terça-feira, 3 de novembro de 2015

UM DESABAFO, COM LICENÇA

Hoje foi o primeiro dia desde que comecei o blog, há quase oito anos, em que chorei por causa de alguma coisa relacionada a ele (tirando os relatos terríveis que recebo e que me fazem chorar). Talvez eu esteja ultra-sensível, talvez esteja com TPM, sei lá.
Não chorei por causa de qualquer coisa que a corja dos mascus disse ou fez. Afinal, eu venho sendo ameaçada de morte, estupro e desmembramento por eles há mais de quatro anos. E continuo sem medo. 
Mas eu me senti -- e estou me sentindo -- muito sozinha. E fiquei pensando como seria ótimo pra minha carreira, pra minha felicidade, pro meu tempo livre, se eu saísse da internet. Se eu desistisse mesmo do blog e me recolhesse a minha insignificância, ou a minha significância bem restrita. 
Não é a primeira vez que penso em largar o blog, óbvio. E todo mundo que tem um blog pensa nisso.
 

Mas é triste. Você se dedica a um blog há quase oito anos (que em termos de internet é uma eternidade), faz atualizações diárias, gasta um tempão, tenta ajudar um monte de gente, se esforça pra ser o mais inclusiva e honesta possível. E pra quê? Pra reaças sem o menor comprometimento com a verdade espalharem um site falso em seu nome. Um site criado para me difamar por misóginos que me ameaçam e me atacam há anos.

Eu percebi que meu blog, o único que tenho, que é este aqui, nunca vai alcançar este nível de divulgação. Duvido que algum blog feminista viralize desse jeito. Mas pra viralizar site fake difamando feminista, é um instantinho. Basta um ou dois reaças com tuítes e páginas no FB mais movimentadas e pronto, um site falso defendendo ideias que não têm nada a ver com as suas (mas que leva o seu nome) fica mais popular que o seu blog, aquele a qual você se dedica há 8 anos.

E até entendo pessoas que não te conhecem ou que nunca ouviram falar do seu blog acharem que o site de ódio é seu. Vai saber a ideia pré-concebida do que elas acham das feministas. Vai que alguém olhe o print ao lado (tirado do site de ódio no meu nome; eu acrescentei os rabiscos) e pense: "Claro que é coisa de feminista!". Mas gente que já leu o meu blog uma vez na vida perguntar "É seu?" dói.
 

Vou contar o que aconteceu entre ontem e hoje. Nem sei se alguém vai ler, se alguém ainda lê posts tão longos, se alguém se importa. 
Ontem à noite, depois de publicar meu post sobre esse imbróglio todo, recebi um telefonema de um completo estranho. Na minha casa. 
Porque, lógico, os mesmos que espalham mentiras sobre mim também espalham verdades -- como meu endereço residencial, meu telefone, fotos da frente da minha casa. O telefonema era de um senhor que queria entender o meu blog. Não o meu blog de verdade -- quem vai querer entender um blog feminista de verdade? --, mas o meu blog falso que não é meu. Expliquei a ele, do jeito mais paciente, que aquilo não era meu e que tinha sido feito para me difamar. E recomendei o meu blog, o de verdade. Ele não pareceu se interessar muito.
Um dos posts de hj
do site fake no
meu nome

Hoje à tarde ligou outro cara, também pra minha casa, pedindo explicações sobre o blog. Repeti o mesmo que pro outro senhor. Disse que era só ele procurar Escreva Lola Escreva que o Google o levaria ao meu blog de verdade, e aí ele poderia começar a entender o que aconteceu. Não é que o cara me liga dois minutos depois, dizendo que encontrou o meu blog, e começa a ler um texto odioso do site fake? Eu interrompo e pergunto: "Este é o Escreva Lola Escreva?" E ele: "Não, é o Lola Escreva Lola" (um dos nomes do site fake).
 

Uma jornalista também me ligou pra falar sobre feminismo na internet, mas não relacionado ao mais recente ataque sofrido. Eu disse que o dia em que eu estou pensando em largar o blog não é o melhor dia pra me entrevistar sobre o blog. Ela ficou de ligar amanhã. Como diz Scarlett, "Tomorrow is another day!"
Hoje de manhã já havia ameaças do Marcelo nos comentários daqui e também no chan dele.
"Todo mundo que apoiar a Jabba terá o nome envolvidos, todos", promete o criminoso
A promessa era arrasar não só a minha vida, mas a de qualquer um que me apoiasse.
E havia também comentários do tipo "Você merece tudo isso por não ser uma boa feminista!", aparentemente escrito por... outra feminista.

E os reaças típicos dizendo o de sempre: que eu criei o próprio site falso para me vitimizar e atrair atenção para o meu blog (o de verdade, imagino, se bem que o de mentira é muito mais competente nessas coisas de atrair atenção).
 

Que mais? Numa aula na parte da manhã, constatei que nenhuma aluna ou aluno acompanhava o meu blog. Mas uma ou duas haviam visto o blog fake. Achavam que era falso. 
Andando, no caminho de volta à casa, um rapaz (bonitinho!) pergunta na rua: "Você é a Lola?" Eu digo que sim, e ele diz que ele e a namorada haviam lido um texto horrível no meu nome mas achavam que não era meu. Ou era?

Chego em casa e encontro minha mãe aguando plantas. Ela me pergunta "Tudo bem?" e eu respondo: "Não muito". E ela não tem a menor ideia do que está acontecendo, porque, né, imagina se minha mãe vai ler meu blog (melhor não ler mesmo, pra não ficar sabendo das ameaças de morte feitas também a ela, uma senhora de 80 anos).

Boletim de ocorrência feito
contra site falso em 8/10
O maridão tampouco é de grande valia no quesito "apoio contra os ataques". Ele prefere nem ouvir falar de mascus, e mal sabe quem é Olavo de Carvalho. Mas ele não é de luta. Sua luta é no xadrez. E pensar que no feriado, na praia, antes de eu saber do mais recente ataque, eu fantasiei com ele sobre minha aposentadoria, daqui a sete ou oito anos, se tudo der certo. Eu disse que não tinha vocação pra ser mártir, e que quando eu me aposentasse, eu iria me aposentar mesmo, de tudo (aulas, palestras, blog). Porque eu já teria dado a minha minúscula contribuição na tentativa de fazer deste um mundo um tiquinho melhor.

Mas voltando a hoje. Chego do trabalho, no almoço, e vejo que há um email da Ouvidoria da UFC para mim, pedindo esclarecimentos porque recebeu cinco denúncias contra mim. Tipo esta, de uma moça que realmente acredita que eu realizei um aborto em uma aluna no campus!

Ou esta, de alguém que parece ser terminantemente contra o aborto, exceto em alguns casos:

Respondi à Ouvidoria que o site não é meu, enviei cópia do boletim de ocorrência que fiz contra o site fake em 8 de outubro, e ainda encaminhei um email de maio. Porque os mascus já haviam me denunciado à Ouvidoria em maio (acho que era por eu rasgar bíblias ou fumar em sala, não tenho certeza -- as "denúncias" mascus já foram mais divertidas).

Ah, ontem também recebi um email de um outro mascu, Robson Otto Aguiar, que vive me mandando emails de ódio como este. Ele já está sendo processado por uma deputada estadual em seu estado, Mato Grosso, e eu fiz BO contra ele e vou processá-lo por vários vídeos que ele fez a meu respeito, me acusando de crimes como desviar verba superfaturada pros livros da biblioteca da UFC para que eu comprasse carrões e apartamentos (mascus realmente sabem como universidades funcionam).

Hoje este ser desprezível gravou outro vídeo (que vou divulgar, porque o pior pra essa gente é que outras pessoas saibam como eles são).

O Humaniza Redes entrou em contato comigo hoje, e eu enviei a eles, por email, as informações que tinha sobre o site falso. E, à noite, a Revista Fórum publicou uma matéria bem legal sobre a nova armação contra mim. Além disso, recebi um pouco mais de orientação de uma advogada, e uma ativista que também já foi ameaçada de morte me mandou alguns contatos de delegadas em Fortaleza. Vamos ver.


Um tuíte que escrevi, pedindo divulgação da minha resposta, foi bem retuitado. E, no Facebook, algumas páginas também se encarregaram de combater a mentira. 
Recebi alguns apoios importantes, mas foram de pessoas individuais. De praticamente todos os coletivos feministas, o mais completo silêncio, provando, mais uma vez, que o ditado "mexeu com uma, mexeu com todas" é lindo na teoria, mas na prática só funciona nas panelinhas. E eu não pertenço à nenhuma.
Página do Mamatraca no FB

Pessoalmente, acho um erro as pessoas (principalmente os coletivos feministas) não se envolverem. Parecem não compreender que esses ataques e ameaças que sofro não são por eu ser Lola, mas por eu ser feminista. A maior parte das pessoas que me ataca odeia o feminismo, todas as feministas, vocês também, e vocês também podem ser atacadas (muitas já são). Parafraseando um velho grito de guerra: "Você aí parada, também é odiada". 
Mas, enfim, este foi meu dia. Não dá vontade de estar na minha pele, né? Lógico que não vou sair da internet agora, porque isso seria deixar o terreno livre para ainda mais calúnias e difamações, sem chance de defesa. Mas cedo ou tarde eu saio (escreverei um textão antes; sou contra abandonar o barco sem explicar ou dizer adeus). E quando este dia chegar, mascus, reaças e anti-feministas em geral cantarão vitória. Inimigos, afinal, são sempre fiéis no seu ódio.

440 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 440   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Continua Lola!

Essa semana li "eu sou Malala". A menina que foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender o direito das mulheres estudarem.

O ataque contra ela, assim como o ataque à voce, mostram que nós mulheres não podemos nos calar. Seja qual for a causa defendida, a violência nunca pode vencer.

Rê Bordosa disse...

Lola, não desista, a internet é efemera, as pessoas tem memória curta, 99,9% das coisas que viralizam logo são esquecidas... Próximo escândalo ou modinha que aparecer as pessoas esquecem aquele blog fake.

No mais, eles não podem te ofender... Afinal, você sabe que tudo que eles falam sobre você é uma mentira.
Deixo aqui um vídeo do Leandro Karnal sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=LYBK45De28o

Anônimo disse...

Lola, você é o meu porto seguro e de muitas outras aqui.
Não nos abandone, por favor!

Anônimo disse...

Lola, sinto muito pelo que aconteceu, e entendo a sua dor. Espero que você continue com o blog, apesar de tudo. Sempre que preciso recuperar as forças, dou um pulinho aqui, e volto fortalecida. Imagino que outras muitas pessoas também. É uma pena que muitos coletivos não estejam te apoiando, mas acredite: nós somos muitas, cada uma de nós que ao menos uma vez recorremos ao blog pra compartilhar um pouco da nossa vida. Eu nunca escrevi um depoimento, mas foram muitas as vezes em que tive vontade. Espero que um dia eu consiga escrever um depoimento como muitos dos que li no último ano, e que muito me emocionaram. Espero que quando chegar o meu dia, o blog ainda esteja aí. De qualquer forma, espero que dê tudo certo pra você, que você se recupere, e que as sua merecida aposentadoria chegue com tudo o que você tem direito :)

Phillipe disse...

Minha mãe sempre me disse que "prego que se destaca, acaba levando martelada"... É exatamente por alcançar alguma visibilidade que acaba por incomodar certos cretinos que não tendo como sustentar seus pontos de vista, atacam de maneira covarde a sua honra e tentam tirar sua credibilidade.
Espero que todos paguem caro por seus crimes. Divulgar telefone e endereço seu e de seus parentes, ameaçar, difamar..... Meu deus onde a internet está indo parar?

Eu estou logo no começo do meu "Ativismo" que na verdade é não só à favor do feminismo, mas também contra todo tipo de "medievalismo" e imbecilidade e ontem mesmo, já entrei em parafuso quando notei que a luta é muito maior que eu. Me questiono desde então se o pouquinho que tenho pra contribuir, irá valer a pena se comparar com o estrago que isso certamente irá causar na minha vida pessoal e profissional.

Aí lembrei de certas pessoas que o mundo já teve que deram suas vidas inteiras por uma determinada causa e certamente não trocariam essa vida por uma "vida normal" e sabe porque? Porque seus objetivos davam sentido, significado a suas vidas.

Então decidi tocar o "foda-se", prefiro não ter uma vida "normal" do que não ter vida nenhuma.

"Não é saudável estar bem ajustado numa sociedade doente"

Gabriela Drummond disse...

Força Lola! Você não sabe como já ajudou gente com esse seu blog. Eu sou alguém que cresceu, aprendeu a questionar, se descobriu forte por meio dos seus textos. Eles são muitos, mas com certeza, há mais pessoas ainda prontas para advogar a seu favor! Estamos com você Lola!

Phillipe disse...

Lola, porque vc não deixa os comentários para aparecerem somente mediante aporvação prévia?

Anônimo disse...

Pessoas ignorantes agem com ingnorância. É lamentável isso tudo, mas essa intolerância toda está com os dias contados. Força!

Unknown disse...

Escreva, Lola, Escreva! Não deixe de escrever!
Achei seu blog muito recentemente e soube dessa triste notícia por uma página no facebook. Eu não sou o tipo que acompanha blogs, mas ultimamente tenho tentado. Força!

Unknown disse...

Gente li o desabafo com um nó na garganta.
Lola vc escreve racionalmente e sempre se colocando no lugar de todas as mulheres. É a melhor blogueira feminista e por isso incomoda tanto.
Fico muito triste de saber que vc esta passando por isso e que no fim das contas está se sentindo sozinha.
Nós mulheres de longe só podemos agradecer e te apoiar no que vc decidir como melhor para sua vida.
Um bjo e abraço com muito amor e gratidão.

Unknown disse...

Força, Lola!!

Anônimo disse...


Eu fiquei triste assim como vários leitores, lendo esse texto. Sei que você tenta fazer esse trabalho social há anos e chega um hoax e as pessoas dão mais crédito a ele que a seu próprio blog.

Mas eu realmente sinto que algo precisa ser feito, quando você escreveu aquele post que alguém citou lá em cima "o do amo homens" fiquei triste pq eu sabia o que eles falavam de você. Um dia eu coloquei seu nome no twitter e li coisas ruins a seu respeito e a maioria era homem falando. E sabe eu acho que eles já são ensinados a serem amados, até pelo próprio machismo.

Nós é que precisamos nos amar mais. O feminismo é sobre como nos empoderar, se os homens leem feminismo como ódio a eles é porque querem enxergar só os privilégios . Temos que empoderar mulheres, foi assim que a Finlândia virou um dos melhores países para ser mulher.

Eu nunca mais comentei aqui porque agora estou mais radical. Embora não comente mais eu sempre leio os posts e os comentários e me sinto bem lendo eles, meu dia fica melhor com essas experiências que são trocadas diariamente aqui.

Mas se um dia você achar que acabou ou que deve dar um tempo, vou ficar com saudades de ler, mas sei que não é fácil ser ameaçada TODO DIA. Mas eu acho que eles não vão parar mesmo que você pare, e eles ainda vão se sentir vitoriosos.

Talvez você deva pensar em alguém pra te ajudar a escrever aqui. Lendo seu texto pensei que talvez você precise desse tipo de ajuda, eu sei que por você, vc não pararia de escrever Então talvez você precise de alguém pra segurar essa barra com você, a carga pode estar sendo muito pesada pra você aguentar sozinha.

Stay strong because you're worth it!

Unknown disse...

Oi Lola. Sinto muito o que você está passando. Todas nós conhecemos essa solidão, só que em menor escala. E se a menor escala já dói, imagino a sua escala. Mas olha: eu fui uma das pessoas que vc ajudou a re-erguer. Você nem me conhece mas tem minha eterna gratidão por me ajudar, pela simples existência do seu blog, a entender que eu tenho valor. Que dá para sair de um relacionamento abusivo de cabeça erguida. E estamos vivendo um momento único no país. E seu blog tem parcela de culpa nisso , por ajudar a conscientizar todas nós. É exatamente pelo resultado de seus post que os covardes atacam. Bom não tenho o direito de te dizer o que fazer, mas tenho o dever de deixar o meu MUITO OBRIGADA. E deixo também um forte abraço cibernético acompanhado de um: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA. ass: Lívia Fares

Flávia R. disse...

Apesar de nunca comentar, leio seu blog há anos. Graças a ele aprendi a desconstruir muitas visões preconceituosas e a entender melhor minha posição de mulher na sociedade em que vivemos(que ainda precisa ser muito afirmada, buscada, batalhada).

Queria apenas registrar aqui o quanto seu trabalho foi importante para mim e para muitas amigas queridas. Você faz diferença, nunca esqueça disso. Só é atacado pelo mal aquele que inegavelmente está fazendo o bem. Obrigada por ser uma inspiração!

Força e coragem, Lola!

Janaína Oliveira disse...

Oi, Lola. Nunca comentei, mas visito seu blog quase todo dia a mais de 1 ano. Queria dizer que eu acho você a feminista mais sensata e pé no chão que conheço, e que eu acredito que se algum feminismo é capaz de gerar resultados concretos, é o seu. Está sendo um momento difícil para as páginas feministas de uma forma geral, parece que eles estão se mobilizando para derrubar uma por uma. Não posso pedir que você siga em frente e não desista, porque não tenho ideia do que você está passando e até que ponto isso é suportável para você. Mas posso prometer espalhar o feminismo cheio de amor que aprendi aqui. Tudo de bom, Lola!

Unknown disse...

Prof. Lola, muita força! São tempos (muito!) difíceis para pessoas como você, como nós. Desejo paz e que se faça justiça.

Aguardando ansiosamente o novo módulo do seu Curso de Extensão,

Karla M.

Thiago disse...

Força Lola!

Anônimo disse...

Sabe qual a diferença do feminismo feito aqui e dou outros.
Aqui é real, aqui as pessoas trocam experiências, interagem, se sentem acolhidas.
Aqui somos importantes, ouvidas, levadas a serio.
Esse é o feminismo que importa, o que inclui, o que te faz pensar, o que te faz mudar.
Por isso acho que cada vez mais, jovens meninas e mulheres sentem empatia, sentem-se em casa, porque é isso que esse bloguinho é: A NOSSA CASA.

CHEGA MAIS LOLA, A CASA TAMBÉM É SUA!

Se isso não é amor, não sei mais o que pode ser!!!

te amamos.
GI

Anônimo disse...

Não tenho twitter, então vou passar a notícia por aqui: http://jhfrota.jusbrasil.com.br/noticias/251632707/site-que-oferecia-abortivo-em-nome-de-professora-da-ufc-e-falso

Mais uma matéria informando que aquele maldito site é falso. Quem tiver tt, repasse, por favor.

Anônimo disse...

https://medium.com/@carolpatrocinio/uma-mulher-tem-sofrido-amea%C3%A7as-por-causa-de-um-site-fake-e-ningu%C3%A9m-faz-nada-e7c11feb6bed

Dai disse...

Acabo de compartilhar seu post no facebook. Minha total solidariedade! E meu abraço mais forte. Conte comigo, tá?

Anônimo disse...

Lola, tu tens meu apoio nesse momento difícil. Parabéns por ser guerreira!

Anônimo disse...

Lola, não vou pedir para você ficar e não desistir do blog. Você passa por tantas coisas horríveis aqui que acho que seria um pedido muito egotista meu. Mas eu queria dizer que te apoio em qualquer decisão que você tome, você é minha irmã e somos todos irmãs, somos.todas.Lola e tudo que tenho a dizer é que te apoio em qualquer luta que você decidir lutar.
Força , Lola!
Elisa

Anônimo disse...

https://medium.com/@carolpatrocinio/uma-mulher-tem-sofrido-amea%C3%A7as-por-causa-de-um-site-fake-e-ningu%C3%A9m-faz-nada-e7c11feb6bed

perfeito!!!

Parabéns Carol.

leiam gente, espalhem.

bjos, Gisele

helena disse...



First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win.
Você tá quase lá!
Não desiste. É assim em todas as lutas!

vem. juntas somos uma só <3

Anônimo disse...

na boa, isso que dá ficar defendendo tanto homem nos seus posts, aposto que se não fosse isso, você teria todo o apoio dos coletivos feministas. acho péssimo alfinetar as outras ou julgá - las menos feministas por causa disso.

Anônimo disse...

FEMINISTA QUE É FEMINISTA DE VERDADE APOIA A LOLA E TODAS AS OUTRAS MULHERES, PORQUE FEMINISMO É ISSO VESTIR A CAMISA E LUTAR POR ELA, POR NÓS, POR VC.

#SOMOSTODASLOLAS

MANUELA D

Anônimo disse...

Várias já se manifestaram: think olga, lugar de mulher, blogueiras feministas...
LINDO DE SE VER.

#somostodaslola

Anônimo disse...

Lola Barangovitch ?

Quem ele pensa que é ?

Anônimo disse...

LOLA é só a feminista mais amada, respeitada, influente dessa porra chamada Brasil.

#lolaefoda

natalia disse...

Lola,
Sou grande admiradora sua. Talvez seja a mais velha de suas seguidoras. Tenho 50 anos. Acho que sempre fui feminista e não sabia, até encontrar seu blog. Trabalho desde que tinha 17 anos, não por uma questão de emponderamento, mas por necessidade. Todavia, sempre achei mais interessante trabalhar fora que ficar em casa fazendo trabalho doméstico. Então, se nunca achei o trabalho lá essas coisas, a grana que recebia por ele sempre me fez bem, pois gosto de me bancar.
Como disse, nunca achei que fosse menos que um homem, mas achava sim que era feio mulher rodada, mulher que não se valoriza. Por outro lado, tinha grande dificuldade em distinguir entre piranhas e mulheres de bem. Como distinguir isso, é por número de homens que já passaram pela vida de uma mulher? Qual o número ideal para que seja considerada mulher de bem? 0, 2, 10? Dessa forma, eu também era piranha?
Enfim, seu blog ajudou a abrir minha cabeça que eu já considerava boazinha.
A essa altura do campeonato, 50 anos, parece que determinados assuntos, tipo aborto, eu já sei todos os argumentos pró e contra, mas acho importante o seu trabalho, porque muita gente, ainda não conhece.
Por isso Lola, penso que do seu blog você só deve desistir morta. O seu trabalho é muito importante. Você é muito corajosa e também é engraçada. Adoro o seu humor. Rio muito com você.
Força querida.

Unknown disse...

Lola, sim, existe gente que lê um post grande e que chora contigo. Se você acha que sua contribuição é insignificante, eu penso "imagina a minha!", que me restrinjo a conversar sobre igualdade de direitos com um ciclo super restrito de colegas, familiares e alguns conhecidos com quem topo pelo caminho. Mas o fato é que teu blog me alimenta, me ajuda a ter coragem, me ajuda a pensar e repensar, me ajuda a argumentar, a me transformar a construir minha identidade como mulher, como gente. Eu nunca havia escrito uma linha de comentário aqui, mas hoje senti que deveria escrever, mesmo que você nem leia. Mas eu precisava dizer que te admiro. Você é muito foda. Obrigada pela tua luta!! Força, Lola!!

nete disse...

Lola, obrigada por fazer parte da minha vida me ajudando a ser uma pessoa melhor desde 2009. Embora acesse o blog diariamente nunca comentei, mas neste momento faço questão de me juntar a todos que vieram aqui e registrar que você fez e faz a diferença para muitos. Parabéns por este espaço maravilhoso de acolhida, respeito e amor.
Espero que você mantenha o blog, mas se não der o seu trabalho já deu muitos frutos, tenha a certeza que tudo isto valeu a pena.

Obrigada, Lola, obrigada.

anon A. (radfem) disse...

Mesmo que o blog falso tenha viralizado e ficado 'mais famoso' que esse blog, não esqueça que é esse o blog que tem importância real e que muda a vida das pessoas. O outro é apenas uma modinha de mau-gosto, logo vai ser esquecido (E com isso eu não quero dizer que é um problema pequeno, com certeza é um problema grande e deve ser denunciado e os culpados devem ser punidos).

Se possível, seria bom mudar o telefone da casa e do celular, e só passar o novo número a pessoas confiáveis até esse problema passar, isso ajudaria a diminuir o impacto emocional...

A chances são, também, que após todo esse problema o seu blog real ganhe mais visitantes, afinal ele está sendo popularizado para combater o blog falso.

Discordo de muita coisa do blog, do ponto de vista do feminismo radical, mas isso que você está passando é injustificável. Tem o meu apoio e, também, o meu agradecimento, afinal esse blog foi o meu primeiro contato com o feminismo.

Ana Rodrigues disse...

Lola, conheci o feminismo através de vc e do seu blog! Sou feminista graças aos seus textos.

Tenha meu apoio!

<3

Ana Rodrigues
(Sobral-Ceará)

Karol disse...

Oi Lola.
Primeiro quero deixar claro que leio sim seus "textões", adoro eles e muitas outras pessoas também.
Fiquei sabendo da fraude quando uma amiga do facebook compartilhou um texto absurdo no face que remetia a sua autoria, fui lá e expliquei a situação e a amiga excluiu o post.
Lola não desista. Por causa de vc conheci o feminismo e o ateísmo, de esquerda eu já era.
Adoro seu blog. Estou contigo e muitas outras pessoas tb estão.
Um abração.

Anônimo disse...

Força Lola. <3

Anônimo disse...

(Viviane)
Lola, acompanho seu blog desde 2010 e ele é atualmente leitura diária, embora só tenha começado a comentar recentemente. Fiquei tão feliz quando você me respondeu naquele post da semana passada (não era o tema, mas a discussão passou para as cotas raciais)! Acho que não tenho mais muito a dizer depois de mais de 200 comentários, mas só queria ressaltar a importância do seu trabalho voluntário para conscientizar a mim e a tantas mulheres da máxima: "feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente".
Muito obrigada!

Huila disse...

Lola, essa é a primeira vez em anos que eu comento aqui. Não lembro exatamente como cheguei no seu blog há algums anos atrás, mas ele foi meu primeiro contato com o feminismo em um momento que o assunto não era debatido como está sendo hoje. Eu só tenho a te agradecer! Foram seus textos que me empoderaram, que botaram em palavras e deram consistência à coisas que eu sentia e percebia. Ser mulher é uma luta. Ser mulher e se impor humana é uma luta maior. Mas ser mulher, se impor, ter voz é uma luta imensa, mas extremamente importante! Sua voz pode não chegar a todos, mas às mulheres que sua voz encontra, nessas ela faz uma diferença enorme. Se um dia você parar de escrever, saiba que tem minha gratidão. Suas palavras me tocaram

Anônimo disse...

Quando a anon A posta um comentário, eu imagino uma aura de santidade, uma luz sancta vindo do céu e iluminando-a enquanto um som de divindade toca ao fundo.

Porque comparando com as outras rads, que já estão no twitter falando que a lola mereceu, ela parece uma rad santa.

Anônimo disse...

16:35
Lola pode ter feito críticas, mas nunca caçou carteirinha feminista de ninguém! Ela sempre deixou claro, que não considerava as outras menos feministas por terem opiniões contrárias.
E me desculpe, mas quem não está sendo uma boa feminista é você! Vindo tripudiar em cima da Lola num momento desse, parece que tem prazer em dizer ''bem feito'' pra uma mulher feminista se dando mal de forma tão desonesta e cruel como esses bandidos fizeram!
É bom rever isso aí, essa falta de empatia. Porque se é esse tipo de ''apoio'' feminista que tu dá a outras feministas, não quero nem ver o que dá pras mulheres não feministas.

Anônimo disse...

Nunca gostei que falassem mal de algumas rads porque sempre pensei que era válido problematizar. Agora, me desculpa, caíram completamente no meu conceito. Feminista que diz ''bem feito'' pra outra feminista sendo atacados por esses lixos humanos? Vocês estão batendo palma ou cagando e andando pra uma covardia contra uma mulher, antes de tudo.
Mais união, por favor.

Anônimo disse...

(Viviane)
Para Anon A. (radfem) & Alessandro Bruno
Admiro muito a postura de vocês, tão rara no mundo de hoje, de pôr o respeito ao ser humano acima das divergências de ideias. Posso não concordar com a maior parte do que vocês defendem, mas ganharam meu respeito.

Anônimo disse...

Eu queria saber onde estão os leitores mais assíduos daqui. Raven, Jonas Klein, Julia, Zero... Ainda vão comentar ou só postam quando é pra causar?
Desculpe se algum desses comentou e me passou despercebido.

Anônimo disse...

Querida, compartilhei e foi o grãozinho de areia com que pude ajudar. Torcendo muito para voc^ ficar bem. E - esperança - feliz pq o Jean Willys, q tem visibilidade acaba de falar sobre o ocorrido. Bjs, se cuida
Felicia

Anônimo disse...

Agora to mais feliz com toda a ajuda que estão dando pra Lola, ontem e hoje de manhã eu já tava completamente desiludida com o ser humano.

Ðяყåћ disse...

Lola, não desiste! Estamos com você!
Não sei o que posso fazer pra ajudar, mas nesse momento só queria mostrar que tem gente do seu lado, que te ama mesmo sem te conhecer, e que nunca, jamais, acreditaria que uma barbaridade daquelas foi escrita por você!
Conheci seu blog anos atrás, nem sei quando, mas foi um dos primeiros textos feministas que eu li, certamente o primeiro escrito por uma mulher e o primeiro que me fez entender o que é, realmente,ser mulher na nossa sociedade, um texto que colocou os pingos nos 'i's das coisas que me faziam sentir mal e que eu não conseguia sequer nomear, que dirá compreender. Seu trabalho é muito importante, Lola, sei que é pedir muito pra quem passa por tudo o que você passa, mas por favor, não pare ainda! Ainda tem muita mulher precisando enxergar e entender as amarras do patriarcado, para começarem finalmente a se libertar e libertar outras! Você é fundamental na nossa luta!!!!

Lollys disse...

Lolinha, você não me conhece, mas te "conheço" e admiro há anos.
Sei que é difícil não se deixar abater, mas essa gente pequena não pode ser maior do que tudo o que foi construído nesse espaço.
Dia após dia, vidas mudaram por causa do seu bloguinho. Meninas e mulheres foram à luta, mudaram seus pensamentos, relacionamentos e preconceitos.
Muita força pra você. Um abraço bem carinhoso e cheio de agradecimentos.

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/jean.wyllys/posts/979377602110247

é isso aí!!!

e vamos compartilhar mais e mais.

VALEU JEAN!!!!





Odara disse...

Querida Lola,
Eu também tenho muito a agradecer: obrigada Lola!
E também acho que esse momento horroroso pode ser aproveitado para aumentar a visibilidade do seu discurso por igualdade e tolerância (te mandei um email com o assunto "uma idéia").
Um abraço bem grande!

Anônimo disse...

Eu sou um cara mais consciente hoje por conta do seu blog. Tô aqui desde 2011. Força, Lola! Eu também estou com você, como sempre estive. Obrigado por tudo e não desiste, não, por favor.

Unknown disse...

Lola guerreira, não desista. Eu acredito em você e na sua militância, e sei que você também. Não pense nos ataques, pense nas muitas pessoas que você já ajudou, pense nas ótimas discussões que esse espaço propiciou, mesmo com os mascu babacas.

Seu trabalho importa muito, por isso a reação a ele é tão exageradamente raivosa. Pense com calma sobre o fim. Seja qual for a sua decisão, claro que a apoiarei. Mas não termine esse blog sem antes refletir sobre tudo o que você conquistou, sobre o quando esse espaço é importante para a voz de muitas mulheres.

Se tem algo que eu posso te dizer hoje é: sinta-se amada. Mascu odeiam esse espaço por que odeiam qualquer coisa, sobretudo eles mesmos. Mas há muito amor e resistência que você plantou aqui lola, não deixe a tristeza desse dia levar isso.

Panthro disse...

Sabe, Lola, eu tava pensando. Normalmente a gente entende muito as coisas em termos de relações de classes e construtos sociais e tal. E aí, nesse sentido, qualquer luta acaba sendo meio insignificante. Que pessoas mudam a história do mundo? Pouquíssimas. E mesmo essas são limitadas por um contexto social, por pressões até além da sua própria percepção.

Por outro lado, a gente pode influenciar a vida das pessoas. E influenciar bastante, mudar completamente a vida delas. Os judeus têm um ditado, que quem salva uma vida salva o mundo inteiro (tá no Talmud é mais que um ditado, mas enfim). Acredito que você já salvou várias vidas aqui.

Existem vários lances de coletivo isso e aquilo e a política terrível envolvida nessas coisas. Muito ego, muita mágoa, muita facilidade em se jogar tudo de bom que a pessoa já fez no momento em que a pessoa pisar fora do riscado. Deus o livre de questionar o sagrado consenso. Ou de errar, mesmo. Mas, sinceramente, quem liga? Os coletivos são úteis politicamente, mas mesmo pra isso tamos mal das pernas, vide a House of Cunha instaurada e o dividir para conquistar correndo solto.

Mas acho que a sua maior vantagem é falar pra quem não vive dentro de movimentos. Pra quem é pessoa genérica e sente que as coisas estão erradas e não sabe nem que existe toda uma discussão velhíssima sobre isso e só não ganha a mídia (por razões óbvias). Então, se os grupos não te apoiam, saiba que os indivíduos apoiam. Pelo menos este indivíduo aqui.

Mas como eu te disse, eu sou tão riporonga que se tivessem feito isso contra um babaca completo como o Roger, eu estaria achando errado. Mas é uma questão de ética, não de time. Nunca aprendi a fazer política.

Alessandra disse...

Lola,

É muito triste testemunhar a sua dor e a impunidade que rola solta por aí.
Em Maio, após treze anos de ingresso numa empresa pública, resolvi denunciar um caso de racismo. Não tive o apoio de ninguém. Sigo tentando resistir ao sarcasmo do opressor. A cultura do deixa pra lá, aliadas ao medo e covardia, silenciam a maioria.
Seu blog é um alento pra mim!
Pessoal, nosso apoio com palavras é importante, mas precisamos fazer mais. Alguém já propôs um abaixo assinado, um outdoor.
Precisamos agir com urgência.
Vamos deixar nossas sugestões e decidir o que fazer.

Um forte abraço Lola.

Estamos com você!

Anônimo disse...

Se a Lola fechar o blog os mascus cortam os pulsos porque os protestos dela são a única atenção feminina que aqueles perdedores recebem.

Anônimo disse...

Lola nunca escrevi no seu blog, mas saiba q aprendi muito sobre feminismo com você.
Leio todos os dias.
Espero de verdade que você não desista!
Sou homossexual e a forma aberta e clara que você fala sobre as coisas ajudam tanto homens quanto mulheres em relação a muitas coisas.
Tenho vergonha do mundo que vivemos, em que pessoas destilam ódio desse jeito.
Espero que esses idiotas não venham te prejudicar em nada na sua vida.
Receba minha gratidão !
Abraços

Robson / Sao jose dos campos

Anônimo disse...

Eu acho que devemos agir em 3 frentes:
1- campanha virtual (pesada!)
2- mídia (grandes revistas e TV aberta)
3- judicialmente (e criminalmente!)

Julia disse...

Lola, estou ajudando como posso.
Farei qualquer coisa por você.

Meu apoio você sempre vai ter.

Anônimo disse...

agora no UOL
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/04/blogueira-feminista-denuncia-campanha-de-difamacao-na-internet.htm

ESTAMOS NO CAMINHO CERTO!!!!

#FORÇALOLA

Raisa disse...

Lola, até o Arnold Sincero (e chato) não quer que vc desista do blog! Conquistando até os inimigos!

Anônimo disse...

Lola, sou feminista, não sou uma leitora assídua do seu blog por discordar de alguns pontos da sua militância, mas jamais me calei sobre a violência online que você sofre.

Sempre fico chocada com o que você noticia sobre esses masculinistas criminosos. Eles te ameaçam, divulgam seus dados pessoais e agora fizeram um blog pra difamar você e todo o feminismo. Além de tudo, eles ameaçam também a sua família e querem difamar também o seu marido e o que a polícia faz sobre isso? NADA. Isso é revoltante.

A violência online é uma forma de calar mulheres e faz muito mal pra saúde psicológica das vítimas. O direito e a justiça precisam ficar mais atentos aos danos que essa violência causa.

Sinto muito pelo que você tá passando!

Obs: acho que os coletivos não tinham se manifestado ainda por não terem ficado sabendo, Lola. Hoje já vi várias manifestações de apoio de vários coletivos. Ontem teve tuitaço #MulheresContraCunha e acho que seus tweets devem ter ficado invisibilizados no meio de tantos e o pessoal só deve ter visto hoje.

Força, Lola! Mexeu com uma, mexeu com todas!

Samantha disse...

Lola,

Eu sempre fui a favor de que você processasse de todas as formas essa corja. Entendo que processo é caro, chato, pé no saco, entendo os recursos que você ia ter de manejar e o stress que teria de enfrentar, mas definitivamente não dá mais.

Você precisa processar civilmente e criminalmente esse povo. E isso inclui os reaças famosinhos que divulgaram a página cientes de que a mesma era fake. As coisas passaram do boletim de ocorrência. Você está recebendo telefonemas de estranhos na sua casa, está sendo abordada na rua e pessoas estão te enviando e-mails na ouvidoria da faculdade.

Por favor, eu realmente entendo que processo é um saco (trabalho com isso, sei como é), mas não dá mais. Tem várias advogadas em vários estados que podem te ajudar nessa. Vamos vencer esses caras.

Anônimo disse...

muitos anos lendo seu blog, aprendendo com sua coragem, sua intelgência, seu conhecimento! você faz toda a diferença com certeza! Se um dia eu sentir que fiz um viģésimo do que você fez por nós mulheres com esse blog, vou com morrer com a consciência tranquila!obrigada por ser tão forte! ass sofia

Iara De Dupont disse...

Lola, eu nem sei o que escrever.....estou em lágrimas, inconformada, triste, deprimida..
Como você eu parei meu blog há seis meses, pelo mesmo motivo, as constantes ameaças e os telefonemas a minha casa e celular. As pessoas acham que é brincadeira, mas é assustador chegar em casa e escutar um recado de algum maluco dizendo como pensa te matar. Tudo isso me fez muito mal, me intoxicou demais, porque meu único crime neste mundo foi defender a causa feminista, a que tanto acredito. Mas tive que ponderar, quais eram minhas chances de defesa em um mundo misógino? Fiz o que me disseram para fazer, dei print, fui a delegacia e tudo isso só me fez sentir mais sozinha ainda.
E você toca em um ponto que eu tinha preferido nem pensar, mas é fato, ao abandonar meu blog recebi o apoio de centenas de mulheres, mas nenhum coletivo se aproximou, esse silêncio me perturbou um pouco, mas como meu blog tem uma circulação pequena pensei que poderia ser isso.
Entendo teu cansaço e tua dor, a gente se pergunta mesmo, se vale a pena continuar no meio de um campo aberto de batalha.
Teu blog não é apenas um blog importante, mas um divisor de águas. Tua maneira fácil e direta de escrever puxou milhares de meninas, que nem sabiam o que era feminismo. Teus posts tem evitado muita dor, ensinaram a muitas, inclusive eu, a se proteger e entender a sociedade que vivemos.
Como ser humano, mulher e feminista sou totalmente contra você fechar o blog, mas como blogueira sei o preço que você está pagando, principalmente porque sinto que tua natureza é muito cálida, generosa, amorosa, não é uma natureza ruim e infelizmente para lidar com esses espíritos baixos a pessoa tem que estar um pouco alinhada com a maldade.
Mas olha, às vezes dar um tempo nos ajuda a colocar tudo em perspectiva e pensar até onde queremos ir. E vou ser sincera com você, Lola, você pode parar o blog agora ou continuar, mas a verdade é apenas uma, você já fez história e se tornou uma das feministas mais importantes do país, teu nome já é um clássico e isso nenhum ''mascu'' vai mudar. É pelo teu trabalho que deixamos de ser ''umas'' e nos tornamos ''milhares''. Te mando todo meu apoio, carinho e te digo, nem você imagina o tamanho do alcance do teu trabalho, da tua dedicação e das mudanças que provocou. Obrigado!

Unknown disse...

Força Lola!

Unknown disse...

Lolinha, obrigada por mudar a minha vida :)

UchihinhaChibi disse...

Fiquei sabendo sobre o blog falso no facebook, um professor meu de geografia compartilhou uma materia que avisa sobre isso, compartilhei tambem. Eu já estou cansada dessa escória de gente que acha que pode fazer de tudo na internet e perseguir quem bem entender e nao recebe punição por isso,força Lola, torcemos por voce.

Anônimo disse...

QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADE LOLA....VOCE SEMEIA ODIO CONTRA NOS HOMENS E NOS TE ODIAMOS COMO ODIAMOS TODAS AS MULHERES QUE QUEREM TIRAR TUDO AQUILO QUE E NOSSO

Anônimo disse...

Força Lola !!! E obrigada pelo seu trabalho no blog.

Andrea Duarte disse...

Poxa Lola, que chato isso tudo. E que coisa horrível terem interferido até na sua vida profissional. Olha, não vai adiantar muito, mas eu pelo menos quando vi, de cara sabia que era fake. Nunca me passou pela cabeça outra coisa além disso. Não fique assim. É muito chato, muito doloroso isso tudo. Não sei o que te falar. Bola pra frente que atras vêm gente rs.. Fique bem. Abraços.

Elaine Cris disse...

Muita gente no facebook compartilhando seu post e esclarecendo a história, incluindo o Jean Willis, que tem muitos seguidores.

Anacah disse...

Caramba Lola. Seu blog foi o primeiro blog feminista brasileiro que li e através dele entendi que tudo bem eu ser feminista (do meu jeito leigo), que eu não era uma louca com mania de perseguição. O que mais podemos fazer pra ajudar além de te apoiar nas redes sociais?!

Sabrina disse...

Lola, compartilhei esse post com #realLola. Vou denunciar no site da PF qdo estiver num computador. Venho também agradecer e dar um abraço.

Leila disse...

Lola, querida, se o que a Samanta diz é possível, tenho certeza que você conseguiria arrecadar doações para a melhor advogada do planeta para processar todos esses energúmenos! Não vamos deixar barato! Processo em quem for possível. Não sei organizar essas vaquinhas, mas com a quantidade enorme de gente que te ama, há de ter quem possa fazer isso! Eu terei o maior prazer em ajudar! Você ajuda todo mundo! Como alguém já disse, você foi um divisor de águas na internet, e, acho inclusive, no feminismo brasileiro.
Força, Lola, há uma multidão que te ama muito e que deseja o melhor para você!
E justiça para você significa justiça para todas nós!

Heloisa Buarque de Almeida disse...

Força, Lola! Todo apoio daqui de SP para vc!

Gab. Rios disse...

Lola, conheci seu blog com 13 anos e foi por ele que me tornei feminista, que tive consciência de que também sou um ser humano tão importante quanto qualquer um. Tenho 19 anos e ainda leio suas postagens todos os dias, elas me dão força e me fazem seguir em frente toda vez que penso em deixar pra lá as injustiças do mundo. Te desejo toda a força pra aguentar esse momento ruim (tudo passa, tenha certeza) e te agradeço de coração por participar da minha vida e da minha formação, mesmo sem você saber.
Obrigada, Lola! <3

Ingrid Bezerra disse...

Olá Lola.

Muito muito triste o que está te acontecendo e eu estou triste por te ver sendo injustiçada desta forma. Estou triste com a justiça Brasileira que nada tem feito depois de tantos BOs que você fez e mais triste ainda por saber o que está ocorrendo (o descaso) nos coletivos feministas. Foi através do seu Blog que eu realmente conheci o feminismo e finalmente consegui, com convicção, me assumir feminista. Eu conheci o seu Blog através das manifestações de apoio para as meninas estupradas pela banda New Hit, de lá pra cá eu não parei mais de ler seu Blog e MUDOU MUITO MUITO MUITO a minha vida. Eu já conhecia em partes o que era feminismo e sentia uma atração pelo movimento, mas conhecer a fundo e ter a certeza de que devo fazer parte deste movimento, foi só depois de conhecer o seu Blog, lê-lo horas e horas e horas e chorar muito muito muito diante de muitas coisas que estão relatadas aqui neste Blog. Depois de aprender tanta coisa aqui, eu passei a nojo de machismo e coisas maldosas que tem no mundo e agente acaba aceitando para ficar junto da manada. Graças a este Blog eu descobri que parte dos meus "amigos" não valiam a pena, que eu posso sim falar e fazer sexo do jeito que eu quiser, etc etc etc. Foi um impulso importantíssimo para eu largar o Facebook, redes sociais diversas, etc, porque eu não sou como VOCÊ. Eu sou uma fraca e não aguento ver tanta maldade, não sei como lidar com pessoas egoístas em seus privilégios, etc. por isso que eu digo que VOCÊ é realmente alguém guerreira, de verdade, de verdade mesmo! Eu amo a sua pessoa, te admiro MUITO! E sabe, não é só isso, além deste Blog, eu frequentei apenas um outro feminista (radical), acompanhei sem quase comentar (porque quando comentei tomei foras sem necessidade), claro que aprendi muitas coisas no outro, mas foi aqui neste Blog que eu me senti a vontade para comentar e participar das caixas de comentários porque você tem um dom de ser uma pessoa doce, que escuta os outros, as vezes eu até me sinto bem vinda aqui, sabia?! Pode ser coisa da minha cabeça, mas eu me sinto verdadeiramente acolhida aqui. Lola você é MUITO DOCE! Você não merece ser tratada assim, esses caras com certeza devem ter inveja de você, da sua vida fofa, do seu casamento fofo, da sua pessoa caridosa e equilibrada, da sua mãe querida, da sua vida financeira estável, e isso tudo, em nome de todas as coisas boas que existem, toda essa maldade e injustiça vai voltar para eles. Você é uma pessoa boa que acredita nas pessoas, e eu amo isso. É por isso que eu venho aqui, todo dia ler seu Blog. Não tenho acompanhado as últimas caixas de comentários porque estou também numa fase difícil, no meu caso é de saúde (que logo será resolvido, porque já encomendei móveis sob medida para mim, que irão mudar minha vida! e assim, minha coluna e pernas doloridas vou poder tratar com mais eficácia!!! :D Além de felpuda eu também sou uma pessoinha miúda;) ), daí escreverei o Guest Post que eu disse que escreveria (me desculpe por eu ainda não ter conseguido fazer isso). A Rê Bordosa falou uma grande verdade, essa calúnia toda contra você será esquecida, tudo voltará a ser a paz que já foi um dia! Tenha fé, o bem sempre vence o mal (ai, eu gosto de acreditar nisso! É bom!). Quando aos coletivos feministas que estão ignorando o fato, pra mim é o mais triste porque parece até coletivos de mulheres machistas com essa atitude. Horrível e lamentável, é só o que eu consigo pensar.

Queridas Rê Bordosa e Raven lindas, não entrei em contato ainda com vocês porque estou o mais distante possível do computador por enquanto, mas chegando meus móveis novos voltarei a ativa e mandarei um e-mail para a Rê Bordosa. Eu não tenho celular com internet essas coisas, felizmente e infelizmente. Eu sou distante de tecnologia, mas sou legal. Garanto! Beijo beijo :*

FORÇA LOLA FORÇA!

J.M. disse...

Lola, infelizmente não posso fazer muito pra te ajudar, não tenho facebook ou outras redes sociais, sei da importância delas, mas não consigo arranjar paciência pra ter uma. O que te desejo do fundo do coração é que você seja forte, faça o possível para que esses bandidos não fiquem impunes, e que todo esse movimento que o pessoal está organizando a seu favor vá pra frente e que a justiça seja feita. Você merece, Lola.

Independente da decisão que você tomar com relação à vida virtual, apoio incondicionalmente. Embora fique muito triste, muito triste mesmo, caso você desista do blog, entendo perfeitamente: ninguém tem obrigação de ser mártir.

Enfim, força, Lola, força!

Anônimo disse...

Parece que o José de Abreu retuitou algo no twitter em defesa da Lola
#Força Lola!

Estamos todos (mulheres e homens, sim, homens) juntos com vc!

Esta semana os reacinhas tbm tiraram para derrubar Feminismo Sem Demagogia, Dilma Bolada, Travesti Reflexiva, Jout Jout e Quebrando o Tabu. Tudo o que vão conseguir é nos deixar mais fortes!


A.

Mikaela T. disse...

Lola, espero que isso te ajude.

Materia publica no Uol:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/04/blogueira-feminista-denuncia-campanha-de-difamacao-na-internet.htm

Publicaram NA INTEGRA (não foi link para) o seu post.

E olha o twitter do José de Abreu:

@zehdeabreu

Ele deu dois retwittes que te apoiam (um agora a pouco).

E por favor não diga nunca mais que o que você faz/fez é insignificante.
Você muda vidas e renova esperanças todos os dias e ao dizer que isso não tem significância está dizendo que as vidas que você mudou, as pessoas que você tocou e ajudou também não tem. E toda vida tem sim seu valor.


E Marcelo "engenheiro" persegue o Jose de Abreu e a Luciana Genro já que eles estão prestando apoio à Lolinha. Quero ver o machão que você diz ser agindo.

Renata disse...

Sei que é pouco, mas receba mais um abraço solidário.

This is Bullshit! ~day by day disse...

Força, lola!
Não acompanho o blog, mas vou começar desde já!

Anônimo disse...

#forçalolaforça

Anônimo disse...

Nossa, sem palavras aqui. Isso td é revoltante, triste, eu fiquei exausta só de ler. Lola, sinto muito que vc tenha que passar por isso, sinto mesmo, pq isso td se reflete em minha vida, pois sou mulher. Esses ataques ferem a mim também, pq é nesse mundo que vivo. E vc é minha voz e uma guia, uma luz nesses caminhos obscuros e tortos. Sinta-se abraçada, bem apertado, com amor fraternal. Tamo juntas nessa merda.
Lula lelé.

Anônimo disse...

Lola, assim como as moças já comentaram, você me deu [indiretamente] muita força nos piores momentos, além da oportunidade de aprender e me libertar ... Todo apoio nesse momento e independente do que você decidir, estamos torcendo por sua felicidade.

Gabi M. disse...

Lola querida, chorei ao ler seu texto de hoje. Gostaria de dizer que em momentos como esse é realmente difícil pensar em continuar. A batalha foi forte, mas a guerra não está vencida. Seu blog é referência. Seu blog é libertador. Um texto do seu blog me fez entender que estupro não acontece apenas em um beco escuro a noite com um estranho. Esse texto mexeu comigo por dias até eu lembrar que eu fui estuprada pelo meu ex-namorado. Isso foi de uma cura sem tamanho! Eu voltei a gozar depois de trabalhar essa questão dentro de mim! Eu admiro você e seu trabalho! Eu vejo a sua dor. Reconheço que você tem todo o direito de parar, dar limites ao que está nos machucando é o empoderamento que queremos que todas as mulheres tenham. Mas eu sentirei sua falta e muita gente também. Há a questão política além disso. Seu blog é um ícone da luta feminista. Ele parar tem um significado maior. Talvez mudar de formato, outras colaboradoras, administradoras, sei lá, outras possibilidades! Agora não é o momento de tomar decisões. é o momento de lamber as feridas. Tivemos grandes avanços com as recentes discussões sobre o Enem e a campanha primeiro assédio que teve tantos frutos maravilhosos e fez brotar em meu coração esperança suficiente para ver que algum tipo de reação era previsto nesse momento, mas que agora nós estamos mais fortes. Força sempre! Gratidão por cada palavra que você escreveu e por cada raio de luz que você ajudou a entrar nas mentes e nos corações de tantas pessoas!

Anônimo disse...

Lola, não sou comentarista habitual, mas acompanho vc diariamente. Diante de tudo isso que, lamentavelmente, está acontecendo, não poderia deixar de dizer que, assim como para várias outras pessoas, vc foi a chave fundamental para a minha recuperação de relacionamentos abusivos e familiares. Por causa de vc, descobri o amor próprio, que valho mais que imaginava. Lola, OBRIGADA! Embora vc nem me conheça, é parte importante da minha vida. Nesse momento, todo o carinho e força pra vc! Sei que não é fácil, mas tenho absoluta certeza q isso vai passar.

Mil beijos <3

Anônimo disse...

Lola, te acompanho a muito tempo e comento aqui quando posso mas quase sempre como anônima. Só queria dizer que vc me ajudou muito em momentos que eu pensei em suicídio( te "conheço" tipo a uns 3 ou 4 anos). Hoje é um daqueles dias que eu também ando sem esperança com nada e tentando imaginar como pessoas tipo esses reaças,criaturas tão sujas, conseguem suportar a si próprios e a sua própria consciência sabendo de tanto mal e mentiras que eles espalham. Olha, eu não sou cristã mas acredito em deus. Sei que vc é ateia mas juro que te coloco em minhas orações e rezo para que exista justiça além da terra pq assim, criaturas como olavo de carvalho, roger, marcelo, emerson e toda a "reaçada" jamais estariam salvos. Sei que vc já tá cansada de ouvir isso mas te desejo muita força e agradeço por vc existir!! Eu prometo que vou pensar em um jeito especial de dar minha contribuição para o mundo também, de unir essas meninas que deveriam era nos ajudar e quem sabe num jeito de te ajudar tb!! Não faz besteira, não some ainda e eu prometo continuar contigo!!
BJOS, MAYRA (vou me identificar hj) ;O

RAS disse...

Lola,
querida sinta-se abraçada e consolada. Como tudo isso é aterrador e como podemos nos sentir tão atacadas dessa maneira. Espero que tudo se resolva aí com a Universidade e que você consiga se sentir segura e livre dessas ameaças. Muita força Lola. Um espaço tão bom quanto seu blog não pode ser pisoteado assim, essas pessoas que a estão atacando são as mais baixas possível, do tipo que tornam o mundo de qualquer um mil vezes pior. Um grande esforço deve ser feito no sentido de incriminá-las. Parabéns por sua dedicação e meus sinceros votos de uma boa solução para todas essas perseguições. Juntas somos mais forte.

Marina disse...

Lola, quis deixar um recado de apoio e admiração, mesmo sabendo que a minha voz é pouca diante de tudo que vc está enfrentando. Admiro muito sua coragem de encarar todo esse discurso de ódio e torço para que você continue escrevendo. Foi com o seu blog que eu descobri o feminismo, e serei sempre grata a você por ter aberto meus olhos. Tem muitas páginas no facebook te apoiando, muitas mulheres na internet torcendo por vc. Vc não está sozinha. Força!

Anônimo disse...

O Gregório Duvivier também divulgou no twitter.
https://twitter.com/gduvivier/status/662025968551358465

Unknown disse...

Lola, fico impressionada como essa galera não te deixa em paz mesmo.
Fico mais impressionada ainda com outras feministas se juntando ao corinho mascu.
Você é uma pessoa muito forte, mesmo. E tem todo o meu apoio e admiração.
Sou muito grata a você, pois foi através do seu blog que eu entrei em contato com o feminismo.

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/canaldasbee/
tem gente do teu lado também..tô espalhando a VERDADE para te ajudar o máximo que posso!!

Mari disse...

Lolinha, não desista!! Você dá força e coragem para muitas de nós!! Adoro você e o bloguinho!! Foi através dele que conheci o feminismo e me empoderei!! Força amiga, uma hora o jogo vira <3

Anônimo disse...

Lola, quanta gente do bem te apoiando na internet! Espero que nosso apoio e carinho sejam mais fortes que as ameaças de meia dúzia de desequilibrados que tentam te prejudicar. Que vc saia dessa mais forte e nosso feminismo ganhe cada vez mais adeptas e adeptos! Vc é muito importante para nós! Me emocionei com os relatos de meninas jovens se empoderando graças a vc! Minha vida teria sido muito melhor se eu conhecesse uma "Lola" na época dos meus 15 anos. Mas ainda bem que encontrei seu blog, antes tarde do que nunca! Um abraço beeeeeem apertado.

Camis disse...

Oi, Lola! Nesse momento difícil, nada melhor que ouvir uma palavra de conforto, não é? Queria te dizer que foi através do seu blog que descobri o que é feminismo e foi tão libertador! A cada leitura, uma nova descoberta. Inclusive já cheguei a mandar email relatando o problema de uma amiga e fui respondida com muito carinho e uma lista enorme de textos falando do tema. Independente da sua escolha (parar ou não com o blog) sua contribuição está dada! Que você faça aquilo que te deixar mais feliz e bem. Obrigada pelos escritos. Te desejo o melhor! :)

Anônimo disse...

Lola,
Eu vi um monte de gente hoje saindo na sua defesa no facebook, talvez nenhum coletivo feminista, mas individuais sim.
Eu entenderia se você decidisse parar, mas fico feliz que tenha decidido continuar, você é realmente corajosa. Muito obrigada!
Leila

Anônimo disse...

Pelo menos no Twitter, e em algumas páginas/perfis que sigo no Facebook, não estão apagando, a denúncia do que fizeram com a Lola e com outras mulheres que tem blog/site/página no Face/ Youtube não dá para ser detida. Twitter mesmo tá repercutindo bastante!
Não vão nos calar!

Natascha Fox disse...

Lola, força minha linda! Esse ódio todo vai ter fim e nós todas seremos livres! Lembre que suas leitoras vão te defender com unhas e dentes!! Força Lolinha!!

Anônimo disse...

Lola, quem sou eu para dizer " não abandone o blog "?
Encerrei o meu no ano passado, e resolvi dar um tempo desse negócio de internet exatamente por já ter sido mal interpretada algumas vezes.e de ter lido insultos contra mim. Esse ano estou cuidando da minha saúde, não quero perder tempo me desgastando com esse tipo de coisa.
Então, se vc fizer isso, eu te entendo, e te dou força para que vc siga o que seu coração mandar. Porque fato é que com a maturidade eu aprendi a escutar mais a minha intuição e meu coração.
Mas queria dizer que seu blog já me ajudou muito, inclusive a desfazer alagunas conceitos errados que eu tinha,como por ex, uma vez que você me explicou com a maior paciência do mundo o que são os " privilégios de ser da classe média" , que vc queria que eu reconhecesse que eu tinha, vc fez isso de uma maneira tão bonita, é tão logica que foi impossível daquele ponto em diante eu repetir os conceitos errados que falava sobre o mesmo assunto até então.
Então , te entendo,
Por já ter passado por algo semelhante ( embora nem de longe com a mesma gravidade que o seu problema), te entendo,
Siga o que seu coração mandar, nem que seja dar uma pausa temporária para depois ver se volta ou não,
Eu encerrei meu blog no fim do ano passado, mas foi mais como o fechamento de um ciclo m eu já tinha escrito o que tinha para dizer em 10 anos e nem tinha mais assunto.
Um beijo, se desejar vc tem meu e Mail e em mim uma amiga
Maria Valéria

Samantha disse...

Lola, não dá pra viver sem você!
Força.

Hoje teu texto saiu no UOL, na Fórum, em alguns coletivos feministas no facebook.

Aline D disse...

Lola,


Sinta-se abraçada!

Fiquei super triste em ver que as coisas chegaram a esse ponto. Assim como muitxs comentaram, meu primeiro contato com o feminismo foi através do seu blog e ele foi muito importante para mim! Desconstruí vários preconceitos, passei a me aceitar melhor - e devo isso à você. Dê a si mesma um tempo para respirar e, se realmente quiser parar de publicar aqui, irei compreender.

Enviei um e-mail há alguns minutos para uma jornalista da rádio CBN sugerindo que fizesse uma entrevista ou matéria sobre o seu caso. Farei o mesmo com a rádio BandNews FM. Quanto maior for a divulgação do que está acontecendo contigo, melhor.

Desejo do fundo do meu coração que você fique bem e que esses infelizes sejam punidos.

Beijos e muita luz. Você é o máximo! <3

Marília Teddy disse...

Lola, queria poder te dar um abraço. Ninguém merece passar por isso. Ninguém.

Unknown disse...

Lola, nem sei o que dizer
Muita força, eu te entendo e sei que é díficil.
Peço que você não encerre o blog, mas sei que a decisão é só sua
Esses caras que criaram o blog falso deveriam voltar pra cadeia, não podemos desistir. Quem sabe informamos o ministério público?
Gosto de saber que seu blog incomoda muito reaça, pense nisso se quiser acabar com o blog
Foi por causa de seu blog que tive contato com o feminismo e hoje me declaro feminista. Muitas vezes cito informaçóes do seu blog por aí. Gostaria que souvesse que você foi uma influência positiva em minha vida e que o trabalho que você faz ajuda muitas pessoas, homens e mulheres. Sem dúvida você é a feminista mais importante do país. Te adoro. Luiza

Anônimo disse...

Lola, seu blog foi o primeiro blog feminista que li na vida. Ele me norteou (e norteia) há uns quatro anos, que foi quando de fato me reconheci como feminista. Desde então, tenho estudado mais, lido mais, brigado mais, lutado mais. Me tornei uma pessoa melhor e uma profissional melhor (especialmente porque trabalho diretamente com vítimas de agressões físicas e sexuais). Tenho tentado espalhar o feminismo onde vou e já alcancei amig@s e familiares que hoje, como eu, se declaram abertamente feministas. E devo muito, muito mesmo disso tudo a você e seu blog. Não sei exatamente como posso te ajudar, mas quis te falar isso tudo, só para ratificar o óbvio: você foi e é a luz feminista da vida de muita gente. E, por isso, eu te agradeço.
Um forte abraço,
Paula

Anônimo disse...

Muito amor e força, Lola, e obrigada por tudo, você é maravilhosa.
Amanda

Aline D disse...

Lola,


Enviei um e-mail importante para você agora às 23:32, por gentileza responda-o.


Samantha,

Se você estiver moderando os comentários, peça por favor para a Lola ler os e-mails dela.


Um abraço!

Renata disse...

Lola, que vontade de chorar.... De chorar com e por você.... que momento estamos vivendo no Brasil, de perseguições a quem dedica a vida à transformar o mundo para melhor.
Sou sua leitora assídua.
Entro aqui todo dia, mesmo não concordando com tudo. Isso não é mais importante.

O que importa pra mim é a tua luta, tua força e tua dedicação.

Estou aterrada por saber que a justiça quer explicações de ti, mas não corre atrás dos bandidos que te ameaçam....

Dia triste

Anônimo disse...

Eu acho que devemos agir em 3 frentes:
1- campanha virtual (pesada!)
2- mídia (grandes revistas e TV aberta)
3- judicialmente (e criminalmente!)

José Geraldo Gouvea disse...

Não há muito que eu possa fazer, porque também sou "gato sem rebanho" (explico no fim), mas imagino o que deve estar passando porque vivi algo infimamente menor, mas parecido, na época em que eu costumava desmentir postagens neonazistas na internet usando minhas (poucas) credenciais de professor de história. Um dia, depois de esfarelar um texto que exaltava o III Reich, recebi uma ligação telefônica. Um sujeito se identificou como amigo do autor da postagem, disse que "tinha contatos" no Exército e na Polícia e que sabia onde eu vivia, qual meu telefone, qual meu emprego, em que escola estudavam as minhas filhas e onde trabalhava a minha mulher.

Senti-me nu e desamparado, porque percebi, pela primeira vez, o quanto a internet nos expõe, mesmo quando achamos que estamos protegidos pelo anonimato (minha postagem foi feita através de um perfil fake do Orkut) e o quanto é fácil para quem é mal intencionado prejudicar uma pessoa de bem usando as ferramentas de comunicação que a informática nos traz.

Simultaneamente a esta facilidade, vem a grande dificuldade de se fazer algo de bom através da internet porque, pela minha experiência acompanhando redes sociais há anos, as redes sociais são tudo menos "livres" ou "espontâneas". Existem controles e filtros os mais diversos e direcionamentos também. E há quem se infiltra em movimentos para destruí-los -- e frequentemente tais pessoas chegam a liderar os movimentos em que entram para zoar.

Recomendo-lhe força para aguentar o tranco. O bom combate é uma recompensa em si. Como diz a frase do Darcy Ribeiro, "eu detestaria estar no lugar dos que me derrotaram". Infelizmente, agora você sabe, melhor que nunca, o tamanho e a organização do inimigo contra o qual luta. Que este conhecimento não te assuste, porque seu blog é necessário.

Não se decepcione com os seus alunos. Eles não te lerem é normal. Em geral as pessoas leem pouquíssimo, e leem cada vez menos. E mesmo aqueles que leem, não costumam seguir um mesmo blog com frequencia. O mar de informação torna a maior parte dela irrelevante e, no fim, as redes se comportam de forma autônoma e se transformam numa força transformadora independente do conteúdo que distribuem, o que não deixa de ser uma corroboração do "meio é a mensagem" do McLuhan...

Mas fique firme, porque uma grande onda reacionária está vindo por aí e teremos de resistir. Só não se isole. Procure mais aliados, inclusive fora do feminismo. A direita zomba que a esquerda brasileira só se une na cadeia. Sei que não é sua culpa, mas precisa usar esse episódio como exemplo para conscientizar suas leitoras e leitores sobre a necessidade de ter alianças, para evitar a fragmentação em centenas de grupos, subgrupos, coletivos e outras entidades que só vão se unir na cadeia, depois do golpe.

Porque o golpe se anuncia por toda parte. Precisamos ser fortes.

Alvaro Domingues disse...

Escreva Lola, Escreva. Você é uma das feministas mais lúcidas que conheci. Se vc sair da internet, a inteligencia geral da humanidade vai decrescer alguns graus. Lola, escreva!

José Geraldo Gouvea disse...

O gato sem rebanho é uma citação do Dawkins, que teria dito que é "mais fácil arrebanhar gatos do que unir ateus". Eu lembrei a frase certa vez quando começaram a pulular entidades ateístas e secularistas rivais.

Infelizmente, pessoas progressivas são gatos, não gostam de pensar igual. A vontade de pensar por si dificulta alianças e impede a formação de rebanhos.

E as fragiliza diante das alcatéias..

Camila Gois disse...

Lola, leio seu blog desde 2011, venho aqui todos os dias, mas raramente comento. Assim como muitos disseram, você mudou a minha vida e me fez uma pessoa muito melhor. Com seus texto, aprendi muito. Sinto um carinho e uma gratidão imensurável por você, desejo de todo coração que isso tudo passe logo. Vi no facebook muitas páginas de blogs maternos compartilhando seu post. Muitas mães influentes tb. Você não está sozinha, nem nunca estará. Somos MUITAS Lolas espalhadas por aí, como disse o Death.

João Dal Mollin disse...

Como alguém disse mais em cima, não posso oferecer mais do que um abraço virtual e divulgar tua resposta, como volta e meia divulgo teus maravilhosos textos e ideias. Tua atuação é admirável de verdade. Espero que consiga encontrar, mais uma vez, força pra continuar nos iluminando. Gratidão, e fique bem!!!

Anônimo disse...

Força Lola Força <3
Você não está sozinha!
Esse site fake nojento e escroto vai cair já já e os criminosos vão responder por isso.

A Line disse...

Lola, confesso que nem tenho lido seu blog ultimamente, mas me solidarizo demais com a situação e engrosso o coro daqueles e daquelas que te desejam força e pedem pra que vc aguente firme e não pare de escrever. Seu blog foi mto importante pra mim e pra muitas pessoas q eu conheço, pfv não para nunca! Abraço apertado :)

Camila Gois disse...

A Lígia Senna acabou de compartilhar, no Cientista que Virou Mãe, uma publicação do coletivo Geni, com uma ilustração e um texto lindo! Força Lola!

Anônimo disse...

Lola

Não conhecia seu blog até alguns minutos atrás, quando uma amiga postou um link no facebook. Li o post sobre o blog falso que fizeram no seu nome e as denúncias absurdas que você recebeu.

Moro longe do Brasil há anos e, últimamente, estou abismada com a onda conservadora e reacionária que o país atravessa. Medo! Parem o mundo que eu perdi o ponto. Não acredito na bancada religiosa que temos, nem no ódio que circula. Gostaria de saber o que fazer a respeito, mas a incredulidade ainda ganha da ação no meu caso.

Ler o seu post (e alguns outros que andei lendo depois da questão do Enem e das piadas horrorosas no programa do Gentili) me ajuda a pensar em novas formas de luta e ativismo, próprias desta época.

Só queria dizer que acompanho sua luta. Faz só alguns minutos, mas continuarei acompanhando e torcendo pra ser feito algum tipo de justiça. Ainda acredito um pouco nisso.

Um abraço - virtual, mas solidário - desdo sul da América Latina. Conte comigo!

Ligia Moreiras Sena disse...

Querida Lola,
Quando começamos a chamar a violência no parto de VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA aqui no Brasil, você foi uma das únicas feministas da mídia alternativa que nos apoiou na divulgação e quebra da invisibilidade sobre o tema. Você foi também quem nos deu espaço para discutir amplamente que a maternidade ERA SIM pauta feminista.
Você tem meu carinho e apoio por seu trabalho, sua luta, sua coragem e seu pioneirismo como blogueira feminista.
FORÇA AÍ, QUERIDA LOLA!
Isso vai passar...
Com amor, Ligia.

Atilio disse...

Querida Lola, como professor da Universidade Federal do Ceará, deixo aqui registrado meu apoio e solidariedade às tuas lutas e também meu repúdio à onda de cinismo e mentiras que a grande imprensa associada à internet conservadora organizou contra você. A tua luta evidencia que vivemos tempos perigosos. Pautas bárbaras e anti-civilizatórias já tomam o espaço institucional da universidade, na sua ouvidoria, que, ao invés de se posicionar fortemente contra esse tipo de estupidez, acaba levando a estupidez adiante. Não bastasse isso, colegas e estudantes não conseguem mais diferenciar o que é estupidez tosca do que é um trabalho de reflexão duramente construído e acumulado. Pergunto-me o que está acontecendo com a universidade? Se qualquer professor das universidades do "centro" do país estivessem sofrendo, há anos, ameaças de morte e estupro e estivessem sendo acionados - em consequência de suas ideias, opiniões e posicionamentos teóricos e políticos - pelas ouvidorias de suas universidades, teríamos grande repercussão. Infelizmente, a vida universitária provoca forte dessolidarização entre professores. Nos espaços desse processo, parece-me, é chocado o ovo da serpente. Contra o processo de selvageria conservadora e contra o processo, interno às universidades, de dessolidarização, fica, nesse espaço aberto pelo teu trabalho, registrada minha pouca voz. Parabéns. Obrigado. Avánti. Força.

Baldessária disse...

Lola, te leio desde 2006, foi uma indicação de uma amiga. O teu blog foi e é uma fonte de informação imensa, de qualidade, crítica e problematizada. Hoje estou no finalzinho da minha graduação em História e muitas das leituras feministas e de gênero que acumulei nesses anos devo às divulgações e indicações lindas e extremamente detalhadas que tu constantemente posta! Tu, com o blog e a com a tua profissão, proporcionou um arcabouço amplo e extremamente acessível pra muita gente. Quero te agradecer de coração, especialmente nesse momento tão ruim.

Força! Todos esses ataques horríveis e constantes só provam o tamanho da resiliência, determinação e competência que tu tens! Quem conseguiria enfrentar tudo isso durante tantos anos, em meio a tantas responsabilidades na vida profissional e pessoal? A Lola! Tu prova diariamente o tamanho da força que tem aí dentro!

Tem MUITAS pessoas do teu lado! Não desanima, senão irei sentir uma saudade gigantesca <3

Vamos enfrentar esses mascus agora e sempre! Não vai ficar assim!

Mando todo o meu amor pra ti! Fica bem!

Anônimo disse...

Nao desista!!Nao de Vitoria a esses merdas.

Christiane

Anônimo disse...

Lola,

As sensações de abandono e injustiça são terrivelmente marcantes. Mas a passividade das pessoas não significa que as coisas não estejam mudando ou que a gente não é ouvido. Significa apenas que, em geral, as pessoas são acomodadas e um pouco covardes. Mas elas estão nos ouvindo (e provavelmente nos apoiando internamente). É do ser humano ser medíocre eu acho.

Com sorte, nasce alguém como vc. Mas vc é a exceção. Vc é uma maravilhosa exceção.

Todas as vezes em que senti desespero ou abandono ou injustiça por lutar sozinha, foi vc que me fez continuar. Eu sei que é injusto, mas provavelmente o reconhecimento de suas contribuições nunca vai ser proporcional ao lindo trabalho que vc faz.

Ou seja, vc vai lutar e lutar e lutar pelo certo. Mas as pessoas vão focar em algo errado. Vc vai lutar e lutar e lutar para mostrar que o feminismo é inclusivo. Mas as pessoas vão distorcer suas palavras.

Não liga, Lola! Por favor não liga! Faz parte das grandes personalidades passarem por grandes reveses. Vc é uma grande personalidade. Esse ataque em série é a prova mais concreta de que vc é uma gigante.

Enfim, eu poderia te falar outras mil coisas. Mas se eu puder falar uma, seria: Lola, essa história do site fake foi uma pedra no seu sapato. Mas vai passar. Brasileiro tem memória curta (para o bem e para o mal). Esses "escândalos" não duram mais que uma semana. O que fica é a mentalidade que vc passou para muitas brasileiras. Ninguém nunca vai apagar isso. Isso é concreto, é sólido, faz parte do meu caráter e do caráter de outras tantas mulheres. É isso que vai mover o mundo. Seu legado. O site fake, vai ser esquecido pq não representa nada (apenas o auê da semana).

Te amo por vc ter sido uma das pessoas mais importantes na minha vida.

Te amo. Te amo.

Cíntia

lola aronovich disse...

Agradeço muitíssimo, de coração, a todas e todos vcs que deixaram esses lindos comentários. Estou recebendo muito apoio -- são mais de 300 comentários carinhosos aqui, dezenas de emails, milhares de tuítes (mesmo! Fui dando RT ontem de manhã, e descobri que o Twitter não permite que uma conta envie mais de 1200 tuítes em poucas horas -- e isso foi só pela manhã! Eu nem sabia que o TT travava). E olha que não vi o que rolou no Facebook, porque não estou lá (vi apenas alguns links que pessoas me mandaram). Eu me sinto muito acolhida por tds vcs. Vcs me dão força para continuar, nem que seja por mais um tempo. Eu estou muito na correria, porque tenho um dia cheio amanhã, que já é hoje, com aulas, reuniões e entrevistas. E na sexta bem cedo viajo para Belo Horizonte para dar uma palestra na UFMG. E terça que vem estarei na UECE em Quixadá, CE. Espero ver algumas e alguns de vcs por lá!

Donna Nyckynha disse...

Na Marie Claire tbm:
http://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2015/11/jout-jout-prazer-e-outra-paginas-feministas-sao-retiradas-do-ar-ou-parodiadas-na-web.html

Unknown disse...

FORÇA! Estamos contigo.

whatsername disse...

Lola,

você foi figura importante no meu desabrochar para o feminismo.
Você formou parte do que sou hoje. Você deve ouvir isso sempre!
Com 18 anos conheci seu blog e passava horas lendo suas ideias, vendo documentários e outras diversas fontes de inspiração para militância que você compartilhava. Todo o seu conhecimento, seu jeito de escrever, sua clareza de pensamentos é muito importante para as mulheres e principalmente para aquelas que estão começando no movimento! Não desista nunca, você é uma mulher forte e inspiradora, amada por muitxs! Nunca conseguiram e não será agora que eles conseguirão te derrubar, Lola.

Obrigada por existir! Você mora no meu coração!

Maíra disse...

Lola querida, muita, muita força para você nesse momento!

Queria te dizer que você e seu blog foram de extrema importância para mim na construção do meu feminismo! Te acompanho nesse mundo de blogs há muitos anos, você sempre foi muito atenciosa, já respondeu e-mail meu, já me enviou seu livro com dedicatória, enfim, tenho um carinho imenso por vc! Não desista do blog! Sinta-se abraçada!

PS: ontem deixei uma mensagem mas acho que ela não foi, então estou deixando novamente.

Beijos no coração!

@dddrocha disse...

Poxa, Lola. Que situação horrível, essas pessoas não têm o mínimo de respeito por qualquer coisa no mundo. Eu não sou "famosa" na internet, mas vou combater toda e qualquer difamação contra sua imagem na rede, pode ter certeza disso.
Acho que não preciso repetir o que tantas irmãs já disseram aqui nessa caixa de comentários, sobre a mudança que você provocou nas nossas vidas e o quanto isso foi libertador e mudou completamente o nosso caminho, para mulheres protagonistas da própria vida; mas quero reforçar que você é uma mulher maravilhosa, honesta, íntegra, exemplo pra todas nós. Tenho muita convicção de que essas pessoas não passarão impunes e que você vai ficar bem.
Nunca te vi triste, é muito ruim ver alguém (principalmente quem amamos) nessa situação, o que todas nós queremos é sair correndo e te abraçar e garantir que isso vai passar, que estaremos sempre ao seu lado. Lola, conta comigo.

Anônimo disse...

não caia nessa "se vc desistir eles venceram", sua saúde mental e fisica e mais importante que tudo, seu blog cumpriu seu papel, vire a pagina com orgulho, desapegue, viva a SUA vida...

Luise Mior disse...

Querida Lola(não te conheço pessoalmente,mas o seu blog me faz pensar que eu te conheço e sou sua amiga),estou quase chorando após ler teu desabafo. Lamento muito que você sofra tanto com os reaças e mascus. Queria dizer que como amo teu blog(é minha bíblia,leio todos os dias e mais de uma vez frequentemente) não gostaria que você o deixasse,mas entendo que o blog te canse-enfim,você deve decidir. Só queria dizer que você é uma das minhas inspirações para me tornar professora universitária,e que se parares o blog,vou ver se consigo te encontrar aí em Fortaleza nas férias,para te abraçar e tentar transmitir assim meu afeto e gratidão. Enfim,só queria tentar te fazer sorrir(ou se sentir melhor),por causa do número de vezes que você me fez sentir feliz e parte de um grande grupo. Se cuida e sinta-se abraçada ;) Luise.

Anônimo disse...

Lola, Vc não está sozinha! Da mesma forma que vc deu espaço em seu blog para várias vozes (incluindo a minha), Vc terá a sua voz tb nas redes sociais de quem a admira.
Josiane

Anônimo disse...

Oi, Lola!

Eu sei que você não me conhece, mas leio o seu blog todos os dias. Nem sempre concordo com você, raramente comento, mas continuo lendo, pois o seu blog é importante pra mim. Apesar de mulher, vivo uma vida privilegiada e o seu blog me ajuda a olhar fora da minha bolha e ser mais empática com as pessoas de uma realidade tão diferente da minha.

Foi através do seu blog que tive o meu primeiro contato com o feminismo, anos atrás (uns cinco ou seis, não lembro) e isso abriu a minha cabeça. Eu já sentia um incômodo geral com algumas atitudes machistas, com vários dos desequilíbrios do patriarcado, com diversas injustiças, por sentir que eu era limitada e tinha menos oportunidades em algumas áreas, ao mesmo tempo que era obrigada a fazer diversas coisas por ser mulher (como lavar a louça e se maquiar). Hoje eu tenho uma consciência maior de como o machismo é sistemático, de como existe uma cultura de estupro e como a nossa sociedade é profundamente desigual, em vários recortes, incluindo gênero. Seu blog foi em parte responsável pelo meu crescimento e eu sou profundamente grata a você por isso.

Nem consigo imaginar o estresse que você está passando por causa dessas pessoas covardes e violentas. Só desejo que elas sejam punidas com justiça, assim como os conservadores que propagandeiam o ódio e possibilitam que algo assim viralize.

Eu gostaria de te dar um abraço pessoalmente, para que você sinta todo o carinho que tenho por ti e pelo teu trabalho, contudo, moro no outro lado do país. Então só deixo expresso o quanto te admiro e te quero bem, a ti e a todas as pessoas que a tua volta. Desejo força e calma nesse momento difícil e agradeço por todo o trabalho que você tem feito por tantos anos para termos uma sociedade um pouco mais justa e menos violenta.

Abraços,
Camila.

Francisco disse...

Me chamo Francisco e tenho 27. Comecei a ler seu blog em 2011, não me lembro exatamente de que forma, mas desde então acompanho quase que diariamente, muito embora não participe ativamente nos comentários, por achar que não tenho muito o que acrescentar ou por talvez não ser tão bom assim com as palavras ou até mesmo por timidez.
Até então, eu era alheio a tudo que envolvia o feminismo e outros direitos de minorias, não me considerava machista ou homofóbico, mas, mesmo sendo gay, demonstrava comportamentos preconceituosos através de "piadas" ou por não querer me aproximar de determinadas pessoas (gays mais afeminados, travestis e transexuais, etc).

Conhecer seu blog foi um divisor de águas na minha vida. Comecei a enxergar o preconceito embutido em cada atitude minha e nos outros a minha volta. Assim, comecei a ler, estudar e a me aprofundar no assunto. Hoje, graças a você, participo ativamente de coletivos LGBT, continuo sempre aprendendo e me informando mais e não tenho vergonha de ser o que sou ou medo de me auto-afirmar e me impor.

Apesar de ser apenas mais um de tantas centenas de pessoas que foram tocadas pelas suas palavras, eu gostaria de deixar esse meu relato.E de agradecer, também. O agradecimento mais puro e sincero que consigo dar, pois graças a você e a seu blog eu mudei a minha vida e me sinto uma pessoa melhor por isso.

Sei que não posso oferecer muito, mas deposito nesse e-mail todo o meu carinho, todo o meu apoio a você e um enorme abraço, daqueles demorados e apertados que lavam a alma. Confio que será sábia o bastante para resolver esse problema em breve.

Nunca se esqueça de que não está sozinha.

Anônimo disse...

Acabei de chegar, Lola... Primeira vez em seu blog... Estou assustada com tanto ódio criminoso. Sinto muito por tudo isso e é uma pena, afinal, que toda sua força e coragem não sejam suficientes para te manter no "ar" (caso sua decisão de aposentar seja motivada por tudo isso). Eu questiono apenas o que leva pessoas a gastarem tanto tempo e energia, apenas para fazer calar "a voz" de outra. Fiquei me perguntando também quanto tempo você "desperdiçou" se explicando... Peço paz, luz e proteção para você. Fique bem!

Naama Juliana disse...

Querida Lola,
Espero que vc esteja se sentindo melhor agora.
Acabei de ler o seu post e fiquei tão chateada, mas tão chateada.
Primeiro Pq eu nem sabia desse aue todo (acabei de fazer uma cirurgia e To meio ausente da internet) e segundo Pq foi muito triste perceber a sua solidão.

E queria te dizer Lola, que seria muito egoísmo meu pedir pra que vc não parasse com o blog nunca, egoísmo Pq eu como leitora não sofro ameaças e não tenho que lidar com os mascus todos os dias.
Mas queria que vc soubesse que 4 anos atrás eu tava numa fase bem difícil da vida. Estava em um relacionamento que não estava me fazendo feliz e insatisfeita com a vida em geral, aí por causa de um retweet acabei descobrindo seu blog.
Se não estou enganada, foi num
Post sobre amamentação, cqc e o Taz.
Eu não lembro exatamente do post, mas lembro da sensação. Juro que foi como um novo mundo se abrisse pra mim. E nem preciso falar que li mil posts que vc já tinha escrito e fiquei encantada com com tudo, encantada com tanto. Eu, como mulher, jamais sabia que podíamos ser empoderadas desse jeito.
Até então com certeza eu seria uma pessoa que falaria com toda convicção:
"Não sou machista e nem feminista, sou humanista" (hahahahahaha)
E Dps de vc, Dps do seu post eu descobri que eu podia ser mais, que eu não tinha que me conformar com pouco.

E daí foi um caminho sem volta né? Descobri o feminismo e tbm descobri outras feministas e hj eu sei que a melhor coisa que me aconteceu na vida foi ter visto aquele retweet.

Lolinha, só queria que vc soubesse que por sua causa hj eu sou feminista e sou uma pessoa muito muito melhor e tudo isso pelas suas palavras. Por causa do seu post eu levei outras amigas a serem feministas e alguns meninos serem menos escrotos tbm. Por causa do seu post eu não me sinto mal por ser mulher e nem me sinto inadequada por isso. Por causa do seu post hj eu tenho mais voz.
Obrigada! Obrigada! Obrigada!
E fora que ser feminista fez que eu tivesse mais empatia com todas outras minorias e isso é tão legal!!

Olha qta coisa vc mudou na minha vida!!

Sei que isso não vai resolver sua solidão, mas não podia ficar em paz sem que vc soubesse o bem que vc me fez e me faz.

Fico muito muito triste por vc passar por tudo isso, mas saiba que seu blog muda de fato a vida de muita gente.
Parabéns pelo trabalho lindo!
Vc é linda!

Obrigada. Mesmo!

Cora T. Witte disse...

Você não está sozinha, moça. Não está!
Não desista, mas se desistir, não se culpe. Você é forte, nós somos fortes. Chorei lendo o que aconteceu contigo. Chorei sabendo que essa luta faz de nós seres do ridículo. Mas sua luta mudou a vida de muita gente, até a minha.
Saiba que, além de mim, existem muitas meninas que torcem por ti. Vai dar tudo certo, mesmo se não der. Vamos divulgar o máximo possível, vamos gritar com toda a nossa voz. Sua dor é minha dor e eu choro contigo. Perdoa, Lola. Perdoa essa gente. Perdoa que não vale nem teu ódio.
Força, Lola. Força.
E sinta meu abraço daqui.

Anônimo disse...

Feminismo sem Demagogia se posicionou sobre a Lola: https://feminismosemdemagogia.wordpress.com/2015/11/04/informe-sobre-a-situacao-da-nossa-pagina/

Ana disse...

Não sei como você ainda aguenta.

Unknown disse...

A Santa ignorância das pessoas por acharem que se deve abaixar a cabeça pra esses tipos de pessoas... me revolta. Lola força!!! Não desista!!

Fernanda Belo disse...

Li seu post de ontem e sinto muito por você estar se sentindo tão mal.
Cheguei ao seu blog há algum tempo, por um acaso, e gostei muito de tudo o que você escreve. Você apoia muitas garotas e isso é bonito demais, está além da empatia que deveríamos praticar todos os dias.
Infelizmente, não consigo achar melhores palavras de conforto, pois sei que a sua barra é muito pesada. Só queria que você soubesse que tem pessoas como eu, que leem seu blog escondidinhas, que gostam muito do conteúdo que você escreve. Você me ajudou muito a abrir minha mente. Você, como outros poucos blogs feministas, tem moldado minha cabeça dia a dia, desconstruindo tudo de ruim que a sociedade nos faz pensar que é normal.
Você já ajudou muita gente, mas acho que podemos ajudar muito mais. Não se cale, nunca. Faça o que sempre fez, bote a boca no trombone, vamos continuar lutando.
Estou com você.

Anônimo disse...

Lola, foi graças ao seu blog que me "acordei" feminista e agora luto pela causa e empodero outras mulheres. Sei que não é fácil, mas saiba que por mais minúscula que seja a sua contribuição, ela existe. Sinta-se abraçada! Força!

Naama Juliana disse...

Querida Lola,
Espero que vc esteja se sentindo melhor agora.
Acabei de ler o seu post e fiquei tão chateada, mas tão chateada.
Primeiro Pq eu nem sabia desse aue todo (acabei de fazer uma cirurgia e To meio ausente da internet) e segundo Pq foi muito triste perceber a sua solidão.

E queria te dizer Lola, que seria muito egoísmo meu pedir pra que vc não parasse com o blog nunca, egoísmo Pq eu como leitora não sofro ameaças e não tenho que lidar com os mascus todos os dias.
Mas queria que vc soubesse que 4 anos atrás eu tava numa fase bem difícil da vida. Estava em um relacionamento que não estava me fazendo feliz e insatisfeita com a vida em geral, aí por causa de um retweet acabei descobrindo seu blog.
Se não estou enganada, foi num
Post sobre amamentação, cqc e o Taz.
Eu não lembro exatamente do post, mas lembro da sensação. Juro que foi como um novo mundo se abrisse pra mim. E nem preciso falar que li mil posts que vc já tinha escrito e fiquei encantada com com tudo, encantada com tanto. Eu, como mulher, jamais sabia que podíamos ser empoderadas desse jeito.
Até então com certeza eu seria uma pessoa que falaria com toda convicção:
"Não sou machista e nem feminista, sou humanista" (hahahahahaha)
E Dps de vc, Dps do seu post eu descobri que eu podia ser mais, que eu não tinha que me conformar com pouco.

E daí foi um caminho sem volta né? Descobri o feminismo e tbm descobri outras feministas e hj eu sei que a melhor coisa que me aconteceu na vida foi ter visto aquele retweet.

Lolinha, só queria que vc soubesse que por sua causa hj eu sou feminista e sou uma pessoa muito muito melhor e tudo isso pelas suas palavras. Por causa do seu post eu levei outras amigas a serem feministas e alguns meninos serem menos escrotos tbm. Por causa do seu post eu não me sinto mal por ser mulher e nem me sinto inadequada por isso. Por causa do seu post hj eu tenho mais voz.
Obrigada! Obrigada! Obrigada!
E fora que ser feminista fez que eu tivesse mais empatia com todas outras minorias e isso é tão legal!!

Olha qta coisa vc mudou na minha vida!!

Sei que isso não vai resolver sua solidão, mas não podia ficar em paz sem que vc soubesse o bem que vc me fez e me faz.

Fico muito muito triste por vc passar por tudo isso, mas saiba que seu blog muda de fato a vida de muita gente.
Parabéns pelo trabalho lindo!
Vc é linda!

Carol disse...

Lola, não faço ideia do que é estar na sua pele e sofrer tantos ataques. Mas me vejo na luta contra o machismo diário, me vejo empoderada e resistente, muito graças ao seu blog. Faço parte de um grupo de mulheres feministas e falamos do seu caso. O que podemos fazer? Criar uma campanha com #? Denunciar seus perseguidores? Nos dê uma luz sobre o que fazer para te ajudar. E por favor, escreva, Lola, escreva. Força, Lola!

Tuany disse...

Oi, Lola.

Como sempre, tenho te acompanhado.
A perseguição que você sofre não é novidade, mas dessa vez ultrapassou
todo e qualquer limite.
Eu não consigo me colocar no teu lugar, de verdade. Já briguei na
internet e sofri algumas ameaças, mas nenhuma delas se compara às que
você recebe. É inadmissível. É injusto. É enojante.
O que me resta é te dizer: estamos com você. Estamos todas com você,
Há uns meses, um caso parecido, também envolvendo você, veio à tona.
E, naquele momento, eu vi muitas mulheres que discordam dos teus
posicionamentos se unindo pra te apoiar. E, naquele momento, eu vi que
é isso que importa: a nossa união.
Não desista, Lola. A gente precisa de você. O teu trabalho no blog é o
responsável por abrir os olhos de muitas mulheres. Quantas já saíram
de um relacionamento abusivo por conta de um post seu? Quantas já
tiveram coragem de reclamar seu espaço por conta das suas palavras?
Não posso precisar números, mas posso garantir que são muitas.
Fique firme, Lola! A gente precisa de você.

Um grande, grande, grande abraço.

Anônimo disse...

Eu acho que devemos agir em 3 frentes:
1- campanha virtual (pesada!)
2- mídia (grandes revistas e TV aberta)
3- judicialmente (e criminalmente!)

Blue Boy and the Gray World disse...

Lola, eu sou professor numa faculdade considerada "elitizada" no meu estado, estamos em 2015 e eu ainda vejo um quantidade alarmante de jovens mulheres estudando e vivendo para ser a esposa de alguém, não acho que ser a esposa de alguém seja demérito, mas isso ser a grande expectativa da vida de algumas mulheres me entristece. Eu não entendo nada de feminismo, mas eu tenho certeza, dessas que nós apenas sentimos, quase que por abdução peircena, que essas mulheres tem sua realidade mudada quando entram em contato com as coisas que mulheres como você escrevem, falam, gritam, colocam pro mundo. Querida, não consigo imaginar o tamanho da sua dor nem das outras mulheres oprimidas, mas procuro ter empatia por ela. Só queria que vocês soubessem que fazem diferença, muita e sempre farão. Espero de coração que vocês continuem sempre na luta. Com carinho e admiração. Leandro

Regina Guimaraes disse...

Não pare seu Blog, não, Vc. como todo cidadão (ã) tem todo direito de expressar suas idéias, agrade a terceiros ou não, este veículo está se tornando o caminho dos idiotas, pessoas sem cultura, agressivas e mal educadas que usam de todos os artifícios para achincalhar a cultura e a liberdade de expressão. Escreva, Lola, escreva...sempre e muito!

Anônimo disse...

Oi, Lola!

Espero que esteja tudo bem com você!
Embora nunca tenha me manifestado na caixa de comentários do Blog, sou sua leitora assídua desde 2012.
Muito obrigada por compartilhar conosco suas ideias e fazer do "Escreva Lola Escreva" um espaço tão enriquecedor.
Li o post sobre os últimos acontecimentos e, por isso, resolvi te escrever, para que você saiba que não está sozinha!



Um grande abraço!

Anônimo disse...

Força Lola! Você me ajudou e ajudou muitas pessoas pra ter um "fim" assim...

Fique forte, por favor, sua força é nossa inspiração pra continuar lutando!

<3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

Cláudia Dans disse...

oh Lola! Que tristeza! Estou aqui profundamente triste, com lágrimas nos olhos imaginando ou tentando imaginar toda a dor que estes coisas sem cérebros estão fazendo você sentir! Mas não se sinta só! Eu e todos os seus leitores, que conhecemos o seu trabalho, sua luta, sua força, sua coragem estamos aqui para te apoiar no que for preciso!

Seu blog é um espaço de supra importância, pois você dá a voz a tantas pessoas que sofrem todo tipo de violência e dor... Um trabalho assim não pode ser silenciado!

Força, Lola! E se você precisar de mais força, saiba que eu estou aqui! :D

BagMee disse...

Olá Lola, não conhecia seu blog antes desses ataques imperdoáveis,não vou chegar aqui e simplesmente comentar: "força, vc consegue, não pare", pq é difícil, afinal estamos lutando pela liberdade ninguém tem que dizer o que vc deve fazer, eu não faço ideia do que é o que vc está passando, eu nunca passei por uma situação como esta. Depois do pouco que li e vi que vc deu uma força e tanto para muitas muitas mulheres que precisam de uma palavra de incentivo, vc é a força que nos inspira a não desistir. Porém cabe a vc decidir se vai continuar com o blog ou não. Parabéns pela sua iniciativa de ajudar inúmeras feministas em sua luta, vc é um exemplo a ser seguido.

Anônimo disse...

Querida Lola. Se você parar de escrever vamos sentir sua falta mas isso jamais significará uma perda para a luta feminista. Tudo o que aprendemos e debatemos contigo são.provas eternas de que as sementes plantadas continuarão a crescer. Quando um.professor se aposenta, seus alunos assumem e assim.novos ciclos. Obrigada por me fazer.pensar e refletir e mudar. Tbm.sou professora...de pequeninos aqui na Indonésia. Te amo. Sinta.se abraçada e protegida. Estamos. Co tigo hoje e sempre.

Anônimo disse...

Te denunciaram por rasgar a bíblia e fumar em sala de aula? Sério?

Lola,

Fico muito triste por toda essa situação, nem você nem ninguém merecem passar por coisas assim. Todo seu reconhecimento é fruto do seu incansável e diário trabalho, realizado há anos.
Claro que posicionamentos como o seu criam algumas desavenças ideológicas, mas o que você tem passado vai muito além disso. É criminoso. É desgastante. É injusto.

Como é horrível constatar que exista tanto ódio no mundo, tanta gente que não é capaz de tolerar um ponto de vista diferente, tentar entendê-lo... Enfim.

A internet vai perder muito quando você decidir se aposentar. Esse blog foi meu primeiro contato como feminismo, lá em 2009 mais ou menos... Vou sentir falta daqui de vdd e aposto que esse sentimento é generalizado.

Mas eu realmente entendo. Seria cruel te pedir para ficar mais, e mais, e aguentar tudo isso só mais um pouco. Ninguém realmente sabe o que passa dentro de você, mas aposto que eu mesma já teria desistido a muito tempo. Como você disse, já contribuiu muito para que o mundo seja um lugar melhor.
Eu espero que você seja forte e fique, porque há muito a ser feito, mas por outro lado sei que não podemos te pedir isso, só você sabe o quanto essa luta está te custando, sua saúde física, mental, sua segurança, a convivência com sua família...
De qualquer forma, quando vocÊ decidir ir (espero que demore), não encare como uma desistência, ou um atestado de derrota. Você já fez muito (a prova é a quantidade de inimigos cultivados). Sua aposentadoria é merecida.

Quanto as feministas radicais que se recusaram a te apoiar: NOJO define. É um ser humano gente. Um ser humano sofrendo e pedindo ajuda. E vocÊs viraram as costas. Deus me livre de precisar de gente como vocês. Odeio esse termo, mas é o que vocÊs são: MAL AMADAS.

Lauro disse...

Lola, Gosto muito de seu Blog, apesar de não ler tanto (sou uma pessoa que gosta mais de assistir vídeos do que ler... reconheço que sou preguiçoso quanto a isso).
Indico seu blog a Pessoas que percebo que estão fora ou começando a pensar o feminismo.
Não tenho o direito, sem conhecer a sua dor e o peso que deve carregar, de dizer "não desista". Meu desejo de que você não desista existe, e ficaria pessoalmente muito triste se isso acontecesse... mas não posso exigir de ninguém algo que seja uma escolha pessoal dela.
Mas o que posso dizer é muito obrigado, por tudo o que fez, seus esforços devem ser reconhecidos. Você certamente ajudou e melhorou a vida de muitas pessoas, inclusive de pessoas próximas a mim, eu mesmo também.
Sua voz é muito importante para o movimento feminista, e para a desconstrução do machismo na nossa sociedade.
Exatamente por ser tão importante você incomoda, da mesma forma que a jout jout, e exatamente por serem pessoas importantes, eu pessoalmente vejo como uma porta de entrada para o feminismo, vocês são peças estratégicas, sendo assim visadas para difamação e ataques...
Eu lamento que isso tenha ocorrido com você, espero que tenha forças para passar por isso e que seja muito feliz. Você é para mim uma heroína. =)

Helena Colorred disse...

Lola, participo da Coletiva das Vadias de Campinas estamos super focadas em impedir a aprovação do novo Plano Municipal de Educação que busca banir o debate de gênero, entre outros retrocessos, os vereadores aqui, inclusive, publicaram uma Moção de Repúdio à Simone de Beauvoir devido à questão do ENEM que citou uma referência dela.
Não desacredite do lema 'mexeu com uma, mexeu com todas' pois a base dele se dá nas pessoas que estão próximas nos seus cotidianos, porque mudar as pequenas coisas do dia-a-dia são tão importantes quanto apoiar causas distantes à nós. Então, temos que fazer o que é possível e compreender as possibilidades e impossibilidades de quem soma com a gente na luta!
Força nessa buceta poderosa aí que vc compartilha tanto conosco!!
Sem dúvida vc é muito importante pro Movimento Feminista Brasileiro Contemporâneo!

Saudações Feministas,
Helena RF
(Coletiva das Vadias de Campinas)

Unknown disse...

Lola, isso q tá acontecendo com vc me enoja e me dá medo. Esses caras são muito desprezíveis, doido
Como n tão na cadeia dps de tanta ameaça e perseguição?
Força pra vc!

Graciema disse...

Lola,

Meu carinho, amor e admiração pra você, nessa hora. Também não sei bem o que fazer, por ser mais uma 'desgarrada', mas tem meu apoio no que precisar.

Sei que tá repetitivo, mas quero acrescentar meu +1. Acompanhar seu blog me fez uma pessoa melhor.

Bjs mil

Graciema

Bianca Buch disse...

Olá Lola,
Sou mais uma em apoio a você.
Nunca fui afeita a grupos, pois há uma tendência de radicalização e, me parece, que as pessoas passam a ver as coisas de apenas um ângulo.
Por isso gosto do seu blog e do seu trabalho, há uma sobriedade necessária, que não se afasta da realidade. Mas como todo caminho menos trilhado, ele é solitário e mais difícil. E é por isso que venho dar o meu apoio.
E um alerta: não se deixe levar. Por você ter uma discussão lógica, com bons argumentos, sóbria, essas pessoas parecem te atacar com todo o tipo de insanidade, que é o que me surpreende mais.
Por outro lado, se você está sendo tão atacada, é porque seu trabalho está na linha certa, incomodando essa gente doida. Você é necessária. Você faz a diferença. E você é uma referência e modelo.
:)

Robson Fernando de Souza disse...

Força, Lolinha! Estou do seu lado, e também estou na luta contra essa onda doentia de reacionarismo mau-caráter e criminoso que tem envenenado a política no Brasil.

Tenho orgulho de ser um colaborador do Escreva Lola Escreva, e acredito que vc sairá dessa ainda mais forte do que já é. Vc já é forte por ter resistido imperviosamente, em todos esses anos, a esses merdas sem caráter.

Aliás, neste momento estou escrevendo um artigo pro Consciencia.blog.br sobre aquelas pessoas corruptas e desonestas que creem que criar e espalhar mentiras, boatos e calúnias é uma maneira de "fazer política", "exercer a cidadania" e "construir um país melhor". E o caso do falso blog de ódio é mencionado (denunciando o crime que é esse blog falso, claro) em dois parágrafos.

Força, Lolinha, que vc é um exemplo a milhares de mulheres no Brasil. E mesmo que algum dia desista por esgotamento de forças, continuará sendo lembrada como esse grande exemplo e terá seu legado reconhecido.

Abração!

Tcheis disse...

Olá Lola! Te mandei um e-mail agradecendo por tudo que você fez nesse blogs e deixo aqui meu registro e apoio à você que tanto nos ajuda. Acredito que esse é um momento difícil mas quero agradecer porque eu aprendi o que é feminismo com você. Adoro o formato do seu boog porque, além do seu ponto de vista, tem também muitos depoimentos e textos superinteressantes que me ensinaram muito. E acredito que você ajuda muita gente que às vezes só tem você com quem conversar e desabafar! Espero de coração que essa fase passe e você continue com o blog. Obrigada por tudo! Beijos, Tais

Lynx disse...

Lola, vc é muito importante para a nossa luta! Por favor, não desista! Estamos com vc!
Vc pode não pertencer a nenhuma panela, como disse, mas não precisa disso, né é mesmo? A verdade é que NINGUÉM PRECISA. E vc sabe, estamos todas juntas no mesmo barco, ainda que muitas de nós não enxerguem as outras.
Seu blog foi um dos primeiros que acompanhei tentando me inteirar sobre feminismo, virou referência pra mim, sim! E isso tem uns 5 anos...
Vc foi e sempre será muito importante. Pessoas como vc são NECESSÁRIAS a esse mundo doente de seres desumanos.
Não se deixe abater, estamos com vc! Por mais que às vezes a vida fique sem brilho, ou os dias ruins te abatam, e os mascus de merda te atazanem. Estaremos SEMPRE aqui. Chega de se sentir sozinha, viu?
Se cuida. Respira. E vambora de volta pra luta! :* :)

Lynx disse...

Esqueci de agradecer >_< OBRIGADA, LOLA! Vc ajudou a mudar minha vida para melhor!

andreiaprets disse...

Lola, minha queridíssima amiga, colega de trabalho na UFC, no Departamento de Letras Estrangeiras e na Unidade Curricular de Inglês, que tanto me honra com a sua presença entre nós: você não está sozinha. Tenha consciência disso. Nós estamos com você!
Desculpe a minha distância e ausência nos últimos tempos, mas eu sei que você sabe o desafio que eu tinha que vencer, e que eu venci, e eu venci também pela sua ajuda direta. Você não somente me apoiou no início quando me candidatei ao doutorado nas condições que conhecemos sobre a nossa exorbitante carga horária de trabalho, mas também em todos os momentos durante esses quatro últimos anos com palavras de incentivo e compreensão pelas minhas ausências e, mais do que isso, ajudou a aliviar a minha carga horária aumentando a sua com mais disciplinas, com mais horas de sala de aula, assumindo mais atividades administrativas para que eu pudesse me dedicar à tese. Você fez isso por mim e eu devo aqui publicamente reconhecer e dizer que o seu coração generoso e gigante a moveu na direção de aliviar a carga horária de uma colega de trabalho que fazia doutorado sem redução ou afastamento e que você fez isso por sua livre iniciativa. Eu sou muito, muito grata a você e sou muito honrada por poder compartilhar o ambiente de trabalho com uma pessoa como você, competente, inteligente e que só traz contribuições, alegrias e honra para o nosso departamento com as suas publicações, atuação acadêmico-científica e extensional. Você engrandece a nossa universidade.
Ontem, quando eu recebi o seu abraço apertado e carinhoso celebrando comigo o termino da escrita da tese e submissão à banca, não sabia que isso tudo estava acontecendo com você e acho que pareci insensível. Perdão querida.
Força Lola! Estamos juntAs!
Com carinho,
Andreia

Danu disse...

Lola, este blog tem muita importância na minha vida e com certeza na vida de outras mulheres, o conhecimento nos liberta e me libertei de muitos traumas devido a sua luta nesse blog, devido o conhecimento que você nos transmite. Não desista, obrigada Lola!

Unknown disse...

Postado no face. Estamos juntas!

Quando eu atuava como educadora jurídica popular, gostava muito de fazer o seguinte exercício: colocava nas mãos de uma pessoa do grupo um punhado de areia, e pedia que a areia fosse passada de mão em mão. Claro que a última pessoa muitas vezes ganhava apenas alguns grãos. Por que lembrei disso hoje?
Porque senti, mais uma vez, senti que o que está acontecendo nas redes virtuais é sério, muito sério, e pode lhe/me atingir também um dia. Pessoas perversas, sem argumentos para discutir sobre idéias e práticas, desqualificam quem as discute. Fofocando, difamando, caluniando, causando estragos que não serão, nunca, remediados. Há um tempo atrás a Tania Pacheco foi vítima de um blogue falso. Agora, é a vez da Lola. E ela está sofrendo muito com isso. A única forma de parar isso, é reagirmos. Não compartilhamos mensagens odiosas, compartilharmos boas informações, não temermos e nem pactuarmos com pessoas que reproduzem a cultura do ódio, tentarmos nos informar melhor sobre o que lemos, nos unirmos e apoiarmos a quem sofre ataques, buscarmos discutir sobre ideias e práticas. Você é contra o feminismo? Você é contra os direitos de mulheres? Diga porque, busque argumentos razoáveis a si mesmo e aos outros. E escute, dialogue, se informe (de verdade!).
Assim como os grãos de areia se perdem pelo caminhos, as palavras jogadas ao vento nunca retornarão e suas interpretações sempre serão feitas a partir de pedaços das primeiras palavras. E as palavras podem fazer doer, muito.
‪#‎ForçaLola‬ Hoje, chorei contigo.

Unknown disse...

Lola, bom dia.
Eu li agora isso. Eu lembro que faz alguns anos desde a primeira vez que eu encontrei seu blog, em um post sobre Jogos Vorazes rsrs. Quando li suas outras postagens, ficou evidente para mim a importância do seu blog. E o quanto me ajudou.
Olha, eu tive muitas histórias difíceis. Milhares dela. Ainda não tive coragem de escrever pra você contando, mas quem sabe um dia. Só que seu blog sempre me ajudou pelo fato de mostrar que eu não estava sozinha. Me fez sentir que há alguém que se importa mesmo comigo, mesmo que não soubesse da minha existência. Pois bem, você é uma das pessoas que, com palavras, me ajudou a ter determinação.
Então eu peço, em nome de todas que te amamos e admiramos, não desista do blog. Eu sei que deve ser muito difícil ter que lidar com ameaças e sites propagando ódio em seu nome, mas deixar o blog seria o mesmo que deixá-los vencer. Você ajuda milhares de pessoas todos os dias, enquanto esses mascus não fazem nada a não ser propagar ódio e destruição. Mais preocupante que o grito dos maus é o silêncio dos bons, ou isso que ouvi uma vez.
Assim como você nos apoiou, eu te digo: todos. Os leitores assíduos te apoiarão para o que der e vier. Não importa o que nos custe: companheirismo e sororidade é a chave.
Obrigada por tudo, Lola

Anônimo disse...

Lola, conheci o seu blog em maio do ano passado através do blog da Nadia Lapa, o "cem homens". Gostaria muito de ter te conhecido aos meus 12 ou 13 anos. Seria mais fácil suportar muita coisa, mas te conheci só aos 27 e antes tarde do que muito tarde.
Mudou muito minha vida.
Percebi que era feminista {mesmo que esse machismo escroto que cada uma de nós infelizmente carrega ainda se faça presente}.
Sou do interior do Pará - estado recheado de muita violência, muito machismo, muita ignorância. Estado esse que justifica assédio sexual e estupro com a lenda do boto. Coisa triste.
Precisamos muito de feminismo.
Assisti por indicação sua ao documentário "o riso dos outros" e foi dando uma cólica intestinal absurda.
Já te procurei para me ajudar numa situação pessoal e fiquei bem decepcionada com a sua resposta, não com a solicitude. Eu estava precisando muito e em sofrimento psicológico avassalador Para a situação eu fiz as coisas do meu jeito e meu feminismo aflorou de uma forma que eu estou bem feliz com o resultado.
Aliviou meu coração.

Paraense

Laura

Anônimo disse...

Aprendi muito, muito mesmo aqui. Não tem como voltar atrás.
Sou evangélica desde que nasci {por convicção, por estudo da Bíblia e por fé}. Às vezes fico triste porque acho que o feminismo é super compatível com o cristianismo, mas vejo muita exclusão. Peço, encarecidamente, por favor, não achem que todos os evangélicos são espelho dessa bancada que se diz evangélica.
Para o futuro tenho muita vontade (se Deus quiser vai dar certo) de levar feminismo para dentro da igreja através do grupo de meninas e adolescentes "Mensageiras do Rei". Eu sei que vai ser difícil, que vou sofrer resistência dos dois lados, mas acredito que dará certo.
Também tudo leva a crer que serei professora universitária e vai ter feminismo na universidade sim!
Quem disse que o seu bloguinho de 8 anos não deu fruto?!
Ontem mesmo antes de ler os últimos posts aqui eu estava pensando como colocar esses assuntos nos projetos que desejo desenvolver. Queria até passar o documentário do "riso dos outros".
Gosto muito de ler seus textos e os comentários. Anoto um monte de frases e quando acontece alguma situação comigo eu uso elas rs.
Já mostrei seu blog para duas amigas. Elas te leem é uma até vai investir em trabalhas contra violência.
Além do seu texto, eu acho o máximo as figuras e fotos que você coloca. Super legal. Tem umas até que dispensam texto. Fazem pensar muito.
Não sou de direita nem de esquerda. Quero que o Brasil vá para a frente. Não sei se essa frase é reacionária, mas me identifico com ela. E me identifiquei muito com alguns posicionamentos de esquerda que você colocou ali. Jogou na minha cara alguns privilégios dos quais eu só reclamava.
Você me ajudou a me amar mais, a querer meu corpo do jeito que ele é, a não permitir que façam gaslighting, mansplaining e ad hominem e achar que a culpa foi minha.
Me fez enxergar além.
Muito obrigada, Lola!
Você é mais que tudo isso.
Isso tudo é reação de gente besta que viu que não fechou a prova do Enem. Dois remédios: estudo e psiquiatra.
Fica na paz, querida!

Paraense

Anônimo disse...

Oi Lola
Esta é a primeira vez que comento aqui, mas venho lendo o seu blog há pouco menos de 2 anos. Cheguei a você através do blog da Iara, que comentou aqui em cima (saudades das postagens dela), uma pena que ela não escreve mais... Ter encontrado vcs (mesmo que virtualmente) foi a melhor coisa na minha vida. Desde que me lembro como gente sempre senti estar nadando contra a correnteza, estar sozinha no mundo, sem nunca ter me sentido realmente plena. Tenho 36 anos e lamentei MUITO que eu não tenha chegado a vcs bem antes, isso teria evitado tantos desgastes, depressão e sofrimentos desnecessários. Mas vejo que jovens adolescentes, como das 9:45 e outras que te encontraram podem ter um detino bem melhor. Só isso já me deixa feliz. Então eu só tenho a te agradecer. Pelo menos te encontrei, mesmo que tenha demorado um pouco. Seus textos foram mais eficientes que qualquer terapia que fiz na vida.
Posso imaginar o quão duro é passar por tudo isso que vc está passando, por isso entendo se quiser dar um tempo ou parar. Vou sentir muito a sua falta, mas a saúde vem em primeiro lugar. Você já fez muito por muita gente, é claro que todos torcemos para que você continue, também dou o meu apoio e ajudarei a te divulgar.
Um grande abraço, Lola, e muita força... E, OBRIGADA POR TUDO!
SY

Anônimo disse...

Existe a situação de não fazer parte de um clubinho e existe a de esculachar feministas e depois querer sororidade.

Acho que você devia pedir ajuda aos aliados homens da causa, como o Alex Castro e também ao ativismo trans. Tenho a mais completa certeza que o transativismo não vai te deixar uma de suas maiores apoiadoras na mão.

Anônimo disse...

"Existe a situação de não fazer parte de um clubinho e existe a de esculachar feministas e depois querer sororidade."

Onde estão aqueles discursos contra a culpabilização da vítima, a sororidade entre feministas e até para com as mulheres validadoras do machismo que nos chamam de vadias e mal-comidas? 12:52, é hipocrisia pregar sororidade relativa, só vale para quem não for mancumunada com os "pirocos".
Quem cala consente, ao não se manifestar vendo um espaço feminista sendo atacado, vocês estão sim abaixando a cabeça para os mascus, agindo da mesma forma que eles.

Bela Campoi disse...

Bom, minha voz se junta ao coro: todo apoio, Lola, toda força! Lendo os comentários, fica evidente a importância da sua militância na rede e isso merece ser uma alavanca, querida! Vc tem feito muita diferença na vida de meninas e mulheres. Não é possível que esses caras escrotos, doentes sejam mais fortes!! Não, não e não!! Recupere suas forças, procure se proteger, e volte, Lola! Te desejo todo carinho do mundo: queria te dar um abraço bem apertado!!

Anônimo disse...

Sou só mais uma...
mas faço coro:
seu blog é muito importante pra mim !
mas entendo qualquer decisao que voce tomar !

Daniela Di Monaco disse...

Eu vivia em um universo em que reconhecia a luta feminista, mas achava que o machismo era uma questão de tempo... Ou de casos isolados de violência doméstica. Ler seu BLOG abriu meus olhos e há sete anos te acompanhando, levei para as minhas salas de aula muitos dos conteúdos ue encontrei aqui, uma fonte de referência séria, diversificada e aberta a pontos de vista dos mais diversos desde que pacíficos. Pela mudança que provocou na minha vida e na de centenas de jovens que foram tocados por mim, te peço: Escreva, Lola! Escreva!

Anônimo disse...

E eu acho mesmo que ela deveria passar o chapéu nos coletivos transativistas. Olha lá gente, apoiei tanto vocês, fui contra feministas por causa de vocês, agora me ajudem! Só cuidado pra não falar em ÚTERO que te banem na hora.

Anônimo disse...

Lola, conheço seu blog desde 2012 quando encontrei por acaso. Além de aprender muito com você, desenvolvi também uma grande admiração pelo seu trabalho.

Talvez eu seja uma das pessoas mais desconfiadas e pessimistas em relação ao ser humano mas posso dizer sem medo de errar que você é alguém por quem eu colocaria minha mão no fogo sem medo. Sua transparência e integridade estão acima de qualquer divergência ideológica que possamos ter. Mesmo quando não concordo com alguma opinião sua, levo em consideração e analiso seu ponto de vista porque confio sem reservas em sua honestidade.

Tenha força. Imagino que não seja nada fácil lidar com tantas pedras e tanta imundicie pelo caminho. Mas você é forte e triunfará sobre os problemas.

Abraços

Paula Stephanie Barbosa disse...

Lola, muito obrigada pela luta que tem realizado ao longo desses oito anos... Infelizmente, o mundo não está preparado para a evolução, afinal bem lá no fundo eles tem medo, porque o grito feminino é maior, melhor - não estou saindo do ideal feminista de igualdade de gêneros, é que durante toda a minha vida uma mulher comandou tudo dentro de casa, minha mãe teve mais força do que qualquer homem poderia ter, além de ter vivido e morrido pelos filhos, então não acredito e nunca acreditarei que a mulher poderia ser subjulgada como incapaz de realizar o mesmo serviço que o homem ou que não possa ter o mesmo direito de um homem de andar em paz, sem medo nas ruas só porque ser mulher - agradeço muuuuito Lola e peço CONTINUE, tenha FORÇA, porque as mulheres que virão na sua familia agradecerá à você como eu sou grata.

Marcella Augustinho disse...

Lola, minha linda!
Perderemos muito quando você resolver se aposentar deste bloguinho lindo!
Hoje te acompanho bem menos, mas vira e mexe venho aqui dar uma lidinha.
Mas teve um tempo da minha vida em que estava desempregada e simplesmente li seu blog inteiro, Sério! Peguei de trás pra frente e quase não fazia mais nada da vida, até minha namorada ficou com ciúmes! hahahaha
Mas o que vim aqui pra dizer é que sou uma mulher que aquela historia de sempre ficar calada, nunca responder, não brigar, não fazer escândalos pegou muito forte, hoje aos 27 anos ainda estou sempre evitando brigas e discussões (por medo, pq a coisa já ta bem interna em mim!) mesmo se eu estiver completamente certa. Mas ao ver alguem postando esse site na minha TL não pude ficar quieta. Mesmo que meu comentário tenha sido só "tenho certeza absoluta que isto não é da Lola!". E tinha certeza, sem nem abrir o site, só de olhar o teor na matéria ali postada.
Por mais triste que seja ter gente que até te conhece te perguntando se era realmente seu, saiba que existe gente que tem certeza que não é seu!
Espero que você já esteja bem, de verdade!
Um beijo, um abraço (que ainda quero um dia dar pessoalmente!)

Anônimo disse...

Força Lola.
Estamos juntas.

Ana disse...

Lola, quero que saiba da importância que você tem/teve na minha formação e amadurecimento, enquanto mulher e pessoa. Acesso o blog todos os dias, e inúmeros textos seus me fizeram refletir, ver que estava errada, melhorar. Por tudo isso, só tenho a agradecer. Muito obrigada!
É estranho sentir tanto carinho por uma pessoa que nunca vi pessoalmente, mas te considero quase uma amiga, e no seu blog eu busco lucidez nesse mundo que anda muito louco.
Esses dias ouvi algumas pessoas dizendo que o grande incômodo que trazem as forças que lutam por mudanças e melhoras na sociedade quer dizer que nossa luta está dando certo, está surtindo efeitos, tanto é que a nossa voz, historicamente tão baixa, está não só chegando aos ouvidos dos reaças, mas os incomodando tanto ao ponto de eles até perderem a razão ao tentar defender o "status quo" injusto.
Eu estava muito aborrecida com toda a repercussão negativa das questões do ENEM acerca do feminismo e da violência contra mulheres (que não deixa de ser pauta feminista) - vi que, desde políticos até figuras importantes do judiciário, muitas pessoas estavam fazendo manifestações públicas de repúdio às questões, tratando com sarcasmo e indiferença assunto sério e grave da nossa sociedade.
Mas as mensagens que li fizeram sentido: não tem razão pros reaças estarem tão revoltadinhos, se não for pelo fato de que a luta está crescendo, a sociedade está acordando pra esses problemas e se movimentando (ainda que muuuito devagar) pra melhorá-los. E, devo dizer, o seu blog possui papel importante nisso tudo.
Apesar disso, Lola, penso que você não possui a obrigação de permanecer com o blog, caso o melhor pra sua vida seja cancelá-lo. Caso você feche o blog, a sua história não terá sido menor nem pior, você ainda terá dado a sua contribuição, que não foi pouca, à sociedade. Eles (os mascus, os reaças) ainda não terão vencido, nem vencerão, porque a evolução é o caminho natural, e daqui a um tempo atitudes como as dele serão consideradas muito mais inadmissíveis do que acontece hoje.
Enfim, desculpe o texto grande, o que eu quero dizer pode ser resumido em: muito obrigada; não se deixe abater; você é muito importante, mas pense em você; preserve-se; tenha força; todos os leitores te amam e sempre te apoiarão :) Estamos juntas!

Anônimo disse...

Oi Lola ! Não desista!
Sou da Bahia e aqui na UESC, a universidade em que estudo, foi abordado seu blog hoje em uma conversa . Sou nova no movimento feminista, estou começando a acompanhar agora , mas foi de grande valia as 3 horas que GANHEI lendo seus textos hoje... Força! Estamos com vc !
Continue ajudando outras mulheres! Se sua história chegou aqui no interior da Bahia, em ITABUNA, chega muito longe!
Te amamos!

Anônimo disse...

Querida Lola,
Sou professora da UFSB e desde o início do semestre passado venho abordando sua história, seus maravilhosos textos e sua enorme contribuição para a sociedade brasileira!
Por favor, não se deixe abater! Sua luta é a nossa luta ! Precisamos muito de você!
Estamos todas reunidas, cerca de 60 mulheres, denunciando essa fraude com seu nome. Duas delas, estudam Ciência da Computação, outras 3 Sistemas de Informação e mais 11 direito e desde ontem estão buscando soluções para isso!
Nós te amamos! Sinta-se abraçada!

Mundo da Lu Roque disse...

Lola, como gostaria de te abraçar,força sempre! Você incomoda pois faz um bem enorme para muitas mulheres e tantas dessas mulheres que te admiram e se inspiram nos seus textos, não a deixarão sozinha. Mesmo longe, estamos perto e qualquer que for sua decisão de parar ou continuar sua missão, nós seremos sempre gratas a ti. Um grande abraço aqui do Oeste da Bahia. E aguardando na torcida pela sua doce vitória.

Jéssica disse...

Lola, descobri o real feminismo a partir de você e me fiz feminista por ler suas ideias e aprender muito com elas. Sou o que sou hoje em grande parte por influência sua.

Que mundo triste com pessoas más, detestáveis. Que pessoas ruins as que fazem isso com você. Imagino quão difícil é tudo que você está passando.

Desejo força, muita força. Você não está só, tem apoio meu e de mais gente, mas entendo que muitxs de nós não estamos fisicamente ao seu lado o que dificulta o processo. Entendo sua vontade de deixar isso e compreendo, pois é uma barra levar isso sozinha. Não diria para você ficar acorrentada aqui se não achar que seja válido. Mas saiba também que aquilo que você fez nos últimos anos melhorou muito a vida de muitas pessoas, assim como a minha.


Fica bem <3

Manu SA disse...

Olá Lola!

Acompanho seu blog há pelo menos uns 5 anos, admito que minhas primeiras investidas em seus textos e posts me foram de certa forma inquisidores. Minha, ou melhor dizendo, minhas ideias acerca de feminismo, transitavam entre colunas de folhetim, artigos acadêmicos e a boa e velha terapia de sarjeta (leia-se: conversas de botequim). Apesar de assumidamente militante e ativista em causas sociais e de minorias, não posso dizer que entendia o tema com clareza (não que hoje seja uma expert). Muitos foram os questionamentos e as reflexões incitadas pelo seu blog, atualmente não tenho receio ou duvidas em afirmar que sou feminista, plenamente consciente do que isso quer dizer. Sinceramente, não tenho palavras para expressar minimamente meu pesar não apenas pelos ataques recentes que você vem sofrendo mas por todos os sofridos e bravamente enfrentados ao longo de sua trajetória como militante feminista e dos direitos humanos. Neste post é possível perceber seu cansaço e desilusão mediante tantos embates, ameaças e situações desagradáveis, sentimentos estes absolutamente compreensíveis. Falo por mim, mas crendo que minha voz ecoe em centenas de pessoas, jovens, adultxs, madurxs, distribuídxs pelos mais diversos rincões desse Brasil (quiçá do exterior), que sua luta foi, é e sempre será uma referência para todxs que acompanham e acompanharam suas postagens diárias, que se perceberam estimuladas, incentivadas a pensar sobre as diversas temáticas por você abordadas, mas sobretudo, sobre a temática feminista, que ousaram debater nos fóruns e se permitiram novas formas de percepção dos moldes sociais em voga e a necessidade latente de que estes moldes sejam questionados e combatidos para que uma sociedade mais justa e melhor vá de encontro às gerações futuras. Expresso nestas poucas linhas minha sincera gratidão por tudo o que fez e faz. Você tem, certamente, a minha solidariedade e a de diversas outras pessoas que a percebem como um mecanismo de resistência e de luta, que vivenciam sua generosidade em partilhar seus conhecimentos, seu tempo e seu empenho. Enfim, não sou capaz de me imaginar resistindo há tanto tempo como você, meu desejo obviamente é de que continue firme em seus propósitos, mas tenha certeza que seu legado até aqui, já é grandioso.

Abraço fraternal e carinhoso.

Selma disse...

Com todos esses apoios, com essa gente toda( ainda que sejam indivíduos e não grupos organizados) contando sobre sua influência positiva na vida de cada um, como um grupo de asquerosos, de ódio, pode continuar tendo tanto poder? Essa é aliás a pergunta que tenho me feito. Em que nos tornamos? Que sua universidade tome uma postura já ou vai estar compactuando com a violência que você sofreu. Que todos entremos em contato coma a Universidade Federal do Ceará, com o MEC, com a secretaria dos direitos humanos. Denunciemos esses canalhas. E se você quiser tirar o time de campo, que o faça, mas não vai ser vitória desses covardes, factoides, misóginos enfurecidos. Talvez possamos iniciar uma ação formal pedindo uma investigação federal. Confio pouquíssimo na justiça brasileira, mas imagino que se levarmos isso para um cenário internacional, a coisa decole. Ideias, sugestões? Enquanto estiverem impunes esses criminosos continuarão agindo. Força e relaxe um pouco. Saudações!

Mastozoologa disse...

Lola, estamos com vc! Não fique assim! Li toda a sua postagem sim e estou a seu lado! SOroridade sempre!

Paola disse...

Escreva Lola, escreva....
Não desista! Admiro muito vc e a sua coragem! Vc é linda por dentro e por fora! Vai em frente e não deixe esse desânimo ficar!

Anônimo disse...

Lola, seu blog foi o primeiro blog feminista que li, quando eu estava no ensino médio. Lembro que foi como uma janela abrindo - parecia que todas as coisas que eu achava que não estavam certas porque me incomodavam ou que estavam certas, apesar da repressão das pessoas, não eram coisas da minha cabeça, uma loucura. Isso faz uns cinco anos... foi meu primeiro contato com o feminismo, denominado dessa maneira fe-mi-nis-mo, sem nenhum receio, pelo contrário, reafirmando a luta. Hoje, construo um coletivo feminista na UFPR, estudo violência de gênero. E nesse caminho todo, teu blog foi muito importante, foi um despertar para a libertação, um convite ao empoderamento.
Fico muito triste, enojada e angustiada com tudo que está acontecendo contigo. Eu não sabia que a coisa tinha chegado a esse ponto (de fazerem um site falso horrível) e acredito que muitas mulheres que constroem a luta comigo também não. Mas irei divulgar esse absurdo nos grupos que participo, pedir apoio a ti e a nossa causa (afinal, a causa é também de todas nós).
Um abraço para ti, muita força e boas energias,
Babi.

Ps.: Lola não esqueça tudo que fez, a mulher de luta que tu és, não deixa esses idiotas te fazerem se sentir menor, porque esse sentimento não te merece.

Anônimo disse...

Lola, boa noite.
Eu nunca antes havia feito um comentário, mas depois de tamanho post demonstrando cansaço e ataques contínuos, faz-se necessário.
Há 3 ou 4 anos atrás, quanto eu tinha quinze ou quatorze anos, eu não sabia nada sobre machismo. Eu sabia que era gay e sabia, por ensinamento, que isso era errado. Ponto. Acontece que, um dia, eu esbarrei no seu blog e eu li matéria atrás de matéria, texto após texto, e as desconstruções aconteceram. Eu agradeço e aprecio imensamente seu trabalho e paciência. Eu imploro que você nunca deixe o seu espaço no feminismo, uma das poucas páginas feministas influentes que é didática e ensina. Eu aprendi sobre trans, eu aprendi sobre ser mulher, eu aprendi sobre sexismo, e aprendi sobre o gay nisso tudo, e sobre agressão, e SOBRE TANTAS COISAS MAIS. Não se abata! E se você quiser, HAHAHA, um dia, montar um exército de macho (como o radfem falou acima), pode chamar e eu aposto que será um exército de afeminada feliz de te ajudar a sair dessas acusações infundadas! Você me ensinou, você propagou e descobriu um misógino/machista/transfóbico que inclusive se auto flagelava enquanto bissexual, portanto, espero que tudo melhore pra ti e que eu possa te ajudar :)

Anônimo disse...

A Marjorie Rodrigues e a Nádia Lapa, duas grandes feministas brasileiras também já passaram por isso Lolinha, vê com elas o que elas fizeram a respeito (A Nádia é advogada, inclusive). Força querida.

RFS - Regional Bahia disse...

Lola, Sou feminista e atuo na Regional da Bahia, da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e desse lugar te mando o meu abraço e dizendo que estou divulgando em nossas redes. Como não conhecia o teu blog fui surpreendida com as informações de ataques misóginos à vc. Dar publicidade rapidamente possibilitará desenhar algo , sobretudo em um momento emque as mulheres estando indo às ruas por outros tantos ataques.

Carol A. disse...

Oi, Lola. Sinto muito por você ter que passar por tudo isso. É absurdo. É um mundo que tá mto estranho.

Obrigada por ter resistir a tanto e por tanto tempo. Tenha absoluta certeza da grande diferença para melhor que você fez. Força e boas ondas pra você!

Um super abraço,
Carol (a Apocalipse) ^__^

Louise disse...

Lola, eu só não acompanho todos os seus posts por falta de tempo e também nunca comento, mas dessa vez faço questão de vir aqui registrar minha solidariedade. Seria extremamente triste se o blog chegasse ao fim por culpa dessa escória da humanidade. Você é uma das poucas mentes boas que ainda habitam esse mundo horroroso que pode ser a internet, então te dou todo meu apoio pra continuar na luta. Muita força pra você. Minha eterna gratidão e admiração pelo que você escreve aqui. Um abraço.

Laura disse...

Lola, pense numa pessoa que achava o Roger inteligente. Que acreditava que Gentili e Rafinha eram a coisa mais fresh da comédia. Pensa numa garota com síndrome de ~cool girl~. Que seguia a cartilha “aja com confiança enquanto odeie em segredo o próprio corpo”. Que não se sentia bonita sem chapinha. Que era obcecada com a opinião alheia. Que dizia preferir trabalhar com homens. Que não tinha ideia do que é sororidade. Pense numa mulher oprimida defendendo o discurso do opressor. Essa pessoa era eu antes de te conhecer!

É com vergonha e orgulho que admito isso. Vergonha por ter já dito coisas horríveis que me aborrecem só de lembrar. E orgulho por conseguir sair dessa programação padrão ao qual eu estava submetida. Sei que tenho muito a aprender ainda. Mas você mudou a minha vida! E não apenas a minha, mas a da minha irmã mais nova também. Comecei a ler para ela os seus textos e hoje ela é uma grande fã sua. Sorte a dela não ter demorado tanto pra te conhecer. Nós te amamos, Lola!

Carol A. disse...

Oi, Lola. Sinto muito por você ter que passar por tudo isso. É absurdo. É um mundo que tá mto estranho.

Obrigada por ter resistir a tanto e por tanto tempo. Tenha absoluta certeza da grande diferença para melhor que você fez. Força e boas ondas pra você!

Um super abraço,
Carol (a Apocalipse) ^__^

pequena salome disse...

Querida Lola, compartilho com você o comentário que expus em minha página pessoal no FB: Eu já passei por ameaças e muitas vezes o que mais desejamos é solidariedade. A solidão e o sentimento de estar sozinha são insuportáveis. Certa vez fui ofendida, difamada e hostilizada por haver feito um post sobre minha campanha em 2012, quando concorri a vereadora. A Lola foi uma das poucas mulheres das Blogueiras feministas que se posicionou de forma solidária, acolhedora e respeitosa. Mais do que a ofensa, o silêncio e inércia de muitas feministas, as quais inclusive grande parte nutria uma relação de afeto, foi a parte mais dolorida e sofrida, um sentimento que até o presente ecoa em mim. Tenho hoje muitas diferenças em relação a posicionamentos feministas da Lola, mas isso não pode ser justificativa para eu me silenciar, tampouco não me solidarizar com a violência que ela vem sofrendo. Que a nossa solidariedade supere o ódio. Nossa luta é diária, contínua, estamos juntas e ocuparemos as ruas, o campo e a cidade até que todas as mulheres sejam livres e respeitadas!


Estamos juntas e no que precisar estarei aqui! Um abraço carinhoso!

Xênia Mello
Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Curitiba
Pré-Candidata a Prefeitura de Curitiba pelo PSOL-PR

Roxy Carmichael disse...

Lola
qualquer decisão sua será não só respeitada, como celebrada.
E qualquer que seja a decisão, só agradecimentos por essa existência que combina fortaleza e leveza!
Grande beijo e boas viagens

Anônimo disse...

Esse cara falando no vídeo é muito doente, só o q tenho a dizer. E esse q fez o blog falso é uma pessoa com auto estima baixa e não tem o q fazer da vida. essa gente ainda me espanta.

Força Lola. Quem não é merda nenhuma são esses mascus nojentos

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 440   Recentes› Mais recentes»