quinta-feira, 13 de setembro de 2012

POR QUE O CASO KRISTEN STEWART É IMPORTANTE

Esta semana uma leitora me indicou um artigo muito bom de Nico Lang (nunca tinha ouvido falar). É sobre o caso Robsten, que é como a mídia vem chamando Robert Pattinson e Kristen Stewart, astros de Crepúsculo. Pra quem vive numa caverna e não está sabendo do assunto que domina os tablóides desde julho, Kristen, que namorava Robert, foi fotografada dando uns amassos em Rupert Sanders, casado, vinte anos mais velho, e seu diretor em Branca de Neve e o Caçador. Foi -– está sendo -– um escândalo.
Imagino o que você está pensando: por que a vida particular de um jovem casal é de qualquer interesse pra gente? Quem tem que se resolver com Kristen é Robert, não eu ou você. Pois é. Mas as coisas chegaram a um ponto de condenação a Kristen (apesar de Kristen ter declarado “Esta indiscrição momentânea pôs em perigo a coisa mais importante da minha vida, a pessoa que mais amo e respeito, Rob. Eu o amo, eu o amo, me desculpe”, apesar de Robert talvez já tê-la perdoado) que isso já começa a ameaçar a carreira de Kristen. Como diz Lang (minha tradução):
“Como resposta a este bullying público, Kristen Stewart foi tirada da sequência de Branca de Neve e o Caçador, e os rumores dizem que o próximo filme terá Chris Hemsworth como protagonista. Vão chamá-lo de O Caçador. Você sabe que as coisas ficaram feias quando o estúdio não apenas te despede de um filme; eles têm tanto medo de se associarem ao seu escândalo que eles despedem sua personagem inteira”.
Antes da traição (que palavra forte, não?), Kristen vivia um conto de fadas, namorando o sonho de consumo de toda menina de doze anos. A vida perfeita. Como imaginar que essas pessoas ricas e lindas e famosas podem ter algum tipo de problema na vida? Certo, apenas dinheiro não traz felicidade, mas dinheiro, fama, beleza e um Robert Pattinson no pacote? É a garantia de felicidade à toda prova. Ou assim pensam ingênuos.
Até o escândalo, Kristen era a atriz mais bem paga de Hollywood (agora ela foi ultrapassada por Scarlett Johansson em Vingadores 2). Kristen vem atuando desde que tem 9 anos. Querendo ou não, ela é a cara de toda uma juventude. E agora ela está sendo chamada de trampire, mistura de tramp (vagabunda) e vampira. A palavra pegou. Há milhares de camisetas à venda com “Kristen Stewart f*ing sucks”, "Quero c*gar em cima da Kristen Stewart", e “Robert Pattinson pode se sair melhor”. Quer dizer... um circo.
Isso fez com que Jodie Foster saísse em defesa de Kristen. Elas já trabalharam juntas em Quarto do Pânico, em 2002, quando Kristen tinha 11 anos. Faz 46 anos que Jodie está atuando. Ela se acostumou a viver sua vida como um “alvo móvel”: “Já disse antes e digo de novo: se eu fosse uma jovem atriz ou ator hoje, eu largaria a carreira antes que começasse. Se eu tivesse que crescer nesta cultura da mídia, não acho que sobreviveria emocionalmente”.
Lang apresenta um ângulo que eu não tinha pensado pra explicar por que o escândalo é relevante: “Parte do motivo que o caso Robsten não me importa é que não sou uma jovem mulher hoje, e estou feliz por não ser. Para qualquer garota que está crescendo e prestando atenção na mídia, é uma hora assustadora para entender o que é ser uma menina na nossa sociedade. De Rush Limbaugh elas descobriram que são prostitutas e vadias por quererem anticoncepcionais e opções reprodutivas saudáveis para mulheres. De Todd Akin, elas aprenderam que seus corpos podem magicamente decepar com golpes de judô qualquer efeito colateral indesejado de estupro e que as mulheres podem ser 'ilegitimamente' estupradas. De Paul Ryan, aprenderam que o estupro é só outra forma de concepção, o que deve ser novidade para os criadores do Kama Sutra. E então o super defensor da Cultura de Estupro Mike Huckabee se intrometeu para dizer que 'estupro pode criar pessoas extraordinárias', porque as mulheres jovens de todo o mundo estavam desesperadamente precisando da sua opinião neste assunto. Obrigado, Huck.”
Exatamente. Os EUA estão passando por uma das reações conservadoras mais gritantes das últimas décadas. O partido republicano, empenhadíssimo em tirar toda e qualquer conquista que as mulheres conseguiram (e que homossexuais ainda não conseguiram), tem chances de levar a presidência em novembro. Isso seria um retrocesso incrível, a julgar pelas declarações misóginas que seus representantes vêm dando. Mas esta não é a única mensagem passada às meninas de hoje.
Lang diz não estar preocupado com Kristen, porque ela é inteligente e conseguirá superar tudo. “Mas para as mulheres jovens, a cultura de slut shaming [culpar a vadia] que o escândalo Kristen Stewart representa não desaparecerá. Posso não estar preocupado com K-Stew, mas estou preocupado com todas as jovens que estão acompanhando este escândalo, que estão aprendendo que não se pode errar, nunca. Chris Brown pode publicamente espancar a namorada e ainda tocar no rádio e ganhar Grammys [e até desfilar com uma nova tatuagem no pescoço que lembra muito a foto divulgada de quando Rihanna foi espancada]. Porém, se vc algum dia trair seu namorado, sua vida acabará e ninguém mais vai querer se associar a vc. Quase ninguém culpará o cara bem mais velho com quem vc saiu, e talvez o caso até o faça mais famoso e ajude a carreira dele. Poucos vão ligar que ele era seu chefe e estava numa posição de autoridade ou que ele pode ter tirado vantagem da sua juventude e inexperiência. Tudo é sua culpa, e sua vida será ameaçada por isso. Se vc é uma trampire, você receberá uma estaca no coração em público, mesmo que outro adúltero, Ashton Kutcher, recentemente tenha emergido sem cicatrizes. Ninguém exigiu que ele fosse despedido de Two and a Half Men.
“Posso não estar preocupado com K-Stew, mas estou preocupado com minha meia irmã mais nova que tem fotos de KS e RP em suas paredes, que os idolatra, e que talvez cresça odiando Kristen por motivos que ela não entende bem. Fico preocupado que ela aprenda que não pode errar, aprender de seu erro e pedir desculpas, porque ninguém quer suas desculpas, só o seu sofrimento diante das câmeras. Fico preocupado que ela aprenda que tudo bem ofender e ameaçar mulheres pelas suas indiscrições, mesmo que os homens escapem ilesos. Fico preocupado que ela pense que essa cultura de bullying, slut-shaming e violência retórica contra mulheres seja a norma, porque vc até ganha uma camiseta. Fico preocupado que ela aprenderá a internalizar a culpa imposta a tantas mulheres atualmente, por suas sexualidades, por não serem perfeitas, por não caberem num padrão. Fico preocupada que ela acredite que homens como Todd Akin, Paul Ryan e Mike Huckabee estão certos.
"Porque mesmo que ela não saiba quem esses homens sejam, mesmo que ela não preste atenção na política ou no Partido Republicano de extrema direita, ela presta atenção em Crepúsculo e Robsten. E se quisermos empodeirá-la para que ela seja uma mulher forte e independente que sabe que seu corpo, sexualidade e segurança são legítimos, e que ela sabe defender seus direitos, também precisamos prestar atenção. Pode soar ridículo pra gente, e a maioria das pessoas que conheço não aguenta mais falar nisso. Mas pra ela, ter essa conversa faz diferença. Ainda que nenhuma jovem deva pensar que tudo bem trair, o que estamos ensinando a elas agora mesmo é muito pior”.
Muito bem, Lang! Não sei se o fenômeno é universal, se as pessoas jovens no Brasil andam acompanhando o caso com tanto afinco quanto as americanas. Mas, sem dúvida, o escândalo vem confirmando o padrão duplo de sexualidade que a sociedade adora impor: que um erro vindo de uma mulher é muito mais grave e imperdoável que um vindo de um homem. Ué, quem disse? Pensei que já tivéssemos superado o "honra se lava com sangue". Estava enganada. Ainda tem gente demais desejando violência e ostracismo pra mulheres adúlteras.

273 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 273 de 273
B. de Campos disse...

A única coisa sensata que me vem à cabeça é: mulheres, se unam. A coisa mais difícil é fazer um homem mudar sua opinião. Agora nós, mulheres, podemos nos colocar em determinada situação e pensar com mais transigência. Por isso, não julguemos umas as outras, pois isso é um tiro no pé. Se pararmos de nos julgar, o mundo será menos inóspito pra nós.

Abraços!

nina disse...

Desculpa, mas nunca vai ser esse o problema dela ter 'traído o que pregava' 'que traição que é o problema' 'golpe de marketing'. Vocês que dizem isso nem sabem o que é marketing, pra começar...

Cara, tem que ficar mesmo repetindo que não é esse o ponto? O problema é o peso que se dá aos, digamos, erros que uma mulher comete.
Que, quando é um homem que faz a MESMA COISA não faz diferença. O Rupert Sanders tava lá nas mesmas fotos que ela e poucos aqui sabem o nome dele. Não é por ele ser menos famoso droga nenhuma. Ele é homem, a gente aprendeu que homem tem mais é que se aproveitar mesmo, ainda mais se estiver trabalhando com uma garota bonita.

Um comentário aí lembrou muito bem. O caso Brad-Angelina-Jennifer. Todos famosos do mesmo jeito. Quem foi a pessoa mais mal falada? Quem foi a vadia sem coração que desrespeitou uma relação?

Eu, né?

Enfim, é dar murro em ponta de faca, gente. Haters gonna hate.

Liana hc disse...

O padrão duplo na hora de julgar é que é o problema, mesmo. Da vida pessoal deles, seja o relacionamento de fachada ou não, eles que cuidem.

E esse negócio de pedir desculpas públicas por uma coisa íntima é de dar náusea. Enquanto houver tanta hipocrisia e superficialidades fica difícil falar do que importa.

Fabio Ribeiro disse...

Ei vivenciei algo parecido em minha família há muito tempo. Uma prima de segundo grau casou-se com um completo cafajeste, do tipo que todos os dias chegava com marca de batom na camisa. Todos da família sabiam que ele a traia sem dó e sem sequer preocupar-se em esconder. E o que falavam? Nada demais. Apenas comentários do tipo: "coitada da fulana". Mas ai ela cansou e arranjou um amante, alguém que a amasse de verdade e a valorizasse. A questão é que o romance foi descoberto e adivinhem só quem foi duramente criticada? Ela, é claro. Rapariga foi o mínimo que chamaram ela. A hipocrisia dessa sociedade machista me enoja. Se o homem faz, é pq ele é homem, é da natureza dele, é NORMAL. Mas se é a mulher que faz é uma vadia, prostituta. Até quando, Lolinha? Até quando? ):

Anônimo disse...

PARA Caroline

Não me leve a mal Caroline. A Kristen está sendo crucificada MUITO MAIS por ser uma "mulher que traiu" o namorado do que pela traição em si.
NINGUÉM, nem mesmo quem a defende deste "circo da mídia", tá alegando que o que ela cometeu não foi erro ou traição. Claro que foi.
Mas, porque o diretor que é pai de dois filhos e traiu a esposa NÃO recebe o mesmo julgamento, o mesmo "apedrejamento social".
As pessoas não devem julgar por uma simples razão, TODO mundo erra, peca e magoa os outros mesmo que sem querer. NÃO existe "santo(a)" neste Mundo!
Não SÓ a Kristen tinha uma postura(não exatamente "discurso" como vc alega), mas, praticamente quase todos atores e atrizes tem uma postura aparentemente "correta" diante dos holofotes. Afinal, qual fã gostaria de ver o lado "humano, falho" de seu(sua) artista favorito(a)?
Ela não se "esfregou publicamente" com o cara, ela foi flagrada, é diferente.
Como vários atores CASADOS já fora, flagrados beijando ou entrando em motel com alguma desconhecida e não houve todo este julgamento!
Querida, todo(a) famoso(a) usa máscaras? Quem NÃO sabe disso? Ou vc é uma daquelas "garotinhas ingênuas" que vivem em um mundinho cor de rosa e acha que o Mundo é perfeito e não existem: pedófilos, assassinos, criminosos em geral, etc, um mundinho lindo onde homens e mulheres não traem(embora uma "validadora do machismo" como vc, não deva enxergar "traição" quando se trata de um HOMEM comprometido se envolver com outra mulher).
Como assim a "maneira como ela se comportava"?
Nossa, vc nunca deve ter feito besteiras na vida não é princesinha? Deve ser uma "mulherzinha perfeita" que não deve sequer fazer cocô no banheiro e sim, "rosas". kkkk.
Se ela fosse até criticada, tudo bem, mas, o que vejo é um apedrejamento social sim.
NÃO justifica a tal "maneira como ela se comportava"! Homens famosos fizeram coisas INFINITAMENTE PIORES e poucos(ou quase ninguém) julgaram! Muitos até os apoiam!
Brad Pitt traiu a ex-mulher publicamente. Ashton Kutcher traiu e deixou em depressou sua ex-mulher. Chris Brown agrediu a namorada Rihanna no rosto. Charlie Sheen agrediu, humilhou, traiu suas ex-namoradas e ex-esposas e só vejo um bando de babacas "babando o ovo" dele! Roman Polansky estuprou uma garota de 13 anos, e tem uma legião de fãs pedindo pra ele NÃO ser preso se voltar pros EUA! Enfim, homens famosos não foram JULGADOS apesar da "maneira como eles se comportavam"!
A Misoginia, O Masculinismo agradece muito a ajuda de mulheres machistas e de mente pequena e preconceituosa como vc.
Mas, saiba do seguinte, para os machistas, vc NÃO é melhor que as outras mulheres mais evoluídas, vc(para um machista) vale pouco como todas as mulheres em geral(para estes ignorantes doentes).


Sawl

ViniciusMendes disse...

Bom...

Sobre KS e RP: Acredito de verdade que o tamanho da repercussão se deve tanto à imagem que "eles" criaram (pq na verdade é um casal bem discreto, quem criou essa imagem foi o estúdio), já que eles eram o bastião do amor romântico, e ao fato da franquia ainda não ter acabado no cinema, ou seja, eles terem quebrado essa imagem enquanto ela ainda era necessária. Acredito que se o RP tivesse traído KS com fotos e tudo mais, talvez a repercussão fosse tão grande quanto, e ele também passaria por linchamento moral. Mas claro, no caso dele haveria pressão para que KS perdoasse, no caso dela, tem gente desejando que ela morra. E eu concordo que é natural que o diretor receba menos atenção, afinal, ele é um ninguém casado com outra ninguém. Quanto à KS ser cortada das coisas, acredito que seja uma questão de $$$ resultante da reação machista mais do que machismo dos anunciantes... Ela ligou a imagem dela negativamente à franquia da Branca de Neve, logo, cortá-la para não dar prejuízo ao mesmo tempo em que dá destaque a um ator em ascensão é uma decisão moralmente escrota, mas financeiramente óbvia. Agora, é preciso lembrar que não há confirmações que ela foi cortada da sequência, isso é um boato não confirmado oficialmente, provavelmente nem o estúdio decidiu ainda como lidar com esse assunto. Considerando que se trata de um filme de estúdio, não de diretor, se a imagem da KS com o público melhorar (o que não é impossível), é possível que o diretor rode antes dela.

Sobre Bill e Monica: Apesar do machismo envolvido, tem aquela moral da fábula do La Fontaine: "O fraco não deve se ligar ao poderoso, mas sim procurar companhia entre os seus iguais. Isso porque a vida ensina que o fraco sempre sucumbe diante do mais forte." O presidente da nação mais poderosa do mundo e uma estagiária, ouso dizer que se fosse uma presidentA e um estagiário, o rapaz teria um destino muito parecido... Era obvio quem ia ser varrido pra debaixo do tapete da história caso as coisas dessem errado, e nesse caso, o poder do cargo é algo muito além de qualquer relação de gênero.

Quanto à Rihanna e Chris Brown: Muita gente ainda se incomoda que Rihanna tenha se recusado a ser a garota-propaganda de sobrevivente do abuso doméstico... Eu pessoalmente acredito que ela tenha tomado a decisão mais saudável e madura pra vida pessoal dela, chegando a ignorar as questões de mídia e fama no processo. Ela nunca disse "mulheres, fiquem com seus homens violentos" ou algo assim, ela disse que ele não é um monstro, e sim alguém que precisa muito de ajuda, e que ela se incomoda que tenha tanta gente preocupada em apontar o dedo pra ele, e pouca gente tentando impedir que ele se auto-destrua com a própria violência. Fazendo um paralelo, é como Jesuíno de José Wilker... O homem é um assassino e é asqueroso, mas o peso da dor que ele sente por viver da única forma que ele sabe, mesmo que essa forma de viver o consuma e o destrua pouco a pouco é genialmente interpretada nos detalhes pelo autor. Acredito que no final, acredito que o raciocínio de Rihanna não seja uma questão de transformar Chris Brown em vítima, e sim de não desumanizá-la transformando ela em vítima de agressão e desumanizá-lo transformando ele em monstro agressor, ignorando que o que temos ali, na verdade, são dois seres humanos, um deles, bem doente. MAAAAAS, também acho que o outro extremo, ou seja, fingir que ele não fez nada, como a parte da indústria que lucra com ele vem fazendo, é algo tão ruim quanto transformar ele em um monstro.

E só eu acho que ele tatuou a Rihanna espancada não por se orgulhar daquilo, mas pra ter certeza que nunca vai se permitir esquecer do que fez?

Anônimo disse...

PARA Fabio Ribeiro

Caro Fábio. Eu vivi situação semelhante em relação aos meus avós(já falecidos).
O meu avô viveu a vida toda: humilhando, traindo e até agredindo minha avó, e ela, pacientemente perdoando TUDO!
Tipo: "homem tem direito a tudo - mulher é obrigada a perdoar" e estes mimimis machistas que acabam prejudicando ambos os sexos!
Minha mãe e meus tios falaram que quando eram crianças, meu avô abandonou minha avó e eles por outra mulher e ficou 4 ANOS longe da família.
Meu avô voltou, sujo e doente. Minha avó o acolheu, tratou a doença dele, e logo depois ele se recuperou.
Resultado: continuou TRAINDO minha avó com conhecidas que moravam na mesma rua, agredia minha avó toda vez que a comida ou arrumação da casa não ficava do jeito que ele queria(minha mãe era a ÚNICA filha que tentava impedir as agressões do meu avô, os fihos HOMENS não faziam NADA pra proteger minha avó), enfim, vive a humilhando!
Uma vez quando eu era criança, minha mãe teve que voltar desesperada pra o lugar onde morava quando era criança, porque meu avô EXPULSOU minha avó de casa alegando(que irônia!) que minha avó tinha traído ele com um padeiro da rua. Mas, minha mãe sabia que minha tia que tinha um caso com este homem, e minha vó não tinha "olhos pra outros homens". Minha mãe que é uma mulher corajosa o enfrentou e minha avó voltou pra casa.
Resultado? ELa morreu de câncer da mama.
ELa levou uma vida de submissão e morreu da pior maneira! Só lembrando o SOFRIMENTO ajuda e muito no desenvolvimento da doença.
Entendo que o que sua prima passou é o reflexo de uma sociedade machista e hipócrita, de cretinos sem cérebro e sem coração que relevam tudo o que os homens fazem, mas, adoram julgar as mulheres.
Os mesmo que julgam, "fecham os olhos" covardemente quando sabem que uma mulher tá sendo traída, humilhada, agredida. Mas, se esta mulher resolve "dar a volta pra cima" se revoltam com ela.
Desculpe se são conhecidos ou parentes seus Fábio, mas, este pessoal que julgou a moça não passa de um bando de imbecis de mente vazia!
Isto tudodá nojo, revolta!
Ninguém deveria ser julgado(independente de ser: homem, mulher, branco, negro, gay, hétero, etc), cada um deveria prestar contas a si mesmo e a pessoa que prejudicou dos seu atos.
Nenhum ser humano é perfeito e não comete erros!
Você perguntou pra Lola "Até quando, Lolinha? Até quando?" infelzmente Fábio NÃO há previsão de quando esta perseguição misógina contra TODAS as mulheres irá acabar!
Nem em países de 1º Mundo estão salvas!
Em países como: Congo, Índia, Irã, etc, valem menos que LIXO! São agredidas, mutiladas, estupradas, assassinadas, muitas nem mulheres são, são CRIANÇAS e já conhecem o peso da misoginia, do ódio ao sexo feminino.
Estamos no Século XXI já era pra atitudes medievais como estas terem ACABADO, mas, infelizmente não.
É bom ver homens como vc Fábio, homens inteligentes e esclarecidos, não imbecis misóginos que tratam mulher como lixo!
O que pode DIMINUIR a misoginia desenfreada e o culto a seres asquerosos e repulsivos como os reacionários canalhas do Rush Limbaugh, Mike Huckabee e Paul Ryan, e o culto a ridículos e machistas pseudo-humoristas como: Rafinha Bastos, Marcelo Tas e Edu Testosterona, o pessoal do Pânico, é a EDUCAÇÃO!
Se as mulheres não educarem seus filhos homenes para tratarem com respeito suas colegas, parentes, amigas, namoradas, conhecidas e também desconhecidas como IGUAIS(falando em nível de cidadania, para os mascus entenderem direitinho, ô bichos burros!) a Misoginia, o Masculinismo só irão se espalhar porque está se criando uma geração de ignorantes, anéncefalos que não conseguem aceitar que a mulher também tem direitos e deveres e não precisa aguentar traições e agressões, nem aceitar ser tratada como cidadã de 2ª classe.
Parabéns pra sua mãe por ter criado um homem de bem, PÊSAMES para as mães dos "mascus" por terem parido anéncefalos inúteis e recalcados que só sabem vomitar pseudo-teorias de moral e de vida!


Sawl

Bruna B. disse...

André disse...
"O Mike Tyson foi para a cadeia, cumpriu pena, pagou pelo crime que cometeu."

Cometi um erro antes, ele não passou 5 anos na prisão, ele passou 3 anos.
Se você acha que passar 3 anos preso após ter estuprado uma mulher é pagar pelo crime, não tenho mais nada a discutir contigo. Só lamento.

Roxy Carmichael disse...

VITÓRIA:

a existencia de transsexuais, gays e lésbicas só confirma a regra que existe um padrão hegemônico que foi naturalizado, tendo em vista que na esmagadora maioria das sociedades (mesmo nos países mais progressistas) o casamento gay não é permitido. que exista uma regra de conduta e que a maioria siga, não só porque não quer pensar nisso, mas porque ela está PROFUNDAMENTE INTERNALIZADA nos corpos, não significa que não há individualidade ou resistencia. significa tomar consciência de que não é um MERO PROBLEMA DO QUE FUNCIONA PRA UM E DO QUE NÃO FUNCIONA PRO OUTRO.

eu só acho MUITO EQUIVOCADO colocar a monogamia em relação às outras "opções" como se todas elas tivessem o mesmo peso e gozassem do mesmo respeito e fosse só uma questão de escolha. por favor só o que eu peço é que não seja simplista. ainda na questão de ser simplista, não está em jogo aqui a sua vida e a do seu marido mais velho (até porque eu deixei bem claro que a diferença de idade não precisava ser muito grande, mas que é muito difundido a ideia de que as mulheres precisam ou buscam homens mais "maduros" e com isso to dizendo que a diferença pode ser de 2 anos, seguindo aquela lógica de que a mulher escolhe o homem provedor, que qualquer materiazinha besta de psicologia evolutiva você vai encontrar essa explicação), mas um padrão social tão hegemônico que foi tão convenientemente naturalizado por servir à visão androcêntrica de mundo.

que eu tenha consciência disso, não me exime de não adotar os padrões hegemonicos (outro ponto simplista do seu argumento) porque se vc for lá ler o bourdieu vai encontrar uma parte em que ele fala que SÓ (eu disse SÓ) ter uma consciencia libertadora não é o suficiente para mudar os padrões, porque não é SÓ uma questão de iluminar mentes enganadas, mas de atuar sobre as estruturas.

você sabe muito bem que eu não coloquei o bourdieu fora do contexto, tanto é que eu afirmei que a decisão pelo tipo de relação que você quer manter é sua, no entanto não se pode ignorar que essa decisão não é lá tão livre assim, tendo em vista que é de conhecimento mineral que existem mecanismos que não se limitam à violência física, à força para fazer com que a maioria das pessoas siga determinado padrão. e esses mecanismos estão relacionados com a vergonha, com a culpa, onde o dissidente paga um preço muito alto.

no mais, estou sendo repetitiva, mas entenda que machismo se afirma e reafirma à partir das práticas e condutas e hábitos que não só culpar a vitima pelo estupro, ou insultar a mulher na rua porque aquele não é o lugar dela, mas sim, como eu disse com outras experiências cotidianas que naturalizamos e que as mulheres reproduzem, porque embora sejam a parte mais fraca da historia, no sentido de serem as dominadas, elas nao vieram de marte e cairam aqui na terra sem nenhuma informação sobre o machismo.dentre essas experiência, acredito que sim, a monogamia sendo a base para a familia perpetua a divisao e reprodução do trabalho a partir do sexo. quanto a reclamar das relações abertas que são unilaterais, não culpe as relações abertas, mas sim as suas amigas que resolvem abrir mão de um direito que elas teriam para manter um homem. isso poderia acontecer diante de qualquer outra exigência imposta pelo homem e seguida pela mulher que não quer perdê-lo porque ela só é legitimada se tiver um homem e porque sabemos, a vida íntima e afetiva continua sendo a prioridade para a mulher (dimensão doméstica, lembra?ligação ao invés de individualização). você sabe e muito bem que relação aberta só existe uma: a que homens e mulheres podem desfrutar. assim como a monogamia não é só pra, e sim para os dois. ainda que saibamos que culturalmente, e isso é uma herança que ainda não foi completamente destruída, se permite ao homem trair.

pra finalizar sabemos todos que a monogamia sim faz parte desses hábitos e práticas que sustentam a atual ordem social e que espera-se que ao menos se possa reconhecer isso sem se sentir ofendida.

Roxy Carmichael disse...

VITORIA

no mais, se você não quer amar a sua comunidade, no sentido de criar alternativas pra melhorar a vida de das pessoas, eu só posso lamentar.

Roxy Carmichael disse...

e eu também juntamente com meu namorado, questiono e pensamos sobre o que é melhor pra gente, sem pressão pra desconstruir padrão hegemonico, mas também sem pressão para segui-lo sem questioná-lo. e se um dia sentirmos a necessidade de estar com outras pessoas, estaremos, respeitando nossos direitos iguais, nossos limites. mas não é uma questão de ser superior ou de ser inferior. é a penas uma questão de consciência, já que como VITORIA afirmou muito bem, somos sujeitos dotados de pensamento, de vontade. e é justamente esse pensamento e essa vontade necessária para reconhecer que não se trata somente de "funciona pra uns e não pra outros", porque se assim fosse, um montão de coisa que você considera condenável poderia funcionar pra uns e não pra outros. penso que é uma questão sim de condicionamento, sabemos que nas situações mais complicadas (e aqui não me refiro à monogamia) o ser humano se adapta. a lógica do mercado que hoje é vendida como a única possível, inabalável, aquela velha história do desde que o mundo é mundo assim continua gerando desemprego, fome, escravidão e é uma merda que boa parte da sociedade a entenda como verdade universal.

Feminazi Satânica disse...

Sara


"A monogamia na verdade é o único tipo de relacionamento aceito na sociedade, NÃO HA ESCOLHA NENHUMA, deixem de ser hipócritas."

Sim, relacionamentos não-monogâmicos sofrem preconceito. Sou a favor disso? NÃO! Mas dizer que não há escolha pessoal e chamar quem escolheu ser monogâmica de hipócrita cheira a autoritarismo. Se estivermos tratando de mulheres pobres, que não tiveram acesso à educação, que não possuem acesso a um blog como esse que discute esses assuntos, que nem fazem ideia da existência de outros tipos de relacionamentos, isso até que faz sentido. Embora eu tb duvide que até nesses casos o sujeito não exista. Uma diarista que trabalhou em casa vivia maritalmente com um homem bígamo, e questionava pq ele podia e ela não. Ela era analfabeta, não tinha acesso à internet, e mesmo assim fazia tais questionamentos. Quanto à mim e às outras leitoras desse blog (algumas que se dizem monogâmicas mesmo defendendo que não há escolha pessoal), sinceramente, duvido que não escolheram a monogamia. Uma vez que vc lê sobre um assunto, conhece e discute, já está apto a fazer escolhas embasadas para a SUA vida.


"Alem do que o numero de mulheres MORTAS ASSASSINADAS porque não quererem mais viver nesse sistema é um ABSURDO TOTAL."

Elas são mortas pq seus parceiros são misóginos doentes. Se não existisse monogamia, mas ainda assim existisse o machismo, elas iriam morrer da mesma forma e por outras razões. Vc fala como se a monogamia acabasse, o machismo iria acabar também, e isso é muita inocência. O machismo é muito mais versátil do que imaginamos. Ele é capaz de viver e se reproduzir em diversos sistemas. E tb manifesta falta de conhecimento em outros modelos de relacionamentos onde o machismo também está presente no cotidiano de alguns casais.


"Enquanto a sociedade continuar estabelecendo a monogâmia como NORMA, o machismo que mata tantas mulheres continuara existindo, pois a monogâmia é um dos pilares do patriarcado."

Concordo que a monogamia não deve ser estabelecida como norma, e que as pessoas que não optaram por ela sejam respeitadas. Mas tratar quem a escolheu como seres alienados e incapazes de escolher só pq é o modelo que a sociedade prega, leva a uma ótica muito estranha. Então é assim: Se vc escolheu ser poliamorista, essa sim foi uma escolha pessoal, afinal, não é o modelo vigente. Se vc escolheu ser monogâmico, vc foi coagido a isso e não escolheu isso de verdade. Ok então...

Mirella disse...

Mulheres, estas eternas propriedades públicas.

Fotografaram a Kate Middleton duquesa de alguma coisa fazendo topless, e já tem os comentários
"ai com tanto dinheiro podia colocar silicone mimimi"
engraçado que o cunhado dela também teve foto dele pelado estampando capa de revista e ninguém disse "aff tá precisando fazer um exercício pra firmar os glúteos né gent e tomar um solzin po"

mas quem sofre mesmo são os homens, tem um ali cuja namorada pensa que o pênis dele é objeto sexual. Sabe, moço, conversa com ela. É o que adultos fazem. Crianças vem a blogs feministas reclamar de como é objetificado pela namorada enquanto termina outro copo de nescau.

Stefanie disse...

Quando começou toda a comoção eu fiquei enjoada por tanta hipocresia.
Não que traira seja a coisa mais legal do mundo, mas também não é pra atirar pedras até o soterramento da mulher adúltera. (ou é?)
Porque quase todos os argumentos contra a atriz foram absurdamente falhos.
E não só pela mídia.
A Chalise Theron, que contracenou no filme citado - e por isso convidou KS a ser madrinha do filho dela - a censurou publicamente por se aproximar de um homem casado. Gozado que não vi ninguém dizer algo semelhante sobre Angelina Jolie+Bread Pitt.
A franquia Crepúsculo ameaçou processá-la por danos morais aos filme, mas não disse absolutamente nada quando o 2o. mocinho Taylor Lautener traiu a namorada Taylor Swift tão dolorosamente que ela fez uma música a respeito.
(vergonha de saber todas essas informações!ahhah)
Mas o principal é o ódio.
De uma hora para outra se direcionou toda a raiva do mundo, e ao filme, sobre uma só pessoa.
Como se criticá-la purificasse o crítico...
A agressividade não é para proteger uma franquia milionária, um ator galã ou um casamento instável.
O artigo indicado está preciso.
A raiva é sobre mulheres.
De novo. Ainda.

Anônimo disse...

Nossa, Crepúsculo dá o maior ibope não? Taí, uma forma de trazer adolescentes pro debate sobre gênero. Muito bom, dá pra usar na escola inclusive. Quanto a onda conservadora nos EUA, eu queria entender melhor porquê isso está acontecendo. Os EUA não são referência em igualdade de gênero, mas isso que está acontecendo é meio inacreditável. Abraço Lola. Ragusa.

Fábio RT disse...

Bruna B.

Obviamente o que o Tyson fez foi nojento...mas o que vc acha que seria justo que o estado/humanidade fizesse com ele para que pagasse pelo crime que cometeu ?

Sara disse...

Não mudo uma única virgula do q falei Vitória, sou e sempre serei contra a monogâmia COMO PADRÃO OU NORMA DE RELACIONAMENTO, e em hipótese alguma acho justificavel que vc argumente que se houvesse outros padrões para relacionamentos, que haveria o numero monstruoso de mortes de mulheres vitimas de homens que se sentem justificados por considerarem suas mulheres como sua propriedade ja que eles e a sociedade esperam que esse pacto monogâmico não deva ser rompido (pela mulher é claro).
Estou bem farta de escutar todos os dias o velho chavão "NÃO É MINHA , NÃO SERÁ DE MAIS NINGUEM", ou pior ainda o indefectível reporter noticiando as mortes do dia de mulheres , tentando saber se a defunta não tinha algum amante, afinal se tinha o MACHO ASSASSINO esta plenamente justificado não é??????

André disse...

Bruna B.
Ele foi condenado a 6 anos, cumpriu metade por bom comportamento e saiu em condicional. Qual pena você acharia justa?

Anônimo disse...

Mirella disse...mas quem sofre mesmo são os homens, tem um ali cuja namorada pensa que o pênis dele é objeto sexual. Sabe, moço, conversa com ela. É o que adultos fazem. Crianças vem a blogs feministas reclamar de como é objetificado pela namorada enquanto termina outro copo de nescau.

14 de setembro de 2012 14:48

-
eu fui irônico dona, o que acontece e que eu descobri que ela lê este blog, e depois fica me pertubando com essas coisas :(
Ela mora comigo,eu acho legal que as mulheres tenham espaço para debaterem, se valorizarem, lutar contra machismo e titi e tatata , mas eu sugiro que vocês ensinem coisas boas também, como receita de bolo etc...

Anônimo disse...

Quem faz comida em caso sou eu ,faço até numa boa, pois ela trabalha e faz faculdade a noite ( os caras do trampo ficam me zuando ¬¬) mas ela não sabe cozinhar, e não quer aprender, eu to desconfiado que e por causa desses negocio de fenimismo que ela tanto lê na net, sou até impatico com a causa de vcs, mas vcs também podiam ajudar um pouco a vida de um casal ne ?!!

Bruna B. disse...

Fábio RT e André


Começo ressaltando que sou completamente contra tortura ou pena de morte, mas acho três anos MUITO POUCO pra quem estuprou uma mulher. Esse é o tipo de pena pra quem furtou, pra quem lava dinheiro, não pra quem comete um crime contra a dignidade, contra a vida de um ser humano.
Na maioria dos estados americanos a pena para estupro é de, no mínimo, 10 anos de reclusão, sem direito à progressão.
Por que vocês acham que a pena do Tyson foi tão branda?


Bruna B. disse...

Andre


Pergunto: Se você fosse estuprado, estaria contente em ver teu estuprador passando apenas três anos atrás das grades?


Anônimo disse...

Monogamia não tem qualquer tipo de acentuação.

Mirella disse...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1153554-esse-homem-bate-em-mulheres-diz-adesivo-colado-em-discos-de-chris-brown-em-londres.shtml


OPS

Fábio RT disse...

Bruna B

Foi bom ter lido isso ... também sou completamente contra estes tipos de pena que vc citou ...

Em relação a que foi aplicada ao Tyson me pareceu branda mesmo ...
Pesou o fato de ele ser uma lenda do esporte e ...claro ...homem ... o que é totalmente errado

Mirella disse...

ô "dono"

não sei se sou eu que sou pervertida, mas para mim "bater bolo" é gíria para outra coisa, rs...

cria tu um blog de receitas! homens que cozinham são altamente objetificados - e por inteiro, não só o pênis.

Bruna B. disse...

"lutar contra machismo e titi e tatata , mas eu sugiro que vocês ensinem coisas boas também, como receita de bolo etc.."



hahahahaha Só rindo de um babaca desses, só rindo.
CLARO, vamos trocar receitas de bolo, menines! Aprender a fazer um bolo gostoso é muito mais importante do que lutar contra o preconceito, contra a violência, etc. Como é que nós não percebemos isso antes? Afinal, toda mulher que se preze precisa saber cozinhar, homens só casam com mulheres prendadas e o nosso maior objetivo na vida é arrumar um homem pra chamar de nosso.

Sara disse...

anon 16.24 obrigada pela aula , mas se vc entendeu que eu me referi a monogamia quando escrevi monogâmia, ta valendo ok.

T. disse...

"
eu fui irônico dona, o que acontece e que eu descobri que ela lê este blog, e depois fica me pertubando com essas coisas :(

Ela mora comigo,eu acho legal que as mulheres tenham espaço para debaterem, se valorizarem, lutar contra machismo e titi e tatata , mas eu sugiro que vocês ensinem coisas boas também, como receita de bolo etc...

14 de setembro de 2012 16:07
"

[modo ironia on]

Ah! Era só uma piada? Jura? Eu realmente achei havia uma mulher tratando o pau de um namorado como objeto sexual (que coisa revoltante, né?). O fato de as mulheres serem frequentemente tratadas como um objeto sexual é que está certo, né não?

E sabe do que mais: é um absurdo que mulheres possam ler esse blog. Daqui a pouco, vão querer ter a mesma liberdade que nós, homens. Um perigo! Amigão, ainda bem que você descobriu a tempo, hein? Já a proibiu de usar a internet sem que você esteja do lado?

[modo ironia off]

É cada uma, viu? Aliás, por curiosidade, com o que exatamente sua namorada fica te perturbando? E o que seria, exatamente, ensinar as mulheres a se valorizarem?

E, Lola, começa a dar uma receitas de bolo aí pra acabar com o machismo, pô!

t.

Anônimo disse...

receita boa de bolo para o cidadão ai:

20 colheres de cimento-
30 colheres de areia-
1/2 carrinho de pedra

modo de preparo:
bata tudo, leve ao forno, deixe secar, amarre no pescoço dele, e jogue no rio.

Cora disse...

"eu fui irônico dona, o que acontece e que eu descobri que ela lê este blog, e depois fica me pertubando com essas coisas :("

o fábio inventou outra noiva.

André disse...

Bruna B.
As penas de um modo geral são brandas, mas se um assassino pode pegar 10 anos e usufruir da progressão de pena, acho coerente a pena de 6 anos para o estupro. Ainda mais que a justiça americana não prima por ser muito justa.
No mais, a pena dele está bem próxima da média nos EUA.

André disse...

Bruna B.
Se eu ficaria contente que meu estuprador ficasse 3 anos preso? Se eu recebesse U$1mi talvez ficasse.

Fábio RT.
Você não confundiu com o caso OJ Simpson?

Feminazi Satânica disse...

"Estou bem farta de escutar todos os dias o velho chavão 'NÃO É MINHA , NÃO SERÁ DE MAIS NINGUEM', ou pior ainda o indefectível reporter noticiando as mortes do dia de mulheres , tentando saber se a defunta não tinha algum amante, afinal se tinha o MACHO ASSASSINO esta plenamente justificado não é??????"


Nenhum macho assassino e agressor está justificado em hipótese alguma, e eu gostaria de saber onde que eu afirmei isso. E crime passional está muito além da monogamia. Ou vc acha que é só estar em um poliamor para isso não ocorrer? É muita inocência, muita receitinha de bolo. Relacionamentos e sentimentos são muito mais complexos do que modelos pré-estabelecidos, seja na monogamia comum de cada dia, seja no amor livre. Nem Sartre e Simone de Beauvoir conseguiram se livrar do sentimento de posse e dos ciúmes, e viveram em uma RA por décadas. Nem por isso ela deixava de sofrer por causa dos relacionamentos que Sartre tinha, e nem por isso Sartre deixou de ser machinho de piupiu duro machistão com suas outras parceiras.

Mas então, quando vc conseguir banir a monogamia do mundo a gente conversa. Vamos ver se os crimes passionais vão deixar de existir.

ps: e é inútil afirmar que a monogamia é a culpada por afirmações do gênero "não é minha não é de mais ninguém". Mais uma vez, transferindo o verdadeiro culpado.

Feminazi Satânica disse...

Roxy


"quanto a reclamar das relações abertas que são unilaterais, não culpe as relações abertas, mas sim as suas amigas que resolvem abrir mão de um direito que elas teriam para manter um homem".


Em que momento eu culpei as relações abertas? Só mostrei que estar em uma relação aberta não é garantia de que a violência e coerção não existam de alguma forma, já que muitos gostam de apresentar esse modelo como uma receita de bolo infalível para que o relacionamento seja igualitário e feliz. Isso depende muito mais das pessoas envolvidas do que do modelo de relação.

Agora já está mudando o que Bourdieu disse? Antes vc disse que, para ele, não existe gosto pessoal. Agora diz que existe?

Quanto ao meu argumento que vc diz ser simplista, realmente, vc não entendeu. Uma vez que vc afirma que não existe "gosto pessoal", eu pergunto "o que vc está fazendo em um relacionamento monogâmico então, já que sua escolha por ele não é legítima?". Desculpa, mas da forma que vc falou, deu a entender de que se vc escolhe algo que faz parte do padrão hegemônico, essa escolha não é legítima. Enfim, só estava querendo destacar o seu caráter de sujeito capaz de fazer escolhas, como a que vc fez.

"você sabe e muito bem que relação aberta só existe uma: a que homens e mulheres podem desfrutar. assim como a monogamia não é só pra, e sim para os dois. ainda que saibamos que culturalmente, e isso é uma herança que ainda não foi completamente destruída, se permite ao homem trair."

A monogamia não é culpada por um homem poder ficar com outras e a mulher não. O problema é como as pessoas agem dentro dessa estrutura. Sinceramente, essa nossa monogamia está um tanto quanto equivocada em relação ao significado da própria palavra. Se uma das partes pode roçar o genital em outras pessoas e a outra parte não, já não é monogamia. Para mim, monogamia é ambos terem somente um parceiro e é dessa monogamia que estou falando, e não dos hábitos brasileiros de poligamia travestida (a mulher exclusiva de um homem e ele botando o pinto para ciscar em outros quintais).

Quanto ao meu caso em particular, eu usei como exemplo só para ilustrar que os padrões da sociedade são muito mais complexos ainda. É favorável que o homem seja mais velho até certo ponto. Se passou desse limite ele é um tarado aproveitador ou vítima da mulher mais nova e interesseira, e a mulher é uma golpista ou vítima do tarado molestador. Quando a mulher é a mais velha dentro de uma relação, aí o preconceito é maior ainda.

Luiz Prata disse...

Em tempo: Taylor Lautner, colega de Kristen e Robert, declarou apoio a Kristen.
http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI6156264-EI13419,00-Taylor+Lautner+declara+apoio+a+Kristen+Stewart+apos+traicao.html

Carolina disse...

O que a Mordred falou aí em cima é verdade. Conheço uma moça americana que dependia de anticoncepcional pra tratar a TPM que era muito forte, mas o anticoncepcional tava deixando ela com a libido baixa e ela queria trocar.

Daí eu: "só pede um outro pra sua ginecologista então". Ela me disse que lá ela precisaria requisitar a troca pro seguro-saúde (pq eles que forneciam as pilulas dela) e que se ela dissesse que era por causa de motivos sexuais, não liberariam.

eu fiquei: :OOOOOOOOOOOOOOO !!!????

como assim, gente? não pode tomar pilula por motivos sexuais? em outras palavras, foda-se a sua libido, só damos pilula se for problema de saúde autentico (oq nós do seguro-saude consideramos relevante, sua vida sexual certamente não figura na lista de relevância).

esse foi o primeiro absurdo, eu já tava assustada, mas ignorante da realidade dela eu perguntei: "poxa e pq vc não compra então???"

simplesmente pq a caixa do anticoncepcional dela custa 100 FUCKING DÓLARES. mais uma vez eu fiquei: :OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

perguntei que diabos de pilulas eram aquelas, ela me disse o nome: Yaz. foi ai que perdi o queixo pra nunca mais recuperar. eu tomo o genérico do mesmo Yaz, o original custa aqui uma faixa de 36 reais (um dos mais caros no comércio brasileiro)e o genérico que eu tomo custa a bagatela de 17 REAIS (uns 8 dólares!).

eu quase choro por essa moça, levantei a mão aos céus por viver neste país que com todos os seus problemas pelo menos me deixa usar anticoncepcional dignamente. e fiquei com uma pena louca dela. quis mandar caixa de pilula pelo correio, fiquei horrorizada.

é uma verdadeira opressão mesmo. o direito só existe no papel, não se materializa. tenho pena dela até hj, que tem q optar por passar uma TPM desgraçada ou ter o direito de ter uma vida sexual saudável, com sua libido preservada. mt triste.

Aniram disse...

Ah, eu tinha visto essa foto dela há um tempo e achei bem legal o estilo. Acabei de lembrar dela por causa do post!
http://25.media.tumblr.com/tumblr_lw0aatThBd1r81i4ao1_500.jpg

Julia disse...

Gente, esses dois são o casal mais famoso da atualidade, no mundo inteiro. Milhares de adolescentes babacas morreriam por esses dois. Então é normal que um caso de traição como esses, que foi mais que comprovado através das fotos, tenha tido o destaque que teve.

Não foi só a Kristen que foi esculhambada, e sinceramente? Ela mereceu, traiu o cara lá pra todo mundo ver.

E quanto ao Pattinson? Vocês falam do quando ela foi sacaneada, mas e ele? ELE FOI MAIS AINDA! Ele foi humilhado de TODAS AS FORMAS. Pessoas que já zuavam ele, estão zuando ainda mais. Ele já tinha uma boa quantidade de "haters" devido ao seu personagem...e depois dessa, só afundou ainda mais a moral do cara.

Kristen humilhou seu parceiro, sabendo já do risco de ser pega e acabar com a reputação do cara. Foi lá e se pegou com o diretor a céu aberto, pra todo mundo ver.

Quanto ao Diretor, ele não é nem perto de ser tão conhecido como o casal de Crespúsculo, até porque o polemico filme nem estreou ainda. Se mal conheciam ele, conhecem muito menos a esposa...é óbvio que a Kristen será muito mais comentada que ele, porque ela faz parte do casal em foco.

Eu não passo a mão na cabeça de traidor. Traiu, humilhou o parceiro, não tem respeito por quem ela mais ama, menos ainda vai ter pelos outros. Que tivesse terminado a relação antes de partir pro diretor.
O mesmo vale para o diretor.

E mais: dúvido que essa menina vai sumir da midia por causa disso. Pode ter tido problemas com a continuação de seu filme de branca de neve (com razão), mas com certeza ainda a veremos varias vezes em outros filmes adiante.

Lena Dib disse...

Me choca demais tanto julgamentos a algo q nao diz respeito a ninguem. Surreal o q está havendo com Kristen. Assim, como tb surreal o q houve com o Tiger Woods qdo veio a tona as traições a esposa dele e ele perdeu patrocinios a rodo. Para mim, isso mostra mais moralismo do q machismo. E nem por isso é bom.
O Kutcher, o tal diretor Ricardao, apesar de casado, saiu ileso. Mas creio que isso só ocorre pq nao tem tanta evidencia como a heroina adolescente e tb pq nao namora o heroi das adolescentes. Não sei se seria diferente se a traída fosse Kristen e o infiel fosse Pattison.

Nih disse...

http://www.nytimes.com/1992/03/27/sports/tyson-gets-6-year-prison-term-for-rape-conviction-in-indiana.html?pagewanted=all&src=pm

O Mike Tyson foi sentenciado a 10 anos de prisão, que no fim ficou em 6 anos mesmo. Cumpriu 3 apenas e foi solto. Enfim, ele pegou a pena mínima pelo crime e ainda teve direito a cumprir só metade.
E por mais injusto que pareça Bruna, o Tyson já pagou sua dívida com a sociedade.
Não sei se ele de fato foi muito beneficiado por ser um lutador, afinal, foi um caso de date rape (que é uma modalidade de estupro MUITO difícil de ser provada). Eu achei "admirável" só o fato de ele ter sido condenado. Acho que se fosse branco, teria saído do tribunal aos risos, com certeza.
Acontece é que estamos inseridos em uma cultura do estupro com uma face paradoxal: o estupro é considerado por todos como um dos piores crimes que existe, mas uma parte muito pequena dos estupros é considerada como tal.
O date rape é uma "modalidade" em que quase sempre (para não dizer sempre) a vítima é a culpada, é a posta em julgamento. Não importa a brutalidade do crime, a vítima será questionada acerca do porquê de ter saído com ele.
Mas fora isso, recentemente 2 jovens foram brutalmente estupradas por uma banda, uma jovem de 17 anos foi estuprada por um segurança de boate e uma garota de 11 com deficiência intelectual ("retardo mental") foi estuprada em sua escola por vários "colegas".
Em todos estes casos e em muitos outros a vítima foi culpada.
As penas por estupro são relativamente baixas, o estupro não é considerado um crime contra a vida ou contra a dignidade humana, mas sim um "crime contra os costumes". Se não me engano, a pena por molestar animais é maior do que por estuprar uma mulher, inclusive.
E como o estupro é um crime relativamente difícil de provar (precisa que a vítima faça a denúncia, se submeta a um exame e consiga reconhecer o suspeito, dentre outras coisas) , também é muito difícil que haja uma condenação, dada a cultura em que estamos inseridos.
O que quero dizer com isso: que sim, o Mike Tyson pagou sua dívida com a sociedade nos termos da lei, porém a sociedade é que está muito longe de pagar sua dívida com as vítimas de estupro.

Nih disse...

"perguntei que diabos de pilulas eram aquelas, ela me disse o nome: Yaz. foi ai que perdi o queixo pra nunca mais recuperar. eu tomo o genérico do mesmo Yaz, o original custa aqui uma faixa de 36 reais (um dos mais caros no comércio brasileiro)e o genérico que eu tomo custa a bagatela de 17 REAIS (uns 8 dólares!)."

___________________________________

Carolina: eu nunca consegui Yaz por tão pouco. O mínimo que paguei foi 43 reais, aliás. Por isso troquei para o Tantin, que tem baixa dosagem e ainda me custa 32 reais por 3 meses.
Foi uma escolha bastante acertada, já que recentemente foi descoberto que o Yasmin/Yaz possuem 75% a mais de chances de provocar trombose. Tô fora!

Apesar do que a LisAnaHD colocou lá em cima, sobre o custo ser entre 9 e 84 dólares, aparentemente o custo é um pouco mais alto do que 84, chegando aos 100 dólares mencionados pela Sara Fluke. claro que 110 dólares deve ser o custo apenas do Yaz/Yasmin, mas se é o mais receitado...

E bem, se a pessoa precisa de uma prescrição, o médico é quem decide qual anticoncepcional você DEVE tomar. E aparentemente, os médicos sempre decidem por receitar o mais caro...E é assim que por lá eles mantém as mulheres reféns dos laboratórios e dos seguros.

Aqui no Brasil querem implantar o sistema de prescrição. E adivinhem qual os médicos vão receitar?
Se todos os médicos receitarem o Yaz (que é o mais caro de todos), o laboratório poderá inclusive aumentar consideravelmente o preço, porque as mulheres vão deixar de ter opções.
Eu sei o suficiente sobre contraceptivos orais para saber quais são melhores para mim dentro de uma relação custo/benefício que eu sou capaz de avaliar.
Mas eu não tenho dúvidas de que os médicos receitarão o Yaz como se não houvesse outros anticoncepcionais e isso nem é algo feito de má fé. Os laboratórios vendem aos médicos a ideia de que o anticoncepcional mais seguro de todos é o Yaz/Yasmin.
Daí mulheres que poderiam pagar um pouco mais do que uns 10 reais por cartela terão que pagar 45 reais ou mais, se os laboratórios conseguirem aumentar os preços.
Carolina: considerando a resolução recente da Anvisa, meio cedo demais para comemorar o fato de ser brasileira, hein!

Anônimo disse...

Julia,o q vc tá fazendo aqui?quer continuar cruxificando a Kristen vai p outro site ou blog.Aqui nós estamos a apoiando como mulher que esta sendo oprimida,não é vc que tem q a julgar,isso cabe a vida intima dela e não a nós q nunca nem falamos um oi pra ela.Outra coisa os homens matam por causa da monogamia sim, se fosse dada as mulheres a liberdade de terem ou não caso extraconjugal,ia existir poucos casos de morte pelo tal "ciume" basta ver as mulheres que são traidas, por acaso elas vivem matando seus companheiros?em pouca quantidade e isso acontece,sabe por que?porque na verdade os homens podem ter casos se quiserem,as vezes tem um bafafa mas passa logo e toda a sociedade nem liga se a mulher volta para ele,muito difernte do q se espera da mulher,q elas sejam puras e doces e olhem e desejem só os seus companheiros, direitos diferentes pra cada sexo,mas vai acabar em breve não existira mas essa hipocrisia, já deixamos outras para trás, essa será mais uma a cair por terra,só o fato de existirem mulheres que deixam comentarios a favor da K. neste blog já demonstra um amadurecimento de algumas mulheres e em breve de toda uma sociedade.

bel disse...

Se essa coisa toda foi golpe de mídia ou não,eu não sei.
Mas se ele perdoou mesmo a sonsa,não tem porque ter pena dele,pois isso só significa que ele gosta de ser corno. E que se prepare porque o chifre vai virar galhada,afinal quem apronta uma vez apronta de novo.
Sou veementemente contra a traição. Mas acho errado culpar só a mulher como muita gente faz mesmo sabendo que a canalhice foi de ambos.

Carolina disse...

Mordred, me equivoquei quanto ao anticoncepcional. O que eu costumava pagar 36 reais é o Elani 28 que é o similar do Yaz, justamente por serem similares eu considero eles a mesma coisa, mas foi equívoco quando coloquei o preço. E por fim atualmente tomo o genérico que como disse sai a 17 reais.

Tomo por causa da síndrome do ovário policístico e já usei o Selene antes desse, mas tive que interromper justamente pq o Selene (esse é ainda mais barato: 13 reais o original) me deixava de humor muito instável durante o ciclo, era terrível. Mas agora depois de saber desse risco de trombose da drospirenona vou procurar minha gineco pra trocar, mesmo pq esse anticoncepcional é um tiro na libido da gente, a maioria das moças que conheço e que usam costumam falar da perda do desejo sexual com o uso dele, mas não ocorre em todas certamente.

É muito preocupante essa resolução da ANVISA, pq realmente vamos ficar refém de receita e não é todo mundo que além de poder pagar por um gineco tem um bom relacionamento com seu médico a ponto de pedir o mais barato ou de pedir outras opções.

É muito triste ver nosso direito cerceado dessa maneira, pq eu entendo a restrição aos antibióticos, mas e qual a desculpa pros anticoncepcionais? Daqui a pouco vão pedir receita pra pílula do dia seguinte, já imaginou a tragédia? pq se for por nocividade, essa é muito mais bombástica que a outra.

Muito triste :(

Carolina disse...

Eu estava me informando melhor sobre essa resolução da Anvisa que a Mordred citou e pelo que entendi a resolução é para controlar remédios de tarja vermelha e não especificamente os anticoncepcionais. Nesse caso a motivação da resolução é louvável porque vejo como muito alta a questão da auto medicação por aqui, todavia isso realmente vai atingir as pílulas indiretamente e a Anvisa precisa rever os critérios pra colocar a tarja vermelha nos medicamentos. Se a tarja for retirada dos anticoncepcionais eles não seriam abrangidos pela resolução.Ou simplesmente colocá-los nas hipóteses de exceção, o que não falta nesse país é exceção a regra. Precisamos ficar alertas.

A questão não deixa de ser preocupante.

achei esse link interessante: http://www.mundopositivo.com.br/noticias/brasil/20131399-rigidez_da_anvisa_dificultara_acesso_a_anticoncepcional.html

"A representante da Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, Denise Dora, também entende a rigidez da Anvisa como uma dificuldade no acesso ao contraceptivo. "É uma regra correta, sob o ponto de vista da norma da saúde pública, mas é o tipo de política que a convenção dos direitos das mulheres define como uma contribuição à discriminação" argumenta. Ela também acredita que as debilidades do SUS justificam o repensar da inclusão da pílula anticoncepcional na lista dos medicamentos prescritos. "É um medicamento regular e necessita de acompanhamento anual, o que nem sempre é garantido pelo SUS. Isto acaba fazendo com que as mulheres pobres tenham ainda mais dificuldades para obter o método contraceptivo via oral. Isso, num país que não tem legislação que permita o aborto, poderá criar um ambiente de desordenamento de uma camada inteira da população", defende."

Anônimo disse...

O que comprometeu a Kristen não foi trair um homem, foi apenas ser a responsável por destruir um casalzinho amado por todos, muita gente era fã do casal em conjunto, não apenas dos 2 isoladamente, tanto que quando começaram os rumores sobre os 2 juntos, Kristen namorava um zé ninguém chamado Michael Angarano, se ela traiu o coitado pra ficar com Robert as fãs nem se importam, só queriam ver o Edward e a Bella juntas, mas trair o Robert Pattinson pra ficar com um zé-ninguém, ah isso é o pior crime da humanidade

Nih disse...

Preparada para a bomba? Então vamos lá:

A restrição é para todos os remédios de tarja vermelha. A pílula do dia seguinte está inclusa já.
Ou seja: fu-deu!

Para a pílula do dia seguinte ter alguma eficácia você precisa tomar o quanto antes em uma período de até 72 horas. Mas...Arriscado demais esperar tanto!
Quero ver alguém aqui dizer na minha cara que consegue se consultar pelo SUS em tão pouco tempo.
As mulheres que conseguirem se consultar vão ficar reféns de laboratórios, as que precisarem de pílula do dia seguinte vão precisa adquirir no mercado negro ou vão engravidar...Enfim, como eu costumo dizer, essa porra vai dar merda!

Ps: tenho médico na família e portanto nunca precisarei passar por nenhuma situação difícil por causa de anticoncepcionais. Se insisto tanto nesse ponto é porque sei que a grande maioria das brasileiras não poderá contar com isso.

Nih disse...

Carolina: eu não tenho dúvida de que tem o dedo podre da indústria farmacêutica nisso aí.
Não demora muito e nós vamos acabar pagando tão caro quanto as americanas...Se algo não for feito eu não consigo nem calcular o tamanho da tragédia.

Em tempo: eu tenho nível universitário com pós-graduação completa e não vou ao ginecologista há mais de 4 anos. Por que? Como alguém que tem outras atribuições na vida vai se sujeita a ir várias vezes ao posto de saúde e passar horas durante dias para conseguir ser atendida? Eu sei que é loucura o que eu fiz, mas conseguir assistência é tão difícil que eu acabei "desistindo"...

Sara disse...

Vitoria se a monogamia parte do presuposto de que nenhuma das partes deve ter outro parceiro e é a única norma aceita pela sociedade, é muita INOCÊNCIA sua não ver a relação bem estreita entre a monogâmia e o machismo que mata tantas mulheres, e da consequente justificação implicita da sociedade, para as mortes de mulheres que não desejam mais participar desse pacto.
Ja no poliamorismo se parte do preceito que não ha posse de nenhum dos parceiros, se essa fosse a forma de relacionamento mais aceita na sociedade, como é o caso da sociedade MOSUO ,
http://contrademocracia.wordpress.com/2011/01/12/mosuo-%E2%80%93-a-sociedade-liderada-por-mulheres/

pesquise a respeito, la nessa sociedade não ha crimes nem violações, se é um exemplo q vc quer infelizmente esse é o único q conheço.

Carolina disse...

Mordred:
fudeu mesmo hein? mas é tanta falta de bom senso que a Anvisa vai se tocar disso. espero MUITO que se toque. pra ajudar no simancol deles tem uma petição aqui: https://www.change.org/petitions/ger%C3%AAncia-geral-de-medicamentos-da-anvisa-inclua-anticoncepcionais-na-lista-de-medicamentos-isentos-de-prescri%C3%A7%C3%A3o

pode realmente haver dedo da indústria farmacêutica aí, mas o Brasil ainda tem muito mérito na política de fornecimento de medicamentos, temos nossos genéricos, remédios gratuitos, farmácia popular... eu sei que nosso país tem uma infinidade de problemas na área da saúde, mas também tem seus méritos.

Obviamente a indústria se beneficia, pq é até difícil ver um médico receitando genérico (pelo menos comigo é assim), é o farmacêutico que sempre me indica: "olha, esse aqui tem genérico", aliás, foi por causa de um farmacêutico que eu descobri o genérico do Elani 28.

Eu também me preocupo com essa medida e acharia um enorme retrocesso se ela fosse aprovada, mas não quero crer que estamos perto da situação das americanas. Ainda tenho minha fé nas instituições.

E agora sobre as condições do SUS... eu tenho plano de saúde e olha que até assim eu preciso esperar até 2 meses por uma consulta na gineco.... agora imagine o resto da população q não tem o privilégio da saúde privada? Mas isso todo mundo já sabe, com exceção do pessoal da Anvisa.

Lívia Carvalho disse...

Gostei muito do texto.

Temos exemplos por aqui, sim: no Big Brother. Os caras que vão pro Big Brother e traem as esposas/namoradas são facilmente perdoados e muitas vezes até ganham o programa (tinha aquele Domini lá, o Cauboy, e um outro q esqueci o nome). Ninguém nem fala no assunto, é como se homem trair fosse até algo esperado... faz até o cara sair bem na fita, o pegador fodão. Quando saem do programa, todos torcem pra "oficial" perdoa-lo. E, frequentemente, ela também perdoa a humilhação pública.

Mas se é mulher que trai... só falta as pessoas saírem com tochas nas ruas pedindo a cabeça da menina. Teve uma lá que traiu o namorado no programa - foi eliminada no programa seguinte. Sem perdão.

Mulher não pode errar... temos que ser santas, puras, trabalhadoras, altruístas. Já os homens... ah, esses são assim por natureza, fazer o que?

Sério que não fica claro pros homens que esse tipo de pensamento machista também é ofensivo pra eles?

Nih disse...

Mais uma vez sobre a restrição a venda de anticoncepcionais:

Aqui uma discussão: http://www.formspring.me/r/voce-se-posiciona-contra-ou-a-favor-a-proposta-da-anvisa-para-a-exigencia-de-receita-medica-na-compra-venda-de-anticoncepcionais-em-farmacias-por-qual-motivo-caso-seja-contra-aproveite-a-oportunidade-para-assinar-a-peticao-do-link-a-seguir/367691399572782137/top

Eu fiquei chocadíssima com esta discussão, pois vi várias mulheres "crentes que estão abafando" defendendo a restrição. Essas mulheres vivem em qual país? Suíça?

O que mais está me irritando são mulheres e homens com este discursinho de ginecologista de que mimimi "tem muitos efeitos colaterais" mimimi "só o médico pode te dizer qual é o melhor pra você" mimimi sou a favor.

Vou lançar um curso para internautas chamado "realidade brasileira". Essas pessoas definitivamente vivem em uma realidade paralela.

Essas pessoas desconsideram a pílula do dia seguinte que é contracepção de emergência e que precisa ser de fácil acesso. 1 pílula do dia seguinte a mais = um aborto ou abandono a menos.

Daí a Anvisa vai aumentar a validade da receita para 1 ano...Ok!
Mas daí a pessoa tem que se planejar com muita antecedência para não ficar sem receita. A pessoa vai ter que começar a correr atrás de consulta uns 4 meses antes de fazer um ano...E pra conseguir uma consulta você precisa dormir na fila ou ir lá várias vezes até conseguir finalmente uma vaga (se você chegar por exemplo às 7 da manhã, já não consegue uma consulta). É tão difícil que eu já desisti e a essa hora bem que eu posso ter um câncer de colo de útero...Mas pelo menos não estou grávida!

Essas pessoas também desconsideram que as adolescentes começam a tomar pílula escondida de seus pais, a que alguma amiga indica. É o ideal? Não! É correto uma adolescente precisar mentir para se cuidar? Não! Mas é o que tem e ninguém aqui espera que o machismo brasileiro acabe em 2013 e as jovens assim poderão falar abertamente sobre isso com seus pais e tomar o anticoncepcional mais indicado.
É melhor que tomem qualquer anticoncepcional do que ser mais uma na triste estatística de meninas que engravidam por acidente.

Também desconsideram que não existe o "seu médico sabe qual é o melhor pra você". A grande maioria dos médicos receita Yaz/Yazmin. Então quer dizer que estes anticoncepcionais são os melhores para quase todas as mulheres que existem? Ou será que rola um assédio forte da Bayer? Qual opção é a mais provável?

E eu desafio alguém aqui postar as estatísticas acerca de mortes provocadas por anticoncepcionais e em troca eu posto aqui o número de mortes por aborto clandestino. Va-len-do!

Enfim, como a LisAnaHD já apontou em alguns posts, qual o sentido de restringir algo que já é vendido livremente há mais de 50 anos sem grandes problemas?

O ideal é ir ao médico? Claro que é, afinal, ele pode inclusive orientar acerca do uso correto(pessoas que trabalham com saúde pública falam de cada aberração...), com a receita a mulher pode usufruir da farmácia popular...São muitas vantagens, claro. Mas não vivemos em um mundo cor-de-rosa onde todas as pessoas conseguem se consultar com um médico sem problemas, sem ter que esperar bastante tempo.

E por isso estou insistindo em sites feministas que urge uma resposta, que urge uma blogagem coletiva, porque mesmo dentre feministas, várias são a favor da restrição, até mesmo porque o debate não esta suficientemente amadurecido e muita gente a acha que esta decisão da Anvisa é de boa fé, que é apenas uma questão "sanitária".

Este debate precisa ser forçado goela abaixo da sociedade, porque do contrário a restrição vai passar e vai dar uma merda foda. Isso sem falar que esse é um franco ataque aos nossos direitos reprodutivos. Vamos deixar barato? Vai ficar por isso mesmo? Alguém se dispõe a criar os filhos da resolução da Anvisa?

E mais: se a gente luta para que o aborto (ou não) seja uma decisão da mulher, porque deixar que as decisões acerca da contracepção sejam terceirizadas?

Nih disse...

http://comunidadefarmciabrasileira.blogspot.com.br/2012/05/restricao-de-venda-de-antimicrobianos.html


Neste link temos uma amostra do pequeno caos que a restrição da venda de antibióticos já provocou. E eu concordo com o combate à automedicação, claro...Mas se a intenção é proteger a saúde das pessoas, como fazer isso provocando mortes?

Anônimo disse...

Que grande _erda que toda decisao sobre o que a mulher pode ou nao pode, o que a mulher deve ou nao deve - é sempre decidido por homens e o que o homem pode ou nao pode, o que o homem deve ou nao deve tb é decidido por homens. Na hora do voto, a mulher tem até maior peso para eleger, sabem disso?

Bruna B. disse...

André disse...
Bruna B.
Se eu ficaria contente que meu estuprador ficasse 3 anos preso? Se eu recebesse U$1mi talvez ficasse.



Pois é, vender a dignidade é bem a tua cara.
Vergonha na cara mandou lembranças.




Bruna B. disse...

Mordred Paganini


E quando foi que eu afirmei que ele não pagou sua dívida com a sociedade?

O que eu afirmei foi que A PENA RECEBIDA NÃO FOI JUSTA (mas essa é só a minha opinião), será que precisarei desenhar?

Nih disse...

Bruna

Em primeiro lugar, gostaria de te dar uma dica simples: humildade e generosidade intelectual.

Nas vezes em que eu faltei com estes dois princípios, acabei deixando de conhecer e fazer amizade com pessoas fantásticas, apenas por discordar ou por haver um "mal entendido".

Por humildade (no caso de debates) entendo a capacidade de assumir que pode ter cometido um equívoco. Já escorreguei demais nisso.

E por generosidade intelectual entendo a capacidade de, havendo mais de uma interpretação possível, escolher a melhor.

Você aparentemente supôs coisas que eu não falei efetivamente.

Eu apenas disse que ele, como pessoa, já tinha pago sua dívida com a sociedade. Qual o sentido de continuar crucificando-o já que ele efetivamente pagou pelo crime cometido? É diferente, por exemplo, de estupradores inocentados aos montes, os nunca denunciados, etc.

A sociedade tem uma grave dívida com as vítimas. Com isso todos concordamos. A pena branda que o Tyson recebeu é parte desta dívida. E ele provavelmente continua achando que não estuprou a modelo, afinal.

Mas entendo o seu ponto: Mike Tyson estuprou e após cumprida sua pena, retomou sua carreira. Do ponto de vista social, ele sequer ficou "marcado" demais sobre isso. Mesmo no artigo sobre ele na wiki em inglês,o caso de estupro ficou como um mero detalhe. Por outro lado, ele interrompeu a carreira em seu auge e nunca mais foi o mesmo. (quem assistiu as lutas dele após a prisão pôde comprovar).

Mas enfim, ele pelo menos foi julgado e punido (ainda que de forma muito branda nos termos da lei). E como eu já disse acima, só pelo fato de ter sido um date rape eu já fico até surpresa que tenha sido levado a julgamento...

Enfim, Bruna, não precisa desenhar, eu entendi o seu ponto. Você parece não ter entendido o meu, mas enfim, sigamos adiante e não precisa desenhar porque eu sou alfabetizada.

André disse...

Bruna B.
Sua pergunta foi capciosa, a única resposta possível é irônica. É óbvio que se acontecesse comigo eu não sei o que faria, pode ser que eu desse um tiro nele se tivesse oportunidade ou me encolhesse de vergonha e impotência. O que importa é que, sem estar do lado da vítima ou do algoz, as punições não podem ser muito levez mas tem que ser principalmente coerentes. Ele ficou preso 3 anos (mais de 1000 dias dentro de uma cela) pagou uma indenização de U$1.000.000,00, teve a carreira de boxeador arruinada, demorou anos para se reestabelecer e, por mais que tenha pago pelo crime segundo a lei, carregará a fama de estuprador até o fim da internet. Qual outro caso de celebridade que tenha chegado perto disso?
E não houve nenhum tipo de favorecimento, a pena média esse tipo de crime nos EUA é de 35 meses.
Diz aí, qual a pena justa na sua opinião?

Bruna B. disse...

Mordred

Você se dirigiu a mim e repetiu várias vezes: '-Bruna, Tyson pagou sua dívida com a sociedade', como se eu tivesse afirmado o contrário. O que eu disse e repito é que, estando no lugar da vítima, eu jamais ficaria satisfeita vendo o responsável pelo meu estupro cumprindo uma pena tão branda. Eu não preciso concordar com as penas atribuídas, não preciso achá-las justas, e (veja só) não preciso e não quero esquecer que aquele homem já violentou uma mulher.

Enfim, peço desculpas se interpretei o que dissestes de forma errada.

Encerro aqui a discussão.

RGaleoti disse...

Me chamem de ingênuo ou o que quiserem, mas no caso específico do Robsten aí, tenho a impressão que a agressão a menina não vem exatamente do fato de ela ser a mulher, mas pelo casal representar o romance perfeito para os adolescentes.

É claro que os argumentos usados são válidos, mas não estou 100% convencido que, se fosse o rapaz a trair, a coisa seria diferente...

Anônimo disse...

Recentemente Tyson deu uma entrevista dizendo-se arrependido pelas tantas e muitas que ele fez, mas continou dizendo que o estupro foi mentira, que foi sexo consensual. Seja como for, ele pegou cadeia. Perdeu toda a grana que ganhou na vida: faliu. Hoje, parece um bichinho dócil.

Unknown disse...

Achei o post muito interessante, e fiquei um tanto intrigado com outros aspectos que apareceram aqui, principalmente por parte de homens comentando. Não acompanhei o caso, mas por ofício de pai passei os olhos nos filmes e nos livros da série crepúsculo, e é sobre isso que queria chamar a atenção. Acho que os enredos, a representação da mulher e das relações afetivo-sexuais nessa série já fazem parte, e de uma forma muito forte, dessa reação conservadora estadunidense de que fala o post.

Anônimo disse...

Basicamente o texto mente os USA não estão passando por um levante conservador e sim uma dominação marxista, estão usando ali uma frase do Lênin: "acuse-os daquilo que você faz". E a mulher que trai um cara por outro mais velho por que é podre de rico é uma vagabunda mesmo que vai se ferrar na vida e não tenho nem pena.

AngieB disse...

Não concordo com esta onda feminista de consagra-la mártir do movimento (o sonho da RP dela).Sou cinefila; pela Jodie Foster conheci o trabalho da Stewart (meu favorito é “Speak”, e amo “Into the Wild” do Sean); pela adaptaçao de Harry Potter, conheci o trabalho do Pattinson; assim como desde a 1a entrevista p/ MTV achei algo cativante entre eles. Li e assiti a “saga” Twilight e acho terrivel e retrógrado. Sempre achei que o publico projetava neles ou os massacrava demais; perdendo que sao jovens divertidissimos,cultos e apaixonados pelo que fazem, com uma cumplicidade dificil de ver. Eu encontrei a Kristen nos bastidores do Comic Con em julho, e infelizmente vi uma jovem imatura, diva e dramática.E falei para minha amiga(que gosta dela e testemunhou tb) que estas atitudes de achar que pode fazer tudo sem pensar nos resultados ainda daria muita dor de cabeça para a mesma.Li o artigo da Jodie logo que saiu, seria até interessante pré Sandersgate, pois vivemos num mundo de superexposiçao, entretanto foi over drama da condição atual das estrelas(sem lembrar de seus exorbitantes privilégios, tal como ter 23 anos e ser a mais bem paga apenas por seus filmes teens; e como todos os empregos tem sua desvantagens), em nenhum reconheceu a parcela de culpa da jovem nisso tudo. Quem tornou extra publica esta traiçao foram os envolvidos, e transforma a posição da Kristen em nunca nem reconhecer o namorado de 4 anos ou pegar na mão dele em publico uma grande ironia e hipocrisia ao ser pega em plena luz do dia, em LA, com o amante em explicita situação delicada. É diferente de um ator que tem sua fanbase sobre uma péssima imagem,que atitudes escrotas apenas inflam esta representação.É pessimo acreditar que o Rupert tem mais culpa aqui por ser mais velho, casado e com filhos. Ela nao é menor de idade e tem mais poder e experiencia na Industria que ele. A razao do foco da mídia ser ela é pelo nome dela estar sendo assim explorado pela "saga" por anos. Por ela representar parte de um fandom hiper conservador, fanatico ( maioria são mulheres), que antes nao se podia fazer uma minima critica e depois estavam queimando-a em praça publica. Aqui o problema: o extremismo. E se o Robert tivesse feito o mesmo, seria a mesma reaçao.Ele nao estaria perdoado depois de apenas 2 meses,nao seria a diretora o centro da raiva coletiva. É a idealizaçao do relacionamento deles que trouxe isso também, acreditavam num conto de fadas perfeito que ela quebrou com uma traição em fotos claras. A possível traição dela com Robert, durante o namoro com Angarano, nunca foi aceito pela maioria das Robsten,não havia fotos.Bem, tem fans que ate agora nao acreditam que ela traiu,acham q é montagem, complô com Rupert,ou Robert traiu primeiro, mulheres n fazem isso. Traiçao não é de domínio masculino,e nunca é facil, demonstra que o relacionamento nao ia bem, a pessoa nao estava bem, que são humanos. E então, fans dizem q apenas a perdoam se nao tiver tido sexo, ou se tiver sido só aquela vez.Trair é trair, e quem tem que perdoar algo é quem foi traido, Robert e Liberty,mais ninguem.Os dois é que vao ter que pesar se ha como perdoar,se há como voltar e é um processo.Estou cansada de ver como se encara de uma maneira simplista,perdoou e ai fica tudo bem.Ou nao pode perdoar pq ela tem que sofrer.Caraca que odio ou negaçao neste mundo. E lembro dos outros escandalos sexuais nos EUA,e os envolvidos sempre foram super massacrados. Ridiculo comparar com escandalos depois de 10 ou 15 anos.Um presidente podia enfrentar um impeachment por conduta sexual impropria, mas por conduta politica de má fé,ganhou outro mandato e afundou a economia. Gringolandia sempre quer parecer mais livre do que é.E esta crise sem precedentes ainda transforma os escandalos em pao e circo. Kristen não pode ser apedrajada, como também não pode ser posta num altar.

AngieB disse...

PS:o que eu gostaria de ver discutido é como ela que tinha uma carreira mais solida e louvavel que ele, e ganhava muito mais que ele por filme, hoje ganha 1/3 que ele... Isso é machismo? Mesmo sendo a fanbase dele praticamente feminina? É valorizaçao do mercado feminino ou diferenciaçao de genero em cima de dois jovens com a mesma origem do sucesso?

AngieB disse...

Ahh e sobre o que foi falado: até agora nao foi confirmado quem vai estar na continuaçao da Branca de Neve, ou se ela irá ser feita mesmo. Da mesma maneira que uma semana dizem que a Kristen está fora, na outra é o Rupert. De qualquer maneira, pelas consequencias do escandalo sobre o publico, o que fato é que eles nao podem mais trabalhar juntos ao menos se o estudio espera ter lucros. E depois de qualquer escandalo sexual, os patrocinadores sempre caem fora. Ela nao foi proibida de ir a lugar algum, e cumpriu os compromissos que tinha de promoçao do On the Road muito bem, apesar da loucura da midia. Da mesma maneira que Pattinson cumpriu sua agenda com Cosmopolis. É ridiculo, mas até Robert e Kristen nao aparecerem bem em publico, juntos, este odio contra ela ainda estará sendo justificado. O outro casal ja fez o ritual publico do perdao, que é tao cliche que The Good Wife usou como argumento de série.

Unknown disse...

Achei excelente!! As pessoas, homens e mulheres, realmente têm o machismo e o preconceito tão enraizado dentro delas que nem percebem como é hipócrita mostrar tanta indignação com certos eventos que são mais antigos e manjados que andar para frente. E que não causam estranheza alguma no mundo masculino. E eu não estou dizendo aqui que sou contra ou a favor da traição, isso seria um outro assunto. O problema aqui é a tamanha discrepância com que lidamos em frente a uma mesma atitude. Muitas das vezes não julgamos a atitude em si, mas sim quem foi o agente, baseado no sexo, na raça e na condição social. O mais chocante é, que neste caso específico, estamos falando da reação de jovens. Ou seja, a Geração Y não se mostra muito diferente das anteriores, a não ser pela tecnologia.

Anônimo disse...

Eu acredito na Kristen... E vcs que falam mal deviam cuidar da suas vidas.. pq todo mundo merece ser feliz e se o RP perdoou ela.. o que vcs tem a ver com isso??
Nada... então pronto...

Anônimo disse...

Haa sabe o q eu acho ? Eu acho que kristen e uma das mulheres mais fortes que eu ja vi na vida por ter que aguentar tuda a culpa ,por ter q suportar todas as pessoas a julgando e etc
mas agora e o diretor levou alguma nessa ? A unica coisa que eu me lembro era de que todo mundo estava torendo pra mulher o perdoar.

Anônimo disse...

Acho essas fotos fakes demais. Para mim foi armação mesmo e a menina se ferrou. Aposto q tem contrato de sigilo. Ela faz cara de canastrona nas fotos!!! Pura divulgação onde grana fala mais alto! O pior q as esposas estão "proibindo" os maridos de filmarem com ela!!! Ela tem mais q curti mesmo: jovem, rica, bonita e a vida inteira pela frente!!! O tempo passa mt rápido e o melhor q a idade traz é entender q devia ter dado muito mais, mesmo q escondida!

Anônimo disse...

Lola dando trela a essa magricela sem peito e sem bunda da Kristen? Que estranho, achei que as feministas odiavam as magrelinhas ;)

Anônimo disse...

O caso não é ela ter traído o Robert e ser a vilã total da situação. Mas vocês queriam o que ?
Primeiro, traição não é uma coisa que eu tenha que aceitar como normal (se fosse o Robert que tivesse traído ele seria crucificado de igual modo ou pior, até porque as fãs da Kristen e Robstens o culpam e o desmoralizam pelo simples fato de arranjar uma nova namorada ,quanto mais se fosse ele o descarado que traiu.)
Segundo, ela decaiu como atriz mais bem paga porque não atua bem e ponto final. O que alavancou a carreira dela foi o papel de Bella e pronto. De lá pra cá, ela não amadureceu suas performances... faz a mesma cara em todos os filmes !
Terceiro: Vive dando dedo para papparazis, fazendo ignorância com "fãs" e até mesmo com idosos, simplesmente porque "é uma atriz, focada pela mídia e os pappz não dão descanso pra ela. Agora te pergunto, porque ela não pensou que era uma pessoa pública antes de ir lá se esfregar em Rupert Sanders e jogar o relacionamento Robstens tão venerado pelas fãs?
Ela em um relacionamento sério se envolve com um homem casado, com família e as fãs dela dizem que foi montagem, que todo mundo erra, que teve repercussão porque foi mulher e não sei o que. Mas , se ele SOLTEIRO arranjou uma namorada totalmente desempedida ele é traidor.
Me poupe !
Não me venham com esse mimimi. "Todo mundo trai" . Traição não é paga com sangue (como não foi , ele sofreu, mas seguiu a vida dele), mas isso não quer dizer que eu tenha que achar que foi lindo e que é nomal em nome do feminismo porque foi uma mulher que traiu.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 273 de 273   Recentes› Mais recentes»