TODOS os problemas aconteceram de uma vez: hipertensão, diabetes, teve que fazer safena, glaucoma, problema de coluna e de rim. Hoje ela tá com 64 e vive em hospital. Ainda bem que ela se cuida, se preocupou em perder um pouco de peso e a pressão voltou ao normal, mas ela ainda precisa tomar 30 comprimidos por dia.
Minha vó era magra e foi morrer com 90 anos, sendo que o único problema de saúde (alzheimer) apareceu com 85 anos.
Por isso minha mãe diz pra eu ser magra, que eu vou ter uma vida muito melhor, porque o que ela passa todo o dia ela não deseja a ninguém, e se pudesse voltar no tempo e se cuidar, faria isso!
Ou seja, meninas, se "orgulhem" de serem gordas hoje, mas quero ver amanhã, quando tiverem que gastar metade do que ganham com o plano de saúde!!!

Anônimo disse...

Os "nutricionistas" de internet podem trocar ideias, mas não num espaço sobre aceitação, da mesma forma q vc nao discute supremacia branca num fórum sobre direitos dos negros.


Não vejo onde uma coisa exclui a outra. Gordas VIVEM NOS NUTRICIONISTAS E ENDOCRINOS. Tomam remédios e fazem bariátrica. Axo que @s gord@s querem se aceitar magr@s sim.

Anônimo disse...

Mas falta ensinar pras pessoas que existem diversos formatos de corpo e biotipos e que todos eles podem ser bonitos, que deve existir roupas para todos os tamanhos, q assentos de bus e avião nao devem ser feitos só pros magros. Isso td é uma coisa básica, é respeito.

biotipo é uma coisa muito diferente de sobrepeso e obesidade. parem de misturar as estações, gente!

Anônimo disse...

mas querer que todo mundo seja magro por acreditar que só assim essas pessoas podem ser felizes, aí é presunção demais.

========

e presunção querer obrigar alguém a aceitar o que não quer e pode ser mudado. ditadura da aceitação.

Carol M disse...

O difícil de falar com anonim@s é que vc nunk sabe qtos sao ou quem é quem, colocar um apelidinho não custa nada, pode ser até r2d2.

Uma pessoa com o biotipo que descreveríamos como atarracado (baixa, com constituição muscular densa e tendencia a engordar) acaba passando por gorda devido a noçao que temos do que é bonito e saudavel. A pessoa dentro deste biotipo pode estar perfeitamente saudavel, mas talvez o imc diga q ela tem sobrepeso e o olhometro lheio a classifique como gordinha.


Nao interessa em quais médicos as pessoas vivem. Aqui e agora estamos falando de auto-aceitação e pressao social pra ser isso e aquilo, não é o lugar pra ficar discutindo a maravilhosa dieta q vcs seguem ou oq as pessoas deveriam comer. Quem le o post e comments nesse sentido nao esta interessado e existe trocentos outros forum onde se pode falar de dietas.

Não é ditadura da aceitaçao, é mostrar que a auto aceitação é possivel e nao deve ser considerada errada. Nao gosta? Ok, mas vc nao tem direito de se meter na vida alheia, guarde seu nao gostar pra vc.

Carol M disse...

"Minha mãe sempre foi gorda, sempre se aceitou e sempre teve muita saúde. Foi chegar aos 45 e TODOS os problemas aconteceram de uma vez: hipertensão, diabetes, teve que fazer safena, glaucoma, problema de coluna e de rim."

Te ocorreu que isso tudo tb poderia ter acontecido se sua mãe fosse magra? Pessoas ficam doentes e nem sempre ser gordo tem algo a ver com isso, especialmente a partir de certa idade. Pessoas magras tb descobrem um monte de doenças a partir de determinada faixa etária.
Nossos hábitos ajudam e evitar isso? Claro que ajudam. Mas uma pessoa magra de hábitos ruins tem tantos riscos quanto uma pessoa gorda de hábitos ruins. O tamanho de cada uma é irrelevante.

Anônimo disse...

"mas quero ver amanhã, quando tiverem que gastar metade do que ganham com o plano de saúde"

aiai, vocês são tão repetitivos... mais uma vez, em caixa alta, pra ver se entendem: VOCÊS NÃO TEM NADA A VER COM A SAÚDE DE ESTRANHOS. se por acaso algum gordo ficar doente é um problema exclusivamente dele. a pessoas tem o direito de ser gorda, sem medo de morte ou de doenças, pq só ela vai arcar com eventuais consequências.

Anônimo disse...

"Axo que @s gord@s querem se aceitar magr@s sim."

"axou" errado, nêga.

Anônimo disse...

"ditadura da aceitação"

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Bruna disse...

Que bonitinho isso de "Destacamos como nosso principal inimigo a assim chamada indústria de “redução” "... Só não concordo com chamar de "falsa ciência" o que diz que ser obeso não é saudável.. Óbvio que isso só piora a discriminação mas pera aí né gente, OBESIDADE realmente não é saudável! E o maior problema são os padrões..Deixar de segui-los é uma ótima iniciativa, mas viver uma vida totalmente sedentária e com alimentação errada acreditando ser saudável e contrariando o que a ciência diz é "fugir da raia"...

Anônimo disse...

Mas nem gorda elas são. Que sociedade doente! Vê chifre em cabeça de cavalo. Só pode ser. Se alguém viu "gordura" nestas mulheres da foto...

Anônimo disse...

Te ocorreu que isso tudo tb poderia ter acontecido se sua mãe fosse magra? Pessoas ficam doentes e nem sempre ser gordo tem algo a ver com isso, especialmente a partir de certa idade. Pessoas magras tb descobrem um monte de doenças a partir de determinada faixa etária.
Nossos hábitos ajudam e evitar isso? Claro que ajudam. Mas uma pessoa magra de hábitos ruins tem tantos riscos quanto uma pessoa gorda de hábitos ruins. O tamanho de cada uma é irrelevante.

se for fumante e ou consumidora de altas quantidades de alcool pode ser. do contrario, esquece, tá falando besteira.

Anônimo disse...

aiai, vocês são tão repetitivos... mais uma vez, em caixa alta, pra ver se entendem: VOCÊS NÃO TEM NADA A VER COM A SAÚDE DE ESTRANHOS. se por acaso algum gordo ficar doente é um problema exclusivamente dele. a pessoas tem o direito de ser gorda, sem medo de morte ou de doenças, pq só ela vai arcar com eventuais consequências.

não vindo com mimimi que são gord@s por causa da malvada da genética, OK que meu ouvido não é penico.

Pessoalmente não tenho NADA contra gord@s e sim contra os ARGUMENTOS d@s gord@s.



N.

Anônimo disse...

O argumento da "saúde" é usado por pessoas que não têm capacidade de disfarçar o próprio preconceito. "É pro seu bem, você vai ter diabetes, vai ter isso e aquilo", mas o que essa infeliz pessoa na verdade quer dizer é que você deve emagrecer, porque ela acha que você deve ser magro. Porque ao gordo é relegado uma série de imundícies mentais. "Gordos são preguiçosos, relaxados, folgados, quem vai transar com um saco de banha, é só fazer uma dietinha que tudo resolve, isso é falta de força de vontade", enfim, nem precisa ler nas entrelinhas o que tudo isso significa realmente. E nada disso tem a ver com saúde ou bem-estar, é preconceito puro mesmo, a tal da gordofobia.

Anônimo disse...

um comentario apenas: gordos são gulosos (mas não aceitam que são).

Anônimo disse...

depende do que vc considera gula. eu sou gulosa pq gosto de comer bobagem. mas nao sou gulosa da forma nojenta que a midia retrata (assim, por ex: http://www.youtube.com/watch?v=HB780oK6F9M). e nao acho que o meu paladar seja um defeito moral, como alguns querem fazer crer. é uma caracteristica, como tantas outras. nem inferior, nem superior a ninguem. esse é o ponto.

Anônimo disse...

depende do que vc considera gula. eu sou gulosa pq gosto de comer bobagem. mas nao sou gulosa da forma nojenta que a midia retrata (assim, por ex: http://www.youtube.com/watch?v=HB780oK6F9M). e nao acho que o meu paladar seja um defeito moral, como alguns querem fazer crer. é uma caracteristica, como tantas outras. nem inferior, nem superior a ninguem. esse é o ponto.

Os bons gourmands têm o paladar hiper aguçado para bem degustar a comida. Nda de imoral aí. Os gulosos não degustam, devoram a comida. daí serem gordos, porque comem grandes quantidades do que deve ser degustado e não devorado.

Não importa se gula é imoral ou não. Sobrepeso importante é sinal de gula mas os gordos se autocondenam e escondem a gula debaixo da genética e fatores patológicos reais que respondem por pouquíssimos casos de obesidade. Isso é imoral.

Anônimo disse...

discordo. ha motivaçoes geneticas e psicologicas, habitos antigos, entre outras razoes que contribuem para a compulsao alimentar. alguem alegar isso nao é imoral, é apenas a verdade. isso nao quer dizer que a pessoa nao possa fazer nada para mudar. se a pessoa esta disposta ou nao a mudar, aí é outro problema. eu nao quero mudar pq acho suficiente faço pelo meu corpo. se vou continuar sendo gorda mesmo assim, vou aprender a lidar com isso. oq nao da liberdade a ninguem mais a palpitar sobre o meu corpo, muito menos sair fazendo afirmaçoes falsas ao meu respeito, numa tentativa de justificar o meu corpo q ela considera inadequado. eu sou gorda pq como bobagens. eu sou gorda e faço academia. eu sou gorda e nao como uma quantidade absurda de comida. nao estou afirmando q como pouco, mas tb n aceito q me retratem como no video acima. é desrespeitoso. isso sim é imoral.

Anônimo disse...

discordo. ha motivaçoes geneticas e psicologicas, habitos antigos, entre outras razoes que contribuem para a compulsao alimentar. alguem alegar isso nao é imoral, é apenas a verdade. isso nao quer dizer que a pessoa nao possa fazer nada para mudar. se a pessoa esta disposta ou nao a mudar, aí é outro problema. eu nao quero mudar pq acho suficiente faço pelo meu corpo. se vou continuar sendo gorda mesmo assim, vou aprender a lidar com isso. oq nao da liberdade a ninguem mais a palpitar sobre o meu corpo, muito menos sair fazendo afirmaçoes falsas ao meu respeito, numa tentativa de justificar o meu corpo q ela considera inadequado. eu sou gorda pq como bobagens. eu sou gorda e faço academia. eu sou gorda e nao como uma quantidade absurda de comida. nao estou afirmando q como pouco, mas tb n aceito q me retratem como no video acima. é desrespeitoso. isso sim é imoral.


não vi e não verei o video acima. assim não posso discuti-lo. Quanto a mudar é um direito que gordos e gordas e todo mundo têm desde sempre que algumas correntes feministas tentam desencorajar. acabam empurrando os gordos para a bariátrica. isso tbem é imoral.

comer bobagem não é a causa da obesidade. comer MUITA bobagem a qualquer hora é. Até a bobagem pode ser degustada.

causa psicológica (pq você põe causas orgânicas/funcionais no mesmo saco?)como se defender de abusos e assédios não considero gula e é aquela que mais me sensibiliza e torço p/reverter, primeiro o abuso, depois a volta às medidas ideais e saudáveis.

Anônimo disse...

1) ninguem aqui esta sendo empurrado a fazer cirurgia, é justamente o contrario.

2) causas psicologicas como ansiedade e depressao, podem ser decorrentes nao necessariamente de abuso sexual, mas fruto de um ambiente hostil e de isolamento social involuntario

3) causas geneticas existem, queira vc acreditar ou nao. filhos de magros tem propensao a serem magros. filhos de gordos, de serem gordos. para quem é geneticamente magro, ser magro nao exige esforço algum. para alguem que tem tendencia a engordar, ser magro exige muito esforço. e é justamente esse sobre-esforço que nem todos estao dispostos a fazer, é uma escolha legitima que deve ser respeitada (nao ha nada de imoral nisso)

3) oq VC "considera" gula é irrelevante. pra quem acha uma dieta restritiva uma alimentaçao "normal", oq a maioria dos brasileiros (magros, inclusive) come será considerado excessivo. já para a maioria das pessoas, uma alimentação como a sugerida alguns topicos acima é insuficiente. gula, no imaginario popular, é oq está retratado no video (n estou te pedindo pra ver, só estou ilustrando meu argumento), e alegar q todo gordo come desta forma é absurdo.

Anônimo disse...

1) ninguem aqui esta sendo empurrado a fazer cirurgia, é justamente o contrario.

ao contrario como, se os operados não param de aumentar? a aceitação da gordura não altera o estado físico e as situações do dia a dia. Mais dia menos dia quem é gordo se cansa de se aceitar gordo e sucumbe à bariátrica. Tudo porque não pode 'restringir' as bobagens.

2) causas psicologicas como ansiedade e depressao, podem ser decorrentes nao necessariamente de abuso sexual, mas fruto de um ambiente hostil e de isolamento social involuntario

não associei ansiedade nem depressão. mencionei a defesa consciente ou inconsciente do abuso pelo comer em excesso. emotional eating são outros 500.

3) causas geneticas existem, queira vc acreditar ou nao. filhos de magros tem propensao a serem magros. filhos de gordos, de serem gordos.

comprovação científica de que filhos de gordos criados por magros ficam gordos. Filho de gordo que fica gordo não é causa genética. é transferência de hábitos alimentares.





3) oq VC "considera" gula é irrelevante. pra quem acha uma dieta restritiva uma alimentaçao "normal", oq a maioria dos brasileiros (magros, inclusive) come será considerado excessivo. já para a maioria das pessoas, uma alimentação como a sugerida alguns topicos acima é insuficiente. gula, no imaginario popular, é oq está retratado no video (n estou te pedindo pra ver, só estou ilustrando meu argumento), e alegar q todo gordo come desta forma é absurdo.

gula é comer sem fome, automaticamente, sem preocupação com nutrição e em quantidades desnecessárias. Dieta restritiva se restringe a ingredientes que façam mal ou quantidades razoáveis. O sobrepeso e a obesidade são quem apontam o excesso e não os magros. O bon gourmand come DE TUDO o que é bom. Mas o guloso come indiscriminadamente sempre do mesmo e do engordativo e do não saudável.

Anônimo disse...

1) "Mais dia menos dia quem é gordo se cansa de se aceitar gordo e sucumbe à bariátrica" -> aí é que você se engana. pq uma pessoa que se aceita gorda "mais dia menos dia se cansa"? isso não faz o menor sentido.

2) então há diversos fatores psicológicos, nao apenas aqueles causados por defesa de abusos sexuais. e se vc quer saber, a ameaça sexual nao precisa nem ser violenta, basta existir um clima em que a mulher se sinta vulneravel. por experiencia propria, desde que eu engordei e parei de ser tao assediada na rua, me sinto mais segura.

3) claro que é genético. um magro que come arroz feijao e bife continua magro. um gordo que como isso, fica gordo. um magro que come joelho, continua magro. um gordo que come isso engorda ainda mais.

4) oq eu chamo de dieta restritiva é: cortar o arroz, o pao, o biscoito, açucares, gorduras, carne vermelha, etc etc etc. ha pessoas (magras, claro) que defendem que para o gordo emagrecer "basta" fazer essa dieta. a questão é q a dieta corta praticamente tudo oq uma pessoa normal come, se tornando algo essencialmente vegan, com alguns graos integrais e pouca carne (leia os comentarios acima e vc vai ver oq os pseudo nutricionistas aqui na caixa de comentarios sugeriram).

acredite ou nao, nao sao todas as pessoas dispostas a se alimentar como coelhos o resto da vida. e taí a opçao: ser gordo. se aceitar gordo. ter uma vida normal sendo gordo. ser gordo nao impede ninguem de viver bem e se exercitar.

Anônimo disse...

1) "Mais dia menos dia quem é gordo se cansa de se aceitar gordo e sucumbe à bariátrica" -> aí é que você se engana. pq uma pessoa que se aceita gorda "mais dia menos dia se cansa"? isso não faz o menor sentido.

ah não faz? vou fingir que acredito.
quer alguém que se aceitava gorda mais (E LUCRAVA) que a fabiana karla? O que fizeram com ela? pegaram ela a força? Como disse uma comentarista, ela tbem TRAIU O MOVIMENTO?


"Fabiana já baixou dos 113 kg para 93kg, mas a meta da humorista é chegar aos 85kg. A intenção de Fabiana não é secar. A atriz somente está buscando qualidade de vida. Em entrevista ao site EGO. Fabiana contou que sua saúde melhorou, já não sente falta de ar nos palcos e as dores no joelhos diminuiram. Além disso, Fabiana já tem mais liberdade de usar certo tipos de roupa que o seu corpo antigo não permitia."

http://furiarosa.com/celebridades/a-humorista-fabiana-karla-faz-cirurgia-e-perdeu-20-kg/

E AGORA JOSÉ?
.

Anônimo disse...

quem disse que ela se aceitava? tem gente que passa a vida tentando emagrecer. to felizona por ela ter conseguido atingir a meta DELA, mas nao é oq eu quero pra mim. jamais faria uma cirurgia, correndo risco de vida, por estética.

Anônimo disse...

Quem disse? Ela mesma.

Fabiana Karla disse que nunca teve problemas com sua aparência e que ao olhar no espelho, gostava do que via. O problema é que seu bem estar estava sendo prejudicado e para viver melhor ela decidiu aderir ao procedimento.


http://www.essaseoutras.com.br/fabiana-karla-conta-que-emagreceu-com-a-tecnica-lazzarottosouza-veja/fabiana-karla-magra/


Desde que obesidade não é doença e todas se sentem tão bem sendo gordas, a FK deve ter mentido com essa história de emagrecer pelo bem estar e qualidade de vida ou com a outra história de gostar do que vê e não ter problemas com a aparência. Ela que não é boba nem nada justificou com a primeira opção. E pra agradar a gregos e troianos, vai continuar como madrinha do Fashion Week Plus Size e apoiando a causa das gordinhas contra o bullying.

vai ver ela se aceitava da boca pra fora como muitas fazem pra ficar bem na fita.

Thata disse...

Fiquei estupefada essa semana, quando uma nova colega de trabalho contou como o médico lhe tratou no exame admissional.

Ela tem 1,80 e é obesa. Nada demais. O médico EXIGIU uma série de exames que NÃO são pedidos para ninguém que já não apresente problema de saúde (p. ex., medem a glicose, pressão etc. na hora, dá pra ver).

Depois que ela fez a bateria de exames, foi atendida por uma médica que afirmou não entender por que o sujeito pediu tudo aquilo, ela estava óóóótima.

Mais uma face do tratamento desigual: se fosse um homem gordo, ou uma pessoa magra, JAMAIS o médico pediria aquela bateria de exames.

Ele PRESSUPÔS que ela não era saudável porque é gorda!!! Ele não trataria uma pessoa magra dessa maneira (e uma pessoa magra poderia, claro, estar com muitos problemas de saúde).

Anônimo disse...

3) claro que é genético. um magro que come arroz feijao e bife continua magro. um gordo que como isso, fica gordo. um magro que come joelho, continua magro. um gordo que come isso engorda ainda mais.

A anon que comentou do feijão com arroz acrescentou o brigadeiro de sobremesa. então não é SÓ o feijão com arroz. Ninguém come feijão com arroz puro. vai batata frita, vai pastel, vai torta de frango, vai um bife a milanesa, vai uma maionese de batata, vai pão, vai até macarrão na mesma refeição, né? recapitule quantas frituras vc comeu essa semana. e o que acompanhou seu arroz com feijão. depois vem a sobremesa. um pudinzinho de leite condensado básico, doce de coco, sorvete com todos os tops.

daí a pouco vai pro comp. com uma tigela enorme transbordando de pipoca. depois a culpa é do feijão com arroz e do magro que come e não engorda.

Se vc tivesse alergia a camarão, teria que eliminá-lo da dieta p/sempre, certo? aí tudo bem, não interessa se o que não tem alergia continua comendo camarão. Mas na hora do joelho de porco que te engorda horrores, vc não restringe nem elimina, já que o magro tbem come e não engorda. esse raciocínio ferra com praticamente todo mundo, pois muito rara gente não engorda com excesso de gorduras e açúcares.

4) oq eu chamo de dieta restritiva é: cortar o arroz, o pao, o biscoito, açucares, gorduras, carne vermelha, etc etc etc. ha pessoas (magras, claro) que defendem que para o gordo emagrecer "basta" fazer essa dieta. a questão é q a dieta corta praticamente tudo oq uma pessoa normal come, se tornando algo essencialmente vegan, com alguns graos integrais e pouca carne (leia os comentarios acima e vc vai ver oq os pseudo nutricionistas aqui na caixa de comentarios sugeriram).

Cortar o arroz OU o feijão NA MESMA REFEIÇÃO foi o que sugeri.
Pq não falou de cortar o peixe? cortar as frutas? cortar os legumes? cortar as verduras? cortar o iogurte? cortar o queijo magro?
cortar as castanhas?
não estão no seu cardápio? quanto pão e quanto biscoito é o bastante p/vc por dia? ontem provei pela 1ª vez. um cupcake de limão maravilhoso que fizeram aqui. continuarei magra não porque comi o cupcake e não engordo mas pq comi UM cupcake e não 10. O de chocolate ñ to a fim. na hora que eu quiser provo UM.


acredite ou nao, nao sao todas as pessoas dispostas a se alimentar como coelhos o resto da vida. e taí a opçao: ser gordo. se aceitar gordo. ter uma vida normal sendo gordo. ser gordo nao impede ninguem de viver bem e se exercitar.

viver bem não vive. vive mal mas vai levando a menos que esteja uns 5kg acima do ideal. não colocando a culpa na genética e outras mentiras, ta de boa. um dia encara a bariátrica como fez a FK ou as doenças decorrentes da obesidade.

Anônimo disse...

Ela tem 1,80 e é obesa. Nada demais.

=====


o que tem a obesidade a ver com a altura?

Anônimo disse...

As Gordas estão bem na fita. e os gordos? Mulher já não aceita gordo.

selena disse...

dizer q todo gordo é doente e q a gordura facilita muito pra ter diabetes,pressão alta é só mais uma tatica para aumentar o preconceito.
fazem parecer q todo magro é super saudavel e só come alfalce.

isso é podre,qualquer um pode ficar doente,tenho uma amiga q é e sempre foi e ficou diabetica enquanto eu q sou gorda não tem problema nenhum.

é lógico q devemos ser respeitadas assim como qualquer um,mas muitos gordos se enganam dizendo q adoram ser gordos e são super felizes.

primeiro q é quase impossivel achar uma roupa que fique bonita,realmente bonita.

segundo, a agilidade ja era,tentar correr é inviável,quando subo a ladeira da minha casa,quase tenho um infarto e parece q minhas pernas vão explodir.

terceiro,disposição para fazer as coisas diminui e muito.

enfim,n da pra ficar fingindo q ser gordo é uma maravilha.

selena disse...

eu falo de gente gorda de verdade,como eu q to uns 30 kg acima do ideal,n é dessas q engordam 2 kg e ficam desesperadas dizendo q estão obesas.
da vonta de esmurrar uma pessoa dessa,sinceramente.

Anônimo disse...

@Thata
Sabe a diferença entre uma estatística e um caso particular?
Pq se sabe, não parece.

Anônimo disse...

tipo de cabelo e obesidade são assuntos que dão um UP nos comentários

Anônimo disse...

'a pessoas tem o direito de ser gorda, sem medo de morte ou de doenças, pq só ela vai arcar com eventuais consequências.'

Se fosse assim mesmo sería ótimo.
Mas na verdade sempre acaba sobrando pros outros...

Anônimo disse...

"A anon que comentou do feijão com arroz acrescentou o brigadeiro de sobremesa. então não é SÓ o feijão com arroz. Ninguém come feijão com arroz puro. vai batata frita, vai pastel, vai torta de frango, vai um bife a milanesa, vai uma maionese de batata, vai pão, vai até macarrão na mesma refeição, né?"

não. arroz, feijao e bife, as I said. como fritura, sim, mas é exceção.

"recapitule quantas frituras vc comeu essa semana. e o que acompanhou seu arroz com feijão."

desde sábado, umas duas vezes. acho normal. não pretendo eliminar esses alimentos da minha dieta. é justamente sobre isso q eu estou falando, q tem gente que acha que é ok só comer alpiste, mas não é o meu caso.


"depois vem a sobremesa. um pudinzinho de leite condensado básico, doce de coco, sorvete com todos os tops."

mais especulação. vc faz exatamente oq eu tanto critico: imputar que todo gordo come feito um porco. e eu nem gosto de doce. o único doce que eu amo é chocolate. o resto eu nunca como.

"daí a pouco vai pro comp. com uma tigela enorme transbordando de pipoca."

mais especulação. eu costumo fazer duas refeições por dia. não tomo café da manha. almoço. como algum lanche no fim do dia.

"depois a culpa é do feijão com arroz e do magro que come e não engorda."

eu nao to culpando ninguem. só estou tirando uma suposta culpa que automaticamente atribuem ao gordo. ser gordo nao é desvio de carater, nem imoral, como alegaram acima.

"Mas na hora do joelho de porco que te engorda horrores, vc não restringe nem elimina"

joelho de porco? joelho é aquele salgado que todas as escolas vendem. nao sei em que lugar vc se esconde, mas aqui na cidade grande se chama assim.

eu o citei pq é o lanche mais comum q eu vejo as pessoas consumindo (eu nao, pq nao como queijo), mas poderia ter citado pizza, hamburger... enfim.

"já que o magro tbem come e não engorda. esse raciocínio ferra com praticamente todo mundo, pois muito rara gente não engorda com excesso de gorduras e açúcares."

eu conheço várias. estudei a vida inteira com gente magra que comia salgados e doces E eram sedentarias. tinha que implorar pra irem andar na praia comigo, pq o pessoal não era chegado em exercicios rs

"Cortar o arroz OU o feijão NA MESMA REFEIÇÃO foi o que sugeri."

sim, isso é absurdo.

"Pq não falou de cortar o peixe? cortar as frutas? cortar os legumes? cortar as verduras? cortar o iogurte? cortar o queijo magro?
cortar as castanhas?
não estão no seu cardápio?"


exatamente oq eu falei. vcs sugerem que só se coma vegetais, graos integrais e carne sem oleo.

queijo eu realmente nao como, nem manteiga, requeijao, iogurte, nada desses troços. eu tenho uma reação ruim a eles, ânsia de vômito e tal.

quanto pão e quanto biscoito é o bastante p/vc por dia?

dois pães. não sou de comer biscoito.

ontem provei pela 1ª vez. um cupcake de limão maravilhoso que fizeram aqui. continuarei magra não porque comi o cupcake e não engordo mas pq comi UM cupcake e não 10. O de chocolate ñ to a fim. na hora que eu quiser provo UM.

eu nunca comi. parece ser feito de gordura pura aquele creme, me dá nojinho.

Anônimo disse...

gordura = gostozura

Anônimo disse...

Bife é proteína animal. o debate com o anon foi em cima do arroz com feijão. Alpiste não faz parte da dieta humana. Outras tantas sementes sim e são ótimas.

Como não gosta de doce se chocolate leva açúcar a dar com pau? O leite condensado do brigadeiro tem mais da metade de açúcar em cada porção. O chocolate ao leite tem mais açúcar do que qualquer outro ingrediente. Geralmente é o primeiro ingrediente da lista, quer dizer que é o que mais tem. O terceiro ingrediente é a gordura. então, chocolate é basicamente açúcar com gordura (apenas 25% de massa de cacau. Os doces de chocolate ainda levam farinha e/ou mais açucar.
O top do cupcake é manteiga com açúcar, portanto, a base do chocolate. você não tem nojinho do chocolate?

Arroz com feijão (a moda brasileira) é uma mesmice de dar pena. Não sei onde está o absurdo de variar entre as diversas fontes de carboidrato, inclusive os de baixo teor. Na verdade o que fazemos é adicionar mais carbo ao arroz com feijão (não estou falando só de você, que restringiu sua dieta ao máximo, achando que faz um grande negócio).

os doces que eu citei fazem parte da mesa do brasileiro. faltou o doce de leite.

Comer salgados e doces (em quantidades desnecessárias) e não engordar está para comer camarão e não ter alergia, as I said. Você não tem nada com o que engorda os outros e sim com o que engorda VOCÊ, principalmente as quantidades.

Não aleguei que ser gordo é desvio de caráter nem imoral, Aleguei que o gordo é guloso e não porco. Você diz que não gosta de doce mas provei que chocolate é doce e raro é o doce que não tem gordura. só mesmo compota de fruta, mas não existe compota de cacau, né?

Não sei se o cálcio que vc ingere no leite do chocolate e leite condensado e feijão são suficientes para o gasto diário se não toma leite, outro laticinio ou folha escura, arrrggghhh

resumo da ópera: sua dieta é praticamente alto carboidrato (arroz, feijão, pão, massa, açúcar, muito açucar). A gordura das frituras, do chocolate, das carnes (vou supor que você não come só bife) gordas ajudam a segurar o peso lá em cima. Qualquer outro item vai somar mais energia não gasta, sejam frutas, sucos,(mais açucares), legumes, verduras, tubérculos, castanhas(os dois últimos alto carbo tbem).

Eu como absolutamente tudo o que mencionei e continuo magra, não porque não engordo, engordo sim, mas porque sei quando e quanto comer de cada item. Como pouquíssimo açucar, inclusive chocolate, mas não eliminei, só espacei.

Elmar disse...

A parte 6 do manifesto é puro lixo. Problemas cardiovasculares, psicológicos e ósseos existem para qualquer pessoa que não esteja cega por um fanatismo típico de ideólogos de mundos oníricos.Ignorar tais problemas, minimizando-os ou até mesmo os estimulando, é um crime contra a saúde pública.

6. Nós repudiamos a “ciência” mistificada que falsamente afirma que não somos saudáveis. Isso tem criado e mantido discriminação contra nós, em conluio com os interesses financeiros das empresas de seguro, da indústria da moda, das indústrias de redução, das indústrias de comida e medicamentos, e das instituições médicas e psiquiátricas.

Elmar disse...

Ah! E, só pra constar, esta coisa de mito da beleza é que é o verdadeiro mito. Estudos com bebês recém-nascidos sugerem isto. Conceitos como proporção e simetria tangem sobre o tema. Há influência social? Sim, mas só até um certo e BEM limitado ponto. E, antes que falem, não discuto exceções. Discuto padrões. Portanto não venham me falar: "mas tem homem que gosta de gorda". Inclusive há muita discussão sobre o suposto embasamento histórico do "mito da beleza", o qual costumeiramente se limita a dar ênfase aos quadros de Peter Paul Rubens. Assim também como, vale ressaltar, há vasta controvérsia a respeito de muitas outras coisas na história... O que quero dizer:atitudes como esta querem jogar a culpa das consequências de uma alimentação inadequada(p/ aquela maioria dos sem problemas endócrinos que fazem engordar) para a sociedade. Vitimismo puro. E, devo lhes dar a má notícia, tentar empurrar goela abaixo da sociedade que gordura é legal não funciona. Só gera uma grande hipocrisia social. Aquelas com o corpo em melhores proporções continuarão sendo mais atraente e exercendo maior fascínio. SEMPRE possuirão maior atratividade sexual (claro que aqui vão aparecer algumas dizendo que não se interessam em possuir maior atratividade sexual...rs). Sabem por quê? Porque estamos aqui tratando de uma força motriz do comportamento humano: a sexualidade. Ela não é tão imune a obras de engenharia social. Nem a Igreja, por tantos séculos, conseguiu moldar a sexualidade a contento. Se a igreja, usando de subterfúgios tão fortes como a fé e a ignorância do povo, não conseguiu, como uma ideologia pseudo-lógica que não se sustenta no campo racional, em plena era da informação, pode coseguir?

Anônimo disse...

Vejo esse movimento pró-gordas como um incentivo a doenças/ preguiça e etc.
Primeiramente temos que buscar um equilibrio, ser gordo não é saudável e nem ser mt magro, tem que ter o meio termo.

Engraçado que a maioria das gordas desprezam outros gordos e querem caras/ mulheres saradas em forma.

Anônimo disse...

Belo comentário.

Desconfio que algumas gordas realmente se interessem consciente ou inconscientemente em NÃO possuir atratividade sexual, daí a dificuldade em emagrecer. Outras tantas não fizeram a TRANSIÇÃO da comida INFANTIL para a ADULTA como na dependência do chocolate.


"(claro que aqui vão aparecer algumas dizendo que não se interessam em possuir maior atratividade sexual...rs). "

Anônimo disse...

Ignorar tais problemas, minimizando-os ou até mesmo os estimulando, é um crime contra a saúde pública.

========

Infelizmente a liberdade de expressão
permite a apologia da obesidade, criando o conflito mental em que obes@s vivem permanentemente.

Anônimo disse...

http://gordofobicos.tumblr.com/

Anônimo disse...

49% dos brasileiros estão acima do peso. 15% estão obesos.

Liberte @ gord@ que há em você!

Anônimo disse...

Manifesto de libertação das gordAs? E os gordos que se fodam?

Anônimo disse...

lola, pode apagar tudo depois, mas esse blog é mto legal pra eu n compartilhar com vcs haha

sobre gordos no aviao http://connivingandsinister.blogspot.com.br/2010/02/hey-fat-head.html

Anônimo disse...

"Te ocorreu que isso tudo tb poderia ter acontecido se sua mãe fosse magra? Pessoas ficam doentes e nem sempre ser gordo tem algo a ver com isso, especialmente a partir de certa idade. Pessoas magras tb descobrem um monte de doenças a partir de determinada faixa etária.
Nossos hábitos ajudam e evitar isso? Claro que ajudam. Mas uma pessoa magra de hábitos ruins tem tantos riscos quanto uma pessoa gorda de hábitos ruins. O tamanho de cada uma é irrelevante."


Carol M, o fato É QUE ESTAS DOENÇAS ACONTECEM MAIS FACILMENTE EM PESSOAS GORDAS E OBESAS, e não sendo nem gordo nem obeso, as chances delas acontecerem diminuem.

E outra, falei que a minha avó era magra e não teve nada disso, logo se a minha mãe fosse magra, as chances dela não ter seriam altas também, pela genética.

Chega de relativismo, né?

Se você quer o melhor para você e a sua saúde, o melhor é não ser nem gordo nem obeso. Ninguém em sã consciência e com instinto de autopreservação vai na sua vida atrás de algo que tenha chances de piorar a saúde.

Não conheço nenhuma "doença de magro", a não ser anorexia, que na verdade é uma doença psíquica e não conta.

Anônimo disse...

Não importa o quanto nós gostaríamos de usar o feminismo para justificar nossas escolhas, o feminismo não pode ser interpretado como abrangendo qualquer coisa arriscada, auto-odiosa e violenta que uma mulher faz para si mesma, ou recebe dinheiro para fazer, ou paga alguém para fazer com ela. O feminismo não valoriza a subordinação das mulheres e a dor das mulheres. Não valoriza a dependência vitalícia das mulheres saudáveis do sistema médico de suplementos nutricionais ou hormônios — consequências inevitáveis da cirurgia de perda de peso ou transexualismo. O feminismo não valoriza um padrão de beleza para mulheres composto de magreza extrema, feições brancas regulares, cabelo liso, pele de aparência jovem, sem rugas ou manchas, e falta de pêlos visíveis no corpo. Feministas sabem que este padrão exclui propositadamente a maioria das mulheres e é projetado para manter-nos preocupadas com a nossa aparência e dependentes de cirurgiões e empresas de cosméticos para uma cara tranquilização. O feminismo valoriza mulheres como sujeitos de nossas próprias vidas, e não objetos para atrair e manter o olhar do outro. Ele valoriza a cooperação entre as mulheres, e não a competição e a comparação fomentada por apresentar-nos com uma imagem após a outra de mulheres que nunca vamos parecer — mulheres que, de fato, não existem, dado o uso extensivo e agora-famoso de airbrushes e retoques em fotografia de moda. As mulheres gordas têm sido muito danificadas pelo padrão de beleza sob o qual somos as mais feias das feias — mas a resposta feminista a isso não é vestir os nossos eus gordos em lingerie e posar para a revista Dimensions ou o boletim NOLOSE. O feminismo não valoriza ampliar as categorias de mulheres disponíveis para a exploração sexual masculina, ele valoriza o fim da exploração sexual de todas as mulheres.

— Amy Winter, "Feminismo e a Política da Aparência"

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 314 de 314   Recentes› Mais recentes»