sábado, 20 de dezembro de 2014

NINGUÉM MERECE UM BOLSONARO

Voltei! Mas nem dá vontade de voltar. Quarta-feira de manhã ainda estava nadando no mar. Aí chego e tenho que passar horas deletando comentários ofensivos de trolls aqui no blog. E, em questão de horas, recebo algumas ameaças de morte por telefone dos mascus sanctos (escute uma aqui).
Uma das manifestações contra Bolso
Também precisei gastar um tempão para tentar acompanhar tudo que perdi em onze dias longe. Perdi a revolta diante do discurso de Jair Bolsonaro no dia 9. Após o discurso da deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS) para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, Bolso gritou, durante sessão plenária: "Fica aí, Maria do Rosário, fica! Há poucos dias você me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir!".
Bolso deve estar doido, pra confundir "poucos dias" com "muitos anos". Em 2003, ele e Maria do Rosário, então relatora da CPI da Exploração Sexual Infantil, estavam sendo entrevistados separadamente, um ao lado do outro. Bolso comentava a redução da maioridade penal, em pauta após os crimes bárbaros cometidos por Champinha, um psicopata de (na época) 16 anos com distúrbios mentais graves, preso numa unidade de saúde de SP desde que saiu da internação na Fundação Casa. 
Bolso disse a Maria do Rosário: "Já que você é contra a redução da maioridade penal, e defende políticas sociais para esses vagabundos, então coloque o Champinha para dirigir o carro da sua filha". A deputada respondeu, calmamente: "O senhor é que promove essas violências".
Bolso disse para as câmeras: "Grava aí, eu sou estuprador agora".
Maria do Rosário: "É, o senhor é".
Bolsonaro: "Jamais iria estuprar você, porque você não merece".
Maria do Rosário: "Eu espero que não, se não te dou uma bofetada".
Bolsonaro, apontando um dedo para ela, e pressionando outro contra o peito dela: "Dá, que eu te dou outra. Dá que eu te dou outra. [Empurra a deputada]. Dá que eu te dou outra".
Maria do Rosário: "Olha aqui, segurança! Mas o que é isso?"
Ato de repúdio a Bolsonaro esta
semana (Maria do Rosário no centro)
Bolsonaro: "Você me chamou de estuprador, você não tem moral. Vagabunda!"
Maria do Rosário, em choque: "O que é isso aqui?! Desequilibrado! Mas o que é isso?"
Bolsonaro: "Ainda bem que ele gravou tudo aqui. Chora agora, chora agora!" (veja a cena aqui).
Na ocasião, houve representação contra o deputado, mas nada aconteceu. Daí ele aproveitou para, onze anos depois, desenterrar essa briga em que ele foi um grande covarde e repetir parte das ofensas. Só que muita coisa mudou de 2003 pra cá. Está ficando cada vez mais difícil pra reaças ameaçarem mulheres.
Por telefone aos jornais na semana passada, o deputado confirmou o que disse, sem arrependimento, mesmo depois de saber que haverá representações contra ele: "Ela [Maria do Rosário] não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria". Quer dizer, ele não é estuprador mas fica decidindo que mulher vai ou não estuprar baseado na estética? 
De lambuja, Bolso defendeu na entrevista discriminar mulheres no mercado de trabalho:
Mais tarde, o deputado enviou uma carta à imprensa (ao lado), afirmando que jamais pedirá desculpas a Maria do Rosário, que a questão é ideológica, não de gênero (como se gênero -- e tudo mais -- não fosse ideológico), e colocando os "movimentos" que defendem as mulheres assim mesmo, entre aspas.
O Conselho de Ética abriu processo contra ele por quebra de decoro parlamentar, o que inclui "tratar com desrespeito os colegas", o que ele evidentemente fez. Porém, como seu mandato acaba agora, pode não haver prosseguimento. O favorito à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (esta flor de pessoa), já avisou que Bolso não será cassado. 
Pro Conselho, Bolso exibiu o vídeo de 2003 como prova (!) de que, em 2014, reagiu no calor do momento. "Reação no calor do momento" a uma acusação feita indiretamente (pois Maria do Rosário dizia que ele era responsável por violência de forma geral, e nunca usou a palavra estuprador) onze anos atrás! 
Olha, é tanta insanidade dita por esse cara que nem dá pra cobrir tudo. Já houve manifestações de movimentos sociais pedindo a cassação do mandato do parlamentar. E outras virão (mais sérias do que esta de ontem do Bastardxs, ex-Femen Br). Uma hoje mesmo.
Na segunda, dia 15, cinco deputados estaduais do PSOL do RJ levantaram cartazes com a frase "A violência contra a mulher não pode ter voz no Parlamento". 
Na saída, duas jornalistas foram entrevistar Bolsonaro, e ele disse a uma delas: "Você merece ser estuprada? Estou perguntando! Responda!". O deputado fascistóide tem experiência em xingar repórteres. Em abril, ao ser perguntado sobre os 50 anos do golpe militar, chamou uma repórter da RedeTV de "idiota" e "analfabeta".
Algumas outras repercussões que acompanhei: no Programa do Jô, um jovem gritou "Viva o Bolsonaro!", e a reação do apresentador foi ótima (não costumo gostar do Jô): "Quem é que gritou esse absurdo?"
Já para o guru da direita brasileira Olavo de Carvalho, a declaração de Bolsonaro sobre Maria do Rosário foi injusta. Afinal, ela "não é tão feia assim". Ainda não foi criado um tópico que não possa ser piorado por um comentário do astrólogo. 
A jornalista Rachel Sheherazade usou seu espaço para mais uma vez ser uma reaça irresponsável. Chamou feministas de feminazis, narrou o episódio como se a fala de Bolso fosse uma reação a ter sido chamado de estuprador agora, e ainda deu uma nota de um site de notícias falsas (em que Maria do Rosário defenderia pena de morte para homofóbicos) como verdadeira. Nossa direita é muito sensata mesmo.
Surpreendentemente, um dos muitos blogueiros reaças da Veja, Reinaldo Azevedo, se posicionou contra a fala de Bolso. Em represália, foi chamado de traidor por reaças que costumam adorá-lo. Alguns até começaram uma petição pedindo para a Veja cancelar sua coluna. Li até um comentário do tipo "Constantino é melhor", denotando um claro desespero, pois não tem como Rodrigo Constrangido ser melhor que ninguém no mundo em qualquer coisa.
Os reaças compararam a revolta da esquerda com a fala do deputado com a de Paulo Ghiraldelli. Sim, entendo o que você está pensando: WTF? O que tem a ver? Ghiraldelli é deputado também e a gente nem sabia?
Talvez você nem saiba quem é a figura. Um ano atrás, o professor de filosofia da UFRRJ escreveu na sua página do FB: "Meus votos para 2014: que a Rachel Sherazedo seja estuprada". 
Não se sabe exatamente por que reaças pensam que Ghiraldelli é de esquerda. Ele é tão detestado por esquerdistas que, um mês antes do filósofo ter escrito essa declaração hedionda, uma palestra sua foi interrompida por protestos de estudantes que se manifestaram contra seus comentários machistas, racistas e homofóbicos em sala de aula. Eu, feminista, de esquerda, sem admiração nenhuma por ele ou por Sheherazade, escrevi um tweet assim que fui avisada por um leitor. Reaças mentem até hoje que eu e outras feministas não falamos nada.
Também vi comparações com Che Guevara (que, obviamente, de acordo com os reaças, era um estuprador assassino e sanguinário), com Lula (em 2009 um militante narrou uma piada de Lula durante a campanha presidencial de 1994 sobre ter tentado estuprar um outro prisioneiro, quando esteve preso em 1980 -- eu sei, é confuso, melhor resumir para "Lula é um estuprador e a esquerda silencia", vai que cola), com Gaievski (ex-assessor da Casa Civil e ex-prefeito de Realeza, PR, condenado em setembro a 18 anos de prisão por estupro de vulnerável, mas há outros processos contra ele, e as sentenças podem chegar a 250 anos; tem reaça que até hoje reclama de eu não ter escrito sobre um cara que eu nunca ouvira falar antes das acusações, como se meu blog fosse um programa sensacionalista de TV que repercute todos os casos de estupro).
Reaças parecem não entender como o comportamento de Bolsonaro é inadequado no Congresso. Deve ser porque estão acostumados a sua agressividade. Em 1999, Bolso, em discurso na Câmara, disse que o Congresso deveria ser fechado e lamentou a ação dos militares durante a ditadura: "Deveriam ter sido fuzilados uns 30 mil corruptos, a começar pelo presidente Fernando Henrique Cardoso". Apesar de representações contra ele, não perdeu o mandato.
Ato contra Bolsonaro esta semana
Em 2011, numa entrevista com Bolso levada em tom brincalhão pelo CQC, Preta Gil perguntou ao deputado o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma mulher negra. Ele respondeu com a arrogância típica dos "Você sabe com quem está falando?": "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu". Diante da repercussão, Bolso se justificou: achou que Preta Gil se referia a gays, não negras. Mais de vinte deputados protocolaram representações contra o deputado racista. Novamente, nada. 
Vídeo de Bolsonaro difamando
professora universitária
Além disso, já tem mais de dois anos que Bolsonaro vem divulgando um vídeo editado por sua equipe para difamar uma professora universitária, a psicóloga Tatiana Lionço. Ele pegou uma fala dela num congresso sobre sexualidade infantil e combate à homofobia, deturpou o que ela e outros militantes disseram, e publicou um vídeo chamado "Deus Salve as Crianças". Como um deputado pode espalhar mentiras com tamanha impunidade?
Como os mascus veem Bolsonaro
Deputado federal mais votado do Rio, Bolsonaro é representante da extrema direita, do tipo que defende a ditadura militar e equipara direitos humanos à "vagabundagem". Ou seja, um podre total. Já anunciou que será candidato a presidente em 2018, uma iniciativa que apoio. Acho lindo quando a direita se divide, e um falastrão folclórico e caricato como Bolso jamais seria eleito para um cargo executivo. 
É terrível sim que ele tenha tantos votos de gente que pensa como ele (para tentar entender o fenômeno bolsonarete, recomendo este artigo da Ana). Entre os mascus, por exemplo, ele é tão idolatrado que é chamado de Bolsomito. Compreensível um misógino que chama uma deputada de vagabunda ser aplaudido por misóginos. Incompreensível é que a misoginia tenha lugar na Câmara. 
Exemplo do pensamento de um
bolsonarete qualquer
Não dá pra aceitar que um brucutu com imunidade parlamentar sinta-se no direito de decidir quem merece ou não ser estuprada -- critério baseado em questões estéticas, daquelas que Rafinha usa como material de piada ("estuprador de mulher feia não merece cadeia, merece um abraço"). Na melhor das hipóteses, que bom "saber que o Parlamento brasileiro não abriga um estuprador, apenas um apologista do estupro". 
Insultos como "Você não merece ser estuprada" e "Nenhum homem é louco de te estuprar" eu ouço toda semana, sem exagero. Tem que ser um misógino muito sem noção para não ver um "Você não merece ser estuprada" como ameaça de estupro. Alguns mascus sanctos num chan deles em outubro discutiram estratégias para me estuprar. Claro que, para eles, isso não foi uma ameaça de estupro.
Mas espera-se que o Congresso tenha inteligência e sensibilidade maior que os trolls da internet. Espera-se que nossos representantes sirvam de exemplo no combate à violência contra as mulheres. Quem usa o espaço privilegiado que tem para perpetuar esta violência simplesmente não merece estar lá. 

Update: Aqui, um tumblr recém-criado por uma leitora: A História de Bolsonazi, com "a ficha corrida de um dos maiores criminosos políticos da história do Brasil, detalhada desde 1987". 

67 comentários:

Anônimo disse...

Nada vai acontecer com o mito. Chora mais

Anônimo disse...

Não lembrava que ele tinha chegado a empurrar a Rosário em 2003. E mesmo partindo pra ameaça física não deu em nada... Um absurdo. É por isso que ele continua... Sabe que não vai acontecer nada e ainda vai ganhar mais eleitores reaças.
Não é difícil perceber que ele é um cavador de polêmicas, de confusões, faz tudo de caso pensado porque só assim consegue aparecer. Ele provoca, a pessoa responde e ele reage de uma forma desproporcional, como se tivesse sido o atacado. É canastrão ainda por cima.
Incrível como os alvos preferenciais dele pra aparecer são sempre mulheres ou gays.

Anônimo disse...

liberdade de expressão só existe para feministas...o resto é sempre reaça...farta dessa merda...fico feliz desse movimento que alega nos defender não ter força nesse país....

Anônimo disse...

Do que adianta esse senhor pedir penas mais duras pra estupradores se o comportamento dele acaba é incentivando a violência contra a mulher?
Se estivesse preocupado mesmo com a violência contra a mulher, não faria um milésimo do que faz.

Carolina disse...

E ela fala sobre estupro como sendo um prêmio. Quando ele fala que você não merece ser estuprada, eu entendo que você não é boa o suficiente para ser estuprada por mim.
O cara enxerga estupro como prêmio! A mulher deve ficar lisonjeada se ele a escolhe como vítima de estupro.
Olha, hora desse cara sair da vida pública e parar de espalhar tanto ódio pelo mundo.

Raven Deschain disse...

Caralho. Incrível como todo post tem um cretino babaca pra falar em liberdade de expressão. Essa merda é oq? Poder ameaçar quem eu quiser de estupro? Ahnnnn?! Deixa eu exercer minha liberdade de expressão então, e mandar vc ir a merda, sua cretina imbecil!

Nossa, que revolta. O boçal trata a mulher quem nem bosta (e aposto mil real como ela não é a única) e a acéfala vem falar em liberdade de expressão. Vá pra casa do caralho!

Olha Lola. Normalmente sou fã da agressão verbal (mea culpa, ok) mas essa Rachel merece uns tapas na cara.

Anônimo disse...

Como vocês ador insultar a inteligência alheia e como sempre,o modo justo de julgar das feministas: ver o erro do homem e ignorar o da mulher.
Não estou defendendo esse cara,ele é um escroto.Mas falando da briga antiga,ele não foi chamado de estuprador? Sério?
Ele diz :agora sou estuprador e ela diz:sim,você é.
Nem precisava usar a palavra estuprador;vai ver que ela quis dizer que ele estava sarado kkkk
Os dois erraram nessa história, que eu saiba acusar os outros sem provas também é crime mas isso não dava o direito de agredir ela.
Mas pelo que eu já vi,para vocês,chamar qualquer um de estuprador,não tem nada demais.
Quanto ao que ele disse agora,tem mais é que se fuder.
O feminismo é decepcionante.

Anônimo disse...

Raven não sei como vc tem paciência de explicar pela 32788ª vez que liberdade de expressão NÃO É a mesma coisa de liberdade de oprimir e de ameaçar. Meus sais.

E que mascus apoiam Bolsonaro não é novidade nenhuma, o que me revolta são MULHERES IMBECIS que ainda me aparecem pra defender esse crápula. Sério, se matem, filhas.

Unknown disse...

Qual éanonimo 19:14, o boçalnaro tem que repetir várias "eu sou estuprador?" Pra que ela acabe respondendo "é sim". A palavra estuprador nunca foi dita pela dep. Maria do rosario.

E o episódio foihá 11 anos. 11 anos, em 2003, cara.

Em seu último discurso, a deputada sequer citou o infeliz.

Ana A disse...

Lola, meu carinho e solidariedade para você. Essas ameaças não podem passar batido, você fez denúncia na polícia? Lola, você deve ter um bom advogado que junte todas as provas que você já deve ter reunido, como essa gravação. Quem sabe assim se pode chegar a alguém e obter uma punição?
Você é uma mulher de muita coragem, admiro demais você.
Um beijo, se cuida.

Anônimo disse...

Além de misóginos, esses mascus são super racistas.

Rodrigo disse...

Pior é que nunca acontece nada. Esse canalha faz o que quer e fica sempre por isso mesmo.

Claudio disse...

Como vocês são 'edeotas', enquanto ficam defendendo uma lado ou outro, eles se perpetuam no poder, acumulam salarios vitalicio, fora o cartao corporativo...

Essa historia de direita e esquerda, surgiu pra mexer com as emoçoes das massas. Segundo uma vez li que direita e esquerda surgiu num parlamento europeu, onde disseram: 'Quem for a favor fica a direita, quem for contra, q esquerda'.

Maioridade penal no atingimento da puberdade!

Patty Kirsche disse...

Que sujeito repulsivo, hein? Nem tio Rei está do lado dele.

Anônimo disse...

Liberdade de expressão é uma coisa, fazer discurso de ódio é crime.
Aceitar na sua vida gente como o Bolsonaro não é simplesmente tolerar opiniões diferentes é ser conivente com discurso de ódio, preconceitos dos piores tipos, incitação à violência.
Achei legal que vi um monte de gente no facebook escrevendo que não importava se a pessoa era parente, amigo, se gosta daquele traste, que fizesse o favor de excluir.
Não somos obrigadxs.

Unknown disse...

Arrasou Lola. Muito bom o artigo.

Anônimo disse...

Ao anonimo que escreveu ai em cima, eu fiz quase isso, eu entrei na pagina do pt e exclui todos os "amigos" que encontrei la.

Julia disse...

Para descobrir se você tem algum "amigo" no facebook que curtiu o Bostanaro é só copiar este link e colar no navegador

https://www.facebook.com/browse/friended_fans_of/?page_id=211857482296579

Depois é só excluir a pessoa.

Obrigada. De nada.

Julia disse...

Lolinha, que bom que você voltou.

Bjuss, te amo.

Unknown disse...

O bolsonaro quis desviar a atenção do relatório da comissão nacional da verdade. Basta abrir o capítulo 10 do volume 1, para perceber por que tantos aliados dos militares acham 'normal' existir mulher que mereça ser estuprada.

Unknown disse...

Olá Lola.

Sabe eu já estava esperando que você abordasse, esse assunto envolvendo bolso (gostei da abreviatura), quanto a deputada Maria do rosário ela apesar (na minha opinião) uma das pessoa mais insuportáveis da politica Gaúcha e brasileira, tanto que quando essa cidadão vai se manifesta em radio ou qualquer outro meio de comunicação, eu simplesmente desligo ou saio de perto, porque eu não tenho paciência para ouvir essa pessoa, só que claro ela como pessoa merece ser respeitada, apesar da atuação politica dela ser quase tão deplorável (só que por outras razoes) quanto a do Bolsonaro.

Agora eu apesar de ser de direita também, eu acho a conduta do bolso inaceitável, claro que ate um certo ponto ele tem o direito de ter a forma de pensar dele, agora as coisas que o bolso diz jamais podem ser ditas em publico especialmente dentro de um parlamento, tanto que se tudo o que foi dito neste artigo sobre o bolso for comprovadamente verdade, eu acho que ele deve sim ter o mandato dele cassado, pois ele ofendeu o decoro parlamentar e processado por apologia ao crime, eu ate sei que debate politico muitas vezes e um debate dura ate agressivo, mas jamais as coisas que o bolso diz podem ser ditas num debate politico serio, ainda mais dentro de um parlamento.

Ai ate alguns podem dizer que a deputada em quentão foi quem começou bom independente disso a conduta dele e inaceitável e criminosa, igual, pois um erro não justifica o outro.

Agora eu acho que no mínimo metade das besteiras que bolso diz, não tem nada de ideológico naquilo, e só pura jogada de marketing, pois ele já viu que falando certas bobagens ele arruma muita mídia e isso traz muito voto para ele, em resumo caso do bolso e muito marketing eleitoral e pouca ideologia.

E tem um fator que quase que comprova quase que comprova a minha tese, que é o fato do bolso não ter pleno apoio nem dentro da direita, tanto que o Reinaldo Azevedo não deu apoio ao bolso, o que para mim e mais do que natural, pois eu conheço bem trabalho do Reinaldo na veja e por isso sei que ele um cara muito serio e que sabe, o tamanho da responsabilidade que especialmente para um homem se manifesta publicamente sobre um assunto deste.

Por fim sabe que eu caso o bolso não seja casado por quebra de decoro parlamentar, em função de tudo que ele já disse ate agora, ate acho bom que ele concorra presidência da republica, pois vai ser uma boa maneira de chutar ele por via do voto para fora da politica brasileira, pois o bolso jamais ganharia uma eleição para governo de estado, prefeitura ou presidencial com discurso dele, e a essa altura mesmo que ele ate mude (leia-se pare de fala besteira) de discurso, acho difícil ele conseguir superar o passado aponto de virar um presidente da republica, por exemplo.

Bom dia

Anônimo disse...

Dia 15 estive passando pela ALERJ bem na hora que os deputados e convidados estavam saindo do evento de diplomação deles. Bolsonaro estava lá, pois seu filho foi eleito deputado.
Quando estava saindo do prédio fui até ele pra ver de perto essa figura horrenda e me assustei com o que vi:
Bem, pra começo de conversa, notei o quanto ele é esbelto, altivo, com ar de que "eu estou sempre certo" e de "acredito veementemente em tudo que digo".
Nessa hora um camarada com um jeitão de bobalhão(tinha cara de mascu), pediu todo alegre pra mim(sim, eu!)tirar uma foto dele com o Bolsolixo. E eu sem jeito aceitei, né? Fiquei besta demais de falar "não".
Em seguida uma mulher aparentando ter uns 50 anos, com cara de humilde perguntou se aquele era mesmo a figura. Respondi que sim bem seca. E pra minha surpresa ela se vira pra ele e diz:" Bolsonaro!!!! Sou sua fã, deputado!!!!!" Sim, minha gente. Uma mulher é fã dele mesmo com a declaração de estupro contra a Maria do Rosário.
Fiquei tão incrédula que resolvi tirar uma foto dele que quando me viu fotografar, sorriu.
Depois foi embora com o filho e a esposa todo felizão com expressão de "sou fodão, sou fodão". E eu ali vendo aquilo sem acreditar.
Postei a foto no meu face lamentando o ocorrido e mt gente ficou espantada, uns riram até. Mas o pai de uma amiga que é Bolsonaro roxo, o defendeu dizendo que a Maria do Rosário é a favor de estupradores(Champinha). Não tive cara de responder, mas umas pessoas deram um puta fora nele.
Minha mãe tb ficou chocada. E uma tia alienada, fã da Sherazade e da Veja, tb ficou abestalhada. Principalmente com a mulher que mostrou ser fã dele lá na ALERJ.
Surreal, surreal.

Anônimo disse...

Complementando meu comentário anterior:
Sem dúvidas que é jogada de marketing dele. Aquilo pra mim ficou bem evidente na ALERJ. Mas tive uma certa impressão de que ele cree mesmo nisso e como sabe que mt gente tb acredita, usa isso pra se promover.
E um amigo, militante LGBT, perguntou se tinha dado confusão na hora que ele surgiu. Realmente não até pq o lugar tava cheio de segurança, pm e polícia da guarda nacional. Logo ninguém o atacou e eu não tive coragem de fazer nada.

Anônimo disse...

"Não lembrava que ele tinha chegado a empurrar a Rosário em 2003. E mesmo partindo pra ameaça física não deu em nada..."
_
Você so esqueceu de dizer que neste episodio, a Maria do Rosário foi para cima dele, invadindo seu espaço fisico, com dedo em riste lhe dizendo que iria lhe meter a mão na cara.
Feminista acha que mulher tem o direito histórico de agredir homem, sem que aja o revide.

Anônimo disse...

Uma pergunta, o que a Lola e demais feministas acham que deva acontecer com um estuprador em série de 17 anos e meio?

Anônimo disse...

Se o Bolsonaro fez apologia ao estupro, Maria do Rosário fez apologia à impunidade do estupro e à denúncia falsa de estupro.

Anônimo disse...

Jonas, você se esforça cara. Você até fala algumas coisas coerentes e tem opinião própria para acrescentaR à discussão, porém seus erros de português tornam o seu texto as vezes ininteligível. Eu tenho meus errinhos e tal, todos nós temos, principalmente ao escreveR na internet, mas cara PELO AMOR DE DEUS, POR JESUS, BUDA, ALAH qualquer divindade que você queira, escreva os verbos no infinitivo com R no fim, sério, por favor.

Não é difícil cara, pode creR, neste texto todo aqui eu fiz isso, coloquei os R em maiúsculo pra você percebeR que é simples. Vc também se perdeu um pouco no que escreveu e as vezes algumas coisas ficaram desconexas, sem contaR umas grotescas faltas de concordância de gênero. Eu não tenho nada pessoal contra você, sério mesmo, mas por favor atente-se a isso, pois não sou a primeira pessoa a falaR sobre isso e ja vi a Raven tentando te daR uns toques também, outras pessoas também... ENTÃO POR FAVOR TENTE levaR ISSO A SÉRIO!

Anônimo disse...

Talvez ele escreva errado por digitar em um smartphone ou algo do tipo, que sempre traz aquelas auto correções que mais atrapalham do que ajudam. Se concentre na ideia que o texto passa, e menos na ortografia, blz?

Anônimo disse...

O fato de ainda existir militontos do bolsonazi é a prova concreta que ainda precisamos evoluir muito como seres humanos

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/pgr-denuncia-bolsonaro-no-stf-por-suposta-incitacao-ao-estupro.html

Raven Deschain disse...

Eu escrevo em smartphone com autocorretor. Por acaso, escrevo que nem um orangotango no cio?

Ler o que se escreve tb faz parte.

E mesmo se nos atermos só ao que ele escreve... Porfa, existem sim partes ininteligíveis mesmo com a grafia correta.

Anônimo disse...

Dois mal educados, Bolsonaro e a deputada Maria do Rosário. Mas o fato de ela também ter sido grossa não "Limpa a barra" do deputado. Ele foi grosso, mal educado e violento também e vai levar pau por isso. Ponto. Aliás, pela mentalidade desse senhor, alguém acha que a rdução da maioridade penal ia resolver a criminalidade? Droga nenhuma. Os estupros e outros crimes seriam tratados com o mesmo descaso e desrespeito de hoje, ou seja, não ia adiantar nada denunciar e o culpado não ia ficar preso. Só ia ter mais bandido indo pra triagem no presídio antes de sair pra responder em liberdade. Quanto à desigualdade salarial, é mais fácil e cômodo botar a culpa nas mulheres que engravidam do que fazer uma reforma tributária e aliviar as cargas que o governo usa pra extorquir os pequenos e médios empresários pra pagar o jatinho particular. Um óleo de peroba, seu Bolsonaro?

Anônimo disse...

a resposta a tudo isso é muito simples > http://youarenotsosmart.com/2011/06/10/the-backfire-effect/

Anônimo disse...

Bolsonaro mito! The cry is free..

Anônimo disse...

Inacreditável o nível de alguns comentários. Sério. Sinto como se eu tivesse entrado numa máquina do tempo e ido parar no século XVIII. O pior é que tem gente que pensa assim mesmo. De onde alguém tirou a ideia de que ser estuprada é uma espécie de honra ou homenagem ou elogio? Alguém sabe como os outros presos tratam estuprador na cadeia? Desde quando ameaçar uma mulher de estupro como fizeram com a Lola é brincadeira? Tudo bem que tudo está virado do avesso, mas mesmo assim...

Unknown disse...

Esqueci de dizer: Sinto muito que continue sendo ameaçada Lola. Muita força pra você querida.

Anônimo disse...

"Quanto à desigualdade salarial, é mais fácil e cômodo botar a culpa nas mulheres que engravidam do que fazer uma reforma tributária e aliviar as cargas que o governo usa pra extorquir os pequenos e médios empresários pra pagar o jatinho particular."

Libfem no Brasil? É uma miragem? A saudosa Sara virou anônima?

B. disse...

Bom, Lola, chamar o Bolsonaro de "Bolsomito" não é exclusividade dos mascus.
Conheço uma guria (umas das pessoas mais baixas que conheci na minha vida) que o chama assim, de "mito".
A guria é tão BAIXA que desejou estupro pras gurias que protestaram lá na pesquisa do IPEA (Não mereço ser estuprada).

Sempre que vc fala em mascus, eu penso "não são só eles" existem mulheres com este pensamentinho...

beijos

B. disse...

TUDO o que os mascus dizem e/ou fazem essa guria que eu conheço diz e concorda. Estupro? Check! Morte aos gays? Check!

Por isso que quando citar certas falas, não precisa dizer que é "coisa de mascu" porque não é! É coisa de gente "normal" que conhecemos, inclusive mulheres.

"Não existe mulher machista" MY ASS

Anônimo disse...

Anon das 08:55 eu não sou a Sara e nem sei o que raios significa Libfem. O que eu sei é que, se os impostos não fossem tão altos, os produtores (rurais e urbanos) não teriam tantas dificuldades pra produzir e vender seus produtos, os preços do transporte de mercadorias não precisariam ser tão altos, os pequenos e médios empresários (que, quer você goste quer não, produzem empregos e renda) não seriam obrigados a cobrar tão caro e o produto chegaria ao consumidor final (gente como eu e você) bem mais barato. Ou seja, uma reforma tributária não beneficiaria só a empresários, mas a produtores, transportadores e ao consumidor final, inclusive aqueles consumidores com menos condições financeiras. Todo mundo sairia ganhando com uma reforma que diminuísse a carga tributária brasileira.

Anônimo disse...

Anônima das 13:54, não foi uma crítica, foi uma surpresa positiva ver uma feminista não-marxista por esses círculos.
Libfem é "feminista liberal", originalmente referida como oposta às "radicais" mas que hoje também abrange às questões econômico-sociais em oposição às marxistas.

Anônimo disse...

Na verdade, anon das 14:36, eu me encaro como uma pessoa realista. Tanto regimes capitalistas quanto comunistas/socialistas tiveram e tem governos que ferram as pessoas. Marx é bom na teoria mas ninguém conseguiu ainda trazê-lo pra prática, então acho que o mais importante é pensar antes de mais nada no bem estar social. Tipo, vivemos numa sociedade capitalista, ok, o que podemos fazer pra que a vida das pessoas melhore dentro desse regime? No caso citado uma reforma tributária (e vergonha na cara dos políticos) já ajudava um monte de gente.

Anônimo disse...

Lola sou sua fã e uma feminista militante.
a) Concordo que quando leio, alguns argumentos a favor do Bolsonaro, me vejo no século XVIII, pois estes homens acham que lugar de negro e mulheres é realmente na senzala
b) Como professora de História afirmo, não vamos dar importância, a Bolsonaro, vamos investigar os crimes da ditadura militar, existem pessoas que não sabem o que aconteceu com seus parentes, vamos parar de negar a tortura e passar este país a limpo.
c) Acho engraçado quando vejo os Bolsonáricos, pois vcs somente ofendem os gays, negros e mulheres, mas estamos ascendendo com muita luta, gays já adotam filhos, mulheres já estudam mais, negros estão nas universidades, para mim é este o problema deles, eles queriam um país para poucos
d) Sou realista sei que muita coisa tem que melhorar, mas temos que continuar lutando.

Anônimo disse...

Isso! polarizem-sem, dividam-se, odeiem-se!
é isso que eles querem.

Lidiany CS disse...

Não gosto nem de citar o nome desse encosto de tanto nojo que tenho.

Anônimo disse...

Se o Bolsonaro tivesse agredido um homem com a mesma virulência que atacou uma mulher, estaria fora das Casas Legislativas faz tempo.

Anônimo disse...

Ei Lola, fora o constantino, RA e olavo do caralho vc devia esculhambar com o Luciano Ayan também, ele também defendeu o bolsonaro e ainda por cima critica as feministas as vezes

Anônimo disse...

A tal guria deve ser uma das 'musas olavetes' (sim existe essa porra)

Marcos Arduin disse...

Quem será que presta mais desserviços às mulheres? O Bolsonaro com sua língua de trapo e seu cérebro de titica de galinha ou a Maria do Rosário e Marilene de Felinto em suas defesas ao Champinha (estuprador e assassino) e outros da mesma laia em nome dos Direitos Humanos?

Anônimo disse...

Bolsonaro está 100% certo. Essa é a verdade que vc, Lola, e demais FEMINISTAS e desgraças de movimentos "minorias", seja lá quaisquer desgraça que for, defendem. Vcs estão afundando o País, e somente gente decente pra tentar limpar a merda que vcs fazem todos os dias.
Apóio e sempre apoiarei o nobre Deputado, que é uma luz nas trevas naquele antro chamado de Congresso Nacional, onde o clã de gente podre como a desgraçada defensora de bandidos Maria do Rosário fazem a festa. E vc, dona Lola (pra não ofendê-la, pois a língua sempre treme de vontade de colocar diversos adjetivos depois de seu nome), deveria ter vergonha de apoiar vagabundos e bandidos. Aliás, quanto vc recebe em $$$ desses movimentos para manter seu blog??? Vc trabalha no quê? quanto vc ganha de bolsas-esmolas? Diga a verdade, para as suas leitoras descobrirem como funciona o feminazismo no Brasil!!!!

Anônimo disse...

Falar que o neoconsta não consegue ser bom em nada, e colar o link pro debate dele com o ciro, é de uma falta de noção ESTARRECEDORA.
Então 'perder' um debate pro ciro é a prova de que o sujeito não é bom em nada? Essa é a 'lógica' feminista?
Brilhante, continuem assim.

Anônimo disse...

Para Anonimo imbecil e desiquilibrado de 24 de dezembro de 11:16

Caro idiota!
Embora não concorde com certas idéias e defesas da sra Maria di Rosário (que é alguém que desprezo pela defesa AIS marginais) foi de uma COVARDIA atroz o sr Bolsonaro ofender uma mulher e também TODAS as brasileiras ai classifica-las em "estupraveis" e "não estupraveis". Entendeu ou quer eu desenhe?
Segundo um homem que ameaça uma mulher de estupro quem quer que ela seja mesmo uma mulher de posições condenáveis comi s sra Rosário não tem NADA de decente!
Terceiro, desgraça é ser machista e apoiar a misoginia vide países miseráveis como Índia, Congo, Afeganistão, etc.
Volta pra escola, OK.

Jax

Anônimo disse...

Bolsonaro está assim porque ganha a eleição mas não convence com suas propostas tacanhas. Ele não admite perder, daí fica histérico.

Adimilson Antifa disse...

Lola, sou mais um leitor do que comentarista do seu blog, aliás, rompo cá a virgindade nesta caixinha tão magnífica de opiniões e discussões quanto os teus textos e opiniões. Tomei a liberdade de usar certos fragmentos do teu texto e linkei o vídeo da agressão de Bolsonaro ao meu canal no Youtube já que nesse canal atualmente hospedado, o nível de pessoas pró-BolsoNazi é muito grande, com verdadeiros rompantes de insanidade dos fãs do terrível deputado. OK? Também editei o vídeo, limitando a verborragia dele com Rosário e a agressão física e verbal contra a deputada petista do Rio Grande do Sul. Um forte abraço, eu sou o ADIMILSON ANTIFA, do twitter.

Anônimo disse...

Os 2 estão errados!! Tanto ela por chama-lo de estuprador e ele por se defender com algo tão grotesco e vulgar!! Agora fugindo do assunto, Lola, pff, assim como é feio chamar as pessoas de esquerdopatas, reaças não é algo muito sábio!! Abraços!!

The Crow disse...

Pessoalmente, acho bastante perigoso uma possível candidatura do Bolsonaro à presidência em 2018 - não pelo fato dele ter alguma chance de ser eleito (pois ela é nula) mas sim do altíssimo grau de exposição que uma eleição dessas confere a praticamente qualquer candidato.

Bolsonaro conseguiu se tornar um político popular, e com significativa aprovação, ainda que muitas vezes silenciosa, em todo o país mesmo sendo um deputado do chamado "baixo clero" do Congresso graças ao aumento da exposição midiática das suas boçalidades e asneiras sem fim, fazendo com que, embora de forma não surpreendente, se tornasse o candidato à deputado federal mais votado no Rio de Janeiro em 2014.

Imagina o que poderia acontecer, por exemplo, com uma exposição causada por uma candidatura ao cargo mais importante do Brasil?

Eu acho provável que, mesmo perdendo a eleição para presidente, Bolsonaro tenha o caminho facilitado para, digamos, ter chances reais de ocupar uma prefeitura ou até mesmo o governo de um estado, em pleitos posteriores.

Assim, não consigo imaginar, por ora, coisa mais desastrosa para esta nação do que um político como Bolsonaro ocupando algum cargo executivo. O horror.

Torço veementemente para que Bolsonaro nunca se candidate a cargo executivo algum.

Unknown disse...

Em relação às declarações do Bolsonaro sobre o mercado de trabalho é tudo verdade. É triste por um lado, mas o mercado não é bonzinho e nunca vai ser. Mulheres que querem ganhar bem procurem abrir o próprio negócio ou passar em um bom concurso público. Se querem ter uma carreira bem sucedida precisam abrir mão de certa coisas, como ter filhos. Só acho engraçado que as feministas dizem que a mulher tem todo o direito de decidir se vai ter filhos ou não (o que é um direito de fato) e reclamam quando a carreira delas é interrompida por uma gravidez e o empresário não vê com bons olhos e resolve agir (o que também é um direito dele).

Unknown disse...

Vamos parar de mimimimi, vai ter o MITO em 2018.

Anônimo disse...

Um sem noção faltando muito conhecimento, não só científico mas econômico, político e cultural achando que vai conseguir administar uma nação multicultural gigantesca como o Brasil. Ele acha que sexo é estupro, como se a mulher nao tivesse direito de sentir prazer mútuo. Extrema-direita está muito próxima de cortar o clitoris das mulheres em função de sua história com Hitler o o Islã que pertenceu ao Terceiro Reich. Ele se preocupa com aspectos culturais que atrapalham o conforto audio-visual de pessoas que se pertubam com as mesmas coisas que incomodam o Bolsonaro. Suas idéias de recuperar a economia são muito frágeis e metodicamente simples, como se não houvesse problema financeiro. Nunca ouvi dele falar em aumentar salários de outros além de militares oficiais. Ou seja, nem os reservistas serão representados por esse militar no poder. E pra alguém que deveria ser porta-voz contra o Comunismo, fala muito mais em criminalizar tópicos LBGT, homosexuais e feministas do que sobre o PT, PC do B e outros tópicos que são verdadeiramente ameaçantes à população. Completamente aparente de que ele não sabe e nem quer saber qual é a prioridade aqui. E no meio disso vem praticamente metade do seu dircuso o vitimismo anticomunista, se fazendo praticamente de "oprimido" pelo MST e "mortadelas" que apoiavam o governo Dilma antes de seu impeachment. O vitimismo continua ainda com eventos acontecendo de característica esquerdista e ao mesmo tempo pra ser utilizados para vitimzarem o Bolsonaro (precisamente ele) o que fica muito suspeito como no caso do estupro coletivo. Bolsonaro está mais próximo de um líder Jihad do que um Hilter ou Mussolini, por que apesar de ser extremista não faz idéia do que é necessário pra ser feito.

Fco matos disse...

HOJE EM DIA , AS PESSOAS QUE SE OPOEM AO ESTILO BOLSONARO , SE ENQUADRAM NO SEGUINTES GRUPOS: QUEM NAO O CONHECE , QUEM É MILITANTE FERRENHO DE PARTIDOS E ORGANIZAÇOES ESQUERDOPADAS, QUEM É BANDIDO, QUEM TEM GENTE DA FAMILIA BANDIDO, OU QUEM É HETEROFOBICO OU QUEM ESTA POR CIMA DA CARNE SECA , E NAO QUER MUDANÇAS , COISA QUE ELE NO PODER HAVERIA !!!..

Unknown disse...

Todo mundo foca justamente na hora que o bolsonaro revidou a maria do rosario mas vamos nos colocar no lugar dele um pouco ele defende sim a reducao da maioridade penal pena de morte invlusive pra caso de estupro e a maria do rosario nao dai chega la na frente da tv e ela diz que ele e o estrupador que ele incentiva fala serio quanta merda que essa mulher ta dizendo imagina a sua filha ir com o namorado pra um acampamento w dai um marginal de menor mata o namorafo dela estrupa ela por 4 dias e depois ela e morta a sangue frio com varias facadas no pescoco na cabeca degolada, pense como voce se sentiria? Desejaria reabilitacao para o menor de idade voltar algum dia as ruas com uma sanidade melhor? Claro que nao dai voce e chamada de estrupadora e que incentiva pelo amor eu nao ficava calada nao

CARLOS disse...

Bom dia pessoal! Legal que as pessoas podem se expressar livremente em nosso país, espero que respeitem a minha opinião mesmo que contrária. Nosso Brasil está com grandes dificuldades sociais e econômicas, não sou especialista, mas acredito que precisamos de mudanças e essa metodologia paternalista não ajuda muito. Temos que estimular o crescimento econômico e pessoal, pra que trabalhar se vou ganhar do governo? Mas se ninguém trabalha como o governo vai sustentar essas assistências? Se um pai com cinco filhos pegar parte do que esses filhos ganham para dar à um deles que não trabalha, os outros ficaram satisfeitos? Complicado. Logo sou favorável à redução da maioridade penal e da pena de morte para assassinos, estupradores, entre outros. Pessoas ligadas à direitos humanos defendem demais os crimimosos. Precisamos que quem não tem compaixão com o próximo na hora do ato criminoso, seja jugado sem compaixão, assim inibirá alguns crimes em potencial. Vejo em Balsonaro um cara que pode melhorar e muito o nosso país nos livrando desses criminosos. Esse caso da Maria do Rosário defender esse Champinha é estranho demais, deveria defender a vítima, pedindo a pena de morte desse bandido. Acusa o Balsonaro de estuprado e quer sair como vítima. Vamos dar direitos aos humanos de bem, aos bandidos os rigores da lei.

Anônimo disse...

Primeiramente Bolsonaro2018!! Queria dizer á todos que estão lendo meu comentário que quando se falamos algo temos que ter interpretação, então vamos parar e refletir sobre a fala do Bolsonaro para essa mulher, conhecida como Maria do Rosário. Ele disse que jamais estupraria ela porque ela não merece! sim, ele está afirmando que NUNCA estupraria ela, e que ela e nem nenhuma mulher merece ser estrupada!
Fico me perguntando o que essa mulher faz aí representando os Direitos Humanos!?!?!?!?!
E o mais engraçado é vendo essa feministas passando vergonha defendendo essa mulher que defende estuprador!
Feministas lutam á favor do direito da mulher na sociedade, e respeito, ai eu me pergunto: que respeito essas mulheres tem que ter se saem na rua peladas, e que inclusive só pagam micos!
Por esses motivos o país não cresce e é motivo de piada lá fora, por pessoas assim!

Anônimo disse...

Mimimi FemiNAZI.
Bolsonaro é FODA!!!
Chega de monopólio da virtude no Brasil. À esquerda FEDE, DH, Feminismo, ativismo LGBT, CUT, UNE, PT, PIÇÓL, PCdoB, todos esses lixos tem que acabar!
Marco na Argentina, Brexit, Trump, Maduro caindo, Fidel Morto, Merkel Chutada da Alemanha, Fillon ou LePen na França, é BOLSONARO 2018!
A DIREITA VIVE!!
O MUNDO ACORDOU. CHEGA DE COITADISMO, CHEGA DE "ELES CONTRA NÓS", chega de globalismo.
VIVE A DIREITA! VIVA TRUMP, VIVA BOLSOMITO!!!

Anônimo disse...

Kkkk quanta violência meu Deus

Anônimo disse...

mimimi

Anônimo disse...

mas oque é isso bolsonaro fala que maria do rosario n deve ser estuprada! que barbaridade é claro que ela merece! (de acordo com oq eu estou vendo... ele falou que ela n merecia ser estuprada e ela achou ruim ? serio ?ela quer ser estuprada ? n entendi '-')

Pedro Augusto disse...

A vontade de rir é grande, mas a de chorar é maior. Bolsonaro diz que ela não MERECE ser estuprada, ninguém que é contra ou a favor do Bolsonaro merece ser estuprado, vocês tão problematizando qualquer besteira. Eu que não sou Bolsominion acho que Maria do Rosário não é flor que se cheire, foi contra tornar estupro crime hediondo, já o Bolsonaro é a favor de porte de armas e outras besteiras... Acho que não preciso falar que as duas figuras não merecem notoriedade.