domingo, 14 de maio de 2017

FELIZ DIA DAS MÃES, PRINCIPALMENTE DAS MÃES FEMINISTAS

Algumas reflexões ilustradas para o Dia das Mães.
Primeiro, esta foto acima é a melhor foto que tenho com minha mãe. É uma foto tão feliz, tão serena, tirada há sei lá quantos anos atrás (45? Mais de quatro décadas, certeza!). A gente sempre comemorou o dia das mães junto com o aniversário da minha mãe Nelly porque ela faz anos amanhã, dia 15 de maio. E também porque a gente não é muito chegada a datas comerciais.
Não sou mãe, nunca quis ser, nunca fez parte do meu projeto de vida (ou do projeto do maridão ser pai). 
Mas tenho enorme admiração por muitas mães que conheço. E sabem um tipo de email que recebo com grande frequência? O de mulheres que se descobriram feministas, ou que passaram a se envolver mais com o feminismo, depois de terem tido um bebê, principalmente uma filha. Faz todo o sentido!
Tem gente que não entende nada de feminismo e acha que feminista é contra a maternidade. Nada a ver! Feminista é contra a imposição da maternidade, a maternidade compulsória. Feminista é contra a ideia retrógrada de que para ser uma mulher "completa" precisa ser mãe. Feminista é a favor que mulheres tenham escolhas. Não é exigir demais.
E um parabéns especial às mâes solteiras, que enfrentam tanto preconceito. 
Hoje tem gente que defende o termo mãe solo, já que ser mãe não implica estado civil (afinal, ninguém diz "mãe casada"). Admito que este termo é bastante novo pra mim, e não sei se vale a pena trocar "mãe solteira" por "mãe solo", ou se é mais vantajoso lutar contra a discriminação aliada ao conceito de mãe solteira. Argumentem!
Fica aqui também a homenagem às mães de todas as espécies (menos insetos, desculpem).

23 comentários:

Anônimo disse...

Querida Lola, maravilhoso texto. Espero que seu domingo tenha sido excelente. Abraços de Florianópolis ;)

Anônimo disse...

Parabéns tb às maravilhosas Deusas-mães:

Ishtar, Innana, Astarte, Hator, Ísis, Reia e Cibele

esqueci de alguma?

mãe solo disse...

Eu acho que mãe solo tem muito mais sentido. Falamos de mulheres que criam sozinhas seus filhos, com pais ausentes, com todos os preconceitos, dificuldades, opressões da sociedade.E isso não significa que elas sejam solteiras. Sou mãe solo de minha filha desde os 2 anos dela, no entanto, sou divorciada. Enfrento todos os problemas e discriminações de uma mãe "solteira", que eu saiba.

Anônimo disse...

Acho melhor mãe solo pq existem mães que são casadas mas com imprestáveis que não ajudam em nada e muitas vezes só fazem atrapalhar.

Anônimo disse...

Considerando a participação miserável (quando existente) da maioria dos genitores masculinos na criação dos filhos, eu diria que quase todas as mães são solos!!!

Do mais, como feminista, gostaria que esse dia também fosse usado para falar sobre maternidade/paternidade responsável, conscientizar as pessoas que crianças não são bucha de canhão, salvação de casamento arruinado, remédio pra qualquer mal, ou rolha pra tapar buracos emocionais; para lembrar que nem toda mulher nasceu pra ser mãe e nem toda mãe quer ser esfolada viva para ser mártir.

Se essa noção doentia de maternidade que temos no mundo inteiro deixasse de existir, pelo menos uns 70% dos problemas das mulheres estariam resolvidos - mães ou não.


Jane Doe

Anônimo disse...

(Viviane)
Eu sempre tive absoluto pavor de me designar ou ouvir de outras pessoas que sou mãe solteira. Eu sou mãe. Ponto. Para defender esse ponto de vista há quem diga que sou agressiva, barraqueira, que crio caso com pouca coisa... Sinto muito, tenho de ser assim para que minha filha não cresça acreditando que este é o meu lugar: lugar de humilhação, de cabeça baixa, de "pagar por um erro" pelo resto da vida.
É, por conseguinte, lutar para ela também não se veja nesse lugar.

Prof. Ane Santos disse...

Há muita pressão social sobre a mulher sobre "quando vai casar", "e os filhos?" etc. Eu optei por não ter filhos, e as pessoas sempre olham estranho, perguntam se não gosto de crianças, ou dizem que um dia o relógio biológico vai "chamar", que é "natural" querer filhos. Isto é imposição de uma sociedade que não aceita que a mulher seja dona do próprio destino. Felizmente parece que meus colegas de trabalho já entenderam e pararam de pressionar. Meu namorido aceita, claro (eu não me sujeitaria à pressão externa). Ele também não queria, na verdade, mas achava que toda mulher desejasse e que seria obrigado a ser pai, como já viu acontecer com alguns colegas... Mas, enfim, como professora, digo que muita mulher não serve para ser mãe (assim como muito homem não deveria ser pai). Vejo muita coisa triste acontecendo com meus alunos e as vezes dá até vontade de leva-los para casa, ensinar que a vida pode ser melhor que aquilo e etc., mas infelizmente não tenho condições de mudar tudo que está errado. Sou contra comemorar dia das mães e dos pais (ainda mais dando de presente algo relacionado ao lar).

Anônimo disse...

"Perincipalmente as mães feministas" que se acham mais mães que as mães cristãs.
A arrogância chegou no feminismo e parou.

lola aronovich disse...

Anon das 18h, vc veio aqui só pra trollar, né? Este é um blog feminista e eu quis parabenizar PRINCIPALMENTE as mães feministas. O que isso tem de arrogante? Fora que existem mães cristãs que são feministas. Ah, e não é o feminismo que vive falando que só existe um tipo de família, né?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk mães cristãs, aquelas que são a maioria das mulheres que abortam? ou melhor, as que têm muita amargura e frustrações por serem obrigadas a serem mães, porque seus homens querem filhos, porque "deus disse: crescei e multiplicai-vos; sejam frutíferos, multipliquem-se, encham e subjuguem a Terra!"?

Anônimo disse...

O patriarcado foi criado para controlar a capacidade reprodutiva das mulheres

"Nem toda mulher engravida, mas APENAS mulheres podem engravidar, e essa capacidade tem sido controlada e explorada desde o início

A romantização da maternidade serve para naturalizar essa exploração e torná-la desejável

A sociedade e a mídia criam uma fantasia enganosa em torno do "ser mãe" e abandonam essas mulheres a própria sorte assim que elas são seduzidas pela ideia

Maternidade só vai ser uma escolha legítima quando todas as mulheres do mundo tiverem total controle sobre suas capacidades reprodutivas, quando nenhuma outra mulher parir contra a vontade, e quando nenhuma outra mãe tiver que sacrificar a vida e os sonhos por falta de apoio na criação dos filhos."

Carol, da página e canal do Youtube Fêmea Humana

Anônimo disse...

...putanheiros hahahahahahahahahahahaha eu tô é morta

Ezco Musaos disse...

Off-topic: mais um desserviço global a caminho (ou já foi ao ar, não sei, pois não acompanho novelas):

https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/385329/globo-abordara-falsa-denuncia-de-agressao-contra-mulheres-em-2-novelas

Hele Silveira disse...

Anon... Faça um favor a si mesmo e passe menos vergonha. Você acha MESMO que a maternidade é uma grande coisa? Sério? Então, sugiro que releia o que escreveu: "nem" para ser mãe, prestou. Ou seja: nem para "isso"! Falta de vergonha é a sua, ao fingir que não sabe a diferença entre defender o aborto ou defender a descriminalização do aborto. Sinceramente? Dá pena. Da sua mãe, onde quer que esteja.

Anônimo disse...

"Fica aqui também a homenagem às mães de todas as espécies (menos insetos, desculpem)."

Falou a comedora de queijo. Quanta hipocrisia!

Anônimo disse...

Lola, gosto muito desses seus textos mais pessoais. Feliz dia das mães pra sua mamãe. Bjs

gabs

Anônimo disse...

10:52

não só como queijo, como também como carne, beijos

Anônimo disse...

13:07 uau! é mesmo?! que transgressor(a)!

Anônimo disse...

Mãe solo ou mae solteira, vai continuar sendo tratada feito lixo, marmitinha, coisa fodível e descartável do mesmo jeito.

Eu não me relaciono com homens que tenham filhos provavelmente pelo mesmo motivo que os caras (não querer assumir ou me envolver com filhos e "a mãe do meu filho"), só não entendo a necessidade do esculacho. Outro dia postaram no Facebook a experiência que uma mãe solteira fez no Tinder e o tipo de mensagem que ela recebia por ter se declarado logo no perfil que era mãe. Se eu vejo que a pessoa tem filho, sou educada, tchau e bença, vou nem pro drink mas não é preciso humilhar ninguém. De algum modo, não é bem assim que os portadores de pinto entendem que devem lidar com a questão.

Anônimo disse...

Lola, eu sou mãe solteira, visto que não sou casada nem tenho união estável. Mas moro com o maridão há 7 anos e temos 3 filhos, logo não sou mãe solo. De fato solteira é o estado civil, que não tem nada a ver com ser mãe ou ter um relacionamento com alguém.

Às vezes estou eu algum lugar com as crias e algum atendente me pergunta meu estado civil, digo que sou solteira e já me olham de cima a baixo. A questão é, só passo por uns olhares tortos de x em quando, a batalha de ser mãe solo eu nunca tive. São coisas absolutamente distintas.

Anônimo disse...

"Lola, eu sou mãe solteira, visto que não sou casada nem tenho união estável. Mas moro com o maridão há 7 anos"

Então você tem união estável

Anônimo disse...

No dia das mães, quem ganhou presente foi meu "pai solteiro". O velho é esperto, ficou comigo desde bebê só pra poder ganhar presente duas vezes kkkkkkk

Já a genitora deve estar por aí, fazendo o que sabe de melhor... merda.

Por isso que sou a favor da abolição do dia dos pais e do dia das mães e a coisa ser unificada em um Dia da Família, como já vem acontecendo em várias escolas aliás. Nem todo mundo foi criado por mãe, gosta da mãe, quer vê-la pintada de ouro. Além disso, temos as crianças criadas desde bebês por avós, tios, irmãos mais velhos, tutores, padrinhos e pais solo. Rola constrangimento sim, enorme. Eu mentia que minha "mãe" tinha morrido pra pararem de encher meu saco. Uma colega de infância, abusada pelo pai (e só fui entender isso depois que lembrei da história, já adulta), chorava pra não fazer as lembrancinhas que as professoras mandavam fazer na data comemorativa dos homens. Essas coisas marcam e criança nenhuma deveria passar por isso, a celebração do luto, do abandono, do medo, do(a) abusador(a).

Anônimo disse...

Anon 11:26, "visto que não sou casada NEM tenho união estável". União estável também depende de documentação, cartório etc, coisa que não fiz. E não altera o registro civil, mesmo que eu tivesse união estável continuaria solteira, caso você prefira por assim entender, já que caso eu precisasse poderia comprovar em juízo a união estável ainda que não a tenha feito.

Questão é que "mãe solteira" é um termo que designa a mãe solo atrelando sua condição ao estado civil, o que é falacioso. É possível ser mãe e solteira estando em um relacionamento com companheiro presente, ser mãe e solteira sem relacionamento em condição solo, ser viúva ou separada e solo ou não, casada e solo... O estado civil registrado em cartório não altera nem influencia as experiências maternas.