sexta-feira, 11 de março de 2016

GUEST POST: LULA E A LAVA JATO

Meu amigo Allan Patrick é Auditor Fiscal da Receita Federal e colaborador frequente aqui do blog. Pedi a ele para escrever um texto sobre Lula e a Operação Lava Jato.

Já que Lola é Professora de Literatura, eu poderia começar e encerrar este post dizendo que uma resposta curta e precisa, em apenas um parágrafo, às suas indagações sobre essa operação poderia se resumir a um personagem, Josef K., e à obra por ele protagonizada, O Processo, de Franz Kafka.
Mas elaboremos um pouco mais.
Lula, condenado por alguns
meios de comunicação
desde 1980
Aparentemente, Lula é acusado de receber por palestras fantasmas, de receber demais por palestras, de ser contratado para palestras em mais de 30% dos casos por empresas que já tiveram negócios com o governo, de ter montado um instituto de fachada para lavar dinheiro sem pagar imposto, de ter um sítio ou ainda por ter um apartamento no Guarujá que não está em seu nome. 
Esse “aparentemente” do início do parágrafo anterior e a conjunção “ou” para tantas acusações alternativas não estão aí gratuitamente. Tal como acontece com Joseph K., a acusação contra Lula é fluida, variável e nunca está definida preto-no-branco, até porque se estivesse seria possível elaborar uma defesa e não foi pra isso que “o processo” foi criado. 
Digo isso porque se tem a nítida impressão que o nosso K., Lula, já foi condenado de antemão e “o processo” é apenas um meio pelo qual essa condenação terá que nascer, nem que seja a fórceps e com manobra de kristeller.
Aliás, enquanto eu redigia esse texto, saiu a notícia que a Operação Lava Jato tem uma nova acusação por improbidade administrativa contra ele e deverá julgá-lo e condená-lo até a segunda instância antes de 2018!
Ao ver isso no noticiário, o leigo pode pensar que a investigação está se aprofundando, quando na realidade ela está perdida porque, uma após outra, as acusações são rebatidas pela defesa. É incrível como a situação de Lula na Lava Jato se encaixa à perfeição na breve sinopse que a Wikipédia em português apresenta sobre O Processo:
"Sem motivo Josef K. é capturado e interrogado em seu aniversário de 30 anos. As circunstâncias são grotescas, ninguém conhece a lei e a corte permanece anônima. A 'culpa', descobre Josef K., torna-se-lhe inerente, sem que ele possa fazer algo contra isso. Obstinadamente, mas sem sucesso, ele tenta lutar contra o crescente absurdo e envolvimento, ignora todo aviso de resistência e é por fim executado um ano depois nos portões da cidade."
Porque de antemão A Corte não acredita que alguém pagaria por uma palestra dele.
A Corte também não admite as provas em contrário apresentadas por Fernando Morais ou quem quer que seja.
Por exemplo, segundo ditames d’A Corte, esse evento não existiu:
Lula, 4o da esquerda para a direita, em 27/11/13, reunido com empresários chilenos na Confederación de La Producción y del Comercio 
Para A Corte, (ex-)presidentes americanos promovem o interesse de seu país ao defenderem suas empresas.
Afinal, se Bill Clinton veio a Natal/RN em 2010 palestrar para promover a empresa americana que adquiriu a maior universidade particular do estado, então estamos diante de um evento lindo e maravilhoso! Clinton sim é um verdadeiro estadista.
Mas se Lula fizer o mesmo, ou seja, sair por aí promovendo empresas brasileiras no exterior, certamente é crime. Esse peão não sabe o seu lugar.
Enfim, A Corte não admite que o Instituto Lula não seja uma organização criminosa.
A Corte entende que o instituto está lá pra lavar dinheiro, pagar benesses e luxos ao Lula. Evidências e provas em contrários são inúteis, pois A Corte já decidiu que houve confusão patrimonial.
Se o Instituto não foi usado pra lavagem de dinheiro ou pra pagar despesas pessoais de Lula, então A Corte entende que mesmo assim ele é um crime, pois no Código Penal anotado pela Corte constitui propina doação a um mausóleo de adoração soviética do “grande líder”.
A Corte descarta qualquer evidência em contrário. A construção dos “Diálogos Africanos”, debates sobre os imigrantes no Brasil, a visita a refugiados ou a elaboração do Memorial da Democracia não são evidências aceitas por Ela.
A Corte entende que se esses atos ainda não forem crimes então em breve certamente serão, mas assegura desde já a condenação em segunda instância, antes de 2018.
(Desculpem o breve desvario kafkafiano, mas é assim que a mente passa a funcionar quando imersa n’O Processo).
Deixando Kafka (um pouco) de lado, por que tanto ódio e desconfiança em relação ao apartamento do Guarujá e ao Sítio de Atibaia?
No meu meio social, classe média alta de uma capital litorânea, é comum alguém emprestar uma casa de praia ou de campo a um parente ou amigo próximo em troca de reparos ou de sua manutenção.
É ainda mais comum acontecer, antes de alguém comprar um imóvel, que a pessoa visite vários diferentes, sonhe e faça planos mirabolantes para cada um deles e no final desista da aquisição.
Mas essas são práticas costumeiras de quem pode. Isso não é pra qualquer um, muito menos um peão. Aliás, se for um peão fazendo isso, deve ser crime.
É que, como já diz uma velha piada, rico correndo pratica cooper; pobre correndo deve estar fugindo da polícia.
JOÃO SANTANA
Lula é uma pessoa querida e amada por muitos. Se queremos nos embrenhar nos intestinos da Lava Jato, temos que falar de pessoas de reputação incógnita, já que exercem atividades normalmente execradas pelo público.
Ao serem presos, Mônica Moura e seu marido, João Santana, foram algemados. Quando o STF editou a Súmula Vinculante nº 11, sobre a proibição do uso de algemas, anulou um julgamento de homicídio com base unicamente no fato do réu estar algemado. Ao que tudo indica, essa Súmula não se aplica À Corte.
Vamos falar, por exemplo, do marqueteiro João Santana. Sobre ele, parece (afinal, estamos falando d’A Corte onde corre O processo e lá a defesa é sempre a última a conhecer o teor da acusação) que pesa a acusação de ter recebido um depósito em conta no exterior por uma atividade realizada no exterior (segundo o próprio João Santana) ou no Brasil (segundo A Corte).
Como Lola me apresentou, eu sou Auditor Fiscal, trabalho na Receita Federal, e entre outras atividades que já exerci na instituição, uma delas foi a de fiscalizar contribuintes que não tinham cumprido suas obrigações tributárias corretamente.
Como a Receita Federal costuma proceder ao se deparar com a informação de que um contribuinte recebeu um vultoso depósito em conta corrente no seu nome? Há uma série de passos a serem seguidos. Inicialmente um setor chamado Seleção faz uma análise sumária do caso.
Neste momento, havendo dúvidas razoáveis sobre a legalidade do ato, provavelmente será aberto um procedimento fiscal. Aberto o procedimento fiscal, ele é distribuído a um servidor público ocupante do cargo de Auditor Fiscal. Essa pessoa intimará o contribuinte a prestar esclarecimentos e buscará, por meios lícitos de prova, informações que comprovem ou desmintam a versão que o contribuinte apresentar para o depósito vultoso.
Se o Auditor Fiscal, ao final desse procedimento fiscal, tem a convicção e provas de que aquele depósito é uma renda não declarada pelo contribuinte, procederá à lavratura de um Auto de Infração. Do contrário, encerrará o procedimento fiscal sem resultado.
Havendo a autuação, o contribuinte tem direito a contestar o resultado do Auto de Infração. Se assim o fizer, esse Auto será revisto internamente numa unidade distinta daquela onde o Auditor Fiscal que o elaborou trabalha, chamada Delegacia de Julgamento, também composta por Auditores Fiscais.
Se o contribuinte discordar da decisão tomada pela Delegacia de Julgamento ao analisar sua impugnação, ainda tem o direito de submeter um novo recurso, desta vez ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, composto meio a meio por Auditores Fiscais e advogados indicados por entidades patronais, como as Confederações Nacionais da Indústria, da Agricultura e do Comércio.
Se esse Conselho finalmente entender que aquele depósito é um ilícito tributário, o Auto de Infração retorna à unidade de origem sem mais chances de ser revisto administrativamente e pronto para cobrança.
Se houver anexado a esse Auto uma Representação Fiscal para Fins Penais por crime de sonegação, essa representação será encaminhada ao Ministério Público Federal.
Mas atenção: nesse caso o STF já pacificou jurisprudência no sentido de que, se o contribuinte pagar os valores relacionados no Auto de Infração, extingue-se o processo penal e o contribuinte não responderá pelo crime de sonegação.
Eventualmente, se durante o procedimento fiscal, o Auditor descobrir indícios que apontem para a origem ilegal desse depósito na conta do contribuinte -- que não a mera sonegação de tributos -- pode encaminhar de imediato Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Federal que, usualmente, solicitará à Polícia Federal a abertura de um inquérito para apurar informações que complementem essa representação e, se entender cabível, ao receber de volta o inquérito preparado pela PF, apresentará uma denúncia perante um juiz. 
Comparemos esse roteiro tradicional com o que aconteceu com João Santana. Ele foi preso de cara lá no momento inicial, quando num caso normal tem início o procedimento fiscal na Receita Federal. Ou seja, a situação dele é excepcionalíssima quando observada lado a lado com possíveis ilícitos similares.
Inverteu-se a presunção de inocência quando ele primeiro foi preso e só depois a máquina processual burocrática começou a se mexer. Isso é possível?
No mundo real (aqui fora), podem acontecer situações excepcionais que justifiquem a prisão preventiva, normalmente porque o alvo:
1) Constrange testemunhas
2) Destrói provas ou
3) Está em continuidade delitiva.
Não parece ser o caso de João Santana, pois:
1) Supõe-se (lembrando que n’A Corte acusações são sempre mutantes, portanto no condicional) que ele está sendo acusado por fazer campanhas eleitorais para Lula e o PT em troca de dinheiro oriundo de propinas, mas não estamos em campanha eleitoral, ou seja, no momento é impossível a continuidade delitiva
2) Não se tem notícia de que esteja constrangendo testemunhas.
3) Aí resta, para justificar o aprisionamento, a acusação de destruição de provas, a qual não faz sentido porque se houvesse qualquer preocupação com isso A Corte não estaria há mais de uma semana vazando que João Santana seria alvo de uma operação -- ao mesmo tempo em que recusava pedido feito por ele para depor espontaneamente!
Será que João Santana apagou alguma coisa dos seus computadores? Bom, depois que houve um vazamento sobre brinquedos sexuais de um réu numa recente operação do MPF em Brasília, isso seria estranho?
Kafka pode ter alcançado o mesmo nível, mas não fez melhor n’O Processo.
CONCLUSÕES
Qualquer Estado Democrático de Direito digno de tal denominação não pode tratar de forma desigual, perante a lei, pessoas em situação semelhante.
Não é à toa que, colocados nessa situação extraordinária, tantos réus delatem. De fato, apenas 8% dos acusados na Lava Jato permanecem presos. Os demais, como se dizia nos tempos da ditadura, “cantaram” e estão livres.
Além da desigualdade de acesso ao direito, pesam desconfianças sobre a imparcialidade da Operação. Só Aécio Neves, por exemplo, já foi citado por três delatores. E, embora ele tenha foro privilegiado, as pessoas do seu entorno não têm. E elas não foram abordadas. Uma Justiça que não trata a todos com isonomia não representa um Estado Democrático de Direito.
Ao que parece, existe um Direito Penal para um setor da sociedade, onde se incluem Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, Eduardo Cunha, José Serra, dentre outros, e um segundo Direito Penal, o Direito Penal do Inimigo, tal como concebido por Gûnther Jakobs, que se aplica ao “Outro”, ao “Petralha” ou qualquer um que a estes possa ser associado, e que os sujeita a:
(a) antecipação da punição;
(b) desproporcionalidade das penas e relativização e/ou supressão de certas garantias processuais;
(Não inventei esses itens, eles estão na obra de Jakobs).
Por fim, não deixa de ser curioso que, na esdrúxula teoria construída pela Corte, os subordinados da “organização criminosa” desviam centenas de milhões de reais e os “cabeças”, que detêm o “domínio do fato”, pedalinhos e um barco de lata.
Em paralelo, me causa espanto que o escândalo seja conhecido como da “Petrobrás”, a empresa vítima do esquema, e não da Samsung, a empresa que teria praticado a corrupção ativa e incentivado diretores da Petrobrás a trair os interesses da estatal em troca de propinas. Mas isso seria tema pra outro post.

Resposta de Allan Patrick a alguns questionamentos que surgiram nos comentários.

169 comentários:

Anônimo disse...

Achei que a escrita ficou confusa..
O recurso literário da ironia + a utilização de 'apelidos', como o uso da palavra 'a corte', travam a compreensão do texto.

Creio que uma parcela grande das pessoas desconhece o assunto de forma técnica, por isso o estilo de escrita não funcionou bem.

Seria bem vindo um texto mais mastigado e cronológico. Fica como sugestão. Mas obrigada pela tentativa, de qualquer forma.

Anônimo disse...

Lola, que tal inverter a parte 2 do texto com a parte 1 ( dos tais devaneios kaftanianos )?

Unknown disse...

Parabéns ao autor pelo texto. As comparações feitas, foram bem cabíveis e oportunas. Dois pesos e duas medidas.

Anônimo disse...

Todos torcem para que Aécio e cia sejam investigados. Mas pra isso, não precisa parar de investigar Lula e cia e nem que eles sejam os últimos.

Os excessos da lei, cabem ao pedreiro amarildo, torturado e morto pela polícia. Aos investigados da lava jato, desde que o mundo é mundo, cabem os privilégios da lei.

Ao Aécio cabem mais privilégios do que ao Lula, isso é um fato. Mas de qq forma fico feliz que se trate com rigor aqueles das camadas mais altas, que é onde o Lula está hoje.e torço pra que chegue logo a vez do Aécio.

aiaiai disse...

Magistral, Allan. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Será que o nobre colega (também sou AFR, mas ESTADUAL) SE ESQUECEU (propositalmente, claro) da existência de um procedimento Administrativo INTERNO em todas as Fazendas chamado Notícia-crime contra a ordem tributária???

Se ele se esqueceu, ou mesmo para esclarecimento das leitoras, segue em frente:

"RESOLUÇÃO Nº 3517, DE 12 DE ABRIL DE 2004"

Art. 1º Os procedimentos concernentes à formação, instrução e tramitação de Auto de Notícia-Crime (ANC), relativamente a crimes contra a ordem tributária, obedecerão ao disposto nesta Resolução.

Art. 2º O servidor fiscal que, no desenvolvimento de seus trabalhos, identificar fato que, em tese, configure Crime Contra a Ordem Tributária, previsto na Lei Federal nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, deverá preencher o Boletim de Ocorrência Criminal (BOC), conforme modelo constante do Anexo Único desta Resolução.

Art. 3º O Boletim de Ocorrência Criminal deverá conter o seguinte:

I - exposição pormenorizada dos fatos e elementos caracterizadores da conduta ilícita;

II - qualificação completa das pessoas às quais, supostamente, se atribua a prática do delito, assim como daquelas suspeitas de envolvimento com o crime;

III - identificação das pessoas que possam ser arroladas como testemunhas;

IV - indicação dos dispositivos da legislação tributária que foram infringidos;

V - informação do dano produzido, se for o caso; e

VI - informação sobre os antecedentes tributário-penais dos sócios e da empresa envolvida.

Parágrafo único. Para fins de instrução do Auto de Notícia-Crime, as informações constantes do Boletim de Ocorrência Criminal serão acompanhadas dos documentos comprobatórios, incluindo os relacionados no art. 8º desta Resolução.
....
(e segue por mais 19 artigos).

Anônimo disse...

Não, auditor ESTADUAL, na verdade, sua intenção de desmerecer o excelente texto é tamanha, que você esqueceu de lê-lo. Na área federal denominamos seu "Auto de Notícia-Crime" de "Representação Fiscal para fins Penais".
Leia de novo, tá?
Beijo

Anônimo disse...

Bom, primeiro, não sou "coxinha" nem petralha". Votei no Lula, mas me recusei a escolher entre Dilma e Aécio, que pra mim são duas faces do mesmo mal.

Não é uma crítica, mas acho que há tanto partidarismo nesse texto quanto na Veja. Há problemas na investigação da Lava Jato? Talvez, mas a "fluidez" das denúncias contra Lula AINDA não é um problema PORQUE ELE AINDA NÃO FOI DENUNCIADO PELA JUSTIÇA FEDERAL. Só no momento da denúncia a acusação precisa definir exatamente a conduta imputada à pessoa, até lá é possível sim trabalhar-se com diversas linhas de investigação.

Sobre Aécio e demais delatados. Quero mais que todos sejam investigados com o mesmo rigor, e presos. Mas especificamente no caso de Aécio, Cunha e outros atuais parlamentares, a Justiça Federal não pode fazer NADA, simplesmente porque não tem atribuições pra isso (Leiam a Constituição, não precisam acreditar em mim). Logo, não é partidarismo do Moro e sua " força tarefa". Basta que o PGR dê início aos trâmites que a esfera competente também poderá investigar Aécio e cia.

E porque Lula não dá explicações aceitáveis? Ao contrário do autor do texto não me convenci com o que a defesa dele apresentou sobre as acusações, é tudo muito estranho (como dizer que não via problemas em aceitar presentes de grandes construtoras). Gostaria de acreditar que ele é de fato inocente, mas não é o que parece.

E no mais, esse caso do Lula só reforça algo que já tinha provocado minha desilusão com o PT , a de que "aos amigos tudo, aos inimigos o ódio, e nada é nossa culpa, nunca"

Anônimo disse...

15:50,
A denominação muda de Secretaria para Secretaria. Mas a finalidade é a mesma e os procedimentos bastante semelhantes.

Estude um pouco mais. Tenha um pouco mais de respeito.

Att,

Patrick disse...

Esqueci não, me referi a ele no texto como Representação Fiscal para Fins Penais.

Anônimo disse...

15:53, estude você!
A Representação para fins Penais não foi ignorada pelo autor do texto, como sugeriu o anônimo auditor às 15:43. E, sim, ela tem a mesma finalidade da notícia-crime citada. E no final das contas só serve para reportar ao MP a prática EM TESE de um crime. Nada mais. Num estado democrático de direito deve SEMPRE prevalecer a presunção de inocência, a proporcionalidade, a isonomia. Jamais dois pesos para duas medidas.

Anônimo disse...

http://super.abril.com.br/comportamento/como-silenciamos-o-estupro

Patrick disse...

Talvez, mas a "fluidez" das denúncias contra Lula AINDA não é um problema PORQUE ELE AINDA NÃO FOI DENUNCIADO PELA JUSTIÇA FEDERAL.

Como não é problema? Ele é achincalhado diariamente na mídia com base na elocubração do dia que a Lava Jato vaza. Ilegalmente, devo lembrar.

Anônimo disse...

Sinceramente?!
Que Lula, Aécio & cia se explodam e não implodam o país!

Roxy Carmichael disse...

Excelente Patrick!
Muito claro o texto, muito boa a relação com Kafka

Roxy Carmichael disse...

aparentemente o ny times coloca fluidez sem aspas e em letras garrafais
http://mobile.nytimes.com/2016/03/10/world/americas/ex-president-of-brazil-luiz-inacio-lula-da-silva-faces-charges.html?referer=http%3A%2F%2Fm.facebook.com&_r=0

Anônimo disse...

O sr. Allan que é auditor fiscal poderia dizer se na declaração de bens do 'instituto lula' há referências às milhares de palestras, os ref. valores recebidos(participação em conferêncian NÃO é palestra), e seu IR devidamente calculado e PAGO pelo contribuinte em questão?


Anônimo disse...

Todos os outros acusados, presos ou não, na investigação 'lava-jato' são inocentes que nem o 'instituto lula' ou só este pobre metalúrgico injustiçado?

Anônimo disse...

O texto é muito ruim. Cheio de falácias e inverdades.

1ª Inverdade (não caberia preventiva de João Santana, por não haver continuidade delitiva ou flagrante): o crime de Lavagem de Dinheiro prevê a modalidade de " Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal." (ART. 1º)
Na modalidade "ocultar", trata-se de crime permanente. Logo, cabível a prisão, até mesmo em flagrante.
Idem para o crime de "associação criminosa".

2ª) Comparar a utilização de uma casa de praia em troca de reforma ou manutenção com, se confirmado for, a situação do sítio de Atibaia, ou é piada ou é subestimar a inteligência alheia...
Você, servidor público, emprestaria sua eventual "casa de praia" 188 vezes, para a mesma pessoa, em um ano? Aceitaria reformas de milhares de reais? Aceitaria receber 38 caixas de vinhos da mudança do amigo? Tudo isso, é claro, pago por empreiteiras que não são conhecidas por fazerem caridade e que, por "mera coincidência", é claro, ganharam vultosos contratos com estatais, ao que tudo indica, por meio de licitações viciadas?

3ª) Qual construtora, antes de ter certeza da venda do imóvel, faz cozinha planejada no valor centenas de milhares de reais, instala elevador privativo, etc...?

Por favor Allan, você é capaz de argumentar de forma melhor... Ou será que não, ante o volume de indícios de ilícitos penais?

Anônimo disse...

OK, colegas.
Discussão encerrada.
Att,

Patrick disse...

O sr. Allan que é auditor fiscal poderia dizer se na declaração de bens do 'instituto lula' há referências às milhares de palestras, os ref. valores recebidos(participação em conferêncian NÃO é palestra), e seu IR devidamente calculado e PAGO pelo contribuinte em questão?

Quando os jornais estamparam em primeira página os rendimentos de Lula, o fizeram a partir de dados fiscais (declarações que Lula havia apresentado à Receita Federal) que deveriam estar em poder da LavaJato e que provavelmente foram vazados por ela para a imprensa.

Anônimo disse...

Roxy, não há qualquer semelhança desta investigação com 'o processo' da F.Kafka. O sr. Luis Inacio é beneficiário de toda essa lama que corre Brasil abaixo, a começar pelo escândalo da Petrobrás e estamos pagando gasolina cara para a empresa não quebrar, ou seja, estamos pagando o rombo que toda a corja do governo causou, sem termos nada com isso. Isso sim, a kafkiano. Fomos processados, julgados e condenados a indenizar e recompor o patrimônio da falida Petrobrás com nosso TRABALHO, sem a menor possibilidade de DEFESA. (Viu, Allan?)

Anônimo disse...

Sinto até pena de vc Lola, defendendo um corrupto lavador de dinheiro, não se esqueça que no governo petista a Petrobrás foi assaltada e a crise está deixando milhares de desempregados por dia.
Antes de mais nada para mim Aécio, FHC, LULA, Cunha deveriam está todos presos juntos com Maluf e Sarney, estes dois últimos apoiadores do governo

Roxy Carmichael disse...

"estamos pagando o rombo que toda a corja do governo causou, sem termos nada com isso"
hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!! hilário a sofrência dessa classe média sem graça, escravocrata, iletrada (como vai aí a leitura de marx & hegel? e do filósofo da igualdade, "nietsche"?) e sem o menor mojo...

Patrick disse...

Você, servidor público, emprestaria sua eventual "casa de praia" 188 vezes, para a mesma pessoa, em um ano? Aceitaria reformas de milhares de reais? Aceitaria receber 38 caixas de vinhos da mudança do amigo?

Fato é que quando eu me mudei da cidade de Mossoró para Natal, tive que contar com a solidariedade de amigos e parentes para guardar boa parte das caixas da minha mudança, que não cabiam na quitinete onde provisoriamente, durante pouco mais de um ano, residi com minha esposa. Ninguém me perguntou se nessas caixas haviam livros ou vinhos.

Quando houve a Copa do Mundo em 2014, e aí já estavamos numa residência maior, acolhemos pelo couchsurfing vários turistas (mochileiros) que vieram a Natal. Chegamos a ter, de uma vez, 9 mexicanos em casa. E contei com a solidariedade de amigos que emprestaram colchões pra essa turma toda.

O que eu tenho a dizer a você é que deve ser muito ruim viver num ambiente de pessoas onde todo mundo é egoísta e ninguém se ajuda.

P.S.: o dono do sítio em Atibaia conhece Lula desde que era uma criança de 7 anos.

Anônimo disse...

Quando os jornais estamparam em primeira página os rendimentos de Lula, o fizeram a partir de dados fiscais (declarações que Lula havia apresentado à Receita Federal) que deveriam estar em poder da LavaJato e que provavelmente foram vazados por ela para a imprensa.///

Como o sr. fala como se estivesse presente a todas as fases da investigação, e como os auditores fiscais têm acesso à nossa declaração de IR, gostaria de saber se o sr. redigiu
este post segundo SUAS pesquisas na fonte ou está se baseando no que a imprensa disse ou não?

Note que não é a imprensa que está investigando, e se a imprensa diz bobagem, não há de ser o MP ou a magistratura que vai levar a sério. o sr. Lula não foi prestar esclarecimentos à imprensa, bem entendido, portanto, meu caro, alguma coisa tem e é muito séria.

Patrick disse...

portanto, meu caro, alguma coisa tem e é muito séria.

Durante a ditadura militar na Argentina, que deu fim a 30 mil vidas no período da guerra suja, a frase "algo habrán hecho" - meio que uma tradução para "alguma coisa tem" - era uma frase muito usada para justificar quando alguém "desaparecia". É uma frase antagônica do Direito Penal e do Estado Democrático de Direito.

Sintomático seu uso no debate público na atual conjuntura.

Anônimo disse...

Fato é que quando eu me mudei da cidade de Mossoró para Natal, tive que contar com a solidariedade de amigos e parentes para guardar boa parte das caixas da minha mudança, que não cabiam na quitinete onde provisoriamente, durante pouco mais de um ano, residi com minha esposa. Ninguém me perguntou se nessas caixas haviam livros ou vinhos.////

Muito pertinente sua história. É assim mesmo que as coisas acontecem. Alguém É RECEBIDO em SUA casa, alguém empresta um imóvel que usa regularmente ou mantém fechado, juntando mofo; alguém cede um colchão velho que estava enfurnado. Mas vamos transpor a historinha para o triplex e o sítio em Atibaia: estes nunca foram frequentados pelos proprietários nominais, até porque foram comprados há pouco, com a intenção precípua de 'oferecer' graciosamente a um 'amigo'. Que amigo compra um imóvel desta monta, reforma, mobilia, apenas pelos belos olhos do beneficiário?

Aconteceu com você, Allan? Alguém comprou, alugou, roubou um imóvel para você morar?

Rafael disse...

16:17, "Fomos processados, julgados e condenados a indenizar e recompor o patrimônio da falida Petrobrás"

Os milhares de petroleiros que estão perdendo o emprego no Mar do Norte também são da Petrobras?

Será que o PT está envolvido até nas dificuldades econômicas das petroleiras norueguesas e inglesas que lá atuam?

Ou será que o real motivo da crise da Petrobras, convenientemente minimizado pela mídia está sendo esquecido nessa discussão?

Que empresa que vendia um produto a US$ 120,00 e em menos de 12 meses precisa vendê-lo a US$ 30,00 e não fica com o caixa prejudicado?????


"Gasolina cara"

Veja quanto custa o mesmo combustível nos EUA e na Europa e em seguida volte aqui para discutir.

Cão do Mato disse...

Muito bom o texto do Patrick. E mesmo se o Lula for realmente culpado de tudo que o estão acusando, nada justifica a leniência da mídia e da Justiça para com os corruptos de outros partidos. Esse povinho que se diz "indignado com a corrupção" não está nem aí para a roubalheira. Só não gostam da esquerda e do PT, e querem tirá-los do poder. Apenas isso.

Anônimo disse...

Depois dessa explicação acho que ninguém mais tem argumentos né? arquivem a lava-jato agora.

¬¬

mariana.

Anônimo disse...

"algo habrán hecho" - meio que uma tradução para "alguma coisa tem" Sintomático seu uso no debate público na atual conjuntura.//

exatamente: é o que os filipinos devem estar dizendo do desaparecimento do voo MH370. E quem pode contradizê-los?

Você já entendia alguma coisa quando o Collor renunciou minutos antes de ser impedido? Havia alguma coisa lá ou foi tudo invenção da oposição e da mídia?

Rafael disse...

16:27, "Como o sr. fala como se estivesse presente a todas as fases da investigação, e como os auditores fiscais têm acesso à nossa declaração de IR, gostaria de saber se o sr. redigiu
este post segundo SUAS pesquisas na fonte ou está se baseando no que a imprensa disse ou não? "


Amigo, você está propondo que um servidor público cometa um crime?

Anônimo disse...

Exatamente a mesma linha de defesa que se lê nos chamados "blogs sujos".

Mas lá eles ganham dinheiro para fazer esses malabarismos lógicos ... e aqui ?

De graça ?

Se for, é muita tolice

Anônimo disse...

Rafael, sabe quando produzimos algo que faz parte da bolsa de commodities em dólar? pois é, isto é o argumento para que o preço deste mesmo produto AQUI DENTRO seja o mesmo cotado na bolsa de commodities, porque se trata de um produto com preços internacionais. Este era o argumento quando o barril era 120 dólares, viu, amore? O preço de compra determina o preço de venda. No caso da Petrobrás, a razão da manutenção da gasolina como estava é ARRECADAR DINHEIRO P/TAPAR O ROMBO dado pelos pobres inocentes do governo dilma.

Rafael disse...

Lógica da imprensa, comprada por mais de 100 milhões de analfabetos políticos no Brasil:

1 - Olha! Achamos uma roubalheira aqui em Furnas!!
Furnas não é Petrobras, está fora do escopo. Deixe o Aécio em paz.

2 - Olha! Achamos uma roubalheira aqui na eletronuclear!!
Eletronuclear não é Petrobras, está fora do escopo. Mas deixe eu dar uma lidinha nisso. Hum... parece bom. Tem gente do PMDB do Rio envolvida. Pode prender geral.

3 - Olha! Achamos uma mansão em Paraty que os Marinho usam, mas não está no nome dele!!
Mansão? Oi, não te escuto. Peraí que vou ligar novamente.

4 - Olha! Achamos um sítio que Lula usa mas não está no nome dele!!
Excelente! Vamos vazar e chamar todo mundo para depor!

5 - Olha! Um empreiteiro corrompendo plítico no metrô de SP!
Que político??? Indicie 5 executivos da Siemens e NENHUM tucano.

6 - Olha! Um empreiteiro corrompendo político na Lava-Jato!
Ótimo! Prenda ambos!

O Brasileiro médio está pouco se fodendo para a corrupção. Todo mundo diz que não gosta do Aécio e acha ele tão ladrão quanto Lula. Todos os meus amigos falam isso.

Só que é da boca pra fora. Eu tenho dito sempre: Vamos trocar o governo. Seja pela força agora, seja pelo voto em 2018. E em seguida, como que por encanto a corrupção acaba.

Acaba do mesmo jeito que não existe corrupção no Tucanistão. Lá indiciam os executivos da Siemens por serem corruptores. Só que não existe corruptor sem corrupto. E NINGUÉM QUESTIONA ISSO!!!!!!

Anônimo disse...

Amigo, você está propondo que um servidor público cometa um crime?//

Pois é, Rafael, o sr Allan apareceu com um post aqui NA QUALIDADE DE AUDITOR FISCAL,
totalmente a par da tremenda injustiça que estão fazendo com o 'instituto lula', defendendo-o com unhas e dentes e desacreditando o Ministério Público, o STF e a Justiça Federal.

Anônimo disse...

Esse tipo de defesa me lembra um personagem de Chico Anisio, o Tavares.

Ele sempre dizia:

"Eu sou, mas quem é."


-------

Vergonha alheia...

Rafael disse...

16:48, pesquise para argumentar. Embora exploremos em boa quantidade, nosso óleo deve ser exportado, pois nossas refinarias não estão preparadas para o nível de API do óleo obtido aqui.

Com a entrada do Pré-Sal e as novas refinarias (estas, quando prontas), essa balança tem mudado.

Anônimo disse...

Agora com esse post no blog da Lola a lava jato deverá ser arquivada.

Rafael disse...

16:54

Como auditor fiscal, ele pode e deve opinar. Como está fazendo e eu concordo com ele.

Você insinuou que ele poderia consultar a declaração de bens do Lula, o que é crime.

Releia o que escreveu.

Patrick disse...

Os excessos da lei, cabem ao pedreiro amarildo, torturado e morto pela polícia. Aos investigados da lava jato, desde que o mundo é mundo, cabem os privilégios da lei.

Ao Aécio cabem mais privilégios do que ao Lula, isso é um fato. Mas de qq forma fico feliz que se trate com rigor aqueles das camadas mais altas, que é onde o Lula está hoje.e torço pra que chegue logo a vez do Aécio.


A direita não é ingênua como a ultra-esquerda quando o tema é luta de classes.

Lula era e continua sendo um representante das classes subalternas.

Ele sendo tratado com arbitrariedade e esculachado, mesmo sendo um personagem proeminente da classe subalterna, só dá ainda maior liberdade para o abuso e assassinato de pessoas como Amarildo.

Rosilda disse...

Muito bom e necessário o texto.

Pessoal fica discutindo como se a disputa fosse entre Lula e Aécio, PT e PSDB, mas no fundo sabe que no dia seguinte ao golpe o pré-sal vai direto pras refinarias internacionais...

e aí simplesmente adeus janela de oportunidade para a industrialização e para deixarmos de ser escravos exportadores de alimentos e matéria-prima.

Tanta bobagem na mídia que o povo esquece o contexto em que essas coisas estão acontecendo e não enxerga/não quer ver que é próprio pescoço que está em jogo =(

Anônimo disse...

Cara O que vc acha do governo da Coreia do Norte e de Cuba

Rafael disse...

Não vou entrar no mérito da inocência do Lula, mas um ponto quero levantar, há ações do Judiciário claramente ao arrepio da lei, com o fim único de perseguir um partido politico sim, ainda que se considere tal partido uma quadrilha, essas ações deixarão marcar na sociedade brasileira !Exemplo maior disso foi a última operação - espetáculo, ilegal em vários aspectos, pois bem, quando a ditadura civil e militar brasileira em aliança com as forças policiais passaram a torturar os jovens esquerdistas de classe média e alta e a matar jornalistas, ai sim, houve comoção nacional, movimento tortura nunca mais e etc,isso quando a coisa ficou feia porque é natural ao brasileiro apoiar tortura, linchamentos e espancamentos de desafetos,sejam físicos ou morais, de fato a tortura já era prática secular no andar de baixo com apoio das camadas superiores, assim como a "condução coercitiva" é hoje, as prisões temporárias acima do prazo e afins são amplamente praticadas nos andares inferiores dos estamentos da sociedade,ou seja, apenas aplicam contra o PT o que já é feito em larga escala contra vários brasileiros.E com amplo apoio de parte da sociedade que ainda hoje gosta de linchar e amarrar gente em poste. Essa deve ser nossa luta.

Rafael disse...

Exatamente Rosilda, a imbecilidade é tanta que acham o governo Dilma de esquerda.

Rafael disse...

Rosilda, na surdina, na maciota, já passaram semanas atrás a lei que começa a desmontar o modelo de partilha com participação da Petrobras.

O modelo de partilha foi a maior vitória do Governo Lula/Dilma no tocante à política petrolífera. É bom para o país e é justo com as empresas exploradoras.

Com seu desmonte, saímos do bom modelo inspirado no norueguês e em breve estaremos de volta ao modelo de concessão, que "vende" o poço com o petróleo dentro, sonho de consumo dos abutres internacionais.

A propósito, isto É UMA PROMESSA DO PSDB (voltar a "vender" poço), revelada no WikiLeaks, em reunião entre o Serra e a Chevron.

Anônimo disse...


"Lula era e continua sendo um representante das classes subalternas."

Que anda de jatinho e mora em cobertura.

Anônimo disse...

Rafael, então eu gostaria muito que o sr. Allan PARASSE DE FALAR DO QUE NÃO SABE, a menos que tenha tido acesso à declaração do sr. lula, a menos que tenha lido o processo que corre em Curitiba, porque fazer ilações comparativas a outros casos históricos e literários como se realmente fosse alguém de dentro das situações não compro não. Se ele é detentor de uma carteirinha da OAB, o que eu duvido, rezo para que ele procure os canais competentes para defeder o 'instituto lula' e seus 'amigos' (membros de quadrilha mudou de nome?) como se deve.

Anônimo disse...

Eu posso falar pois voto nulo desde sempre nas eleições! Uma coisa é fato, a vontade da maioria tem que ser respeitada, independente se é certo ou errado. Uma pessoa eleita, só poder sair do poder antes do fim se tiverem provas concretas contra ela.

Nitidamente, o que incomoda os anti-petistas, é o fato de muitas coisas terem deixado de ser "coisa de rico". Eles querem derrubar a Dilma e prenderem o Lula, pois acham que assim, nas eleições que deve ocorrer caso isso ocorra antes do final de 2016 (pois se faltar menos de 2 anos, o Vice-Presidente assume, esse não podendo, assume o Presidente da Câmara de de deputados, esse também não podendo, assume o Presidente do Senado Federal) vão ganhar por WO, pois o PT não terá força pra se eleger!

O que é da Globo está guardada, a Rbs Tv (filial da Globo no RS) fechou a Tvcom (sub-filial) e vendeu a parte catarinense do canal e afins (jornais, rádios, etc...) ficando exclusivamente no RS. Além disso, já tinham encerrado as transmissões locais no interior do Estado.

Rafael disse...

17:11, caro anônimo ingênuo, semana sim semana também vazam toneladas de documentos que deveriam fazer parte de processos sigilosos, documentos carimbados, assinados. Não é difícil achar a notícia que elenca os rendimentos do Lula. O Google pode te ajudar nisso.

Anônimo disse...

Lula foi um representante das classe subalternas, hoje já não diria isso, me parece sómais um político genérico que as usa em seu próprio favor.

Acredito que existam exageros inúmeros exageros na Lava Jato, mas nem por isso acho que o Lula é inocente. Porque claro que ele está sendo "perseguido" pelas " elites malvadas" só por ser o único político honesto e que se preocupa com o povo, né? Dois erros não fazem um acerto, não é porque talvez existam interesses políticos por trás das investigações que tudo o que Lula fez de errado automaticamente se torna certo. São "presentes de amigos" demais pra explicações de menos.

Rafael disse...

17:13, "Eu posso falar pois voto nulo desde sempre nas eleições!". Não não pode.

Quem vota nulo é omisso e não tem direito de falar merda nenhuma.

Quem vota nulo é covarde.

Anônimo disse...

Sr, Rafael, com o petróleo tendo o preço no chinelo, o pré sal não se mantem mais viável, o custo da exploração não se paga, somente com o petróleo acima de 70 dólares o barril e que os custo de exploração em águas profundas se pagam, o barril hoje esta baixo dos 30 dólares.

Anônimo disse...

Nitidamente, o que incomoda os anti-petistas, é o fato de muitas coisas terem deixado de ser "coisa de rico"

Tem ido ultimamente ao supermercado cidadão? Eu acabo de pagar 3,80 em um litro de leite.
E a conta de Luz, gasolina como anda pra você? Tem reparado o tanto de comércios fechando em seu bairro sua cidade?

Anônimo disse...

"Lula era e continua sendo um representante das classes subalternas."

Que anda de jatinho e mora em cobertura.//

POis é, o auditor fiscal aqui entre nós desconhece o crime de lavagem ou ocultação
de bens e direitos,LEI Nº 9.613, DE 3 DE MARÇO DE 1998. Pra ele, o lula só está sendo ajudado, coitadinho, por um amigo piedoso, solidário, deixando ele ajeitar os trapinhos num triplex só pra ele não ficar na rua, infeliz
metalúrgico.

Rafael disse...

17:15, Seria ingênuo achar que ficará em US$ 30,00 o barril para sempre. NINGUÉM no mercado crê nisso. Sabe-se que recuperará e acredita-se que não volte mais aos 120. A dúvida é quando.

lica disse...

15h51 - melhor comentário

Anônimo disse...

Tem ido ultimamente ao supermercado cidadão? Eu acabo de pagar 3,80 em um litro de leite.//

Bom, espero que eu não pague língua, mas pago 3,49 o litro de leite A de saquinho da Rico (grupo Xando), no Pão de Açúcar (supermercado upscale) há mais de 1 1/2 ano pelo menos.

Nada para se comparar com o tomate, a cebola, e hortifruti em geral.

Anônimo disse...

O que Lula fez chama-se crime de trafico de influências, privilegiando com informações enquanto presidente empreiteiras em grandes obras superfaturadas. Os estádios para copa por exemplo, ate a corrupta FIFA queria apenas 8 estádios, Lula e Aldo Rebelo(Então ministro dos esportes) fizeram questão de entubar 12, em lugares subpovoados e com pouca cultura de futebol , hoje estão la na Amazônia, pantanal Brasilia estádios faraônicos de bilhões que estão dando prejuízo milionário para os governos locais por não se pagarem.
Os companheiros empreiteiros agradecem, companheiros como Marcelo Ordebrech, condenado a 18 anos de cadeia por corrupção e superfaturamento em obras federias, que se abrir a boca já disse que lava Dilma e Lula juntos.

Anônimo disse...

Lula foi convidado a depor justiça uma semana antes no Forum da barra funda SP, alem de não ir mandou via PT um tropa de baderneiros para intimidar a justiça, com cenas de agressão e vandalismo diante de um tribunal de justiça, depois deu declarações via seu instituto que não iria comparecer a nova solicitação para depor, desta vez a justiça federal.
http://www.folhapolitica.org/2016/02/lula-e-marisa-dizem-que-nao-irao.html

Uma semana depois o Juiz federal decretou a condução coercitiva para que Lula esclarecesse os fatos a justiça, dai ele se faz de vitima e convoca a militância a ruptura institucional caso seja preso>
Do que Lula tem tanto medo?

Anônimo disse...

Roxy, já está previsto para a Petrobras receber de volta cerca de 16 bilhões.... Vc acha mesmo que um rombo desses não afeta a população? E principalmente a população pobre?? Eu, classe média que sou, contínuo com meu emprego e salário capaz de arcar com o aumento do preço do transporte, do leite e do tomate. Mas e os pobres e de baixa escolaridade. A corrupção é um câncer. Não há causa que a justifique.

Anônimo disse...

Ok Patrick, vc conta com a solidariedade de amigos.... Presidentes e ex presidentes não podem se dar a esse luxo. Uma conduta ilibada requer que não fique margem pra dúvida sobre a conduta adotada. Lula não é nenhum coitadinho... Poderia ele mesmo ter comprado um sítio e o triplex e ter colocado no nome dele... Pq não vez isso??

Anônimo disse...

17:24, acho que o lula fez mesmo foi dar uma de Al Capone (hello, sr Allan, conhece a história do Al Capone e de como foi difícil prendê-lo? Esse capítulo da história dos impostos você faltou, hein?) Vejam que injustiça: Al Capone foi preso por evasão fiscal sobre renda e patrimônio que ele nunca declarou, nunca teve uma propriedade em seu nome, nem conta em banco o pobrezinho tinha!

Anônimo disse...

17:34, sabe por que ele não fez isso? Porque triplex e sítio são fruto de pagamento de propina, de favores devidos aos reais compradores destes imóveis, entende? Essa canalhada toda foi beneficiada pelo esquema de corrupção ATIVA do governo (tanto que todos estão sendo condenados por corrupção PASSIVA). A renda milionária em palestras tb devem ser da mesma fonte. Não apareceu um pra dizer que realmente pagou 250.000 por uma palestra do sr. lula, não é mesmo?

Anônimo disse...

Alguém aí em cima disse que "Nitidamente, o que incomoda os anti-petistas, é o fato de muitas coisas terem deixado de ser "coisa de rico"

Olha, sem querer ser chata, estou pouco me lixando pra Lava Jato, ou pra política, mas hoje fazer as compras do mês (só com o essencial) ,e sustentar os filhos sozinha (marido perdeu o emprego e não consegue outro) já é quase coisa de rico. Então os políticos podiam se vitimizar menos e começar a agir mais.

Mandy disse...

Quem vota nulo é omisso e não tem direito de falar merda nenhuma.

Quem vota nulo é covarde.


Eu também voto nulo e posso falar o que eu quiser pois também pago imposto, quando me liberarem disso eu calo a boca. E n é covardia, do jeito que está lotado de ladrão na política não confio em ninguém, de partido nenhum. Sem falar que me irrita muito, um país supostamente democrático que nos obriga a votar e a trabalhar nas eleições e se a pessoa não vai ainda tem que pagar e dar explicações, que se fodam esses políticos. Na verdade, somos obrigados a escolher quem vai nos roubar.
Só fico pasma que mesmo com um monte de denuncias contra petistas, o povo ainda tem coragem de defender, o povo brasileiro gosta de ser feito de trouxa.
Quer dizer, ninguém rouba nada aqui né, por isso que o país é essa maravilha...

Anônimo disse...

Rafael, qual sua sugestão para nós, o povo, mudarmos esse quadro que vc citou?
Concordo que é péssimo que os escândalos do PSDB não vinguem como os do PT, mas o que fazer para conseguir que sejam tão bem e também investigados?

Deixar de ter rigor com os do PT não é uma boa opção para o país.

Mandy disse...

E essa conversa fiada de que só rico é contra petista? É isso aí, conversa fiada. Sou pobre e sou contra qualquer lixo que nos roube, de qualquer partido.

Anônimo disse...

17:36, kkkkkk adorei. Será que a certidão de casamento do 'instituto lula'
tb está no nome do amigo de infância?

Anônimo disse...

O país em uma crise seria e a presidente em vez de governar fica indo de jatinho da FAB com comitiva petista para SP levar cigarro pro Lula Na PF e lhe oferecendo cargo de ministro pra livra-lo do xilindró feito mulher de malandro.

O país esta a deriva, sem governo esta e a verdade.

Anônimo disse...

Na época das eleições, falou-se muito que a família Neves construiu um aeroporto só pra ela. Por que não foram averiguar? era fofoca?

Anônimo disse...

77:47, é mais ou menos isso ou pior. Estamos sendo governados pelo STF, né?

Anônimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver.

Anônimo disse...

Veja quanto custa o mesmo combustível nos EUA e na Europa e em seguida volte aqui para discutir.
_

Preço da gasolina na Itália atualmente custa cerca de €1.68/L(€>R$ 5.91) caro? se fosse para comprar usando nossa moeda sim, salario mínimo brasileiro é de R$788.00 enquanto a uma pessoa qualquer trabalhando em qualquer serviço na Itália não ganha menos que €1100.00/Mes, agora me diz ai, a gasolina para as pessoas que moram/trabalham na Itália é cara? Deveria fazer um Ranking de acordo com a remuneração minima e o preço do combustível sem conversão.


A Bloomberg, portal americano especializado em economia, divulgou um estudo que compara o preço da gasolina em 61 países. Mesmo sendo o 13° maior produtor de petróleo do mundo, o Brasil tem a 16ª gasolina mais cara, quando se leva em conta o poder de compra do trabalhador nas diversas nações pesquisadas. E sendo que o preço da gasolina caiu nos EUA e demais países industrializados devido a queda do preço do Barril, e no Brasil ao contrario subiu, devido ao rombo da empresa que detêm o monopólio brasileiro(Petrobras)

Oliveira disse...

Lola, você é adivinha! Ontem fui dar uma olhada no blog do Patrick para ver se ele tinha escrito algo sobre a atual situação política do Brasil. Não moro no país há muitos anos e leio as notícias pela internet. Como não tenho tempo para procurar informações a fundo fico com a impressão de que muito do que é divulgado não faz sentido. Meu espanto foi quando fui tirar dúvidas com conhecidos, das duas uma: 1) ou eles repetiam o que está na grande mídia e quando eu questionava a coerência da notícia não sabiam me explicar (mas era melhor não insistir porque podia ganhar umx inimigx); ou 2) Me diziam que realmente não fazia sentido e me explicavam alguns detalhes do que pode estar acontecendo. Parabéns Patrick, e obrigada por compartilhar suas opiniões aqui.
É um grande avanço toda esta investigação, nós sempre soubemos que situações inaceitáveis ocorreram em vários governos e raramente foram investigadas. O problema é que estão sendo conduzidas de uma forma tendênciosa com o claro intuito de afetar as próximas eleições e não para resolver um problema real e evitar que ele volte a ocorrer.

Alana Rios disse...

Embora tenha gostado do governo Lula , o que mais me incomoda é que a defesa da maioria dos Petistas é "mas eles também roubam e ninguem investiga!" ou " só fizemos o que todo mundo faz".

Por que diabos tem que continuar impune então? Não pode punir esse escândalo e averiguar por que não investigaram o outro? Ou só vale se todo mundo for punido ao mesmo tempo?

Anônimo disse...

"Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos não se divertirá por muito tempo." -
G.W. Chesterton

Anônimo disse...

Esqueceram do escroque Eduardo Cunha, egrégio presidente da Câmara dos Deputados Federais. Ele não é petista, mas está na curriola da corrupção, prestes a ser cassado e processado criminalmente.

Anônimo disse...

Não adianta, cada um acredita no que quer, porque o "imparcial" é aquele que diz o que queremos ouvir.
Quem tem que defender o Lula são os advogados dele, acho uma perda de tempo criarmos suposições, julgarmos com informações plantadas, vazadas, parciais, tendenciosas ou mesmo as verdadeiras, como iremos saber?

Anônimo disse...

Bom, 18:06, o MP deu uma coletiva ontem e muitas respostas foram dadas à midia. Uma delas foi o argumento da OAS para estar reformando o triplex: é para vender o imóvel (este prédio faz parte dos espólio da Bancoop, encampado pela OAS e acabado para vender). Só que antes já haviam declarado que todas as unidades estavam vendidas, segundo o promotor. Pois é...kafka, uma ova...

Anônimo disse...

Já apareceu um mascutroll

Rafael disse...

17:54, São duas coisas distintas. Que ganhamos menos que os europeus, é óbvio. Todos concordamos.

Por outro lado, dizer que nossa gasolina é mais cara é mentira. Por isso o meu exemplo.

Rafael disse...

17:42, simples. Basta que a indignação da mídia e dessa massa de manobra seja real. Quando ela for real, todos serão cobrados.

Enquanto for direcionado, a corrupção será o meio, não o fim.

Rafael disse...

17:47, o MP já entendeu que não tem nada de anormal fazer um aeroporto de R$ 20.000.000,00 com o dinheiro público em uma propriedade privada.

Isso sim é obra de amigo.

Rafael disse...

18:05 Em relação a Cunha, por muitíssimo menos o Delcídio foi preso. Dizer que o Moro não tem poder sobre Cunha é desonestidade intelectual.

Contra Cunha há algo que ainda não há contra Lula ou Dilma: O batom na cueca. Assinaturas, extratos, cópias do formulário de abertura de conta com o lindo passaporte dele. Isso não dá para negar.

E nada, absolutamente nada acontece.

Anônimo disse...

Não defendendo...o que está contra a legislação tem que ser apurado e punido! Mas essas ideias de "solução de todos os problemas"...O país vai adormecer corrupto e acordar um paraíso? Muita gente acreditando...

Anônimo disse...

O Delcídio foi preso porque ameaçou chantagear os ministros do supremo indicados pelo PT Rafael, e foi gravado fazendo isto por uma testemunha de delação, inclusive este fato deixou o chefão do PT Rui Falcão irritadissímo.
Alias o PT e o primeiro partido politico da republica a ter um senador preso no exercício do mandato, que mancha hem?


E o que ele disse na gravação faz sentido, ontem o supremo deu indulto a dois petistas condenados(REPITO CONDENADO EM ULTIMA INSTÂNCIA) pelo STF no mensalão, João Paulo Cunha e o tesoureiro Delubio Soares (primeiro tesoureiro do partido preso, o segundo e João Vacari Neto, fica difícil explicar não?! dois)
Este indulto se baseou em perdão presidencial concedido pela presidente Dilma no final do ano passado. Que vergonha.

Anônimo disse...

Além do mais, problema nenhum seus amigos emprestarem a casa pra você. Problema é se de repente esses seus amigos solidários começarem a obter vantagens ilícitas, por exemplo junto à receita federal, em função dessa solidariedade que eles prestam para com você. Aí é provável que vc venha a ter os mesmos problemas que o Lula...

Anônimo disse...

Criticam quem vota nulo, mas tbm criticam quem não vota no partido deles e ainda se acham no direito de proibir sobre quem não falar por ter votado nulo como se fosse dono de uma lei.

Andrea Duarte disse...

Como auditor fiscal e servidor público, a pessoa que escreveu o post deveria não se manifestar. Escrever e, além disso, vir aqui refutar todo e qualquer post, não é uma boa coisa a fazer. E é uma conduta a questionar.

lola aronovich disse...

Como é que é, Andrea? Servidor público não pode se manifestar? Não é um cidadão como qualquer outro? Não pode ter opinião? Jura que vc pensa assim?
Vc entende que servidor público serve AO PÚBLICO, não a um governo? Que, quando esse governo se for, o servidor continua trabalhando?

Anônimo disse...

Rafael,

Moro não tem poder sobre Cunha, graças ao foro privilegiado. Só o STF pode coordenar as investigações contra quem tem prerrogativa de função, está bem explícito na Constituição. Desonestidade é dizer que um juiz pode fazer aquilo que a lei o proíbe.

Rafael disse...

20:24, o Moro está atuando em conjunto e consonância com a procuradoria. Nada impede que ele peça ao STF ou o faça por meio da PGR.

Patrícia disse...

Gostei muito do texto! Muito obrigada, Patrick!
Sobre as manifestações do dia 13, qual a opinião de vocês? A professora do meu filho, de 9 anos, disse para os alunos que deveriam participar, para aprenderem sobre a democracia... estou meio sem saber como explicar para ele o que está acontecendo...

Anônimo disse...

Lola, apaga o comentário do coxinha das 16:36.

Anônimo disse...

Eu gostei do texto!
Por que dois pesos, duas medidas? se vão investigar o Lula, que investiguem primeiro o Aéciocóptero e o FHC!!! Isso é muita injustiça, se vivessemos há 60 anos atrás, o esquerdista hitler jamais permitiria que isso fosse acontecer!!!

Anônimo disse...

Assustador! Se fosse meu filho, diria que na democracia as pessoas podem ter suas opiniões e defender essas opiniões em público, mas explicaria a minha opinião. Falaria ainda que em uma democracia quem tem mais dinheiro muitas vezes usa a mídia para convencer outras pessoas de suas opiniões e de ideias que favoreçam seus negócios. Sobre a manipulação da mídia é fácil comparar com as propagandas de brinquedos. Ah, tentaria depois conversar com a professora, sala de aula não é lugar de propaganda política. Boa sorte!

Anônimo disse...

Concordo com você. Realmente, hitler é todo de esquerda, esse povo que defende minorias. Todo mundo sabe que hitler era rodiado de negros, mulheres e homossexuais. Judeus? Ele os protegia pois era um grande defensor da igualdade. Se vivo ainda fosse, todo mundo sabe que ele estaria de mãos dadas com dilma e obama, que representam tudo que ele mais amava e defendia, e que estaria aceitando de braços abertos os imigrantes que chegam na europa (principalmente os judeus). Que nem o presidente da Coréia do Norte, tá pra nascer alguém tão diplomático e afim de acabar com as desigualdades como esse cara.
Esquerda é onde tá os chamados gayzistas, feminazis, e todos os outros vitimistas.
Não precisamos pesquisar pelo nazismo e ficar debatendo. Basta pesquisar a ideologia de esqueeda e a de direita. Vai ficar bem claro, qual destas faz jus aos ideais do direitista hitler, aquele cara tão engajado em causas sociais e defesa da minoria.

Anônimo disse...

Parem de responder esse coxinha anônimo. Deixem ele com seus devaneios e falando sozinho. Nenhum coxinha será capaz de ver qualquer incoerência na Lava Jato, eles defenderiam até o Estado Islâmico no país se este fosse contra o PT.

Anônimo disse...

Já perceberam que só os ricos gostam do Aécio?
E que quase todos os pobres honestos gostam do Lula?
O que vcs acham que significa isso?

lola aronovich disse...

Olha como é a mente do mascutroll das 22:18. Faz dias que ele escreve o mesmo comentário em todos os posts (eu deleto todos os comentários do idiotinha). Ele escreve aquilo só pra incluir uma frase mentirosa que ele faz questão em tentar passar: "o esquerdista hitler". Ele não deve saber que só olavettes acham que nazismo era de esquerda. O resto do mundo ri de quem fala essas bobagens em público.

Anônimo disse...

Lula era e continua sendo um representante das classes subalternas.//

Pérola do dia!!!

O único subalterno que o lula representa ou representou a vida interia
é ele mesmo! A pobretada continua aí, debaixo dágua, soterrada, desalojada...
Bolsa-família é nada mais que injeção de fôlego na economia todo mês.
O bolsa-infraestrutura, água, esgoto, energia elétrica, arruamento, saúde,
escola, PLANEJAMENTO FAMILIAR o 'subalterno' lula não paga e nunca vai pagar.



Guilherme disse...

Em relação a Aécio Neves, até agora existem apenas citações laterais. Algo como "olha, eu ouvi de fulano de tal que Aécio estava envolvido com um esquema em furnas". Não é o bastante para abrir um inquérito.

Anônimo disse...

Allan Patrick: você não comentou o fato de a OAS estar pagando / ter pago mais de um ano o aluguel de um container para manter parte da mudança do Lula em um depósito (salvo engano, o depósito é da Graneiro e a nota fiscal foi mostrada no Fantástico), totalizando mais de um milhão de reais.
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/oas-bancou-armazenagem-de-10-containers-para-lula.html

Será que também se trata de (mais) uma boa ação de uma empreiteira? Tal como a reforma no sítio de Atibaia que "não é do Lula"?

Anônimo disse...

So os ricos e playboys gostam do aecio.

Anônimo disse...

Lola: lemos a opinião do Allan e de vários comentaristas aqui no fórum.

Mas gostaria de saber qual a SUA opinião sobre a honestidade do Lula.

Anônimo disse...

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/pf-encontra-cofre-da-familia-de-lula.html

Magina se eles entram na casa do Sarney....

Anônimo disse...

Ainda não se conseguiram evidências sólidas da venda de medidas provisórias, hein?
Mas à época era um horror dentro do congresso, assinalado pela deputada Denise Frossard,
se não me engano. As medidas ficavam empacadas, e de repente eram votadas favoravelmente,
sem mais nem menos.

Anônimo disse...

Enquanto rola fla-flu, a Anvisa confisca o material da Women on Web para grávidas com zika.

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/03/anvisa-confiscou-pilulas-abortivas-para-gravidas-com-zika-diz-ong.html

Anônimo disse...

Honestidade do Lula à parte, o poder pertence mesmo é às
empreiteiras, que constroem o país. Não é à-toa que a maçonaria
foi fundada pelos construtores (engenheiros, empreiteiros)de igrejas
medievais, verdadeiros colossos, a partir de todo conhecimento e engenhosidade
das melhores cabeças pensantes do mundo de então, e que comanda os destinos
de grande parte da civilização atual, por via da política e dos governos.
E qualquer governo que se preze depende de obras constantes para governar.
Na verdade, são os empreiteiros que pegam no pesado, certo?

Anônimo disse...

Enquanto rola fla-flu, a Anvisa confisca o material da Women on Web para grávidas com zika.//

que material? Citotec, que está proibido?

Anônimo disse...

Duas leis difíceis de passar no Brasil: descriminalização do aborto e parlamentarismo.
Seguimos sofrendo as mazelas pela ausência de ambas...

Anônimo disse...

"O Cara" possuía dos premonitórios?
Lula disse em 1988:

"No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia, mas quando um rico rouba ele vira ministro."

Anônimo disse...

O coitado deve morrer de vergonha de assumir uma opinião política que hitler também teve. Por isso fica jogando pra esquerda quando qualquer pesquisa na internet de ideologia de esquerda e de direita e da ideologia do nazismo desmente a mentira descarada que ele acha que alguém (além dos mascus) acredita.

Luis disse...

Tb gostaria da opinião do pessoal daqui sobre a manifestação. Tentativa de manobra popular?

Abinoam Jr. disse...

Sem dúvidas um dos melhores textos sobre o assunto!!! Parabéns Patrick! Muito obrigado por ter dedicado tempo a um texto tão bem elaborado! Escreva Patrick Escreva

Anônimo disse...

Rafael, eu voto nulo, pois sei que os políticos brasileiros não estão nem aí pros brasileiros! Maior prova disso que o salário mínimo não chega a 1000 reais, sendo que o salário mínimo deveria atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família (garantidos pela constituição federal), segundo um economista o mínimo justo seria em torno de 2500 reais.

Maria Fernanda Lamim disse...

Muito bom o texto do Patrick.
Realmente, por mais discordâncias que possamos ter do governo do PT (eu tenho várias, sou oposição de esquerda) qualquer um consegue ver uma tentativa de golpe da direita em curso.
O PSDB se envolveu em diversos casos de corrupção e a mídia e o judiciário fazem vista grossa. O PMDB comete crimes a torto e a direito (e só ver os absurdos que a dupla Cabral/Paes fez no Rio de Janeiro!) e a justiça sequer encosta neles. O PT tem sido a Geni da política: enquanto serviu aos interesses da burguesia teve regalias, quando não serviu mais...."taca pedra na Geni".
Uma pena, pq de certa forma o partido se colocou nessa situação, quando deu as costas para os movimentos sociais e compactuou com muitos desmandos da direita (a destruição do Rio mesmo e um exemplo. O PT apoiou tudo).
Nq verdade eu não vejo muita solução. Esse governo não merece a minha defesa, mas as forças contrárias à ele tb não merecem a,minha adesão. Vejo muito discurso clássista de ódio por trás dessa coisa de "combater a corrupção ".
Exigir um julgamento mais imparcial e transparente e defender o estado democrático de direito. De fato não podemos aceitar que a justiça defenda partidos políticos. Mas daí a acreditar na inocência do Lula, não sei. Acho impossível entrar nesse jogo e não se contaminar....
Enfim. Por enquanto, só observo. Não vou a nenhuma manifestação, nem contra e nem a favor, até ver como as coisas caminharão.

Maria Fernanda Lamim disse...

Ue, por que? Eu tb sou servidora (professora) e já me pronunciei a respeito de várias questões políticas inclusive na mídia alternativa. E como a própria Lola disse: servidor serve ao público, não ao governo.

Alessandro Bruno disse...

Tenho medo de uma auditoria feito por esse cara, sério? Se ele ver alguma irregularidade nas contas da Dilma é capaz de esconder!

O instituto Lula foi limpo antes da PF ir lá cumprir o mandado de busca, e tá Tudo bem? A Odebrecht cujo, dono ja foi preso, relatou em email que Lula intercedeu junto aos interesses dele na Bolívia, isso em 2009 quando ainda era presidente. E não tem nada de errado nisso? Há contemporaneidade entre o período do mandato presidencial de LULA e a existência do esquema criminoso na PETROBRAS, e ele como sempre dizendo que "não sabia de nada", que presidente foi esse que não percebeu os dois maiores esquemas de corrupção já descobertos: Mensalão e Petrolão, bem deixo do país? Entre 2011 e 2014, sociedades empresariais ligadas a pessoas próximas do ex-Presidente da República, e a pessoas que ocuparam cargos/funções de destaque no Poder Executivo federal na época em que LULA governava o país foram destinatárias de recursos recebidos pelo Instituto LILS, coincidência, né? O Lulinha filho de LULA, recebeu entre 2011 e 2013, R$ 227.138,85 da L.I.L.S. PALESTRAS, EVENTOS E PUBLICAÇÕES LTDA. Até o filho dele fazia palestra?

Se nada disso é prova, há indício mais que suficiente para abrir inquérito sim, não vejo NENHUMA semelhança com o processo de Kafka, aliás o acusado está tendo todo o direito a defesa e a advogados.

Anônimo disse...

"Aparentemente, Lula é acusado de (...)"
@ Não, ele não é acusado formalmente de nada ainda, Pat, fique tranquilo. Demorou, mas ainda é apenas investigado. E não se preocupe, ele terá bons e caros advogados para defendê-lo.

"Tal como acontece com Joseph K., a acusação contra Lula é fluida, variável e nunca está definida preto-no-branco, até porque se estivesse seria possível elaborar uma defesa e não foi pra isso que “o processo” foi criado. "
@ Nem vou comentar as analogias com Kafka porque tenho respeito pelo autor, e não o misturaria com Lula. A acusação não pode ser "fluida" e "variável" porque acusação ainda não há. As investigações partem de indícios, e numa força tarefa complexa como a Lava Jato, é normal que se atue em várias frentes. Cruzam-se dados, informações, testemunhos... até a confecção da denúncia muita coisa ainda vai se apurar.

"Digo isso porque se tem a nítida impressão que o nosso K., Lula, já foi condenado de antemão"
@ Não, você e seus amigos de esquerda podem ter essa impressão. Impressão é algo bem pessoal. Lula está por aí, flanando de jatinho, jantando com a presidente, comendo do bom. Quem está condenado é o povo, principalmente o mais pobre, à inflação, ao desemprego, à falta de hospitais.

"Aliás, enquanto eu redigia esse texto, saiu a notícia que a Operação Lava Jato tem uma nova acusação por improbidade administrativa contra ele(...)"
@ Isso é bom ou ruim? Provavelmente a força tarefa viu mais um indício de falcatrua e vai investigar, e está certíssima. Ou o autor defende que a força tarefa prevarique, e quando surgir algum indício simplesmente ignore? "ah não, pobre Lula, já tem coisa demais contra ele, vamos deixar isso aqui passar em branco..."

"Ao ver isso no noticiário, o leigo pode pensar que a investigação está se aprofundando, quando na realidade ela está perdida porque, uma após outra, as acusações são rebatidas pela defesa.
@ Certamente o rapaz é um luminar do direito, e fica consternado com a ignorância dos "leigos". Como a Dilma não viu tanta sapiência e não o indicou para o Supremo? Então a força tarefa, composta de Juiz Federal, Procuradores da República e Delegados Federais, está perdida... e o rapaz vai nos iluminar com a VERDADE, que certamente lhe foi soprada por um algum ente superior.
Rebatidas pela defesa? Então tá. É questão de opinião. Eu já acho que a defesa não consegue explicar nada. Mas aí é com a Justiça. Mas ainda que haja esse rebate, estaria tudo na normalidade, não? Se apura, se for o caso denuncia, tem defesa, provas e julgamento. Cadê o "processo" de Kafka?

" Porque de antemão A Corte não acredita que alguém pagaria por uma palestra dele."
@Eu não pagaria, e quase ninguém pagaria, mas aí não é questão de acreditar ou não. Palestras milionárias bancadas por empreiteiras chamam a atenção, não é mesmo... pra isso há as investigações.
O depoimento do petista Morais e as fotinhas certamente serão provas consideradas, Pat, não fique aflito. Já disse, o homem tem bons e caros advogados. Ele terá todo o direito de defesa assegurado, e poderá produzir provas que lhe interessam. Agora, haja fotinha pra quase 30 milhões de reais em palestras!

Anônimo disse...

" Para A Corte, (ex-)presidentes americanos promovem o interesse de seu país ao defenderem suas empresas.(...)
@ Ah bom, ele fazia tudo no interesse do Brasil. Este homem iluminado só quer o bem do povo.
@ Quanto ao Clinton, será que ele ganhou uns mimos da empresa também? Será que a tal empresa é investigada por corrupção nos EUA? Será que a empresa transferiu para o Partido Democrata milhões através de caixa 2? Será que a empresa tem interesse em negócios no governo e pode dar aquela ajudinha ao Clinton em troca de favores no governo Obama? Aliás, será que o Clinton tem influência no governo a ponto de ajudar nos negócios da empresa que o patrocina? Não são perguntas retóricas, eu juro. Eu não sei, mas o autor deve saber.

"Enfim, A Corte não admite que o Instituto Lula não seja uma organização criminosa."
@ O desenrolar das investigações é que vai determinar. Eu não simpatizo com Lula, mas não quero que ele pague por nada do que não tenha feito. Mas que pague por tudo que tenha feito. Entendo que haja gente que defende sua inimputabilidade. É típico de esquerdistas. Mas ele é um cidadão comum.

"Deixando Kafka (um pouco) de lado, por que tanto ódio e desconfiança em relação ao apartamento do Guarujá e ao Sítio de Atibaia?"
@ Desconfiança pode até ter. Muitas investigações começam assim. O que há ali são indícios de crime. E tem que ser investigados.

"No meu meio social, (...)"
@ Não conheço o meio dos coxinhas de esquerda, mas no meu meio as pessoas honestas compram imóvel e colocam no seu nome. As desonestas usam laranjas.

" É que, como já diz uma velha piada, rico correndo pratica cooper; pobre correndo deve estar fugindo da polícia."
@No caso aí, o "pobre", o "peão" é o Lula?? O milionário, o político mais poderoso do Brasil?

JOÃO SANTANA

@ Pelo jeito, o autor discorda da prisão preventiva dele né. Então tá bom. Com
os muitos milhões desviados dá pra pagar ótimos advogados, que certamente recorrerão e conseguirão libertá-lo (se for o caso) nas instâncias superiores. Ou será que a "corte" kafkiana se aplica também ao Supremo, que tem a esmagadora maioria indicada pela dupla Lula/Dilma?

"Além da desigualdade de acesso ao direito, pesam desconfianças sobre a imparcialidade da Operação. "
@ Não, você e a petralhada não só desconfiam, mas tem certeza. É a tese deles. Descoberta alguma falcatrua, saem gritando: "e o Aécio? e o FHC?" Ora, havendo motivos, que se investigue também.

"Uma Justiça que não trata a todos com isonomia não representa um Estado Democrático de Direito."
@ Ainda bem que o autor abraçou a carreira de burocrata, e não de juiz. Com essa noção de isonomia... Imagina um juiz que ao julgar uma falcatrua de um petista, pense "eita, agora eu preciso condenar um tucano para ser justo..."

"Por fim, não deixa de ser curioso que, na esdrúxula teoria construída pela Corte, os subordinados da “organização criminosa” desviam centenas de milhões de reais e os “cabeças”, que detêm o “domínio do fato”, pedalinhos e um barco de lata."
@ Aí eu concordo. Dados os milhôes (ou bilhões) que o PT e Lula operam no mundo das sombras chega a ser engraçado que um sítio e um apartamento chinfrins (pros padrões lulopetistas) tenham feito o estrago. Lembra a derrocada do Al Capone.

Anônimo disse...

Já perceberam que só os ricos gostam do Aécio?
E que quase todos os pobres honestos gostam do Lula?
O que vcs acham que significa isso?

Anônimo disse...

Este post está interessante. Continuem.

Anônimo disse...

Eles informaram o prazo que a juíza tem para decidir ou não pela prisão do Inácio?

Anônimo disse...

Convenhamos: nunca a polícia Federal trabalhou tanto na história do Brasil. Ou houve algum outro momento na história com tantas diligências?

Anônimo disse...

Anônimo das 09:40,


Sou pobre (trabalhava na construção civil, atualmente desempregada), e não gosto do Lula. Pra quem não depende do bolsa familia (não estou criticando o programa, que ajuda muita gente), ele foi só mais um político de muita fala e pouca ação.

Anônimo disse...


a) Sou professora de História e atualmente eu sinto que estamos revivendo o segundo governo de Getúlio Vargas.

b) Tenho críticas ao governo mas o que vejo em relação ao Lula é a vontade de armar um circo com a mídia para dar apoio ao processo de impedimento da presidente.

c) Eu critico o governo mas este congresso conservador não resolve nada e faz leis inuteis como o estatuto da familia

Anônimo disse...

Olha aí: pra quem quer ver algo acontecer com PSDB. Se a população pressionar, esse caso deve ir pra frente.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1748957-stj-autoriza-abertura-de-inquerito-contra-governador-do-parana.shtml

Patrick disse...

você não comentou o fato de a OAS estar pagando / ter pago mais de um ano o aluguel de um container para manter parte da mudança do Lula em um depósito

Esse comentário prova alguns dos pontos que defendi no texto:

1) as acusações são mutantes,

2) nunca estão acompanhadas do outro lado ou do posicionamento da defesa, até porque esta sempre é a última saber do que está sendo acusada

3) são vazadas ilegalmente para a imprensa

Como corolário do clima de fascismo, o comentário, como tantos outros, vem postado anonimamente.

Lula não é mais agente público desde que deixou a presidência, seus negócios privados podem ser conduzidos da forma que lhe for mais conveniente, dentro da lei. Pode, apenas como exemplo hipotético, ter pago essa armazenagem com uma palestra em Moçambique e outra na China. Ou não. Segundo dados fiscais vazados à imprensa, Lula faturou mais de R$ 20 milhões em palestras, então R$ 20 mil/mês de aluguel não parece ser um valor extraordinário.

Falo o que falo com base em experiência própria. Como servidor público que trabalha numa organização que mexe com um tema sensível, o patrimônio das pessoas, não posso sair por aí fazendo autuações com base no primeiro feeling que vem à minha mente. Tenho que cruzar informações, fazer batimentos, e intimar o contribuinte à dar sua versão para cada situação.

Isso porque trabalho âmbito do direito tributário.

No direito penal - não no direito penal do inimigo ;) - os requerimentos para se chegar a uma condenação são revestidos de mais exigências ainda.

Patrick disse...

Apenas a título ilustrativo, vamos pegar um caso real de outro país, sobre o qual a opinião publicada não está contaminada, pra fazermos uma análise da situação de Lula.

Quando Bernie Sanders acusa Hillary Clinton de fazer palestras demais para bancos de Wall Street, ele faz uma acusação política, não uma acusação criminal.

Entendo e respeito, embora discorde, quem condena politicamente Lula pela proximidade com grandes empresários brasileiros.

O pulo do gato está em transformar o discurso político em discurso penal. No meio do caminho há uma Constituição e um Código Penal, ambos no contexto de uma sociedade que se pressupõe constituir um Estado Democrático de Direito dentro de uma economia capitalista liberal.

Não estamos numa hipotética sociedade comunista onde seria crime ter relacionamentos comerciais com empresários.

Patrick disse...

Apenas pra desfazer potenciais mal-entendidos interpretativos, no penúltimo comentário, quando escrevi "Ou não", quis dizer que também pode ter pago com recursos financeiros.

Rafael disse...

10:01, não, não vai acontecer nada. Acreditar nisso é ingenuidade. Azeredo pegou 20 anos de cadeia em primeira instância. Onde ele está? Em casa, né?

Rafael disse...

Alessandro,

"Se nada disso é prova, (...)"

Não, não é prova.

Sobre Lula ter intercedido a favor de construtoras brasileiras no exterior, sugiro uma pesquisada rápida sobre os negócios das maiores multinacionais pelo mundo. Isso chama-se lobby e não é ilegal. É moralmente condenável, mas é parte do jogo econômico.

O lobby americano é muito mais mais pesado.

Rafael disse...

Mas acho que todos os coxinhas aqui podem ficar muito tranquilos. O PMDB está se afastando do governo, o impeachment será inevitável e como eu disse em outro comentário de outro post, teremos décadas de governo neoliberal pela frente.

Aí, para a alegria de todos, voltaremos a ser a Dinamarca que o Brasil sempre foi nos tempos pré-Lula. Um país sem político preso, sem fome, sem pobreza, a economia maravilhosamente bem, e acima de tudo um governo sério.

Anônimo disse...

Ilegal? O processo é publico, ta na CF....

Anônimo disse...

E por acaso ele foi condenado nesse nosso "direito penal do inimigo?".

Não, ele esta sendo investigado.

O argumento quê já foi repetido aqui e você esta fugindo e sem perceber concordou nesse mesmo comentário é:

Esses diversos acontecimentos não são o suficiente para INVESTIGAR o Lula? Você realmente não acha que nada disso é suspeito?

Como.já foi dito e para ser auditor fiscal você com certeza precisou estudar, estamos numa investigação. Naturalmente podem haver diversos ramos dessa investigação. Faz parte do trabalho, ver o que é e o auê não é, etc. A acusação será precisa, definida e pronta para ser atacada pelo contraditorio e ampla defesa DEPOIS.

Você faz parecer de forma intelectualmente desonesta que o Lula esta sendo vitima de arbitrariedades legais como se já estivesse correndo um.processo e ele fosse conduzido à revelia das garantias conatitcuinais e normas processuais, quando na realidade estão ocorrendo.investigações sobre os acontecimentos para talvez oferecer uma denuncia no futuro. O que há de errado ou ilegal nisso?

Anônimo disse...

Aébrio já é pentacampeão de denúncias, e até agora nada, nem uma investigação, ou uma nota q seja na veja.

Mas não é novidade nenhuma q determinados clubinhos são protegidos

Anônimo disse...

Me explica Patrick a consultoria de Wikipédia do filho de Lula e seus milhões recebidos

Marcia disse...

Concordo plenamente.

Marcia disse...

Pois é.

Anônimo disse...

"Aí, para a alegria de todos, voltaremos a ser a Dinamarca que o Brasil sempre foi nos tempos pré-Lula."

Deveria falar nos tempos pré-Plano Real. Quem trouxe estabilidade e crescimento foi o PR, o Lula só colheu os louros e a Dilma conseguiu trazer a recessão de volta.

Anônimo disse...

Pessoal, esse protesto de 13 de maio, ele vai acontecer mesmo?

Anônimo disse...

"Pessoal, esse protesto de 13 de maio, ele vai acontecer mesmo?"

Não é em 13 de maio. É amanhã, 13 de março.

Anônimo disse...

O Brasil nunca foi uma Dinamarca nos tempos pré-lula, era uma país subdesenvolvido como qualquer outro da América Latina. O psdb nunca teve interesse em transformar o Brasil em uma 'Dinamarca'. Se nem os EUA nunca foi uma 'Dinamarca', quanto menos o Brasil.

Anônimo disse...

Concordo plenamente

Anônimo disse...

Oi Lola, gostaria de sugerir um post sobre maçonaria. Eles tomam conta da política e estão em todas as religiões e essa mania de não permitir mulheres também é muito irritante, dizem que tem a ordem feminina, mas já ouvi maçons afirmando que isso não existe, é piada. Você nunca ficou curiosa?

Anônimo disse...

Pessoal, vamos ajudar? =]
http://juntos.com.vc/pt/bolsasdazmina#about

Anônimo disse...

Falando em maçonaria soube que tem um povo da extrema-direita no Brasil que detesta os maçons. Esse povo fala que os maçons são iluminatis e comunistas.

Rafael disse...

Anon 14:37, Lula herdou em 2002 um país quebrado, com reservas cambiais inferiores a 10% do valor atual. Dólar duas vezes maior que hoje (em valores corrigidos), 50 milhões de miseráveis, desemprego na casa de 15% eu um salário mínimo na casa de 70 dólares.


Me explica que louro é esse, porque eu nunca consegui entender.

Anônimo disse...

Perfeito ! Ótimas considerações. Também espero que todos sejam julgados.

Alessandro Bruno disse...

O pessoal fala que o Grupo Globo e a Família Marinho querem derrubar o Lula, mas nesse caso do Crucifixo a Época, que é do Grupo, foi o único veículo de comunicação que foi atrás da verdade e defendeu ele.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214549-15223,00-A+REAL+HISTORIA+DO+CRISTO+DE+LULA.html

Anônimo disse...

Na verdade, lendo sobre o tal cofre o que me parece é que: 1) o presidente ganhou vários "presentes"; 2) o código de ética manda recusá-los, ou não sendo possível (casos onde a recusa poderia gerar constrangimento), doas-los; 3) o código de ética não é lei, mas esperasse que o presidente o cumpria; 4) Neste caso especifico, quem pagou à UFMG pela restauração deste crucifixo?

Rafael disse...

"o código de ética manda recusar".

Edita lá que tá feio. É praxe no mundo chefes de estado trocarem presentes. Carismático (e com 80% de aprovação) como Lula então, nem se fala.

S. Melatti disse...

Que didatismo e que paciência, Allan. Parabéns. Até pensei em reler “O processo”, mas se foi angustiante acompanhar as desventuras do senhor Josef K. há 30 anos, hoje seria uma experiência torturante.

Denise disse...

Muito bom o post, Patrick! Adorei também os comentários do Rafael, ri muito com o “Quem vota nulo é omisso e não tem direito de falar merda nenhuma. Quem vota nulo é covarde.” haha

Eu não tenho muito a acrescentar quanto a essa operação Lava Jato pois não moro mais no Brasil e pouco li sobre o assunto. Minha única conclusão até agora foi que a justiça realmente parece mancomunada com a imprensa nessa onda anti-PT. Nunca vi tanto sensacionalismo pra prender ou conduzir coercitivamente alguém que sequer tinha sido denunciado por um crime.

Só tenho uma ponderação a fazer: que a imprensa brasileira é sensacionalista, tendenciosa e elitista isso não há dúvidas. Porém, contudo, todavia, quem comete o crime de violação de sigilo é a autoridade policial, administrativa ou judiciária que está vazando esses documentos de investigações preliminares. A imprensa quando recebe denúncias desse tipo tem o direito (se não o dever) de publicar as informações (de forma imparcial, claro, mas isso já é outro assunto). Se essas informações são ainda preliminares, parciais e muito provavelmente infundadas, não deveriam ter sido vazadas pelo funcionário público. Aliás esse vazamento é crime, mas claro que, como tudo que não envolve o PT no Brasil, não é punido.

Denise disse...

Alessandro Bruno, deixa eu ver se entendi direito: a prova de que as Organizações Globo não são parciais no golpe contra o PT (e o Lula especificamente) é o fato da Época ter publicado um texto defendendo a retirada, por Lula, de um crucifixo do Planalto?? Hahahahahahahahahahahhahahahahahahahaha

Hahahahahahahahahaha

Ai, pausa pra me recuperar do acesso de riso. Não, péra, ainda não acabou:

Hahahahahahahahahahahhahahahahahahahaha

Flavia disse...

O marqueteiro e a mulher não foram algemados. Várias fotos comprovam. Só para registrar.

Anônimo disse...

Cada vez que eu vejo essas discussões "a gente não é pior que vocês" é de revirar o estômago.

Não aguento assistir aquela TV Câmara, que é o retrato do que falo. Joguete pra cá, joguete pra lá

Ô gente mesquinha.

Tudo culpa dessas fontes de esgoto maldito da porta do inferno chamados partidos políticos.

Só tem máfia nessa droga. Quem entra se é honesto oi é corrompido ou é descartado.

Rafael disse...

Denise, o problema é que o Moro, em mais de uma entrevista e em seu artigo de 2004 já disse com todas as letras que os vazamentos e o "apoio" da imprensa são importantes para o andamento da operação. Moro também diz que é primordial que exista opinião pública a respeito.

O próprio juiz está defendendo os vazamentos, o que é uma aberração.

Nesse caso, outras aberrações se seguem, como a inexistência de distribuição por sorteio (todo e qualquer desdobramento é direcionado ao Moro), o flagrante conflito de competência (a jurisdição de Curitiba não poderia julgar diversos desdobramentos da LJ) e a repetição do mesmo modus operandi no MP paulista, onde Conserino simplesmente não poderia estar à frente da investigação.

A justiça deve ser discreta e equânime. O que está sendo promovido por Moro é qualquer coisa, menos justiça.

Existe uma forte manipulação em curso, um verdadeiro levanta-e-corta entre justiça e imprensa. A história nos mostra com exemplos brasileiros e exteriores onde isso sempre vai parar.

Rafael disse...

6:59, no momento da prisão ambos foram algemados.

http://s2.glbimg.com/HREJ7_sqOR5Ffkc8MTo6PVKAObw=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/02/23/monica_moura_-_foto__giuliano_gomes_pr_press.jpg

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/files/2016/02/Joao-SAntana-e1456266260192.jpg

Denise disse...

Rafael, eu realmente não to acompanhando o caso, mas certamente é uma aberração um juiz defender vazamentos de um processo que sequer teve fase de instrução e sentença, e que pelo teor político envolvido deveria correr em segredo de justiça. Mas pelo que parece esse Moro tá gostando da fama e de estampar camisa de ator da Globo, né? Engraçado que quando não é do interesse deles é uma chuva de processo contra os jornais exatamente por divulgarem informações, vide aquele desembargador que ganhou milhares de reais pela reportagem que noticiou que ele deu voz de prisão a uma guarda municipal, ou as dezenas (sim, dezenas!) de processos que o Cosentino move contra todo e qualquer veículo de imprensa que ousa publicar notícia sobre ele, etc etc etc.

Quanto aos outros pontos que vc menciona eu teria que ler mais pra formar uma opinião, pois a princípio a distribuição por sorteio pode sim ser afastada em caso de prevenção de um juiz para julgar o caso, mesmo sendo desdobramentos. Conflito de competencia também é relativo porque um caso “mae” poderia atrair todos os desdobramentos.

Eu já nem tenho discutido política na internet porque me irrita tão profundamente como a maioria das pessoas podem ser verdadeiros anencéfalos em questões políticas e sociais. Um bando de pseudo especialistas que ficam cuspindo o que lêem na Veja e não tem capacidade sequer de interpretar um texto de forma crítica.

Anônimo disse...

Quando o elemento diz em um comentário que não é coxinha nem petralha, pode ter certeza ele é coxinha mesmo.

Unknown disse...

kkkkkkkkkk
O "anonimo" tem sérios problemas de cognição.
Favor, no próximo texto/post, fazer uma versão desenhada para o rapaz.

Renata disse...

Poxa vida, faltou um "spoiler alert" quando falou d' o processo. :( eu ainda não li. :(

Anônimo disse...

Rafael,

"Segundo relatos de assessores e ministros, a presidente ficou sem reação e sem dimensão de como a gravação pode atingir o governo dela. A primeira avaliação é que a situação de Mercadante é "muito delicada" e há o receio até mesmo de que ele seja preso.

Para auxiliares da petistas, a gravação enfraquece discurso defendido pela presidente, desde o início da Operação Lava Jato, de que o governo federal não interfere nas investigações da Polícia Federal."

http://m.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750115-dilma-convoca-mercadante-para-dar-explicacoes-sobre-gravacao-de-delcidio.shtml

Anônimo disse...

Só esqueceu de dizer que a Lava Jato é uma investigação do Ministério Público e não uma auditoria da Receita Federal.

Tente de novo.

Anônimo disse...

Eduardo Paes: (Ininteligível) ... meu carinho aí, "tamo junto". Minha solidariedade, vamos em frente nessa história. Agora, da próxima vez o senhor me para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre comprando "esses barco de merda", "sitiozinho vagabundo", puta que me pariu!

Lula: (Risadas)

Eduardo Paes: O senhor é uma alma de pobre. Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma merda de lugar porra!

Lula: (Risos)

Eduardo Paes: Esse barquinho dele é em São Pedro da Aldeia, Araruama. Não é em Búzios nem Angra porra!

Lula: (risos) Puta que o pariu!

Eduardo Paes: É um cafona. O senhor não perdeu essa sua alma de pobre. Isso que é a maior desgraça que eu tô vendo nesse processo todo porra. (risos)

@ Sei que esse post ficou meio ridículo em pleno 17 março, mas esse diálogo chamou minha atenção: Lula e Paes riem, escarnecem do povo que mora mal... e o pior, sempre vai haver sabujos dispostos a defendê-lo com seus textões.