quarta-feira, 21 de outubro de 2015

GUEST POST: DEPILAÇÃO, FEMINISMO, PADRÕES E OPRESSÕES DE TODOS OS LADOS

Relato da J.:

Feminista peluda
Antes do texto, quero te agradecer. Desde que comecei a ler teu blog, minha forma de pensar mudou completamente. Hoje sou feminista, apoio muito essa luta, antes nem sabia o que era isso. Obrigada, Lola!
Eu gostaria de te escrever porque tem muitas coisas desconfortantes pra mim em ser feminista entre as feministas e no meio machista quando a questão é depilação.
Várias feministas deixam de se depilar, já que a depilação é uma coisa imposta pela sociedade machista em que vivemos e afinal, por que nós, mulheres, temos que nos depilar e os homens não? 
Lide com isso
Várias vezes não temos nem a opção: a mãe ou irmã mais velha ou tia já vai comentando quando “precisa” se depilar, sempre dá um toque uma pra outra dizendo “já tá na hora de fazer”, “você já tá ficando mocinha, não pode deixar, não”, “tem que se cuidar, tem que ser mais mulher”, “nenhum homem gosta de mulher peluda” etc… Eu mesma não tive, me ensinaram que se depilar é bom e bonito. No começo doía muito, mas agora já me acostumei.
Apesar da minha pouca idade, eu já faço a axila e a sobrancelha a as pernas e, sinceramente, mesmo não gostando de me depilar, acho que me sinto melhor. Eu não sou muito peluda, só um pouco, e meus pelos crescem rápido. De qualquer forma, quando depilada, me sinto mais confortável, primeiro porque não gosto de pelos, meus pelos coçam; segundo, porque me sinto pressionada a fazer.
Uma amiga minha, B., que é bem menos peluda que eu e não se depila -- ainda -- ficou surpresa ao saber que eu e outra amiga nos depilamos. Mas foi a mesma B. quem me disse há algum tempo que umas feministas no Reino Unido deixaram de se depilar, também como forma de protesto, e depois disse: “mas elas podem fazer isso, porque eu vi as fotos e elas têm pouco pelo, não é igual a nós brasileiras, que se deixar crescer fica uma coisa horrorosa!”.
Anúncio compara pelos a
espinhos
Lembro também de um dia que estava na cozinha almoçando e a minha irmã e a empregada começaram a conversar sobre uma amiga da minha irmã que tinha voltado da França e disse que lá o povo não se depila, “é uma coisa horrorosa”, e que a amiga dela pegou uns franceses “florestais”. Aí eu disse que é muito feio ficar falando o que as pessoas fazem -- nesse caso, deixam de fazer -- porque de fato não é da nossa conta e cada um tem suas escolhas e motivos, e elas disseram: “Menina, mas é muito feio, foram as brasileiras quem introduziram essa prática nos salões de beleza de lá, sabia?” Elas falaram como se as brasileiras tivessem “salvo” xs estrangeirxs dessa aberração que são os pelos.
Pare de policiar o meu corpo
Eu odeio isso de sermos obrigadas a fazer o que todo mundo faz, de ter que seguir padrões, e ao mesmo tempo odeio isso de algumas feministas ficarem impondo também. É ridículo. Tem feminista dizendo que pra ser feminista não pode pintar as unhas, não pode se depilar, não pode usar sutiã, não pode cozinhar pro namorado, não pode usar maquiagem. Enquanto isso, o meio machista diz se depile, use sutiã, seja magra, sirva seu namorado. Pra mim parece o mesmo discurso de imposição, "seja mais mulher" ou "seja mais feminista”. Poxa, cada um tem sua vida e “ser mulher” ou “ser feminista” não é algo que se meça! 
Nem deus, nem patrão, nem marido
Essa minha amiga B., que é feminista, quando soube que eu, também feminista, me depilo, lançou um olhar do tipo “Peraí, você não era feminista?” Resultado: aos olhos de uma amiga feminista eu seria “pouco feminista" por me depilar, e aos olhos da sociedade eu seria “pouco mulher" se não me depilasse. Aí eu fico pensando: “Que saco, véi, deixa a pessoa mesma decidir, vocês tem alguma coisa a ver com isso?”
Depois de tantas situações eu resolvi deixar que falem, porque eu falo por mim mesma, eu decido. Eu me depilo, eu uso sutiã com a maioria das roupas, eu pinto as unhas e eu sou feminista. Sabe, eu deixei de me importar, mas ainda assim não entendo por que raios algumas feministas insistem nisso. 
O feminismo é pra ser libertador principalmente pra nós, mulheres, aí eu chego com as pernas e axilas peladas num lugar cheio de feministas e me olham estranho. Não era pra gente se unir? Estou realmente errada? Já li textos sobre isso no seu blog, mas ainda estou meio confusa.
Lola, espero que me entenda. Mais uma vez, obrigada, você acolhe tão bem as pessoas, e é uma figura muito importante na minha vida. 

Meus comentários: J., quase toda semana recebo emails perguntando se pode fazer .... (insira o que você quiser aqui) e ser feminista. E eu sempre respondo que sim, pode. Feminismo não é igreja, não deveria ter dogmas. Feminismo é pra ampliar o leque de escolhas, não para diminui-las. E é pra combater opressões, sistemas, não pessoas. 
Eu me depilo (com gilete, não fica grande coisa), mas não uso maquiagem e minhas unhas são virgens, nunca viram esmalte. Será que eu perco pontinhos na minha carteira feminista por me depilar, mas compenso esses pontos perdidos por não me maquiar ou pintar as unhas? Imagina se vou perder tempo pensando nisso. Não existe carteirinha feminista nem comissão pra julgar. Ignore quem fica impondo regras. E isto não é uma ordem, é só um conselho. 

204 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 204 de 204
Jéssica disse...

N podemos problematizar nada, teve a treta com a Jussara, mas apareceram várias q n foram "atacadas" só para choramingar q estamos cassando carteirinha, mimimi querem me proibir de depilar e outras pagando de fodona, pq já q elas n fazem por imposição, isso n acontece.
Só vieram catar pelos dedos e ignorar o problema.

Anônimo disse...

Levando em conta a exigência desigual entre pessoas do sexo masculino e feminino no que diz respeito aos pelos, muito me causa estranheza essa ideia de que "eu sinto dor, não consigo ficar lisa, aceito a opressão e depois fico dizendo que o mundo deveria mudar mas no fundo eu gosto assim".

Passou da hora das pessoas incorporarem atos de resistência social e política na vida concreta sem darem desculpas fajutas.

Unknown disse...

Boa Madruga, Lola, tudo bem? Pois bem, concordo com tudo o quê você falou e digo mais: aa mocinha do texto disse que só a mulher deve se depilar e o homem não. Eu (que sou homem) e 100% dos meus amigos homens depilamos totalmente nossa região íntima. Aliás, acho que é quase impossível você saber de algum homem que não se depila hoje em dia. E aos amigos que não raspam por completo seu sexo, digo que o devem fazer - não por imposição cultural, mas por higiene! Não há riscos de se infectar com acaroides, mal-cheiro, desconforto em público em tempos quentes e ainda ajuda na estética! Se a maioria dos jovens hoje em dia até tiram a sobrancelha e fazem as unhas, por que não depilar a região intima? Abraços Lola e parabéns pelo trabalho! Abraços fortes! ;)

Anônimo disse...

Gostei de vários comentários. Lúcidos. Na verdade, todas estamos dentro dessa história. Eu me depilo mas tenho consciência que faço porque aprendi desde cedo que esse era o desejável. Dizer que foi opção minha e que faço porque gosto não é a verdade. Tudo vira hábito e construí minha imagem assim, logo, é natural que me sinta bem depilada. Tenho consciência de que isso não é minha opinião mas vou continuar me depilando. Minhas filhas já estão com outro pensamento e confesso que acho muito feio qdo elas não se depilam. Não devia, mas acabo dizendo isso a elas, reforçando tudo isso. Não é fácil quebrar com esses padrões. Bem que gostaria, mas não consigo.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 204 de 204   Recentes› Mais recentes»