quinta-feira, 10 de março de 2016

GUEST POST: GÊNERO, FUNDAMENTAL PARA AVANÇAR NA DEMOCRACIA

Foto do encontro de ontem

Recebi este texto hoje de duas mulheres que admiro: Camila Moreno, Coordenadora Geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, e Claudia Dutra, Diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC.
O texto das duas relata o que foi discutido numa importante reunião ontem com a presidenta Dilma.

Ontem, 9 de março de 2016, ocorreu a reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher com a presidenta Dilma, um importante ato político na semana do Dia Internacional das Mulheres.
Em 1985
Nesse ano em que o CNDM completa 30 anos de criação, vivemos uma conjuntura de ataque direto às políticas de gênero, que ao longo desse período, avançaram nos campos da educação, da saúde, da assistência e demais áreas de direitos sociais, políticos, culturais e econômicos. A retirada da perspectiva de gênero do Plano Nacional de Educação e dos respectivos planos municipais e estaduais, assim como da atribuição da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), constitui um marco do retrocesso que setores conservadores buscam impor, impedindo a consolidação e a ampliação da conquista de direitos para a igualdade de gênero. 
O campo da educação, que ao longo da última década obteve avanços na política de formação de professores, de pesquisa e extensão, bem como na produção de materiais pedagógicos voltados para o enfrentamento às diversas formas de violência e discriminação, tornou-se alvo constante de investidas reacionárias, que visam interromper um processo democrático, assegurado na Constituição e na LDB, de liberdade de aprender, ensinar e do pluralismo de ideias e concepções, consoante com a perspectiva de formação para a cidadania que compreende princípios emancipatórios e inclusivos. 
Em um momento que o enfrentamento sobre o conceito de gênero está colocado na sociedade, a presidenta Dilma reitera que tal conceito é uma conquista para a democracia brasileira, que as discriminações de gênero, étnico racial e por orientação sexual são ruins para a democracia e que consequências de tamanha intolerância não são pequenas para o país. A primeira presidenta do Brasil enfatizou ainda que se deve manter a perspectiva de gênero nas políticas públicas, porque sem esse recorte não haverá avanço na conquista de direitos para as mulheres e que, portanto, é necessário resistir ao retrocesso e debater com todos aqueles que querem reduzir conquistas. 
As falas das Conselheiras apontaram para um histórico de transformação dos direitos das trabalhadoras rurais, domésticas, das mulheres negras, das beneficiárias dos programas sociais, educacionais da última década, que garantiram a expansão do acesso, promoveram a qualificação para o trabalho e a inclusão social. 
Refletir sobre os avanços das mulheres requer ir além. É preciso reconhecer a educação como um elemento fundamental de transformação cultural, de garantia dos direitos humanos, de valorização das diferenças e de aprofundamento da democracia. Portanto, é necessário discutir as políticas educacionais na perspectiva de gênero e a construção de projetos políticos pedagógicos compreendendo suas diversas dimensões, que englobam a organização curricular, os conteúdos, as práticas pedagógicas e de gestão, de caráter inclusivo, contextualizado e de qualidade social. 
À educação não cabe incorporar a pauta do retrocesso quando ainda existe violência doméstica, divisão sexual do trabalho, objetificação feminina, lesbofobia, transfobia, tráfico de mulheres, mercantilização do corpo, abuso, assédio e estupros. Questões graves de uma cultura patriarcal que se mantém e que se não forem desconstruídas, combatidas, denunciadas e enfrentadas cotidianamente, tornam-se naturalizadas, inclusive em ambientes educacionais, na educação básica e superior, em que ainda ocorrem trotes vexatórios, discriminatórios, violentos, onde adolescentes são subjugadas por desejar usar short no calor, em que ainda pululam conteúdos machistas e onde ainda é definido às mulheres o papel de cuidar. 
Como declarou a Presidenta Dilma: “manter e desenvolver a perspectiva de gênero é crucial para avançar nas políticas públicas”.  E na educação não poderia ser diferente.

40 comentários:

titia disse...

Incrível como a identidade de gênero e masculinidade (porque o terror é que os meninos virem gays, as meninas lésbicas podem ser "curadas" a qualquer hora com estupro corretivo) desses senhores é tão, mas tão frágil que eles precisam infernizar a vida de todos que não sejam machos brancos héteros ricos e impedir até mesmo que crianças aprendam a respeitar o diferente. São tão 'machos' que se um menino chegar prum coleguinha gay e não xingá-lo nem espanca-lo eles já se sentem ameaçados em sua virilidade. Tão 'nasci assim e ponto' que se um menino pegar uma
pulseira porque gostou das cores é como se tivessem apontado uma arma pra sua identidade de gênero. Tô achando que o melhor que esses caras tem a fazer é soltar a franga e irem ser felizes, assim param de aporrinhar todo mundo. Enrustidos chatos.

15:54 a democracia ganha sim. Você e seus amigos mascus é que perdem os privilégios de macho e ficam chorando achando que vamos ter peninha de você se voltar pra cozinha.

donadio disse...

É interessante como os propagadores da ideologia de gênero se declaram contra a ideologia de gênero...

titia disse...

17:06 mesmo que isso existisse, não adianta "aula de como ser viado" porque não se aprende a ser gay; a pessoa é ou não é, simples assim. Que foi? Se fosse escolha você acha mesmo que as pessoas iam escolher serem expulsas de casa, odiadas até pelos pais, ser agredidas verbal e fisicamente, perder direitos civis e até mesmo ser assassinadas apenas porque gostam de alguém que a sociedade não aprova, seu porífero? Claro que não até porque, se sexualidade fosse mesmo escolha, eu não escolheria gostar de homem. Homem, salvo raríssimas exceções (Silvinho que o diga) estupra, mata, humilha, escraviza, odeia a mulher e a maltrata. Quem quer dormir com o inimigo? Eu não. Se pudesse um monte de mulher hétero não gostaria de homem.

Na verdade, vocês mascus tão mais pra professor de viadagem que qualquer outro. Olha só, vocês odeiam mulheres, tem repulsa a tudo que for relacionado ao feminino, desprezam a vagina e só querem penetrar ânus, repetem que mulher é má e homem é que é honrado, demais, tudo de bom, só homem merece ser amado. Vocês veem mulheres como inferiores e enxergam homens como iguais. Na Grécia antiga diziam a mesma coisa, sabe, que mulher era inferior e como só se pode amar um igual o único amor verdadeiro era de um homem por outro homem. Mulher servia pra procriar, mas amar mesmo os gregos só amavam (inclusive sexualmente) outros homens. Coincidência? Olha pro teu rabo, macaco.

Anônimo disse...

É comum a titia falou : a masculinidade é mesmo muito frágil, vide o anônimo que usa a palavra "viado" o tempo todo. Mais um que não se aceita.

titia disse...

HAHUAHUAHUAHUAHUAUHAUAHUAHUA!!

Ai, sério, morri de rir aqui quando li o 18:30 forçar seu sistema nervoso rudimentar pra conseguir um argumento tão brilhante quanto bosta chamuscada que ele usou contra mim... acho que vou chorar.

HUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUA!! Ai, ai, calma aí, preciso respirar. Deixa eu me recompor. pronto. Pfffffhihihihi.

Ah, 18:30, quer dizer que você é gay? Porque, tipo assim, se é pra não falar sobre o que você não entende, você só poderia falar de homossexualidade se fosse gay. Então me fala aí, viaaaadu: como foi que te "ensinaram" a ser gay?

Anônimo disse...

* Corrigindo : É como

titia disse...

Oi Ranheta! Você por aqui de novo? Se liga no que você diz, viu? Porque, sabe, negros também são uma minoria política; e quando você diz que o lugar das minorias é te servindo, você está dizendo que o lugar dos negros é te servindo, você macho branco hétero. E, sabe ranheta, isso é racismo e racismo é crime :D Torce aí, porque se a Lola não apagar seu comentário digno do viaaaadu das 18:30 você pode se meter em encrenca com a polícia...

titia disse...

Brigada, ranheta e viaaaadu! A gargalhada noturna que as palhaçadas de vocês me fizeram dar foi ótima.

Viaaadu, dizer que eu não devo me meter no que eu não sei significa que você é gay - já que está falando com tanta propriedade e que só quem entende do negócio é quem deve falar sobre o assunto. Quer dizer, você passa a corda no próprio pescoço e eu é que não tenho inteligência pra rebater seus "argumentos"?


Uuuuuuui, fique com medo agora ranhetinha! Por que? Se eu não obedecer você vai me chicotear? Me estapear? Ah, não, é porque se eu não obedecer você vai chorar. Bom, então aproveita e enche aqui meu galão de male tears. Já tenho dois caminhões pipa mas quem sou eu pra negar um extra, né? Pronto, tá aqui meu galão, agora enche o meu galão de male tears, bostinha! Enche ou vai apanhar!

Ah, e racismo continua sendo crime, viu? Pode chorar à vontade, se disser alguma merda racista que fique registrada aqui no blog é só mandar um print pra polícia você vai ser gentilmente convidado a ter uma conversinha com o delegado...

titia disse...

Gente, olha, mais um surto do viaaaadu! E você pode ver pela coerência e pelo conteúdo dos "argumentos" dele o quanto nosso caro porífero se esforça pra debater como gente.

O galão tá quase cheio. Mais uma participação do ranheta e eu tenho male tears pra encher minha piscina.

titia disse...

Agora é festa na piscina! Puxa, ranheta, como você é obediente, merece um ossinho. Pega totó! Mas não saia sem a coleirinha, viu, ou a carrocinha te pega.

*Partiu festa na piscina de male tears*

titia disse...

*Muito ocupada com festa na piscina de male tears*

titia disse...

*Ainda ocupada com festa na piscina de male tears*

titia disse...

Obrigada, viaaadu e demais trolls pelo show de humor. Agora vou voltar pra minha festa. Obrigada pelas male tears extras, vai dar pra fazer uma cascata na piscina.

*Partiu voltar pra festa*

titia disse...

Na verdade, 19:34, o que você descreveu aí foi a sua própria vida e a dos seus colegas mascus. Homem adora jogar pra cima de mulher os comportamentos errados deles: stalkear, agredir e matar a ex porque ela terminou o relacionamento, infernizar e agredir quem disse um 'não', matar porque foi traído, etc. Isso que você falou dizendo que era sobre mim é uma declaração de como é a sua vida. Agora, com licença, tenho uma festa pra aproveitar e não vou bater palma pra mascu dançar.

Anônimo disse...

Eu conheci um cara que afirmava ser napoleão há alguns anos...acho que se fosse hoje esta gente lhe daria razão.

Fabi disse...

Esse espaço é migalha de Dilma para os movimentos sociais, não consigo não criticá-la, mesmo tendo votado nela para evitar um playboy machistinha presidente. O que ela fez de relevante em prol dos direitos das mulheres? Sequer lutou pelo cumprimento da Norma Técnica que tratava da não exigência de boletim de ocorrência para a realização de aborto em caso de estupro. O que se viu de concreto do governo diante das manifestações de junho de 2013? Na internet e nas ruas a violência é dominante, o aplauso aos linchamentos, o troll antes visto como fracassado hoje possui espaço porque o governo escolheu um caminho político de desenvolvimento capitalista, em detrimento do meio ambiente, dos povos indígenas. Não escuta as reivindicações dos movimentos sociais, não há mais um diálogo coerente nesse país. E isso se deveu aos laços políticos com o baixo clero, com Cunha, Renan, Silas Malafaia..
Me nego a abraçar Dilma, o PT e sua política economicista. Temos que ver além do "nós contra eles", culpa de imprensa (nesse momento propaganda na TV)? hein! Precisamos buscar novos modelos de política como única possibilidade de trazer algo novo.
Boa sorte para nós e boa noite a todos.

Anônimo disse...

"sirurgia". Melhor pagar um curso de português. Ainda não curam problemas cognitivos como o seu com plásticas no cérebro. Ah, e a tentativa de piadinha sarcástica: fail.

Anônimo disse...

O governo Dilma tem tudo a ver com nós feministas, temos a obrigação de defendê-la.
Me digam: quem aprovou a lei do feminicídio????

Anônimo disse...

Vamos! Me digam! Quem aprovou? Foi o fhc? Foi o playboy? Ou foi a #dilma13??

Anônimo disse...

Ok, desisto de vocês. Votem no RETROCESSO.

Anônimo disse...

"O governo Dilma tem tudo a ver com nós feministas, temos a obrigação de defendê-la.
Me digam: quem aprovou a lei do feminicídio????"

Só para constar, em um país democrático, ninguém "aprova" nenhuma lei sozinho.

Existe todo um processo legislativo que a lei tem que passar.

Anônimo disse...

Então, na sua opinião, o playboy sancionaria essa lei? O fhc??

Acordem!!!

Anônimo disse...

Acorda gente, precisamos de #Dilma13 para o Brasil seguir mudando!!

Anônimo disse...

Lola, por favor apaga o comentário do mascu das 12:09!!!!!!

Anônimo disse...

MASCU DAS 12:09: você tem sequer alguma prova sobre a desonestidade da Dilma??

Nem estou falando do lula ou delubio!!! To falando da Dilma! Alguma única prova?

LOLA APAGA O COMENTÁRIO DELE POR FAVOR!!!

Anônimo disse...

Acordem meu! DILMA foi denunciada a toa?? Alguma coisa tem. Neste país q a lei só vale pra pobre, pra denunciarem a presidenta é porque fez muita merda.

Anônimo disse...

Recessão recorde, corrupção de bilhões, membros do governo presos, inflação descontrolada, desemprego aumentando mês apos mês, comércios fechando em enxurrada, criminalidade com números de guerra civil, greves e desvalorização nas universidades publicas, superfaturamento em tudo quanto e obra publica para favorecer empreiteiros cumpanheiros, desmonte da Petrobras...

Nada disto importa para esta gente, apenas a ideologia,estas pessoas sofrem de anomia, não vivem na realidade vivem no mundo que criaram dentro de suas cabeças.

Anônimo disse...

Mascu das 12:50:

Você já ouviu falar em PIG? O partido da imprensa golpista??

Vá estudar mais e descubra por que quase todos os ricos estão contra a Dilma e quase todos os pobres estão contra ela!!!!!

Anônimo disse...

Quase todos os pobres estão A FAVOR dela, desculpem.

Anônimo disse...

Mascu das 12:50 acredita em tudo o que a Globo fala. Não tem outras fontes, não conhece a realidade.

Rafael disse...

A exemplo do que escrevi em outro post (que foi criticado pela Viviane), no caso de Dilma cabe a mesmíssima observação.

Porque diabos PSOL e PSTU batem incansavelmente nela? Porque em encontros do PSOL aqui no Rio fala-se abertamente contra o PT?

Será que é difícil entender que para a esquerda é ruim com o PT mas MUITO PIOR sem ele?

Ou os beócios acham que tirando a Dilma, no dia seguinte 100 miihões de brasileiros verão o Freixo como melhor alternativa???

Se Dilma e PT caírem, teremos DÉCADAS, DÉCADAS de governo neoliberal pela frente.

Se considerarmos o nível de conservadorismo do nosso Parlamento, podemos prever sem medo do erro que o retrocesso será imenso.

Bem como no feminismo, na esquerda brigas e picuinhas menores estão fodendo o movimento e facilitando DEMAIS a vida dos conservadores.

E eu que sou troll...

Anônimo disse...

Isso mesmo Rafael.
Temos que reunir todos os companheiros da esquerda e enfrentarmos o inimigo comum.

E parem de ficar lendo o PIG!!!

Anônimo disse...

Esse comentário das 12:50 tá bom de apagar também viu!

Anônimo disse...

É bom vcs pedirem logo a migalha de vcs antes que o governo caia.
Quando nós leremos nesse blog algo sobre o Lula?
Ou vocês acreditam que os milhões que ele ganhou foram de palestras.

lola aronovich disse...

Quando vcs leram nesse blog algo sobre o Lula?
Hum, hoje? É só atualizar o blog. Mas o que vc ler não vai te agradar (pra variar).
E que migalhas são essas?

Anônimo disse...

Eu acho que ele quis dizer falar mal do Lula

Rafael disse...

15:24, Lula tem QUASE CINCO VEZES MAIS títulos honoris causa outorgados por universidades do exterior em relação à FHC.

O mesmo FHC incensado no Brasil como um dos maiores pensadores e catedráticos contemporâneos.

Lula deu dezenas de palestras no exterior, ganhando em dólar e cobrando muito, muito bem.

Pesquise antes de falar e escrever merda.

Anônimo disse...

engraçado que sou pobre e to contra a dilma, parem de falar merda.

Anônimo disse...

Se você é pobre e contra a Dilma, você é exceção.
Tem certeza que você é pobre mesmo?

Pois Dilma ajuda os pobres. Aécio ajuda os playboys.

donadio disse...

"parem de falar merda."

Pare você... de fazer merda.