domingo, 27 de setembro de 2015

ATOS CONTRA O RETROCESSO, PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Clique para ampliar e venha!

Este é um momento crítico para os direitos das brasileiras, pois há vários projetos no Congresso que visam retirar conquistas. Alguns desses projetos (com chances imensas de serem aprovados pela Câmara mais conservadora desde 1964) são o Estatuto da Família, o Estatuto do Nascituro, e o PL 5069/13 (que criminaliza o anúncio de meios abortivos, entre eles a pílula do dia seguinte, e revoga a lei de atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência sexual), entre outros. 
Se depender dos fundamentalistas, as mulheres perderão o direito ao aborto nos únicos três casos em que ele é permitido por lei (risco de vida para a gestante, gravidez decorrente de estupro, e fetos anencéfalos). 
Vários atos por todo o país acontecerão amanhã, 28 de setembro, dia latino-americano pela legalização e descriminalização do aborto, para discutir e alertar sobre esses retrocessos. Organizei esta mesa na UFC, que acontecerá amanhã às 15h, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades, Área I, da UFC (campus Benfica). Se você mora em Fortaleza, venha! É aberto a todxs.

26 comentários:

Raven Deschain disse...

Assinem a petição e vamos pro ato:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Camara_dos_Deputados_Rejeitem_o_Projeto_PL_50692013/?trWCLab

Anônimo disse...

O pior é que esses hipócritas continuarão pagando abortos para suas mulheres, amantes e filhas em clínicas seguras enquanto matam as mulhere pobres. Essa gente me dá vontade de vomitar. Se o aborto fosse legalizado a mãe de Cunha e as mães desses lixos humanos teriam ido a uma clínica e feito desse mund um lugar melhor.

J.M. disse...

Já repararam como naquelas campanhas nojentas dos pró-morte de mulheres a criança que conta como "teria sido sua vida se não tivesse sido abortada" é quase sempre um garoto e não uma garota? Por que será, não é?

Raven, assinado.

Anônimo disse...

Muito legal divulgar esta mobilização, estou muito afim de participar aqui em sp mas não sei onde será por aqui.

Se possível, ajudem a colocar os demais locais e horários (em CAPS lock para ter destaque) aqui para todxs poderem participar.

Apaguei meu face depois de tanta gente canalha nas minhas amizades, como fiquei puto com um cara que era amigo meu e entrou pra esse time "conservador"... ser contra o aborto nos tempos de hoje é idolatrar a ignorância e a mentalidade repressora da idade média. Mal consigo creer que realmente exista pessoas que colocam sua opinião em um pedestal, como se fosse algo a ser admirado e/ou seguido. Sendo que na verdade... foda-se a opinião pessoal. O que tem de existir é liberdade para todas as pessoas cuidarem das suas vidas e terem suas próprias opiniões. Não dá para entender como ainda pode existir gente que teima em impor sua opinião à todos.

O problema é que esses pequenos ditadores não estão abertos ao dialogo, eles sabem bem oq pensam e que argumentos são sagrados para eles e portanto nem sequer se abrem a possibilidade de enxergar o panorama geral, o quadro maior, a vida das pessoas como sendo delas mesmas. Esse é o maior problema, a certeza cega de que estão certos. E isso é o mais detestavel e nojento da humanidade... a imposição de uma opinião maléfica, que não leva em consideração os sentimentos e vontades dos outros.

Mas olha, o mundo está mudando sim. Até por isso eles tão fechando o cerco com igrejas em todo lugar, em todo canal, em dezenas de estações de rádio. Estão controlando de maneira mais rigida porque as pessoas livres e as pessoas a favor dos direitos das mulheres são cada vez mais numerosos. Os malditos sabem que o jogo deles pode acabar conforme as novas gerações estão ficando mais espertas.. ou pelo menos mais livres da religião.

O grande problema para divulgar oq é certo é o apoio da mídia a esses meios de controle mental. Assim como a manifestação dos professores, a das mulheres "não existe", "não aconteceu", "não ouvimos falar"... assassinando o papel fundamental da mídia que é informar.

Não sei se tem que piorar para melhorar, acho que acreditar nisso é um jeito de tentar ver que ainda há limões para serem expremidos.. de qualquer maneira eu sei que o numero de pessoas que apoia o que é certo, aquilo pelo qual lutamos, a liberdade, compaixão e ampla cidadania, só aumenta. Agora precisamos achar jeitos simples e efetivos de divulgar a causa. Precisamos simplificar o discurso para que os argumentos sejam irrefutaveis.

-----parte 1

Anônimo disse...

-----parte 2



É um ataque à sociedade como um todo, se não se mobilizam é em parte por culpa da midia que divulga milhares de pequenas besteiras mas nunca algo importante como o ataque aos direitos humanos. Em parte também é culpa das pessoas que não vão atras de se informar e em parte é culpa daqueles que simplesmente não se importam com os direitos das mulheres.

Não temos como vencer a midia mas a internet hoje é muito mais forte que esse lixo chamado televisão. Quanto a quem não vai atras de se informar, só podemos continuar oferecendo conteúdo de fácil acesso nas redes sociais, compartilhando campanhas ou idéias que são coerentes e importantes. Quanto a quem não se importa com os direitos das mulheres... acho que não dá pra ensinar empatia para pessoas insensiveis, né? Eu nunca consegui.

O futuro é agora, já vi garotos jovens que não fecharam os olhos para a verdade quando amigas feministas lhes explicaram como funcionam as coisas. A mudança está sim ocorrendo, mas é aos poucos. E por isso mesmo esses cuzões estão fechando o cerco, tentando impedir a mudança. Infelizmente tem muito jovem sucumbindo à hipocrisia do conservadorismo mas estes já nasceram podres, com falta de empatia e compaixão (ou apenas idolatra a ignorância, a arte de ignorar). As novas gerações não precisam de uma lei de deus e muito menos de um código moral ultrapassado e sem nenhum atrativo real (além do aumento do ego).

Vamos que vamos que agora é a hora de contar para as pessoas isso que tá acontecendo, a maioria nem sabe desses projetos de lei aí. Se falassem no jornal a mobilização seria bem maior, não tenham dúvida. Vamos ao menos tentar informar as pessoas, assim como vocês nos informam através de postagens em blogs e redes sociais. Pode parecer meio inútil mas a cada pessoa que você abre os olhos, mais pessoas poderão ter essa oportunidade, como numa corrente. Vamos agir com racionalidade, sem deixar o calor do momento tomar conta. Não é o fim, mas também não é só o começo.. é o império contra atacando. E sua arma é o face e a tv, estejam avisados. Assim como compraram um ex-amigo meu, pode acontecer com qualquer pessoa ao seu redor. Esteja pronto para refutar daquela maneira, direta, racional e coesa. É laico ou não é, porra!?

(não responderei trolls, os argumentos são um misto de infantilidade e agressividade, não sei nem descrever a sensação de ler mensagens tão arrogantes e pobres de conteúdo)

Anônimo disse...

(Viviane)
JM, acrescento que esse garoto (das propagandas contra aborto) também é quase sempre branco. Por que será, não é(2)?

Anônimo disse...

Que ótimo Lola!
Eu vou estar lá!

Anônimo disse...

Um ato inútil. A massiva maioria da população brasileira, incluindo dos pobres, é contra o aborto, inúmeras pesquisas já mais que provaram isso. Que as leis reflitam essa realidade, e não as opiniões de um grupelho minúsculo de ideólogos.

Anônimo disse...

Sou contra o aborto!

Perdedor Master

Anônimo disse...

Sou a favor da descriminalização do aborto.

Perdedor Master

Anônimo disse...

Nenhum ato de ir atrás de seus direitos é inutil, anônimo. Qem fala isso são pessoas inseguras q qerem desmotivar aqeles q vao atrás de mudanças.
E msmo o brasil em sua maioria sendo contra o aborto (a maioria, conscientemente ou não, por influência religiosa), não se pode esquecer q esses 3 casos já são permitidos por lei. E devemos sim lutar para q continue assim

Anônimo disse...

Homem pode ir ou vai "roubar o protagonismo das mulheres"?

Kittsu disse...

Pode até ser que realmente a maioria da população seja contra a descriminalização do aborto. Mas porquê isso deveria ser de qualquer forma relevante para que seja PROIBIDO que mulheres evitem uma gravidez - EVITEM, não "abortem"?
Dito isso, "a maioria acha" pode ser uma falácia das mais idiotas, relembrando o célebre ditado "um milhão de moscas diz que você deveria comer merda". Um milhão, logo, elas devem estar certas e você deveria estar comendo merda. A opinião de X, Y ou Z não deveria significar absolutamente nada no que diz respeito à garantia da proteção aos direitos humanos - segurança, saúde, etc. Ora, existem muito mais indianos do que brasileiros e duvido muito que você abdique ao consumo de carne bovina por causa disso.
Desta forma, se você acha que direitos individuais devam ser cerceados ao sabor da preferência da maioria, você: A) se declarou comunista; B) deveria parar de comer vaca e passar a comer cachorro; C) talvez devesse repensar a bobagem que você falou...

André disse...

20:43
Com esse tipo de pergunta até parece que você iria.

Zero disse...

anônimo 20:23

tu pareces não conhecer como o Brasil funciona na prática (a lei do povo).

se tu mesmo ir em alguma comunidade / cidade mais pobre e fazer essa pergunta, é claro que todos dirão não, de fato. mas a pergunta é, porque dirão isso ?

simples. ser a favor do aborto no Brasil é tratado como ser adepto do "diabo", e ninguém quer isso, ainda mais as cidades mais pobres que são mais religiosas, e onde "todo mundo se conhece", todo mundo se julga. lembra do caso do linchamento da mulher porque era "bruxa" ? em pleno século XXI ?


pergunta-las sobre ser a favor do aborto é como perguntar se elas são a favores do "diabo" ou da "imoralidade", ou até mesmo de um "crime / assassinato".

nunca se pergunta sobre a opinião dela sobre a descriminalização ou direito, isso sequer é mencionado, o aborto já é tido como "feito", só precisa da "aprovação" popular.

quantos as metrópoles / bairros nobres, a mesma alegação (imoralidade), ninguém vai admitir algo tão demonizado, é como sair as ruas com uma camisa com uma suástica.

ou basta dizer que aborto é coisa de "petista", pronto. mais simples ainda. esse é o Brasil real.

Anônimo disse...

Comunista? Kkkkk democracia, a maioria vence, simples. A outra ali falando q cada um é dono da própria vida, menos na hora do aborto.

Kittsu disse...

Um milhão de moscas não podem estar erradas. Coma merda.

lola aronovich disse...

Oi, gente. Desculpem, mas publiquei um post que estava agendado pra hoje e que esqueci de remarcar. Duas pessoas, não sei se a mesma pessoa, comentaram no post. Os comentários aparecerão quando o post for publicado. Marquei pra sexta. Até lá dá tempo de colocar ilustrações e links.

Anônimo disse...

Vc seria contra o aborto se fosse mulher, engravidasse e tuvesse gravidez de risco. Se o medico te dissesse q sua unica opcao de sair viva seria o aborto. Duvido q vc ainda continuaria sendo contra td tipo de aborto.

Anônimo disse...

Ninguém é contra o aborto quando precisa fazer um.

Anônimo disse...

Uma colega no face postou o caso de uma mulher que decidiu levar adiante uma gravidez resultada de estupro, com a legenda "tá vendo, abortistas??" Há 5 anos atrás, quando ficamos sabendo como foi o assassinato da Eliza Samudio, essa mesma colega disse "Menos uma Maria-chuteira no mundo." Coincidência? Não tenho vergonha em admitir que quando fico sabendo que uma pessoa é religiosa e contra o aborto, já saio de perto.

Dan

Anônimo disse...

Anon das 23:18, democracia é o governo de TODOS, não da maioria. Como é impossível agradar sempre a TODOS, quando se tem que tomar uma decisão que afete TODOS, opta-se por uma votação em que vence o lado mais votado, já que se é pra agradar apenas uma parcela da população, que se agrade a maioria. Isso não dá direito da maioria cercear a liberdade da(s) minoria(s), quando se pretende outorgar para essa minoria uma decisão que afetaria somente a ela. Ora, a permissão do casamento homo não afetaria em NADA a união dos héteros que desejem casar, logo, não é uma "decisão de maioria". A legalização do aborto não afetaria em NADA as mulheres que não desejam abortar, logo, não é uma "decisão de maioria". Achar que em qualquer instância democracia=maioria é ser demagógico, não democrático.

Julia disse...

Dan, eu quando fico sabendo que uma pessoa é religiosa já saio de perto..

Kittsu disse...

""Um milhão de moscas não podem estar erradas. Coma merda."

Essa deve ser a comparação mais imbecil que já li na vida."

Exatamente. A intenção desse ditado é justamente frisar a imbecilidade de usar a vontade da maioria como argumento genérico. Que bom que você conseguiu observar essa "sutileza".

Mila disse...

Acredito que a religião criou um tabu sobre o aborto, como o Zero disse aí em cima, de coisa do "diabo". Hoje, embora a sociedade tenha evoluído um pouquinho, ainda há resquícios deste tabu como a imagem da mãe "desnaturada" (também frequente em mulheres que abandonam os filhos).
Será que a massa brasileira que é contra o aborto sabe realmente do que se trata? Os procedimentos, as possíveis complicações ou todo mundo só se preocupa em apontar o dedo para a "vadia"? Não sabem pq os conservadores simplesmente não deixam que o assunto seja debatido de maneira séria, ouvindo especialistas e fundamentado em argumentos lógicos. A audiência que a Lola postou aqui dá uma ideia disso. Os debatedores eram ferrenhos fiscais do útero alheio: padre, pastor, ou pessoas que eram contra o aborto. Os argumentos eram pífios, emocionais e baseados em opiniões pessoais, as críticas eram pessoais e não contra as ideias. Nada foi feito de maneira construtiva.
Diante desse cenário, talvez na geração das nossas netas ou bisnetas, o aborto possa ser debatido seriamente.

Zero disse...

anônimo 16:46

é o que falei no outro comentário, é com esse sensacionalismo que a politica do Brasil é regida, e quem apoia o povo, que se deixa levar.

as leis só refletem a mentalidade do povo, o país é reflexo do povo, e não do governo.