sábado, 6 de junho de 2015

UM ANIVERSÁRIO DE OUTRO MUNDO

Panda comemora seu aniversário com bolo gigante na China

Oi, gente! Hoje é meu aniversário. Faço 48 anos. 
Mas nem estou em casa, e não sei se conseguirei ler os comentários. Estou na praia, aproveitando o último feriadão do semestre, num lugar que não conhecia, Uruaú. Na páscoa fiquei perto, em Beberibe. É tudo costa do Ceará, tudo mais ou menos próximo (90 km) de Fortaleza. Pelo que li, a lagoa de Uruaú é a maior lagoa de água doce do Ceará. E como eu adoro rios, lagos, lagoas (até mais do que o mar), pensei: tenho que conhecer! 
O semestre está chegando ao fim na faculdade. E foi (está sendo, ainda temos algumas semanas) um semestre corrido, com muitas horas de aula (comecei com 18 horas de aula por semana, consegui reduzir pra 16, mais projetos de pesquisa e extensão, mais curso de extensão, mais orientações, mais inúmeras reuniões, mais palestras e entrevistas. Colocando na ponta do lápis, dá mais de 50 horas por semana).
Biblioteca da Universidade de Pequim
Já falei que vou pra China? Vou sim, no comecinho de julho. Ficarei uns dezoito dias em Pequim e três em Shanghai. Lá darei um minicurso, em inglês, sobre a situação das mulheres brasileiras. E assistirei dezenas de aulas também, sobre os mais variados assuntos. Vou junto com outros 23 professores e 76 alunos de várias universidades brasileiras. 
Meu lindo aluno Raul, à direita,
no ano passado
Pra quem tem certeza que sou comunista, pois já estive em Moscou em 2004 (pra jogar um torneio de xadrez) e agora vou pra China (falta Cuba! Como eu quero visitar Cuba!), lamento dizer que a realidade não é tão emocionante. Não sou agente da KGB. Na verdade, a viagem está sendo patrocinada pelo banco Santander, num programa que eles têm faz alguns anos chamado Top China. Ano passado dois aluninhos muito queridos meus foram, e este ano eu consegui ser selecionada pela UFC. Estou super ansiosa!
De bônus, vamos passar quatro horas no aeroporto de Dubai, considerado um dos mais agitados e luxuosos do mundo. Um aluno disse que tem até uma série de TV sobre o aeroporto.
Ginásio de esportes na Univ Pequim
Na China vão cobrir nossas despesas com alimentação, hotel, cursos e a maior parte dos eventos turísticos, mas tudo que a gente comer fora da universidade deve ser pago com nosso dinheiro. Falaram pra levar 2 mil dólares. Eu só vou levar 1,300, porque não sou consumista, e porque foi o que sobrou da minha viagem pros EUA em 2008. 
Já sei que terei que comprar uma câmara pro maridão, pois a dele parou de funcionar assim que eu contei que iria pra China. O que mais devo comprar? Numa reunião com professores que vão, em SP, uma docente que já participou do programa falou em pérolas, o que não me atrai nem um pouco. Seda, talvez, mas me parece um material quente demais pra Fortaleza (minha mãe me mostrou uma blusa de seda que ela tem e nunca usa). Quiçá um mouse sem fio?
Feministas chinesas protestam contra
violência doméstica
E vamos ver se consigo conhecer (e, mais importante, me comunicar com) algumas feministas chinesas
Amanhã estou de volta de Uruaú. Não deixem o pessoal me caluniar muito na net, obrigada.

41 comentários:

Flavio Moreira disse...

Feliz Aniversário, Lola!
Que você seja cada vez mais feliz.

Um super-abraço!

Anônimo disse...

Felicidades, que esteja cercada por amigos verdadeiros e todo o tipo de carinho.

Ana A disse...

Muitas felicidades pelo aniversário, Lola!
E parabéns pela viagem à China!

DiLuaa disse...

Feliz aniversário!

Muita saúde e paz!

Coisas boas de ruma! (como se diz por aqui na terrinha...)

Beijos

Diana P.

Raven Deschain disse...

Feliz aniversário, sua linda! o/

nadiaschenker disse...

Ótimo aniversário em um lugar paradisíaco! Vc merece!

Anônimo disse...

Felicidades, Lola!! Aproveita bastante, vc merece! ;*

rafaela disse...

Feliz aniversário, Lola!

@vbfri disse...

Divirta-se, Lola!!! E super feliz aniversário! Eu amei Fortaleza e Jericoacoara!!! Que lugares lindos!!! =)
Vou voltar e conhecer Uruaú! =)

Anônimo disse...

Existe feminista chinesa, digo, pode existir isso na China sem vc ir pra um campo de trabalhos forçados?

Anônimo disse...

Lola, mesmo que você não leia esse comentário eu gostaria de deixar registrado a admiração que tenho por você, como feminista, mulher e cidadã! Você inspira e literalmente muda a vida de milhares de pessoas todos os dias com o seu blog e na faculdade, pessoas como eu, distantes da sua vida pessoal, mas que sentem um apreço imenso por sua pessoa!!! Você é massa!! Espero algum dia chegar a este mesmo nível que você ocupa na vida acadêmica, na sociedade de consumo e no trato com o próximo, ser influente de uma forme positiva como você é. Beijos de Salvador!! Venha fazer uma palestra, um curso, um turismo aqui kkkk

Anônimo disse...

Lola, não se esqueça de contar tudo oque aconteceu na viagem!!! Abraço!!!

Valéria Fernandes disse...

Feliz aniversário, Lola! Saiba que tenho muito carinho por você, pela forma franca e aberta como você expõe suas opiniões, conhecimentos e a coragem para suportar ataques de todos os lados possíveis. Desejo-lhe de presente muita força para seguir caminhando sempre. Espero que você aproveite bastante a viagem (cursos, palestras e turismo).

Abraços!

Cláudia disse...

Feliz aniversário, Lola! Que esse seu novo ano de vida seja de muita saúde e realizações!

Cláudia Dans disse...

Looooooooooooola! Feliz Aniversário! Não a conheço pessoalmente, mas tenho um enorme carinho e te admiro muito! E quero te desejar saúde, felicidades, alegrias, paciência (pois aguentar as bobagens que você lê não deve ser fácil) e, acima de tudo, que você continue este lindo trabalho que é falar da mulher e das dificuldades que ela enfrenta! Ainda que seja o seu aniversário, penso que sou eu que ganho todos os dias, quando entro aqui no seu blog! Muitas felicidades e sucesso! beijos!!!!!

Constança Prado disse...

Parabéns Lolinha... você merece tudo bem na sua vida... ♥

Anônimo disse...

Feliz Aniversário, Lolíssima!!! =D

Você faz a diferença na vida de muita gente e merece toda a felicidade do mundo!!!


Jane Doe

Ingrid Bezerra disse...

Feliz aniversário Lola!

Tudo de bom para você, e que esta viagem pra China seja incrível! <3

Estou ansiosa para ler os posts sobre a China! *.*

Beijos

Anônimo disse...

Feliz aniversário, Lola!!! Beijão!!!

Melissa

Anônimo disse...

Feliz Aniversário Lola. Você é uma mulher revolucionária.Você muda a vida de muita gente, inclusive a minha. Obrigada!

Gisele

Anônimo disse...

Feliz aniversario Lola! Vc é uma inspiração p mim e muitas mulheres q lutam.
Julianatsume

Anônimo disse...

Lola, te leio desde 2011 e, graças ao seu blog, minha vida mudou muuuuuuuito! Foi como se uma venda estivesse caído dos meus olhos. E bom, quando isso acontece, os questionamentos aparecem, a auto crítica aumenta e a tal "fé na humanidade" também.

Parabéns pelo bem e pelas muitas vendas que com certezas caem através das suas palavras. Não tem um dia que eu não venha aqui "te visitar".

Um abraço!


T.

Anônimo disse...

Parabéns! Felicidade!
Juliana

Anônimo disse...

Feliz aniversário Lola!

Deborah Maugeri disse...

Feliz aniversário Lola! Vc me libertou e serei eternamente grata por isso. Te desejo os melhores sentimentos do mundo! Aguardando vc em Manaus! ;)

Julia disse...

"Feliz aniversário Lola! Vc me libertou e serei eternamente grata por isso."

Acho que não tem melhor presente que este.

Feliz aniversário, Lola!

Ana disse...

Parabéns! Tudo de bom! Saude, paz e harmonia!

Maria Fernanda Lamim disse...

Feliz aniversario! Tudo de bom pra vc! Parabens pelo excelente trabalho!

Aline D disse...

Feliz Aniversário, Lola!!!

Desejo muita saúde, alegrias e ainda mais sucesso!

Kittsu disse...

feliz aniversário e boa viagem

Lidiany CS disse...

Parabéns Lola, muitos anos de vida e saúde pra vc. Espero que faça uma boa viagem. <3

Anônimo disse...

Parabéns Lola, por ser a pessoa linda que é na sua belíssima luta pelas mulheres, sem excluir a nós que somos mulheres trans. Você é um verdadeiro exemplo para o feminismo e para o progresso da sociedade.

Luísa disse...

Lola, parabéns pelo seu aniversário! :D Espero que a comemoração tenha sido boa! Nunca comentei aqui, mas nos conhecemos em 2013, quando você veio a João Pessoa fazer uma palestra sobre a PEC das domésticas (na ocasião, comprei seu livro de críticas de cinema!). Aposto que essa viagem pra China será maravilhosa. Morro de vontade de ir lá. Você já leu algo de Xinran? É uma jornalista chinesa que escreve sobre as mulheres de lá. Li recentemente As boas mulheres da China e gostei bastante - apesar de ser bem pesado... tem umas histórias muito tristes! :(

Anônimo disse...

Parabéns, Lola, Peleo aniversário e pelo blogue, que não deixa as questões políticas de gênero se reduzirem a guetos, nem serem varridas pra debaixo do tapete.

Carolina M. disse...

Parabéns Lola!!!!!! Feliz aniversário!

Realmente, a noticia da China me deixou empolgada: quero ler vários posts seus sobre isso! A família do meu companheiro é japonesa, e mora lá. Eles são mto machistas (o meu amor não é, e por isso foi renegado... uma longa história), penso q a sociedade chinesa tb deva ser, vou esperar pelas suas impressões! Abçs e Happy B-day!!!!

Unknown disse...

Feliz aniversário atrasado, Lola \o/

lola aronovich disse...

Super obrigada por todo o carinho, gente! Agradeço os desejos de feliz aniversário e de uma ótima viagem a China! Ontem passei o aniversário em Uruaú, Beberibe, CE. Tudo lindo e maravilhoso. Agora vamos ver a viagem... Estou muito ansiosa. Tomara que seja ótima também.

Unknown disse...

Feliz aniversário, Lola! E boa viagem! Ouvi dizer que a China é bem interessante, meus sogros estiveram lá e me falaram que vale a pena! Enfim, tenho certeza que você vai representar as brasileiras brilhantemente lá!

Gle disse...

PARABÉNS LOLINHAAAAAAAAA!!!!
Desejo à vc muita saúde, PAZ (pq com tanto mascu na cola, tem que ter MUITA paz de espírito, né? haha) e amor. Que você continue fazendo este trabalho maravilhoso, ajudando as pessoas e evoluindo com elas.
Pelas fotos, este lugar que vc comemorou seu aniversário é maravilhoso! Quero conhecer o nordeste, mas não quero as praias mais "badaladas", quero algo mais "light", calmo. Estou pensando inclusive em ir antes do verão, pra ter certeza que haverá sossego. Dicas?
Quanto à China, tenho um amigo que voltou de lá há uns 4 meses. As fotos que ele enviou realmente são fantásticas. Ele nasceu lá, mas mora aqui em Blumenau a mais de 20 anos. Retorna somente à passeio. Curta muito! Caso queira alguma dica, posso questioná-lo (me passa um e-mail se for o caso).
Boa semaninha! Bjs.

Anônimo disse...

Feliz aniversário Lola, tudo de bom pra você. Abraços.

radscum disse...

Ahahahaha você comunista, Lola?
Não, sério? hahahaha
Só os reaças mesmo pra achar umas coisas dessas. kkkkkkkkkk